Economia Especialista Alerta Sobre Os Riscos Da Recuperação Judicial Para Propriedades Rurais Endividadas

Especialista Alerta Sobre Os Riscos Da Recuperação Judicial Para Propriedades Rurais Endividadas

São Paulo, setembro de 2024 - O número de pedidos de recuperação judicial feito por proprietários rurais endividados aumentou quase 84% no primeiro semestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2023, segundo levantamento da Serasa Experian. Mas antes que o negócio atinja esse difícil estágio é possível buscar ajuda profissional para evitar que a dívida se torne praticamente impagável. É o que recomendam especialistas em reestruturação financeira, como Salvatore Milanese, sócio-fundador da Pantalica Partners, especializada em turn around e que há 11 anos atua no agronegócio.


“Existem alternativas possíveis para manter o negócio de pé, a exemplo de uma reestruturação de dívida e alongamento de prazo. A verdade é que as instituições financeiras têm interesse em receber e, portanto, estão sempre abertas a negociar”, explica Milanese.

De fato, as intempéries na produção e na comercialização agrícolas não se dão apenas em razão dos períodos de chuvas ou de estiagem. No caso brasileiro, o primeiro semestre de 2024 foi de queda para as commodities agrícolas como milho, soja e trigo.  “Nos últimos 12 meses, tivemos uma queda de 28% no preço da soja e de 38% no preço do milho e isso pegou muita gente desprevenida”, ressalta Milanese. 


A crise climática, é claro, agrava o quadro, especialmente quando os produtores apostam num cenário otimista e contraem dívidas para a compra ou arrendamento de terras. “O balanço de muitas empresas no setor do agro, principalmente de médio porte, passou por uma alavancagem importantíssima. Com esse cenário, estimamos que as margens na safra de 24 a 25 não serão suficientes, no caso de muitos operadores deste setor, nem para pagar os juros dos empréstimos que tomaram”, alerta Milanese.


Evitar a recuperação judicial

O especialista alerta também para a necessidade de se evitar o ponto de não retorno para não ter que recorrer à recuperação judicial. “Temos visto pedidos de recuperação feitos por empresas cujas garantias estão baseadas em alienação fiduciária de máquinas e equipamentos e até mesmo de terras. Por puro desconhecimento, o produtor acaba optando por essa medida e isso é um problema.” 


A Lei de Falências e Recuperação Judicial determina que estão sujeitos a esse procedimento todos os créditos existentes na data em que a empresa ajuizou o pedido, mesmo que o débito não esteja vencido.  No entanto, a lei traz exceções e alguns créditos estão fora desse processo, como é o caso do crédito do titular da posição de proprietário fiduciário - o crédito baseado em um contrato onde há cláusula de alienação fiduciária, como contratos bancários em que a empresa oferece em troca do crédito um bem móvel ou imóvel em garantia.


“As grandes empresas do setor, profissionalizadas e capitalizadas, estão preparadas para qualquer cenário. Não é o caso dos pequenos e médios produtores, claramente mais suscetíveis às oscilações climáticas e de  mercado. E isso tem um reflexo negativo no PIB nacional, cuja participação do agronegócio é importantíssima. Por isso temos insistido tanto na necessidade desses produtores buscarem ajuda profissional”, finaliza Milanese.



Mais Visitados Desafios das apostas esportivas no rádio são tema de painel no SET EXPO 2024

Veja outras matérias

Crescimento do Veganismo: Tendências e estatísticas atuais Music House chega para fortalecer a música urbana Costura Aí: Sua Destino Premium para Materiais de Costura Dicas para usar o transporte público no Rio de Janeiro Mercado de GNL doméstico necessita de demanda firme Lavagem de Dinheiro e seu Combate: Os Impactos na Economia Global Vasco da Gama lança sua linha oficial de Vinhos Offshore Para Startups: Cenário Mundial Em Outubro De 2024. Dezembro Laranja: Mapeamento Corporal E Prevenção Do Câncer De Pele Como detectar a infestação de caruncho em casa BRT x VLT: qual a diferença entre esses meios de transporte? O que o Brasil precisa para ter independência energética?" Desafios e soluções para mobilidade urbana Intelectus Ai: Plataforma De Infoprodutos Em Web3 Esgota Tokens E Capta Mais De 50 Mil Dólares Na Primeira Fase De Pré Venda A Importância Do Checkup Médico: Cuide Da Sua Saúde Regularmente Ressignificar Quântico: chancelado pelo MEC Digital Condutor - Curso de Reciclagem Para Condutor Infrator Uruguai Marca Presença Na Wtm 2025 Com Novas Estratégias De Turismo E Expansão De Mercado A Importância da Consultoria em TI para o Sucesso Empresarial na Era Digital 4Beachgym: A Primeira Academia Pé Na Areia Do Brasil Revoluciona O Conceito De Treinamento Físico Dr. Lucas: Uma Jornada de Inovação e Excelência na Estética Avançada Comer macarrão com arroz e feijão, Pizza de Sushi, os piores crimes gastronômicos dos brasileiros 10 Estratégias Infalíveis para Crescer Rapidamente no Instagram: Guia Completo por Enzo Arantes, Especialista em Criação de Conteúdo e Tráfego Orgânico Por que vale a pena usar o transporte público no Brasil? Veja as principais razões!
O texto acima "Especialista Alerta Sobre Os Riscos Da Recuperação Judicial Para Propriedades Rurais Endividadas" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais