Saúde Ultrassom Ginecológico: Exame De Rotina Pode Identificar Doenças Graves, Mesmo Sem Sintomas

Ultrassom Ginecológico: Exame De Rotina Pode Identificar Doenças Graves, Mesmo Sem Sintomas

O ultrassom ginecológico é um dos principais exames de imagem na saúde da mulher, capaz de fornecer informações detalhadas sobre o sistema reprodutor, mesmo em fases assintomáticas. Além de contribuir para diagnósticos preventivos, o exame permite a descoberta de alterações que ainda não se manifestaram clinicamente, mas que podem se tornar mais graves se não forem acompanhadas.

 

O ultrassom deve fazer parte das consultas de rotina, independentemente da presença de sintomas. “Muitas condições ginecológicas se desenvolvem sem causar sinais perceptíveis no início, como cistos ovarianos, miomas uterinos, endometriose e até gravidez ectópica. Com o ultrassom, conseguimos detectar essas alterações antes que se agravem”, afirma o Dra. Adriana Campagner, ginecologista do Lavoisier, marca da Dasa em São Paulo.

 

Entre os achados mais comuns estão os cistos ovarianos, que podem ser monitorados com segurança para evitar complicações como a torção do ovário. Os miomas uterinos, embora benignos, também são frequentemente detectados, sendo que podem crescer, causar sangramentos intensos ou impactar a fertilidade.

 

A contribuição do exame na detecção de endometriose profunda também é um destaque. “O ultrassom transvaginal com preparo intestinal — que melhora a visualização da pelve — é fundamental para identificar lesões que não causam sintomas claros, mas podem comprometer a fertilidade da paciente”, explica a Marcia Felician, ginecologista do Delboni e Salomão Zoppi.

 

Os principais tipos de ultrassom ginecológico são:

  • Ultrassom pélvico (ou transabdominal): realizado com a paciente deitada, após aplicação de gel na região pélvica. Um transdutor é deslizado sobre a pele para captar imagens. Costuma exigir a bexiga cheia, o que melhora a visibilidade dos órgãos. É indicado para avaliar útero, ovários e trompas, acompanhar a gestação e investigar a presença de massas pélvicas.
  • Ultrassom transvaginal: feito com a introdução de um transdutor lubrificado na vagina, geralmente com a bexiga vazia. Gera imagens detalhadas dos órgãos internos e é eficaz na investigação de condições como pólipos intrauterinos, localização do DIU, cistos ovarianos, miomas, dilatação das tubas, bem como endometriose e possíveis causas de sangramento uterino anormal (SUA).
  • Ultrassom transvaginal com preparo específico para endometriose: requer um preparo intestinal que permite uma avaliação mais precisa da localização e profundidade das lesões de endometriose.

 

“Todos os tipos utilizam um dispositivo chamado transdutor, que emite ondas sonoras convertidas em imagens em tempo real. Trata-se de um exame seguro, indolor e livre de radiação, indicado para mulheres em todas as fases da vida, inclusive durante a gestação”, explica Adriana.

 

O ultrassom também é útil na avaliação de alterações anatômicas ou de inflamações pélvicas, que podem interferir na fertilidade e causar complicações se não forem detectadas precocemente. Outra função importante é o rastreamento de nódulos ou massas pélvicas com potencial maligno, o que reforça seu papel na medicina preventiva.

 

Para os especialistas, o exame é essencial na rotina de cuidados com a saúde feminina. “Ele é a chave para detectar patologias em estágio inicial. Quanto antes as identificamos, maiores são as chances de tratá-las de forma menos invasiva e com melhores resultados”, conclui Marcia Felician.

 

 

Mais Visitados Estudos Científicos Apontam Que Nossos Genes Neandertais Podem Estar Associados À Predisposição A Diabetes E Obesidade , 3 Fatos Da Genética Feminina Explicados Pela Ciência , Envelhecimento Populacional: Um Risco Para As Síndromes Respiratórias Graves , No Amor E Na Saúde: Quais Vacinas Tomar Para Garantir A Saúde Entre O Casais? , Vacinação: Uma Estratégia De Proteção Contra Demência E Doenças Cardiovasculares

Veja outras matérias

Conheça Dalvan Ferraz, nova promessa do sertanejo Sul Matogrossense Marketing De Experiência: Como Marcas Transformam Campanhas Em Memórias E Comunidades 4 Fatos Que A Genética Conta Sobre Sua Pele Conservação do solo: práticas que mantém a produtividade e protegem o meio ambiente Dicas para usar o transporte público no Rio de Janeiro Principais Gravadoras Do Segmento Gospel Confirmam Presença Na Expo Cristã Menopausa: Efeitos Da Falta De Estrogênio E Como Viver Com Saúde Usf Pro 2000 – Nick Monteiro Conclui Rodada Dupla Em Mid Ohio, Leva Um P6 E Soma Mais 21 Pontos. Fast Music: GR6 criou o conceito e já negociou R$ 220 mi com ele Imosuccess: A Revolução Da Tokenização Imobiliária Na Blockchain Lançamento Do Livro “Gestão Pública No Século Xxi” Reúne Especialistas Em Brasília Novo Golpe No Whatsapp E Dicas De Segurança Para Compras Online Instituto Move O Mundo Transforma Vidas Por Meio Do Esporte E Da Inclusão Social No Rio De Janeiro Projeto social de Jiu-Jitsu “Do Tatame para a Vida” quer ampliar atendimento Brasil é o destino preferido de turistas estrangeiros em busca de cirurgias estéticas Investir em seguidores reais que podem se tornar clientes valiosos no futuro é a melhor opção Nascar Brasil – Nick Monteiro Encerra A Quarta Etapa Em Tarumã Dentro Do Top 10. First Metal se destaca como fornecedor certificado de tubos e conexões de inox no mercado nacional Como lidar se meu filho ficar de recuperação nas férias? Conheça a história do transporte público no Brasil Cabotagem: Uma Alternativa Sustentável para o Transporte de Cargas Bahia Ganha Curso De Mineração 4.0 Com Padrão Internacional Sherlock Holmes E O Legado Que Moldou A Ciência Da Dedução A Importância da Assessoria de Imprensa na Carreira de um Artista
O texto acima "Ultrassom Ginecológico: Exame De Rotina Pode Identificar Doenças Graves, Mesmo Sem Sintomas" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais