Saúde Ultrassom Ginecológico: Exame De Rotina Pode Identificar Doenças Graves, Mesmo Sem Sintomas

Ultrassom Ginecológico: Exame De Rotina Pode Identificar Doenças Graves, Mesmo Sem Sintomas

O ultrassom ginecológico é um dos principais exames de imagem na saúde da mulher, capaz de fornecer informações detalhadas sobre o sistema reprodutor, mesmo em fases assintomáticas. Além de contribuir para diagnósticos preventivos, o exame permite a descoberta de alterações que ainda não se manifestaram clinicamente, mas que podem se tornar mais graves se não forem acompanhadas.

 

O ultrassom deve fazer parte das consultas de rotina, independentemente da presença de sintomas. “Muitas condições ginecológicas se desenvolvem sem causar sinais perceptíveis no início, como cistos ovarianos, miomas uterinos, endometriose e até gravidez ectópica. Com o ultrassom, conseguimos detectar essas alterações antes que se agravem”, afirma o Dra. Adriana Campagner, ginecologista do Lavoisier, marca da Dasa em São Paulo.

 

Entre os achados mais comuns estão os cistos ovarianos, que podem ser monitorados com segurança para evitar complicações como a torção do ovário. Os miomas uterinos, embora benignos, também são frequentemente detectados, sendo que podem crescer, causar sangramentos intensos ou impactar a fertilidade.

 

A contribuição do exame na detecção de endometriose profunda também é um destaque. “O ultrassom transvaginal com preparo intestinal — que melhora a visualização da pelve — é fundamental para identificar lesões que não causam sintomas claros, mas podem comprometer a fertilidade da paciente”, explica a Marcia Felician, ginecologista do Delboni e Salomão Zoppi.

 

Os principais tipos de ultrassom ginecológico são:

  • Ultrassom pélvico (ou transabdominal): realizado com a paciente deitada, após aplicação de gel na região pélvica. Um transdutor é deslizado sobre a pele para captar imagens. Costuma exigir a bexiga cheia, o que melhora a visibilidade dos órgãos. É indicado para avaliar útero, ovários e trompas, acompanhar a gestação e investigar a presença de massas pélvicas.
  • Ultrassom transvaginal: feito com a introdução de um transdutor lubrificado na vagina, geralmente com a bexiga vazia. Gera imagens detalhadas dos órgãos internos e é eficaz na investigação de condições como pólipos intrauterinos, localização do DIU, cistos ovarianos, miomas, dilatação das tubas, bem como endometriose e possíveis causas de sangramento uterino anormal (SUA).
  • Ultrassom transvaginal com preparo específico para endometriose: requer um preparo intestinal que permite uma avaliação mais precisa da localização e profundidade das lesões de endometriose.

 

“Todos os tipos utilizam um dispositivo chamado transdutor, que emite ondas sonoras convertidas em imagens em tempo real. Trata-se de um exame seguro, indolor e livre de radiação, indicado para mulheres em todas as fases da vida, inclusive durante a gestação”, explica Adriana.

 

O ultrassom também é útil na avaliação de alterações anatômicas ou de inflamações pélvicas, que podem interferir na fertilidade e causar complicações se não forem detectadas precocemente. Outra função importante é o rastreamento de nódulos ou massas pélvicas com potencial maligno, o que reforça seu papel na medicina preventiva.

 

Para os especialistas, o exame é essencial na rotina de cuidados com a saúde feminina. “Ele é a chave para detectar patologias em estágio inicial. Quanto antes as identificamos, maiores são as chances de tratá-las de forma menos invasiva e com melhores resultados”, conclui Marcia Felician.

 

 

Mais Visitados Da Descoberta Ao Cuidado: 8 Testes Genéticos Para Cada Etapa Da Jornada Da Maternidade , O Futuro Da Energia Limpa Pode Vir Das Vacas: O Que O Japão Está Nos Ensinando Sobre Inovação E Sustentabilidade , Levantamento Genético Aponta Risco Elevado De Doença Celíaca No Sudeste E Sul Do Brasil , Cientistas Sugerem Que Ancestralidade Genética Deve Ser Considerada Em Abordagens De Saúde Em Publicação Internacional , Como A Ia Está Transformando A Gestão De Recursos Humanos

Veja outras matérias

Reginaldo Leme participa da APAS Show junto a empresa de Sistemas de gestão para Supermercados RP INFO Lavadora de alta pressão: como escolher o modelo ideal? Cultura Organizacional Forte É A Chave Para A Expansão De Negócios, Afirma Especialista Marcos Benutto Assis E Mollerke Assessoria De Cobranças Auxilia Empresas Inadimplentes Criptoativos Em Transformação: Ciclos, Fluxo De Demanda E O Futuro Da Escassez Digital Valor Único no Varejo Farmacêutico: A Chave para Diferenciação e Sucesso Entenda mais sobre a importância de ter experiências artísticas em casa Especialista Brasileiro Em Ti Conquista Destaque Internacional Em Grandes Eventos Esportivos Acordos para Evitar a Dupla Tributação "Mérito" O Novo Ep De Roddy Beizzy Que Promete Impactar A Cena Musical Safra de milho 2022/2023: Bahia espera aumento de 11% Visual Merchandising No Brasil: A História Do Pioneiro Que Criou A O'dom Gatilhos Emocionais E Personalização: Estratégias Que Impulsionam Vendas B2B No Brasil Família Gois: Os Judeus da Corte Portuguesa O Portal de Notícias, Entretenimento e Esporte de Uberlândia e Região Gajuba Lança Single “Vem Ficar Comigo” E Anuncia Novo Álbum Solo Passeio oferece experiência para amantes de café e vinho Pele Escondida Rejuvenesce O Rosto Em 20 Anos Ou Mais, Diz Especialista Mêntore Bank Promove Jantar Exclusivo Para Empresários Com Show De Samuel Rosa Em São Paulo Daniel Marx: O Destaque Nordestino na Literatura e no Cinema Quem É Caio Gabriel Almeida ? Pizza Low Carb: 7 motivos para provar Best-seller do Mês Conquista Leitores e Entra na Disputa pelo Prêmio Jabuti Indústria Farmacêutica lança podcast para desmistificar uso de medicamentos fitoterápicos
O texto acima "Ultrassom Ginecológico: Exame De Rotina Pode Identificar Doenças Graves, Mesmo Sem Sintomas" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais