Saúde Ultrassom Ginecológico: Exame De Rotina Pode Identificar Doenças Graves, Mesmo Sem Sintomas

Ultrassom Ginecológico: Exame De Rotina Pode Identificar Doenças Graves, Mesmo Sem Sintomas

O ultrassom ginecológico é um dos principais exames de imagem na saúde da mulher, capaz de fornecer informações detalhadas sobre o sistema reprodutor, mesmo em fases assintomáticas. Além de contribuir para diagnósticos preventivos, o exame permite a descoberta de alterações que ainda não se manifestaram clinicamente, mas que podem se tornar mais graves se não forem acompanhadas.

 

O ultrassom deve fazer parte das consultas de rotina, independentemente da presença de sintomas. “Muitas condições ginecológicas se desenvolvem sem causar sinais perceptíveis no início, como cistos ovarianos, miomas uterinos, endometriose e até gravidez ectópica. Com o ultrassom, conseguimos detectar essas alterações antes que se agravem”, afirma o Dra. Adriana Campagner, ginecologista do Lavoisier, marca da Dasa em São Paulo.

 

Entre os achados mais comuns estão os cistos ovarianos, que podem ser monitorados com segurança para evitar complicações como a torção do ovário. Os miomas uterinos, embora benignos, também são frequentemente detectados, sendo que podem crescer, causar sangramentos intensos ou impactar a fertilidade.

 

A contribuição do exame na detecção de endometriose profunda também é um destaque. “O ultrassom transvaginal com preparo intestinal — que melhora a visualização da pelve — é fundamental para identificar lesões que não causam sintomas claros, mas podem comprometer a fertilidade da paciente”, explica a Marcia Felician, ginecologista do Delboni e Salomão Zoppi.

 

Os principais tipos de ultrassom ginecológico são:

  • Ultrassom pélvico (ou transabdominal): realizado com a paciente deitada, após aplicação de gel na região pélvica. Um transdutor é deslizado sobre a pele para captar imagens. Costuma exigir a bexiga cheia, o que melhora a visibilidade dos órgãos. É indicado para avaliar útero, ovários e trompas, acompanhar a gestação e investigar a presença de massas pélvicas.
  • Ultrassom transvaginal: feito com a introdução de um transdutor lubrificado na vagina, geralmente com a bexiga vazia. Gera imagens detalhadas dos órgãos internos e é eficaz na investigação de condições como pólipos intrauterinos, localização do DIU, cistos ovarianos, miomas, dilatação das tubas, bem como endometriose e possíveis causas de sangramento uterino anormal (SUA).
  • Ultrassom transvaginal com preparo específico para endometriose: requer um preparo intestinal que permite uma avaliação mais precisa da localização e profundidade das lesões de endometriose.

 

“Todos os tipos utilizam um dispositivo chamado transdutor, que emite ondas sonoras convertidas em imagens em tempo real. Trata-se de um exame seguro, indolor e livre de radiação, indicado para mulheres em todas as fases da vida, inclusive durante a gestação”, explica Adriana.

 

O ultrassom também é útil na avaliação de alterações anatômicas ou de inflamações pélvicas, que podem interferir na fertilidade e causar complicações se não forem detectadas precocemente. Outra função importante é o rastreamento de nódulos ou massas pélvicas com potencial maligno, o que reforça seu papel na medicina preventiva.

 

Para os especialistas, o exame é essencial na rotina de cuidados com a saúde feminina. “Ele é a chave para detectar patologias em estágio inicial. Quanto antes as identificamos, maiores são as chances de tratá-las de forma menos invasiva e com melhores resultados”, conclui Marcia Felician.

 

 

Mais Visitados Genera Apoia Exposição "Racionais Mc's O Quinto Elemento"No Museu Das Favelas , 3 Fatos Da Genética Feminina Explicados Pela Ciência , Envelhecimento Populacional: Um Risco Para As Síndromes Respiratórias Graves , Cinco Vantagens Da Prescrição Digital De Medicamentos , 1 Em Cada 6 Brasileiros Usa A Doctoralia Para Cuidar Da Saúde

Veja outras matérias

Dia do escritor: conheça as autoras brasileiras mais influentes na literatura A importância de ter uma loja virtual para aumentar as vendas Agatha Christie: A Rainha Do Mistério Que Conquistou Gerações LORM Cosmetics oferece linha completa de cuidados para todos os tipos de cabelos Entenda O Papel Da Psicopedagoga Na Educação Com Dilvania Bezerra Escola De Montanha Es Conquista Ouro E Prata Na Mobfog Por que ônibus é um transporte sustentável? Como Promover sua Empresa no Digital Sem Pagar Anúncios: A Importância dos Mecanismos de Busca Thiago Behlke do zero ao sucesso Ifood Em Queda Torneio De Beach Tennis Marca Inauguração De Uma Nova Unidade Da Franquia 4Beachgym E Mostra Força Da Marca Para Além Da Academia A estratégia da Climba para competir com gigantes do e-commerce Apple lança óculos de realidade aumentada ‘Apple Vision Pro’ e preço assusta GR6 e Vivo unem estrelas do funk e rap em manifesto antirracista Tv Tambaú Sbt E Zedia Firmam Parceria Para Oferta De Mídia Programática Na Tv Aberta eXPay Brasil Facilita Pagamentos PIX para Pequenas Empresas: Uma Solução Acessível e Eficiente Asteriumland Lança World Of Imagination E Convida Famílias Ao Encantamento Da Música E Do Aprendizado Assédio Moral E Sexual No Serviço Público: Como A Capacitação Pode Prevenir Condutas Abusivas Entenda como um dos principais feriados Chineses influenciam o Comércio Exterior Gás natural: alternativa sustentável para a economia e geração de energia Paraná Recebe Projeto Que Leva Teatro Gratuito A Espaço Público ‘Case’ de destaque em evento empresarial, Gelobel vai abrir unidade no Aurora Shopping Drop Lança Mini Quadriciclo Elétrico Infantil Inédito No Brasil Com Foco Na Sustentabilidade Prefeitura De Piatã Inicia Construção De Estações De Tratamento De Água Com Apoio Da Cbpm E Brazil Iron
O texto acima "Ultrassom Ginecológico: Exame De Rotina Pode Identificar Doenças Graves, Mesmo Sem Sintomas" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais