Saúde Ultrassom Ginecológico: Exame De Rotina Pode Identificar Doenças Graves, Mesmo Sem Sintomas

Ultrassom Ginecológico: Exame De Rotina Pode Identificar Doenças Graves, Mesmo Sem Sintomas

O ultrassom ginecológico é um dos principais exames de imagem na saúde da mulher, capaz de fornecer informações detalhadas sobre o sistema reprodutor, mesmo em fases assintomáticas. Além de contribuir para diagnósticos preventivos, o exame permite a descoberta de alterações que ainda não se manifestaram clinicamente, mas que podem se tornar mais graves se não forem acompanhadas.

 

O ultrassom deve fazer parte das consultas de rotina, independentemente da presença de sintomas. “Muitas condições ginecológicas se desenvolvem sem causar sinais perceptíveis no início, como cistos ovarianos, miomas uterinos, endometriose e até gravidez ectópica. Com o ultrassom, conseguimos detectar essas alterações antes que se agravem”, afirma o Dra. Adriana Campagner, ginecologista do Lavoisier, marca da Dasa em São Paulo.

 

Entre os achados mais comuns estão os cistos ovarianos, que podem ser monitorados com segurança para evitar complicações como a torção do ovário. Os miomas uterinos, embora benignos, também são frequentemente detectados, sendo que podem crescer, causar sangramentos intensos ou impactar a fertilidade.

 

A contribuição do exame na detecção de endometriose profunda também é um destaque. “O ultrassom transvaginal com preparo intestinal — que melhora a visualização da pelve — é fundamental para identificar lesões que não causam sintomas claros, mas podem comprometer a fertilidade da paciente”, explica a Marcia Felician, ginecologista do Delboni e Salomão Zoppi.

 

Os principais tipos de ultrassom ginecológico são:

  • Ultrassom pélvico (ou transabdominal): realizado com a paciente deitada, após aplicação de gel na região pélvica. Um transdutor é deslizado sobre a pele para captar imagens. Costuma exigir a bexiga cheia, o que melhora a visibilidade dos órgãos. É indicado para avaliar útero, ovários e trompas, acompanhar a gestação e investigar a presença de massas pélvicas.
  • Ultrassom transvaginal: feito com a introdução de um transdutor lubrificado na vagina, geralmente com a bexiga vazia. Gera imagens detalhadas dos órgãos internos e é eficaz na investigação de condições como pólipos intrauterinos, localização do DIU, cistos ovarianos, miomas, dilatação das tubas, bem como endometriose e possíveis causas de sangramento uterino anormal (SUA).
  • Ultrassom transvaginal com preparo específico para endometriose: requer um preparo intestinal que permite uma avaliação mais precisa da localização e profundidade das lesões de endometriose.

 

“Todos os tipos utilizam um dispositivo chamado transdutor, que emite ondas sonoras convertidas em imagens em tempo real. Trata-se de um exame seguro, indolor e livre de radiação, indicado para mulheres em todas as fases da vida, inclusive durante a gestação”, explica Adriana.

 

O ultrassom também é útil na avaliação de alterações anatômicas ou de inflamações pélvicas, que podem interferir na fertilidade e causar complicações se não forem detectadas precocemente. Outra função importante é o rastreamento de nódulos ou massas pélvicas com potencial maligno, o que reforça seu papel na medicina preventiva.

 

Para os especialistas, o exame é essencial na rotina de cuidados com a saúde feminina. “Ele é a chave para detectar patologias em estágio inicial. Quanto antes as identificamos, maiores são as chances de tratá-las de forma menos invasiva e com melhores resultados”, conclui Marcia Felician.

 

 

Mais Visitados 4 Fatos Que A Genética Conta Sobre Sua Pele , Genera Apoia Exposição "Racionais Mc's O Quinto Elemento"No Museu Das Favelas , Dasa Genômica Lança Websérie Para O Mês Das Mães Conectando Genética E Maternidade , No Amor E Na Saúde: Quais Vacinas Tomar Para Garantir A Saúde Entre O Casais? , Cientistas Sugerem Que Ancestralidade Genética Deve Ser Considerada Em Abordagens De Saúde Em Publicação Internacional

Veja outras matérias

Hotelariaweb Lança Plataforma Inovadora De Marketing E Crm Para Hotéis E Pousadas Empresa Brasileira Briga Pela Liderança No Mercado De Crm E Gestão De Vendas Com Meta De Faturamento De R$40 Milhões Em 2025 De Torneiro A Líder De Mercado: Uma Jornada De Superação E Sucesso Do Empreendedor Projeto de Jiu-Jitsu “Do Tatame para Vida” realiza troca de faixas Assis E Mollerke Assessoria De Cobranças Auxilia Empresas Com Clientes Inadimplentes A importância do Agronegócio para as comunidades locais Regularização de Empresas: O papel vital da ANVISA e da Regulariza Certo Websérie “Histórias de Rua” mostra o dia a dia de motoboys Tecnologia no ponto de venda: Soluções que aprimoram a experiência do cliente Dois brasileiros estão entre os 10 jogadores de poker do mundo com os maiores ganhos em 2023 Governança e Centro de Governo Como melhorar o transporte público em metrópoles Personal das celebridades Márcio Lui lança curso inédito de gestão de carreira de personal trainer Jovens Empreendedores Lançam O Tonico: Uma Nova Ia Brasileira Para Atendimento No Mercado Financeiro Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais publica edital com quase 20 mil vagas para diversos níveis Ferramentas Essenciais para Construção: Guia Completo para Profissionais e Amadores Slim Ferver: O Emagrecedor Efervescente que Realmente Funciona Especialista Brasileiro Em Ti Conquista Destaque Internacional Em Grandes Eventos Esportivos OLYMPUZ anuncia seu quarto livro (e dá spoilers do terceiro) Uruguai Marca Presença Na Wtm 2025 Com Novas Estratégias De Turismo E Expansão De Mercado Kitnet Token: Oportunidade Real De Ganhos Com Imóveis E Rwas Na Blockchain Qualidade de vida no transporte público: como a mobilidade têm oferecido isso aos passageiros Aqui estão os 10 alimentos que contribuem para o mau odor corporal Inovações no transporte público melhoram experiência do usuário
O texto acima "Ultrassom Ginecológico: Exame De Rotina Pode Identificar Doenças Graves, Mesmo Sem Sintomas" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais