
Desembaraço aduaneiro na prática, entenda como funciona.
É durante este processo que os produtos são avaliados e inspecionados para garantir que cumpram com todas as exigências legais, tributárias e sanitárias do país importador ou exportador.
As importações movimentam a economia brasileira, independente do cenário econômico ou político. No entanto, o importador precisa entender que existe todo um processo para que as mercadorias possam ser importadas e exportadas de forma legal, e é necessário passar pelo processo de desembaraço aduaneiro.
É durante este processo que os produtos são avaliados e inspecionados para garantir que cumpram com todas as exigências legais, tributárias e sanitárias do país importador ou exportador.
Esse processo pode ser complexo e demorado, já que envolve vários órgãos governamentais, como Receita Federal, Ministério da Agricultura, Anvisa, entre outros, que precisam verificar a documentação, as licenças, as certificações e os padrões de qualidade das mercadorias, além de outros fatores importantes como o controle de chegada de carga nos aeroportos,
A transportadora também precisa dar atenção a outras questões que podem fazer toda a diferença como o controle de carga e trânsito.
O cofundador e COO da FS Logistics, Eduardo Feijó, explica que o desembaraço aduaneiro é uma forma de explicar a burocracia do trabalho logístico. “O desembaraço aduaneiro é o termo que se refere à toda a parte burocrática de importação e exportação no comércio exterior”, explica.
No contexto de exportação (embarque), o desembaraço aduaneiro significa a passagem pela alfândega, passagem pela receita federal, vistorias de documentações, entre outros. “São burocracias para a carga sair de dentro do país de origem”, esclarece Feijó.
No contexto de importação (desembarque), o desembaraço aduaneiro é para nacionalizar a carga. “Ou seja, burocracias para a cobrança de impostos, tributos, conferência de descrição da carga na documentação versus a carga que de fato está chegando ao país (peso, quantidade de volume - são burocracias para a carga entrar no país de destino”, explica o COO da FS Logistics.
Como está a situação do desembaraço aduaneiro no Brasil?
Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, o tempo médio para liberação de mercadorias no Brasil é de 17 dias, enquanto em países como Chile e Uruguai esse tempo é de apenas dois dias. Essa demora tem impactado negativamente os negócios e a economia do país.
Um dos principais motivos para essa demora é a burocracia excessiva que dificulta a vida do agente de carga, e a falta de integração entre os órgãos governamentais responsáveis pelo processo de desembaraço aduaneiro. Além disso, a infraestrutura precária dos portos e aeroportos brasileiros também têm contribuído para essa situação.
Impacto nos Negócios
A demora no desembaraço aduaneiro tem gerado prejuízos para os empresários brasileiros, que perdem tempo e dinheiro aguardando a liberação das mercadorias. Além disso, essa situação afeta a competitividade do país no mercado internacional, uma vez que os prazos de entrega são afetados e os custos aumentam, como o frete internacional rodoviário, além de outros fatores como as mudanças no CCT.
Outros assuntos que requerem atenção especial sobre a forma como pagar fiscalização e legislação atualizada, não podem ser negligenciados.
Os setores mais afetados pela demora no desembaraço aduaneiro são aqueles que dependem de importação e exportação, como o setor automotivo, de tecnologia, de alimentos e bebidas, entre outros. Esses setores têm enfrentado dificuldades para manter a qualidade e a eficiência de suas operações, o que pode levar à perda de mercado e queda na produção.
Busca por informação
Para estar em dia com as mudanças que ocorrem no setor, a busca por informação confiável é fundamental.
Uma dessas mudanças se refere ao CCT (Controle de Carga e Trânsito) que logo entrará em vigor no modal aéreo, acabando com o uso do MANTRA.
O CCT Aéreo substituirá totalmente o MANTRA para voos regulares em aeroportos alfandegados, fazendo com que o controle aduaneiro esteja focado na antecipação da prestação de informações.
Entender de processos como logística reversa e correio internacional faz toda diferença.
Também é recomendável estar atualizado sobre assuntos como agenciamento de carga CCT e todo tipo de burocracia presente no processo da logística.
Existem várias fontes de conteúdo na internet sobre o assunto, como vídeos no YouTube, podcasts, além de livros e consultoria especializada.
No Google, por exemplo, ao digitar o termo consulta para alfândega Brasil, surgirão várias informações relevantes.
“Grandes empresas se preocupam mais com as normas internas do que com o cuidado com o cliente e o embarque em si. Recebendo essa informação do próprio cliente, nos fez criar a FS com o que chamamos de Customer Success, onde o cliente é sempre prioridade”, frisa Feijó.
A empresas têm parcerias nacionais e internacionais com marcas consolidadas no mercado de agenciamento de cargas há mais de 20 anos, com grupo próprio e escritórios em todo mundo.
“A FS Logistics está sempre antenada em tudo que acontece mundialmente, pois diversos fatores, como guerra, moeda, pandemia, acontecimentos adversos que possam vir a interferir diretamente ou indiretamente na logística internacional; a fim de que possamos informar, sugerir soluções logísticas que venham a atender nossos clientes em carteira para que não sejam prejudicados em suas negociações e tempo de embarque e que encontrem outras alternativas e facilitadores para seus processos, com isso, utilizamos dessas informações e soluções logísticas, para abordar e atrair novos clientes de vários segmentos”, conclui o cofundador da FS Logistics.
Mais Visitados GROQUE LANÇA DIA DE MALDADE EM PARCERIA COM KAILÊ, MC JSP E LEOZINHO ZS , FERATO LANÇA "FOME & FAMA": SINGLE MARCA NOVA ERA EM SUA CARREIRA , Single Licor Lilás Blackbox Black Box Lança "Licor Lilás" Pela Beat Sounds – Uma Imersão Poética Em Ritmos E Sentimentos , Setor De Energia E Óleo E Gás Aposta Em Tecnologia Para Ampliar Control E Reduzir Riscos Na Gestão De Terceiros , Nick Monteiro Estreia Na Indy Nxt Defendendo A Equipe Hmb Na Etapa De Portland
Veja outras matérias
Dra Lívia Santana de Matos Oliveira, dentista e influencer digital da saúde
Geração Empreendedora" – Evento Do Instituto Martins Em Barueri, São Paulo
Rodrigo Vizeu: Um Exemplo De Compromisso Com A População
Inteligência Artificial Revoluciona Vendas Complexas B2B E Redefine O Futuro Do Setor Comercial
Trts Prometem Concursos Públicos Em 2025 Com Salários Atrativos
Parafuso Estrutural Astm A325: Tudo O Que Você Precisa Saber
Quem É O Portal Melhor Oferta?
Pacheco está de volta, mais Brasil do que nunca.
A Procura Por Procedimentos Estéticos E Cirurgias Plásticas Cresce Aproximadamente 50% No Fim Do Ano
GROQUE LANÇA DIA DE MALDADE EM PARCERIA COM KAILÊ, MC JSP E LEOZINHO ZS
Manta Telhado Da Brasilit Ganha Nova Cor Com Foco Em Design E Acabamento
Nova Rotulagem Nutricional Anvisa: O Que Muda Para Fabricantes A Partir De 2025
Sdrs E Bdrs Ganham Protagonismo Na Estruturação De Times De Vendas Em Startups E Empresas B2B
Franquias para empreender na região Sudeste em 2024
O que fazer ao encontrar um escorpião amarelo dentro de casa?
Agendamento online para salão de beleza: como escolher o melhor?
Cientistas Sugerem Que Ancestralidade Genética Deve Ser Considerada Em Abordagens De Saúde Em Publicação Internacional
Vem Aí O '2º Festival De Vinhos & Espumantes São Roque' No Catarina Fashion Outlet
Gás natural: solução barata e limpa para o Brasil
Lavagem de Dinheiro e seu Combate: Os Impactos na Economia Global
Dupla cria plataforma online de venda de mídia em rádios que já gerou novos negócios para mais de 80 rádios
Como lidar se meu filho ficar de recuperação nas férias?
Dia Mundial do Meio Ambiente: agronegócio e sustentabilidade ambiental
Brasil Fuxico: Seu Melhor Blog de Fuxicos de Famosos
Divulge