Economia Desistiu De Um Consórcio? Veja Como Recuperar O Dinheiro Investido.

Desistiu De Um Consórcio? Veja Como Recuperar O Dinheiro Investido.

Especialista explica quais caminhos seguir quando o consorciado cancela a cota ou não consegue mais pagar as parcelas.


O consórcio segue em trajetória de expansão no Brasil. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o sistema atingiu em agosto a marca de 12,09 milhões de participantes ativos, número 10,6% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Entre janeiro e agosto, foram comercializadas 3,32 milhões de cotas, movimentando R$ 313,7 bilhões em negócios; um avanço de 24,6% em relação a 2024. No mesmo intervalo, 1,16 milhão de consorciados foram contemplados, com a liberação de R$ 80,5 bilhões em créditos para aquisição de bens e serviços.


O crescimento da modalidade, no entanto, também traz à tona uma dúvida recorrente: o que acontece quando o consorciado cancela sua cota ou não consegue mais manter os pagamentos? Nesses casos, o participante continua tendo direito a reaver o valor já pago, mas os prazos e formas de restituição podem variar. A devolução normalmente ocorre no encerramento do grupo, mas há a possibilidade de antecipar esse recebimento ao ser sorteado em uma das assembleias mensais da administradora, ou por meio da negociação da cota no mercado secundário.


Segundo especialistas, a venda da cota cancelada ou em andamento é um recurso cada vez mais utilizado, já que permite ao consorciado recuperar parte dos recursos de forma mais ágil. A prática é regulamentada e precisa passar pela administradora responsável pelo grupo, o que garante segurança jurídica à operação. O alerta, porém, é para que os consumidores evitem anúncios informais e ofertas de “resgate imediato” em redes sociais, muitas vezes associados a golpes.


“O consórcio é uma forma planejada de investimento, mas a vida real nem sempre segue o planejado. Quando o participante precisa desistir, é importante que ele saiba que existem caminhos seguros para recuperar o valor investido. A informação correta protege o consumidor e evita que ele caia em armadilhas”, afirma Jorge Freire, CEO do BomConsórcio (www.bomconsorcio.com.br), empresa especializada no mercado secundário de consórcios.


Os números recordes divulgados pela ABAC reforçam a importância de oferecer orientação adequada a quem decide encerrar sua participação. Em um cenário de juros elevados e maior busca por alternativas de crédito, o consórcio se consolida como opção relevante para aquisição de bens e serviços, e o mercado secundário surge como mecanismo complementar, oferecendo liquidez e reduzindo a insegurança de quem, por qualquer razão, precisa interromper o plano.


Sobre o BomConsórcio


O BomConsórcio, primeira empresa B Certificada do Sistema de Consórcios, é uma plataforma de soluções inovadoras para o mercado de consórcios, com um modelo de atuação que prioriza a implementação de alternativas que melhor contribuam para a inclusão econômica e o bem-estar das pessoas. Nascida em 2015 para atender a um desafio histórico do segmento de consórcios e apoiar as administradoras na oferta de alternativas a consorciados sem condições ou interesse em permanecer com suas cotas, a empresa traz segurança e liquidez na realocação de cotas ativas ou canceladas, fomentando o crescimento de um mercado confiável e transparente. Além disso, oferece soluções especializadas para novos consorciados e investidores. Para saber mais, acesse o site do BomConsórcio.


Veja outras matérias

"Sem Atraso" - o novo single da cantora Vera Medina em parceria com o produtor Donatinho já tem data marcada para o lançamento Você sabe o que é busologia? "Pops E Rebeldes" Resgata Arte Que Questiona Censura, Repressão E Violência Da Ditadura Comércio ilegal de arte plumaria indígena extermina milhares de aves silvestres e movimenta mercado milionário Variabilidade Da Frequência Cardíaca Está Mudando O Treino Mapa Dos Presentes De Fim De Ano No Brasil: O Que Cada Faz Mais Sucesso Em Cada Cidade Tapeçaria Alemão Inova com Sustentabilidade no Mercado de Couro Automotivo Cop 30 Acelera Agenda Esg E Redefine Critérios De Seleção De Fornecedores LUZ, da Delta Energia, inicia oferta de energia solar Belchior Tekateka Moço Assume Agora O Nome De Belmo Teka Como Limpar Ferro De Passar Roupa A Vapor Inclusão no transporte público: acessibilidade proporciona independência aos deficientes DJ Clauz traz uma nova roupagem ao famoso funk "Dona Gigi" Stf Reconhece Impossibilidade De Penhora De Recursos Públicos Vinculados A Contratos De Gestão CL anuncia novo Head de Conteúdo Design De Rótulos, 7 Segundos Decisivos Na Escolha Do Consumidor. Dezembro Laranja: Mapeamento Corporal E Prevenção Do Câncer De Pele Governança e Centro de Governo Transformando Vidas, Promovendo Esperança: Zimbabue Token (Zim) Lança Iniciativa Para Apoiar Comunidades Carentes Assis E Mollerke Assessoria De Cobranças É Referência Em Recuperação De Crédito Greenplac Lança Novo Site Com Foco Em Design, Conteúdos E Produtos Mêntore Bank Promove Jantar Exclusivo Para Empresários Com Show De Samuel Rosa Em São Paulo Entenda O Papel Da Psicopedagoga Na Educação Com Dilvania Bezerra Editora espanhola publica Memórias de Alexander de Brucco, de Winston Morales Chavarro
O texto acima "Desistiu De Um Consórcio? Veja Como Recuperar O Dinheiro Investido." é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais