Marketing Dicas: especialista explica como turbinar os resultados de uma loja virtual

Dicas: especialista explica como turbinar os resultados de uma loja virtual

O e-commerce tem trilhado um caminho de crescimento impressionante ao longo dos últimos anos. Neste cenário em rápida evolução, gestores de lojas virtuais enfrentam a questão essencial: "Como turbinar os resultados da minha loja virtual?".

Para desvendar essa questão, conversamos com Rafael da Cunha, especialista e CEO da Climba Commerce, plataforma de e-commerce.

Rafael compartilhou insights valiosos sobre estratégias eficientes para ampliar os resultados de um e-commerce.

Antes, porém, vale trazer alguns números do crescimento deste setor.

Dados recentes da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) revelam que o e-commerce nacional tem apresentado um crescimento contínuo desde 2015. E com projeção de movimentar aproximadamente R$ 185,7 bilhões este ano, um aumento de quase 10% em relação aos R$ 169,59 bilhões de 2022.

De acordo com as projeções da Abcomm, estima-se que 2023 encerre com um total de 395 milhões de transações online.

Mantendo-se fiel à trajetória ascendente dos últimos anos, a associação antecipa que o mercado continuará em expansão. Espera-se que até 2027, o setor atinja um faturamento de R$ 273 bilhões e um total de 498 milhões de pedidos.

A partir disso, confira como escalar os resultados de uma loja virtual de forma eficiente.

1. Conheça Seu Público-Alvo

Antes de mais nada, é essencial compreender quem são seus clientes. "Compreender as necessidades, desejos e comportamentos de seu público pode orientar as estratégias de marketing e otimização", explica Rafael.

Este é apenas o primeiro passo para a construção de uma estratégia baseada em relacionamento. É preciso lembrar que o custo de aquisição de novos clientes costuma ser mais elevado do que manter aqueles que compram ou já compraram da sua loja.

2. Otimização da Plataforma

Quando se trata de lançar uma loja online, subestimar a escolha da plataforma pode ser fatal para a sobrevivência de um negócio. Em outras palavras, ter a tecnologia adequada é determinante para que o e-commerce ganhe escala, segurança e estabilidade.

"Um site lento e inseguro pode afastar os consumidores e prejudicar sua classificação nos motores de busca. Por isso, invista em uma plataforma de e-commerce que seja escalável, segura e que tenha boas integrações”, diz o especialista.

3. Aposte no Marketing Digital

Desde anúncios pagos, SEO e até marketing de influência, existem várias maneiras de direcionar tráfego qualificado para sua loja. Rafael, da Climba, recomenda testar diferentes canais para descobrir o que funciona melhor para o seu público.

“Lembre-se do primeiro tópico sobre os clientes. No final das contas, o e-commerce é uma ferramenta que conecta pessoas que desejam o produto com aquelas que o vendem. É preciso construir um relacionamento ao longo do tempo para que a sua empresa seja eficiente”, explica.

4. Personalize o E-commerce Segundo as Preferências dos Clientes

"Entender e atender às preferências específicas dos seus clientes pode transformar completamente a sua loja virtual", afirma Rafael. Investir em personalização do e-commerce significa oferecer recomendações baseadas no comportamento de compra, preferências e histórico do cliente.

Isso não só melhora a experiência de compra, mas também pode aumentar a fidelidade do cliente e a conversão de vendas. Utilize dados e ferramentas para entender o que seus clientes procuram e ofereça-lhes exatamente o que desejam.

5. Ofereça Diversas Formas de Pagamento

"Facilitar o processo de pagamento é crucial para fechar mais vendas", destaca Rafael.

Ter uma variedade de opções de pagamento, incluindo Pix, cartões de crédito, débito e boleto bancário. Mas não só. Receber por mais de um meio também pode reduzir o abandono de carrinho e melhorar a experiência do cliente (Exemplo: Pix + Cartão de Crédito ou Dois Cartões de Crédito).

Assegure-se de que o processo de checkout seja simples, seguro e que ofereça as opções de pagamento que seus clientes preferem e confiam.

6. Utilize a Análise de Dados

Os dados podem fornecer insights valiosos sobre o comportamento dos consumidores.

De acordo com Rafael, a utilização de ferramentas de análise para identificar tendências, monitorar o desempenho e adaptar as estratégias conforme necessário são indispensáveis no que o mercado chama de “a era do Data Driven”.

7. Utilize Estratégias de CRO para Melhorar as Taxas de Conversão

Rafael ressalta que "Estar presente em vários canais de venda é importante, mas o fundamental é converter visitantes em clientes".

A Otimização da Taxa de Conversão (CRO) envolve a criação de uma experiência de usuário mais eficaz em seu site, facilitando o caminho para a compra.

Testes A/B, análise de funil de vendas, melhorias na página de produtos, otimização para dispositivos móveis e chamadas para ação claras são todas estratégias que podem aumentar significativamente suas vendas online.

Com as dicas fornecidas por Rafael da Cunha, CEO da Climba, os gestores e empreendedores podem ter um bom ponto de partida para escalar as vendas. 

Mais Visitados Black Friday: especialista explica como escalar os resultados no e-commerce , Franquias para faturar R$100 mil ou mais por mês , Franquias para faturar R$100 mil por mês em 2024 , Franquias em ascensão: conheça 19 franquias para empreender em 2024 , Os desafios de uma startup do setor de transportes, segundo o seu CEO

Veja outras matérias

Tendências futurísticas para o transporte público Naican Escobar Diretor do Filme "É possivel sonhar" fala sobre o cinema independente no Brasil A Casa Delas Home Décor apresenta Kits Afetivos para celebrar o Dia dos Namorados Entenda como um dos principais feriados Chineses influenciam o Comércio Exterior Condutores de Atividade Remunerada: Suspensão da CNH somente a partir de 40 pontos Futurescool está moldando o futuro da educação para os inovadores de amanhã O que fazer ao encontrar um escorpião amarelo dentro de casa? Conheça a Movie Maker, empresa brasileira que rompeu barreiras no Youtube WGP 76: Brasil e Chile na disputa pelo cinturão Cruzador 10 Ideias de Marketing para Salões de Beleza Ramonzera anuncia novo projeto de show com participação especial de Ricardo Japinha, Ex CPM 22 e Hateen FS Logistics Navega pelos Desafios Logísticos Acentuados pela Alta Demanda de Carros Elétricos Chineses e Preparativos Olímpicos DefinaMax: O Suplemento Ideal para o Seu Emagrecimento A Importância de um Intermediador de Confiança na Compra e Venda de Canais do YouTube Onde Comprar Material de Construção em Minas Gerais Ônibus elétrico ou movido a biocombustível: o que é mais sustentável? Aulas de Ciência no TikTok: Professora Anne ultrapassa fronteiras digitais Clínica de nutrologia em Salvador ajuda pacientes a alcançarem uma vida mais saudável Digital Condutor - Curso de Reciclagem Para Condutor Infrator Desafios das apostas esportivas no rádio são tema de painel no SET EXPO 2024 A Anvisa prorroga a vigência de várias normas adotadas durante a pandemia Eline Martins Reúne Sucessos No Dvd "Um Amor De Cinema" Responsabilidade social: Entenda o que é e qual a importância Escolha o shampoo em barra perfeito na Relax Cosméticos.
O texto acima "Dicas: especialista explica como turbinar os resultados de uma loja virtual" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais