Economia Dia do Trabalho: as vitórias e os desafios do empreendedorismo feminino

Dia do Trabalho: as vitórias e os desafios do empreendedorismo feminino

O Dia do Trabalho é comemorado em 1.º de maio, para celebrar as conquistas dos trabalhadores em todo o mundo e conscientizar sobre seus direitos.

A escolha desta data aconteceu em 1886, quando empregados de Chicago, Estados Unidos, promoveram uma grande greve para reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias.

No entanto, uma explosão na fábrica, que acredita-se ter sido proposital, resultou na morte de várias pessoas, principalmente mulheres.

Hoje, a data marca o movimento operário, homenageia as vítimas e reforça a importância de lutar por melhores condições trabalhistas, além de trazer oportunidades para novos grupos.

Brasil tem recorde de mulheres empreendedoras

No Dia do Trabalho, o Brasil comemora um recorde de mulheres empreendedoras, número que vem crescendo anualmente.

A última pesquisa do Sebrae, feita com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicou que o terceiro trimestre de 2022 atingiu 10,3 milhões de donas de negócios no país, sendo mais de 34% dos empreendedores.

Esse cenário se mantém positivo, principalmente, pelo número de mulheres em posições de liderança em grandes empresas, como Luiza Trajano, do Magazine Luiza, e Priscilla Levinsohn, diretora de marketing do Colinas Shopping.

O Setor de Serviços se destaca, onde existe a maior participação de mulheres, de 53%, com vantagens sobre a presença masculina (36%).

O desejo das mulheres de terem mais autonomia, liberdade e independência financeira têm impulsionado cada vez mais o empreendedorismo feminino, porém, grande parte dos negócios ainda nasce da necessidade e da falta de renda”, aponta Priscilla Levinsohn.

Desafios e tendências do empreendedorismo feminino

Um dos principais desafios do empreendedorismo feminino é conquistar espaço em outros setores dominados majoritariamente por homens.

Diversas oportunidades podem ser menos acessíveis para esse público, além de enfrentar o preconceito e a discriminação.

Além disso, muitas mulheres têm mais responsabilidades em casa, cuidando de filhos e outras tarefas domésticas. Isso pode tornar mais difícil para elas administrar seus negócios e equilibrar as demandas de negócio e vida pessoal.

Também vale reforçar a falta de suporte, pois muitas mulheres empreendedoras têm menos network e mentorias. Assim, dificulta obter orientação e apoio na construção de seus negócios.

A falta de modelos femininos de sucesso pode dificultar o incentivo de donas de negócio iniciantes.

No entanto, isso está mudando, graças à tecnologia, com acesso a cursos, espaços de liderança e as facilidades de trabalho em casa pela internet.

Isso facilita o trabalho para mulheres empreendedoras, com mais recursos para desenvolver um negócio sem depender de questões como gênero e rede de contatos.

Investir no modelo híbrido, também conhecido como "figital", que une a loja física com a digital também é uma forte tendência. O importante é ficar atento aos comportamentos e às necessidades do cliente e, principalmente, às demandas tecnológicas para não ficar para trás”, salienta Priscilla Levinsohn em seu artigo para o portal Exame.

No Dia do Trabalho, é importante valorizar principalmente o empreendedorismo feminino, que está se tornando a principal tendência do mercado.

Mesmo com obstáculos como preconceito e falta de acesso a oportunidades, novas tecnologias e inspirações podem fazer com que mulheres se posicionem nesses locais e desenvolvam o próprio negócio.

Mais Visitados Por que o Brasil importa tanto GNL? , Dia Mundial sem carne: vegetarianismo e veganismo em alta no Brasil , Os desafios do combate ao bullying e à violência na escola , 5 estratégias para reduzir o congestionamento nas cidades , Dicas para usar o transporte público no Rio de Janeiro

Veja outras matérias

O que fazer ao encontrar um escorpião amarelo dentro de casa? Conheça Gustavo Faria, cria da base do Red Bull Bragantino Como os Novos Filamentos PLA e ABS Pro-Fast da 3DProcer Estão Revolucionando a Impressão 3D Tudo o que você precisa saber sobre Carretéis de Combustível: Eficiência e Segurança Vida saudável mesmo com diabetes Blaze desafia Anatel e Segunda Vara de Crimes Tributários após Decisão Judicial de Bloqueio Análise da Letra de "Aves de Rapina" e Seu Significado para o Público JOINRS conclui uma rodada de investimento e recebe 1,7 milhões de Euros Como a integração do transporte melhora a mobilidade urbana Oito dos dez times com maior valor de mercado na Copa Libertadores são brasileiros Agencia do Banco – Dicas e sugestões com transações bancarias e outras dúvidas com relação a bancos Rodrigo GR6: da periferia ao topo da indústria musical Dia Internacional da Mulher: presença feminina se destaca no agro  Marketing para corretores – 5 técnicas para vender plano de saúde com o WhatsApp Onde Comprar Material de Construção em Minas Gerais Rodrigo GR6 é um dos principais impulsionadores da expansão da Música Urbana Segurança nos ônibus: Entenda o perigo de transporte irregulares Empresa lança robô aspirador com Wi-Fi na Expolazer, o único capaz de limpar paredes de piscinas Como Criar um Botão de Agendamento no Instagram e Facebook Artista Maringaense faz doação de 15 Obras autorais Indígenas ao Museu Héleton Borba Cortes, em Maringá - Pr. DefinaMax: O Suplemento Ideal para o Seu Emagrecimento 23º Encontro Médico-Social sobre Doenças Reumáticas: Petrópolis sedia evento para discutir cuidados com pacientes reumáticos Colinas Shopping é destaque na retomada do setor de shoppings pós-pandemia MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA CHEGA AO RIO COM UMA SELEÇÃO DOS MELHORES FILMES SOCIOAMBIENTAIS DA ATUALIDADE
O texto acima "Dia do Trabalho: as vitórias e os desafios do empreendedorismo feminino" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais