Economia Mercado de GNL de pequena escala é oportunidade de uso do gás natural brasileiro

Mercado de GNL de pequena escala é oportunidade de uso do gás natural brasileiro

O Brasil começou a se destacar no mercado GNL de pequena escala, isso por conta da versatilidade que este combustível trás, é o que indica Eduardo Navarro Antonello, fundador da Macaw Energy, “O GNL de pequena escala traz muita flexibilidade, além de ser de rápida implementação. São questões de meses para estar com uma unidade de pequena escala em operação”.

Esse nicho está em alta nos últimos anos, e pode ser uma chance de interiorizar o gás para outras regiões estratégicas do País.

Além disso, muitos consultores enxergam nesse segmento uma possibilidade de destaque de crescimento e elevação da demanda para alcançar a independência energética.

Entenda a posição do mercado de GNL de pequena escala atualmente, e conheça a opinião de especialistas sobre o potencial brasileiro.

Mercado de GNL

O mercado de GNL teve um crescimento considerável em 2021, com aumento de 81,7% na aquisição de gás. Com isso, o Brasil atingiu 37,7 milhões de m³/dia, segundo o Instituto de Estudos Estratégicos de petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (INEEP).

Essas importações foram realizadas por três terminais da Petrobras e dois privados, da Celse e GNA. No momento, o País conta com 8 terminais de regaseificação ancorados em termelétricas.

Para o especialista Eduardo Navarro Antonello, a capacidade de alimentação desses terminais supera o dobro do consumo de gás natural liquefeito no País.

Para o Brasil, investir no Gás Natural Liquefeito pode ser vantajoso para contribuir para uma transição energética alternativa, substituir insumos importados e, no caso do mercado de pequena escala, fazer a interiorização do uso do gás. Tudo isso, permitirá que o País se posicione competitivamente no cenário internacional.

“O mercado de pequena escala tem crescido muito e já existem vários players pequenos atuando em parceria com as distribuidoras”, comenta Eduardo Navarro Antonello, fundador da Macaw Energy, em entrevista para o Poder360.

Mercado de GNL de pequena escala

O mercado de GNL de pequena escala concentra a sua extração e distribuição para atender demandas menores, em vez de focar nas atividades para maiores consumidores.

Esse tipo de investimento está atraindo mais empresas interessadas, especialmente pelas expectativas de interiorização das malhas. Atualmente, existe uma maior concentração de dutos no litoral, o que significa que é possível avançar para o interior e ganhar espaço.

Manter esse interesse em empresas privadas é fundamental para expandir o mercado de GNL no Brasil. “Ao desenvolver projetos estruturantes em parceria com distribuidoras, é possível colocar uma base de compressão ou de liquefação na extremidade do duto, e em parceria com a distribuidora levar o GNL para um cliente industrial a mil quilômetros de distância, por exemplo. Construir um duto desse por conta seria muito oneroso e inviabilizaria o negócio”, explica o consultor Eduardo Navarro Antonello.

Além disso, o mercado de pequena escala é mais flexível e de rápida implementação, segundo Antonello. Um projeto amplo levaria meses para ter uma unidade em operação.

No entanto, com um mercado focado em consumidores menores é possível aumentar a demanda com maior autonomia, sem precisar de grandes obras para iniciar a operação. Para Eduardo Navarro Antonello, isso impulsionaria consideravelmente o mercado.

Por esse motivo, o foco na pequena escala vem ganhando força e defensores da área, como uma forma de impulsionar o GNL no Brasil.

Mais Visitados Qual a importância do transporte público para a sustentabilidade? , Construção sustentável: conheça 5 obras mais sustentáveis do Brasil , Como a tecnologia têm influenciado a mobilidade urbana , Transformação digital e inovação: como as empresas estão lidando com as novas tecnologias , Dia nacional de combate ao colesterol: A importância da alimentação para o desempenho escolar das crianças

Veja outras matérias

Em "Me Encosta" Gajuba Revela Seu Lado Mais Íntimo E Ousado Descobrindo Equilíbrio: Análise das Qualidades e Pontos a Melhorar em Conjunto LUTADORES NO CENTRO DA CIDADE Guia Completo: Como Vender Sua Casa Em Atibaia Com O Ep "F", Ferato Completa Ciclo De Lançamentos Em Bossa Nova André Guilherme É O Novo Coordenador Técnico Do Independente Conheça as principais estratégias para reter clientes Franquia de marmitas ultracongeladas, Rap Chef aposta em qualidade e baixo custo para crescer Pedro O Pensador Vence O Prêmio Angola Encanta Entenda o impacto social do transporte coletivo Franquias para faturar R$100 mil ou mais por mês Calibrador de Pneus: A Importância da Manutenção Adequada para a Segurança e Eficiência Veicular Nayuta Capital Celebra 50 Anos De Relações Comerciais Entre Brasil E China E Fortalece Conexões Vitor Vaimberg Vive O Questionador Melchior Gabor Em Nova Montagem De “O Despertar Da Primavera” A Anvisa prorroga a vigência de várias normas adotadas durante a pandemia Como fazer análise da concorrência e se destacar em seu nicho de mercado Paixão pelo agronegócio, Adelaide Britto impulsiona a superar novos desafios e busca oportunidades de crescimento. 4 motivos para usar o transporte público no Brasil Asteriumland Lança Álbum Magical Adventures E Transforma Músicas Infantis Em Experiências Educativas Globais Diretora Geral Do Senado Federal Destaca Importância Do Engitec Para Transformação Digital E Inovação Das Câmaras Muncipais A 62ª Expoagro de Campos dos Goytacazes/RJ: O Encontro Épico da Cultura Rural Brasileiros agora podem limpar o nome no Serasa e SPC antes de pagar as dívidas MktPress fecha parceria com Google News e aumenta visibilidade de marcas Vulpefi: Redefinindo O Futuro Do Blockchain Com Inteligência Artificial Descentralizada (Defai)
O texto acima "Mercado de GNL de pequena escala é oportunidade de uso do gás natural brasileiro" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais