Economia Endividamento atinge mais de 76% das famílias brasileiras, mostra estudo da CNC

Endividamento atinge mais de 76% das famílias brasileiras, mostra estudo da CNC

O cenário de endividamento no Brasil, apesar de ainda ser um desafio significativo, mostra sinais de melhora. De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aproximadamente 76,6% das famílias brasileiras ainda enfrentam dívidas. Esse número, embora elevado, indica uma queda contínua pelo quinto mês consecutivo.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, atribui essa tendência de queda à melhoria nas condições econômicas do país, impulsionada, em parte, pelo mercado de trabalho que tem mostrado avanços, especialmente com a expectativa de maior contratação no período de fim de ano.

Essa recuperação do emprego parece estar ajudando os orçamentos domésticos, com menos famílias precisando recorrer ao crédito.

A pesquisa revelou também uma queda no índice de famílias inadimplentes, que agora está em 29%. Esta é uma redução notável tanto em comparação ao mês anterior, quanto ao mesmo período do ano passado.

Felipe Tavares, economista-chefe da CNC, considera que este é o menor patamar desde junho de 2022.

Outro dado importante é a redução no número de famílias que relataram não ter condições de pagar dívidas de meses anteriores, que caiu para 12,5%.

Essa diminuição sugere um impacto positivo do programa Desenrola, embora ainda seja cedo para uma avaliação completa da eficácia desta iniciativa.

Por outro lado, no setor privado, diversas startups e fintechs estão atuando ativamente para combater o alto endividamento e inadimplência. A Ali, fundada por Bruno Reis em 2018, é um exemplo disso.

A startup oferece crédito consignado para colaboradores de empresas parceiras, com o objetivo de reduzir o endividamento e promover a saúde financeira dos trabalhadores. A Ali se destaca pela sua abordagem digital e personalizada, oferecendo crédito com taxas justas e enfocando na redução do endividamento.

Além da Ali, a Martello Educação Financeira, criada em 2015, também é uma fintech e edtech importante no cenário. .

Com uma metodologia própria e inovadora, a Martello oferece planejamento financeiro por meio de cursos, mentorias e diagnósticos. A empresa ganhou destaque ao participar do Shark Tank Brasil e se concentra em resolver um problema comum no Brasil: a falta de educação financeira.

A Martello visa transformar devedores em investidores, fornecendo ferramentas e recursos que facilitam a organização financeira.

Esses dados e iniciativas destacam a complexidade do endividamento familiar no Brasil, mas também ilustram os esforços contínuos para mitigar este problema, tanto do lado do governo quanto do setor privado.

Combinando políticas públicas e soluções inovadoras de fintechs, o Brasil está caminhando para uma realidade financeira mais estável e saudável para suas famílias.

Com informações da Agência Brasil.

Crédito da foto: Steve Buissinne por Pixabay 

Mais Visitados Inadimplência segue elevada no país e revela necessidade de alternativas para mudar cenário , Dupla cria plataforma online de venda de mídia em rádios que já gerou novos negócios para mais de 80 rádios , Aluguel de imóvel com cartão de crédito? Especialista explica como , 3 startups inovadoras para ficar de olho em 2024 , Franquias para empreender na região Sudeste em 2024

Veja outras matérias

Brasileiros agora podem limpar o nome no Serasa e SPC antes de pagar as dívidas Franquias para faturar R$100 mil por mês em 2024 Metcon 9: O Tênis Definitivo para CrossFit Pele Escondida Rejuvenesce O Rosto Em 20 Anos Ou Mais, Diz Especialista Valinhos (Sp) Se Destaca Com Projetos Inovadores Na Maratona De Inovação ‘Arte De Inovar’ O Que É Pressurização De Escadas E Por Que Ela É Vital Para A Segurança Do Seu Edifício? DJ Clauz, um talento em ascensão no cenário do Eletrofunk no Piauí, encontra inspiração nos renomados DJs nacionais, Breno Paixão, Jiraya Uai e Wam Baster Bahia Ganha Curso De Mineração 4.0 Com Padrão Internacional Rodrigo Gr6 Compartilha Seus Sonhos Para O Funk Projeto Conexão Cultural Leva Espetáculos De Teatro Para Cidade Baiana Como Monica Marchett a empresária do gado nelore apoia o esporte Delta Energia capta R$ 250 milhões na estreia no mercado de capitais Estrelas do Funk se unem a Vini Jr em música manifesto Falsos torcedores: Uma mancha no Instagram dos times da Série A? Dia da Família: a importância da família na escola Beat Sounds Anuncia O Lançamento De "Foi Na Chave De Perna" De Dj Davi Dog Dog E Mc Lipinho Thug, Em Parceria Com Ada Brasil Como Financiar Uma Casa Em Atibaia: Passo A Passo O papel das universidades na formação dos profissionais artísticos Estudos Científicos Apontam Que Nossos Genes Neandertais Podem Estar Associados À Predisposição A Diabetes E Obesidade Nayuta Capital Celebra 50 Anos De Relações Comerciais Entre Brasil E China E Fortalece Conexões Geração Z: Catarinense Sofia Schaadt Se Une A Lorena Queiroz Num Podcast Para Nativos Digitais Presence Pro - Ajudamos empresas a melhorar sua performance através do gerenciamento de perfis Maioria Dos Entes Públicos Ainda Não Alcança Maturidade Esperada Na Implementação Da Nova Lei De Licitações E Contratos (Lei 14.133) Readmio E Ler E Pensar Lançam Passaporte Da Leitura Para Mais De 7 Mil Professores Da Rede Pública
O texto acima "Endividamento atinge mais de 76% das famílias brasileiras, mostra estudo da CNC" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais