Economia Endividamento atinge mais de 76% das famílias brasileiras, mostra estudo da CNC

Endividamento atinge mais de 76% das famílias brasileiras, mostra estudo da CNC

O cenário de endividamento no Brasil, apesar de ainda ser um desafio significativo, mostra sinais de melhora. De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aproximadamente 76,6% das famílias brasileiras ainda enfrentam dívidas. Esse número, embora elevado, indica uma queda contínua pelo quinto mês consecutivo.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, atribui essa tendência de queda à melhoria nas condições econômicas do país, impulsionada, em parte, pelo mercado de trabalho que tem mostrado avanços, especialmente com a expectativa de maior contratação no período de fim de ano.

Essa recuperação do emprego parece estar ajudando os orçamentos domésticos, com menos famílias precisando recorrer ao crédito.

A pesquisa revelou também uma queda no índice de famílias inadimplentes, que agora está em 29%. Esta é uma redução notável tanto em comparação ao mês anterior, quanto ao mesmo período do ano passado.

Felipe Tavares, economista-chefe da CNC, considera que este é o menor patamar desde junho de 2022.

Outro dado importante é a redução no número de famílias que relataram não ter condições de pagar dívidas de meses anteriores, que caiu para 12,5%.

Essa diminuição sugere um impacto positivo do programa Desenrola, embora ainda seja cedo para uma avaliação completa da eficácia desta iniciativa.

Por outro lado, no setor privado, diversas startups e fintechs estão atuando ativamente para combater o alto endividamento e inadimplência. A Ali, fundada por Bruno Reis em 2018, é um exemplo disso.

A startup oferece crédito consignado para colaboradores de empresas parceiras, com o objetivo de reduzir o endividamento e promover a saúde financeira dos trabalhadores. A Ali se destaca pela sua abordagem digital e personalizada, oferecendo crédito com taxas justas e enfocando na redução do endividamento.

Além da Ali, a Martello Educação Financeira, criada em 2015, também é uma fintech e edtech importante no cenário. .

Com uma metodologia própria e inovadora, a Martello oferece planejamento financeiro por meio de cursos, mentorias e diagnósticos. A empresa ganhou destaque ao participar do Shark Tank Brasil e se concentra em resolver um problema comum no Brasil: a falta de educação financeira.

A Martello visa transformar devedores em investidores, fornecendo ferramentas e recursos que facilitam a organização financeira.

Esses dados e iniciativas destacam a complexidade do endividamento familiar no Brasil, mas também ilustram os esforços contínuos para mitigar este problema, tanto do lado do governo quanto do setor privado.

Combinando políticas públicas e soluções inovadoras de fintechs, o Brasil está caminhando para uma realidade financeira mais estável e saudável para suas famílias.

Com informações da Agência Brasil.

Crédito da foto: Steve Buissinne por Pixabay 

Mais Visitados Conheça 4 startups promissoras no setor imobiliário , Dupla cria plataforma online de venda de mídia em rádios que já gerou novos negócios para mais de 80 rádios , 3 startups inovadoras para ficar de olho em 2024 , Franquias para empreender na região Sudeste em 2024 , Franquia de marmitas ultracongeladas, Rap Chef aposta em qualidade e baixo custo para crescer

Veja outras matérias

Litigância Predatória: Um Desafio Emergente No Sistema Judiciário Brasileiro Viagem vegana: Destinos e dicas para alimentação Plant-Based ao redor do mundo Tudo sobre a proteína Whey Protein 23º Encontro Médico-Social sobre Doenças Reumáticas: Petrópolis sedia evento para discutir cuidados com pacientes reumáticos Eduardo Mello Revoluciona A Negociação De Dívidas No Brasil Com Abordagem Humanizada E Estratégica Qual a importância do transporte público para a sustentabilidade? Sobre clínicas de recuperação para dependentes químicos em São Paulo Poemas Regionalistas De Torneiro A Líder De Mercado: Uma Jornada De Superação E Sucesso Do Empreendedor Rebranding Estratégico: Techsocial Se Transforma Em Nashai E Acelera Expansão Internacional. Cientistas Sugerem Que Ancestralidade Genética Deve Ser Considerada Em Abordagens De Saúde Em Publicação Internacional Matemático Amador Propõe Uma Solução Revolucionária Para Um Dos Maiores Enigmas Da Física Moderna Como aplicativos podem ajudar na mobilidade urbana dos ônibus Proteção Veicular: Vale a Pena Investir? Piska Auto Center de Barretos Eleva o Padrão em Serviços Automotivos e Atendimento ao Cliente Laison Santos: Um especialista em ufologia que desvenda os mistérios do universo Indaiatuba recebe a 43ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe Pessoa Digital é a assistente do .BB do Banco do Brasil Mercado de GNL de pequena escala é oportunidade de uso do gás natural brasileiro Rondônia recebe, pela primeira vez, o Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos Primeiro Barbarense Na Plataforma Eatleta: Influenciador E Atleta Daniels Entra Para A Lista De Atletas Na Plataforma Eatleta Quanto ganha um Motion Designer no Brasil: salário médio e fatores que influenciam a remuneração Nova Era Da Governança Em Infraestrutura: Dados E Automação Transformam O Relacionamento Com Fornecedores Novas paradas de ônibus modernizam o transporte no Recife
O texto acima "Endividamento atinge mais de 76% das famílias brasileiras, mostra estudo da CNC" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais