Notícias Inclusão no transporte público: acessibilidade proporciona independência aos deficientes

Inclusão no transporte público: acessibilidade proporciona independência aos deficientes

Diariamente no Brasil, pessoas que enfrentam algum tipo de deficiência passam por inúmeros desafios para conseguir realizar coisas básicas da rotina. Se deslocar de um local ao outro, faz parte desse conjunto de desafios.

O setor de mobilidade urbana sofre constantemente com problemas na estrutura e impacta diretamente o direito de ir e vir dessas pessoas, trazendo situações desconfortáveis, falta de segurança e até mesmo algum tipo de constrangimento.

No Brasil, já está previsto em lei o direito à acessibilidade em terminais e ônibus e é papel das empresas e poderes públicos se assegurar de que isso esteja sendo respeitado.

Entenda um pouco mais da importância da inclusão no transporte público e os desafios enfrentados por pessoas com deficiência em todo o país.

Inclusão no transporte público: importância

Não são poucas as pessoas que possuem algum tipo de deficiência física no Brasil.

Conforme o IBGE, esses indivíduos representam 24% da população do país. Dessa forma, a inclusão em todos os lugares se faz mais do que necessário.

O acesso ao transporte público é um direito que precisa ser respeitado e otimizado a cada dia, para trazer mais segurança e agilidade na rotina dessas pessoas.

Vamos abordar um pouco mais da importância e dos impactos causados pela acessibilidade.

Maior mobilidade

Com uma melhor infraestrutura e acessibilidade nos transportes coletivos, pessoas com deficiência conquistaram maior mobilidade para se deslocar pela cidade.

Esse é um fator importantíssimo para promover mais inclusão e segurança no direito de ir e vir.

Mais independência

Toda pessoa com deficiência luta todos os dias para conquistar mais independência para realizar deveres e obrigações.

A mobilidade urbana impacta diretamente nesse sentido trazendo mais autonomia para a vida das pessoas. Veículos bem equipados, preparados para receber a todas as pessoas, permitem mais independência e mobilidade.

Mais oportunidades de empregos

Com mais autonomia, segurança e mobilidade, as pessoas com deficiência consequentemente terão mais acesso a oportunidades.

Conquistar um emprego e ter acesso a ele diariamente com transporte público, é um direito que deve ser preservado e garantido.

Não podemos nos esquecer, que mobilidade urbana não diz respeito somente a transporte de pessoas, mas sim da forma com que impacta uma população diariamente, e isso inclui ainda mais a pessoa com deficiência.

Embarque acessível

Em abril de 2023 a prefeitura do Rio de Janeiro sancionou a Lei 7.854 que determina que todas as estações do BRT tenham catracas automáticas para o embarque e desembarque de cadeirantes. O objetivo é garantir autonomia para as pessoas com deficiência.

Em março começaram a circular os novos ônibus do BRT, que contam com elevador para cadeirantes e área e área reservada para pessoas com deficiência. Grande parte da nova frota está sendo fornecida pela Guanabara Diesel, empresa do grupo de Jacob Barata Filho

Mais Visitados Alter do Chão: caribe brasileiro é destino de celebridades , 4 motivos para usar o transporte público no Brasil , Colinas Shopping é destaque na retomada do setor de shoppings pós-pandemia , Colheita de algodão: crescimento e benefícios da safra no agronegócio nacional , Ônibus elétrico ou movido a biocombustível: o que é mais sustentável?

Veja outras matérias

Polinutri anuncia a chegada de Cristiano Kraemer como Gerente Nacional de Vendas Avicultura HebeX, a Health Tech brasileira que pretende encontrar a fonte da juventude Vasco da Gama lança sua linha oficial de Vinhos Explorando a Versatilidade dos Filamentos PLA, ABS, PETG e TPU da 3DProcer para Impressão 3D Pesquisa: esses são os hábitos que arruínam os relacionamentos amorosos Dia nacional de combate ao colesterol: A importância da alimentação para o desempenho escolar das crianças Dia Internacional do Milho: cereal é estratégico para o agronegócio O FUTURO É EFICIÊNCIA NOS MUNICÍPIOS! Franquias para faturar R$100 mil por mês em 2024 Como Pessoas Extraordinárias Podem Ter Sucesso Em Todas As Áreas Que Escolhemos Atuar Digital Condutor - Plataforma EAD para Cursos Especializados em Trânsito. Por que vale a pena usar o transporte público no Brasil? Veja as principais razões! O Futuro do Desenvolvimento Pessoal: app oferece visão 360° com Feedback de Conhecidos MktPress fecha parceria com Google News e aumenta visibilidade de marcas Slim Ferver: O Emagrecedor Efervescente que Realmente Funciona Beco Literário celebra uma década de paixão pela leitura, cultura e histórias Por que Salões de Beleza Precisam de Software Especializado Dicas para reforço escolar no período de férias A democratização da energia solar chegou Ônibus x carros: entenda como o transporte coletivo é a melhor escolha Os 5 maiores escândalos de lavagem de dinheiro no mundo. Dez anos de carreira de Lukeny Moço com concerto para 20 mil pessoas no Cazenga Luanda. 10 Tendências De Seo Para E Commerce: Impulsionando Vendas Online Em 2025 Rio Bonito Investe em Biossegurança para Proteger a Saúde da População: Ações de Biodescontaminação se Destacam
O texto acima "Inclusão no transporte público: acessibilidade proporciona independência aos deficientes" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais