Saúde Volta Às Aulas: Lancheira Contribui Na Alimentação Infantil Saudável

Volta Às Aulas: Lancheira Contribui Na Alimentação Infantil Saudável

Evitar alimentos ultraprocessados e priorizar frutas e legumes. Essas são as dicas da nutricionista Layla Wynny, da Hapvida NotreDame Intermédica, diante do desafio colocado aos pais com a alimentação infantil na volta às aulas.

 

Um cardápio saudável ganha cada vez mais importância também na qualidade de vida. O Brasil é um dos países em que cresce o número de crianças e adolescentes com obesidade. Atualmente, a doença afeta uma em cada três pessoas entre zero e 19 anos, segundo o Atlas Mundial da Obesidade.

 

Esse quadro impulsiona as estatísticas de casos infantis e na adolescência de diabetes, asma e hipertensão, entre outras doenças, o que pode afetar a saúde também na vida adulta.

 

De forma geral, a lancheira ideal fornece a energia necessária para que a criança passe todo o dia escolar com disposição. Para aquelas que têm até 5 anos, o desafio está na criação de hábitos saudáveis, entre eles o consumo de frutas.

 

"Os pais devem preferir a composição simples, com alto teor de fibras e baixo teor de sódio. Esses cuidados ajudam a garantir escolhas mais nutritivas e alinhadas a uma alimentação equilibrada", orienta Layla.

 

O bom funcionamento do organismo deve ser pensado a partir de alguns grupos de produtos. "É importante selecionar uma alimentação balanceada, incluindo sempre uma fonte de carboidrato, como pães ou bolinhos caseiros. A lancheira ainda deve ter uma fonte de proteína, como queijos, ovos de codorna, iogurtes ou patês de frango", afirma.

 

Como fazer a hidratação

 

Para a nutricionista, a fruta in natura, em vitaminas ou sucos naturais deve estar presente. O mesmo ocorre com a hidratação. Layla recomenda água, água de coco ou sucos. Refrigerantes e sucos de caixinha devem ser evitados em razão do excesso de açúcar e aditivos.

 

Sobre a quantidade, a especialista afirma que as necessidades nutricionais variam de forma individual – levando em conta como a criança é ativa e seu nível de atividade física. A orientação médica ou de uma nutricionista auxilia nesse processo.

 

Aspectos lúdicos auxiliam na aceitação da lancheira saudável. Um exemplo é criar um cardápio colorido e cortar os produtos em formatos divertidos.

 

O planejamento é uma alternativa diante da correria no cotidiano das famílias. "Muitos pais separam um dia da semana para preparar patês e cortar as frutas. Isso facilita a organização", sugere.

Mais Visitados André Guilherme É O Novo Coordenador Técnico Do Independente , "Janeiro Branco": Conheça A Distimia, Uma Depressão "Silenciosa" , Calor Aumenta O Número De Praticantes De Caminhada; Fisioterapeuta Dá Dicas

Veja outras matérias

Trajetoria De Davi Fs Comex Anuncia Associação Com A Câmara De Comércio Árabe Brasileira Para Fortalecer Exportações Brasileiras Calibrador de pneus para postos de gasolina e clientes finais! Saiba como escolher um plano de saúde ideal para você Inspirados Por Teatro, Estudantes De Jundiaí (Sp) Criam Soluções Ambientais E Vencem Maratona De Inovação Asteriumland Lança Álbum Magical Adventures E Transforma Músicas Infantis Em Experiências Educativas Globais Empresas Têm Até 31 De Janeiro Para Adesão Ou Regularização No Simples Nacional Atelex Avança No Mercado De Energia Sustentável Com Criação Da Atelex Eco Energia Fortaleza Recebe Imersão Inspirada No Jeito Disney E Promete Transformar O Atendimento No Ceará. Dia Mundial do Meio Ambiente: agronegócio e sustentabilidade ambiental Pirajuba Restaurante Em Maracaípe, Pe, Apresenta Um Cenário Cultural Rico Em Arte E Gastronomia Guia Completo: Como Vender Sua Casa Em Atibaia A Casa Delas Home Décor apresenta Kits Afetivos para celebrar o Dia dos Namorados Dia Nacional do Turismo: 4 destinos brasileiros para estar em contato com a natureza A importância da inclusão escolar para pessoas com Síndrome de Down Conheça os nomes mais populares para 2024 Como Otimizar O Seo Para A Alexa Da Amazon Omar Lança "Zone", Primeiro Single De Seu Álbum De Estreia "Sorte" MULHERES NA GOVERNANÇA Anvisa avança na padronização de inspeções sanitárias em serviços de saúde Principais Gravadoras Do Segmento Gospel Confirmam Presença Na Expo Cristã A Embalagem Como Canal De Marketing: O Rótulo Que Comunica Antes Da Propaganda GP São Paulo encanta fãs com experiência no Heineken Village Variabilidade Da Frequência Cardíaca Está Mudando O Treino
O texto acima "Volta Às Aulas: Lancheira Contribui Na Alimentação Infantil Saudável" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais