Maioria Dos Entes Públicos Ainda Não Alcança Maturidade Esperada Na Implementação Da Nova Lei De Licitações E Contratos (Lei 14.133)
Relatório do TCU aponta que 61% dos órgãos públicos estão em nível insuficiente de implementação; capacitação, planejamento e tecnologia despontam como os principais desafios.
A Lei nº 14.133/2021, conhecida como a Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC), foi promulgada com o propósito de modernizar, tornar mais transparentes e eficientes os processos de contratação pública no Brasil. A norma substituiu a antiga Lei 8.666/1993, além de integrações com regulamentos de pregão e regime diferenciados, trazendo inovações como o uso eletrônico de processos, maior rigidez nos critérios de governança e exigência de estudos técnicos preliminares.
Entretanto, um estudo do Tribunal de Contas da União (TCU), realizado mais de três anos após a promulgação legislativa, revela que 61% dos órgãos e entidades da Administração Pública se encontram em nível de implementação considerado insuficiente da Lei 14.133/2021. Do universo de 1.768 órgãos avaliados, apenas 30% atingem nível básico, 5% nível intermediário e apenas 1% alcança o nível avançado.
Uma outra dimensão importante identificada pelo TCU é a sustentabilidade nos contratos públicos. A lei estimula contratações que considerem aspectos ambientais, sociais e de governança, porém muitos entes ainda não adotaram práticas como exigência de materiais ecoeficientes, normas de descarte apropriado ou cláusulas de responsabilidade ambiental nos contratos. A implementação dessas práticas tem sido lenta, especialmente nos Estados e municípios.
Segundo o IBEGESP, os resultados apresentados pelo TCU evidenciam que, embora a Lei 14.133/2021 represente avanço legal substancial, sua aplicação plena exige esforço elevado e contínuo. O IBEGESP destaca que capacitação de servidores públicos, uso de tecnologia adequada e elaboração rigorosa de planejamento de contratações são medidas essenciais para elevar os níveis de maturidade. O IBEGESP também reforça que órgãos públicos que adotarem essas práticas estarão melhor posicionados para garantir eficiência, transparência e cumprimento efetivo da lei, reduzindo riscos de falhas e promovendo uma gestão pública mais confiável.
Mais Visitados Spot Soluções e TCL: Pioneirismo Brasileiro na Tecnologia Imersiva para 2024 , Empresas Têm Até 31 De Janeiro Para Adesão Ou Regularização No Simples Nacional , Lançamento Livro "Portal Das Letras – Aventura No Planeta Laranja" Acontece No Dia 26 De Março , Nashai Reforça Estratégia Após Participação No Maior Evento De Supply Chain Do Brasil , Códigos, Qr E Inteligência: Como Os Rótulos Estão Se Tornando Portais Para O Consumidor
Veja outras matérias
Dia do escritor: confira os artistas da área mais proeminentes no Brasil
VoIP na Vanguarda da Comunicação Empresarial: A Revolução Tecnológica nas Telecomunicações
Endividamento atinge mais de 76% das famílias brasileiras, mostra estudo da CNC
Paulo Fernandes: a valorização da cultura Bantu através da arte
Explosão de Demandas por Cargas Fracionadas em Datas Festivas Impulsiona Plataforma do Transvias
Como Promover sua Empresa no Digital Sem Pagar Anúncios: A Importância dos Mecanismos de Busca
O FUTURO É EFICIÊNCIA NOS MUNICÍPIOS!
4 Estratégias de Marketing Digital para Empreendedoras.
Inteligência Artificial Revoluciona Vendas Complexas B2B E Redefine O Futuro Do Setor Comercial
Lições de empreendedores de sucesso: Inspiração para os iniciantes no mundo dos negócios
Brazil Iron Tem Projeto Para Aço Verde
Veganismo em Família: Como incluir crianças e adolescentes
Inovações no transporte público melhoram experiência do usuário
Dicas: especialista explica como turbinar os resultados de uma loja virtual
No Mês Da Criança, Cresce O Alerta Para Queda Na Vacinação Infantil Até 2030
Escola De Montanha Es Conquista Ouro E Prata Na Mobfog
Cuidados Essenciais para um Mega Hair Duradouro e Saudável
Como detectar a infestação de caruncho em casa
Jovens Empreendedores Lançam O Tonico: Uma Nova Ia Brasileira Para Atendimento No Mercado Financeiro
“Firme E Forte” Novo Single De Davi Dogdog Chega Às Plataformas Musicais
Pix Parcelado: como o BNPL (Buy Now Pay Later) promete cobrir as deficiências e inseguranças do cartão de crédito e gerar mais recurso de compra no Brasil
Governança Digital E Gestão De Riscos: O Novo Padrão De Competitividade Pós Cop30
Omnichannel Na Prática: Marcas Apostam Em Comunicação Integrada Para Criar Experiências Consistentes E Memoráveis
Por Que O Saie Vetro Se Tornou Referência Nacional
Divulge