Nem toda TV Box é ilegal: saiba como a Anatel descobre se ela é pirata
Presente em milhões de lares brasileiros, a TV Box serve basicamente para transformar qualquer televisão em uma Smart TV, ou seja, dá suporte para conexão à internet. Com ele, a TV normal roda aplicativos, exibe séries, filmes e acessa sites, por exemplo. Esse processo de mudança não tem nada de ilegal. A prática só é considerada pirataria quando possibilita o livre acesso a canais pagos e outros conteúdos restritos por assinaturas, sem que a pessoa pague por elas. A Anatel está colocando um fim nisso.
Para saber se sua TV Box é legalizada, você deve checar se o dispositivo possui a certificação da agência. Ela é obrigatória para todos os equipamentos de telecomunicações vendidos no Brasil. É o caso do SMARTPRO 4K da PROELETRONIC, que atende a todas as exigências, com selo e número do seu Certificado de Homologação. Sem essas informações, a aparelho é considerado pirata.
No aparelho da PROELETRONIC, já vão instalados alguns aplicativos como YouTube, Netflix, Pluto TV, entre outros. Alguns desses aplicativos possibilitam acesso gratuito, porém é necessário que o usuário tenha assinatura dos streamings pagos para ter acesso aos conteúdos das plataformas, do mesmo modo que ocorre ao utilizar uma Smart TV.
Segundo a ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura), 6 milhões de lares possuem acesso pirata à TV por assinatura no Brasil, o que gera um prejuízo anual de R$ 15 bilhões às empresas. Além disso, um estudo da empresa de cibersegurança Akamaia apontou que o Brasil é o quinto país no ranking global de acessos a produtos piratas. De janeiro a setembro de 2021, atingiu o marco de 4,5 bilhões de streamings e downloads não licenciados.
A Anatel já começou a desativar remotamente aparelhos piratas que oferecem acesso gratuito aos canais de TV paga, o famoso gatonet, e streaming. Recentemente, a agência anunciou novas medidas para combater a pirataria de sinal de tv paga e que devem entrar em vigor a partir de 11 de setembro.
Gilberto Gandelman, CEO da PROLETRONIC, reforça a importância de um combater produtos piratas. “A TV Box serve para levar mais conteúdo ao alcance de todos. Produtos que não têm a homologação são usados para prática ilícita e trazem riscos aos consumidores, podendo até mesmo capturar dados armazenados em dispositivos conectados na mesma rede”.
Mais Visitados MC Franqueadora movimenta economia de Ribeirão Preto com inauguração de nova loja
Veja outras matérias
Por que vale a pena usar o transporte público no Brasil? Veja as principais razões!
Projeto Ferro Verde Vai Gerar Mais De 55 Mil Empregos Na Bahia
Cadê Brasília: Sua Fonte Confíavel para Notícias Locais, Cultura e Gastronomia
Melhor Opção Para Comprar Um Imóvel: Consórcio Ou Financiamento?
Tax Return No Reino Unido: Como Um Contador Brasileiro Pode Ajudar
Onde Comprar Material De Construção No Espírito Santo
DJ Clauz, um talento em ascensão no cenário do Eletrofunk no Piauí, encontra inspiração nos renomados DJs nacionais, Breno Paixão, Jiraya Uai e Wam Baster
Ator Bárbaro Xavier Emplaca Em 5 Produções E Publicidades Em 2024
Belchior Tekateka Moço Assume Agora O Nome De Belmo Teka
Porto De Santos Ruma A Novo Recorde De Movimentação De Cargas Em 2024
Ifood Em Queda
21 De Setembro: Dia Mundial Da Doença De Alzheimer Biomarcadores Sanguíneos Inauguram Nova Era No Diagnóstico Do Alzheimer
Dicas para reforço escolar no período de férias
Sobrenome Gois, Goes: Origem, História e sua relação com a Comunidade Judaica
A Era das Impressoras 3D
Tokenização NFTs de CPR Verde promete revolucionar mercado de ativos ambientais
Lutando Por Justiça: A Jornada De Juju Do Social Um Ativista Social Que Inspira Gerações
Saiba como as novas tecnologias e inovações são essenciais para melhorar o transporte público
Por que ônibus é um transporte sustentável?
Arv Investimentos Imobiliários + Michelle Wundervald
BRT está na lista dos projetos mais influentes do mundo
GROQUE LANÇA NOVO SINGLE “NA FALTA DE UMA GLOCK”
Departamento de Design GR6 Nova Era - Novidades para 2023
Conheça os principais precursores do empreendedorismo no Brasil
Divulge