Tecnologia Ubuntu: Engitec Traz Inovação Ao Poder Legislativo E Profunda Conexão Entre Os Membros Da Comunidade

Ubuntu: Engitec Traz Inovação Ao Poder Legislativo E Profunda Conexão Entre Os Membros Da Comunidade

O 13° Engitec, que ocorre nesta semana em Brasília, envolve muita tecnologia e inovação para mais de 3 mil casas legislativas, em todo país. Mas todas essas novidades não fazem sentido sem o fator humano, sem o afeto, a acolhida e muita, mas muita descontração. Tudo baseado na filosofia africana Ubuntu, como diz Alzira Fernanda, a presidente do evento.


Essa tem sido a tônica do encontro desde segunda-feira (19.06), com o início das oficinas. E na abertura oficial, na quarta (21.06), a emoção aflorou de vez, quando a comunidade lembrou das pessoas, que lá atrás, fizeram o Engitec ser hoje o maior evento tecnológico e de inovação do Poder Legislativo.


Jean Rodrigo Ferri foi uma dessas pessoas memoráveis. Então servidor do Senado, do setor de Tecnologia e Informação (TI), ele foi um dos responsáveis por fortalecer a comunidade, agregando grandes talentos para o Gitec - grupo formado por servidores do Senado (Interlegis) e das câmaras e assembleias legislativas com objetivo de levar soluções de informática ao Poder Legislativo de todo país.


Ramiro Batista da Luz, servidor programador da Câmara de Curitiba, foi um desses talentos, que o Ferri trouxe para a comunidade do Engitec. Na abertura do evento, Ramiro lembrou com muita emoção do grande amigo, que, infelizmente, faleceu vítima de câncer.


Ele contou que conheceu Ferri no final dos anos 90, a partir de um encontro de uma comunidade de python (linguagem de programação que é utilizada para desenvolver vários sistemas do Interlegis). Foi ele quem proporcionou que o Ramiro desse sua primeira palestra nacional de programação, em Brasília.


"Foi muito emocionante pra mim, vir à capital do país. Eu morava em Curitiba, mas na periferia de uma cidade da região metropolitana. Morava numa rua de chão, saí a pé, com mochila, caminhando ao lado de cavalos, peguei três ônibus para chegar ao aeroporto e vim. Cheguei na capital do país, e dei um curso de programação, que foi muito importante para a minha carreria", recordou Ramiro, muito emocionado.


A partir daí, Ramiro só alçou voos mais altos. Já deu cursos e palestras pelo Brasil inteiro, e já participou de eventos de programação nos Estados Unidos, Itália e Japão. "Foi ele quem me mostrou esse mundo. Foi ele quem me puxou para o Engitec", acrescentou. “Na abertura desse evento, a gente não podia deixar de lembrar do Ferri, um cara de grande coração, que deu uma enorme contribuição para o Engitec ser o que é hoje”.


UBUNTU

Essa profunda conexão entre os membros da comunidade pode se explicar pela filosofia africana chamada Ubuntu, que permeia todo evento. “O Engitec só é possível por causa desse espírito de solidariedade, cooperação e trabalho voluntário. É entender que não fazemos nada sozinhos e precisamos estar conectados. É entender que eu sou porque nós somos”, explica Alzira Fernanda, a presidente do Engitec.


SEGUE O EVENTO

O 13° Engitec - Rumo ao Parlamento do Futuro - é considerado o evento mais tradicional, precursor e impulsionador da transformação digital do Poder Legislativo. Os servidores da Câmara de Cáceres participam ativamente do evento, por meio de palestras e cursos de capacitação na área digital. O evento prossegue nesta sexta, com mais integração dos órgãos que fazem parte do Poder Legislativo brasileiro. 

Ele foi criado há mais de dez anos pelo Grupo Interlegis de Tecnologia (GITEC). Trata-se de uma comunidade que trabalha de forma colaborativa, com objetivo de promover o intercâmbio de informações e conhecimento, para resolver problemas práticos das Casa Legislativas.


por Marcio Camilo da Cruz 


Mais Visitados O Futuro das Câmaras Municipais: da Governança à Esperança , O FUTURO É EFICIÊNCIA NOS MUNICÍPIOS! , Sapl: Tecnologia A Serviço Da Transparência E Economicidade No Legislativo Brasileiro , Um Marco Para A História Da Liderança Feminina , Lançamento Do Livro “Gestão Pública No Século Xxi” Reúne Especialistas Em Brasília

Veja outras matérias

Salário Mínimo e Custo de Vida nos EUA Mistérios dos Tênis de Corrida: Par Perfeito para seu Desempenho CL anuncia novo Head de Conteúdo O que o Brasil precisa para ter independência energética?" Avançando na Impressão 3D: Conheça os Filamentos Inovadores da 3DProcer Desafio de Mountain Bike tem apoio do Agronegócio Estrondo Kaizen Celebra 5 Anos Com Meta De Chegar A Dois Mil Alunos Em 2026 Saiba como os corredores de ônibus são essenciais para a eficiência do trânsito Plataforma Blu Revoluciona a Gestão Financeira das Indústrias com Segurança e Eficiência Hotéis e Resorts em Olímpia-SP Como Economizar na Compra de Materiais de Construção Rapha Mendonça e Ale Bento fazem, juntos, 100 anos e promovem ação de solidariedade diante a situação do RS Jogue sem oscilações e concorra a uma chave do Diablo IV com a parceria Exitlag, E-prepag e Atimopay! Bianchini No Digitalde Endividado E Sem Saber O Que Era Marketing A Ceo De Uma Agência Que Atende Grandes Marcas: A Virada De Plinio Bianchini A Necessidade de Conformidade: O Risco de Soluções Não Oficiais do WhatsApp em Licitações de Órgãos Públicos Uma Experiência Pessoal em um Mundo Digital RETENÇÃO NO FIES INVIABILIZA A CONTINUIDADE NA ADESÃO POR INSTITUIÇÕES PRIVADAS. Piska Auto Center | Oficina Mecânica em Barretos Análise da Letra de "Aves de Rapina" e Seu Significado para o Público Tradicional ao Inovador: Pequenas Empresas com Táticas de Startup Quase Metade Dos Roubos De Carga Em Entregas Em Sp Ocorre Entre 10H E 14H, Segundo Pesquisa Da Gif International Thiago Behlke o rei do repasse no Brasil Cultura Organizacional Forte É A Chave Para A Expansão De Negócios, Afirma Especialista Marcos Benutto Reverde: Economize na Sua Conta de Luz e Ajude o Planeta
O texto acima "Ubuntu: Engitec Traz Inovação Ao Poder Legislativo E Profunda Conexão Entre Os Membros Da Comunidade" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais