Economia MULHERES NA GOVERNANÇA

MULHERES NA GOVERNANÇA

Mulheres na Governança

Eduardo Gil da Silva Carreira*

Em termos gerais, Governança é utilização de mecanismos de liderança, estratégia e controle para avaliar, monitorar e direcionar a gestão com objetivo produzir melhores políticas públicas e serviços adequados. Uma das pioneiras no estudo da Governança, Cristiane Nardes, hoje diretora de Governança do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) e fundadora da Rede Governança Brasil (RGB), destaca a relevância das mulheres na Governança Pública.

Promover a participação plena e efetiva das mulheres, com igualdade de oportunidades em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública é um desafio global. A ausência feminina nesses espaços é perceptível e os números expõem o desequilíbrio. Em recente evento, Cristiane Nardes apresentou dados referentes à atuação das mulheres na política, demonstrando que o Brasil está na posição 94˚ no índice de desigualdade de gênero (IDG), na comparação entre 146 países, ficando bem atrás de países como o Moçambique (34º) e Bolívia (51º). Notadamente em países mais avançados, a mulher tem um papel mais efetivo no desenvolvimento, contribuindo para o crescimento da sociedade e tendo maior valorização em sua carreira. A Coordenadora do Comitê Governança no Poder Legislativo da RGB, Alzira Fernanda Brasil, destaca a presença e atuação feminina na rede, enfrentando os desafios da implantação das boas práticas de Governança, e gerenciamento de crises no âmbito governamental, com um profundo desejo de transformação. Pesquisa feita pela mestranda Monique Cardoso, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) com empresas brasileiras, relaciona a liderança feminina com melhores resultados em ESG (Environmental, Social and Governance), e indicam que a presença feminina faz bem aos negócios e traz lucros maiores e por mais tempo. Contudo, ainda há resistência em derrubar as barreiras da diversidade, mesmo diante dos números, permanecendo inalterado o percentual de gestoras nas últimas décadas.

Em que pese o caminho da inclusão esteja sendo trilhado, resta evidente que ainda é muito pouco, devendo a temática ser constantemente abordada por meio de debate propositivo, para que tenhamos mais mulheres em cargos de liderança, em diferentes espaços. As duplas e mesmo triplas jornadas femininas dificultam o desenvolvimento educacional e profissional. Há diversas situações limitantes, que margeiam a discriminação de gênero, o que integra o dilema ético das organizações. Ainda, o inconsciente que considera as mulheres não aptas para determinadas carreiras ou funções; os assédios morais e sexuais; síndromes de impostoras (que são as próprias mulheres se julgando incapazes para evoluir em suas carreiras); o dilema entre a maternidade e carreira; a falta de apoio para cuidar dos filhos ou dos pais; e retaliações e perseguições que podem interromper uma carreira virtuosa, e impedem de alcançar funções de destaque.

Para progredir para uma sociedade mais justa, a diferenciação de gênero precisa ser observada, a fim de potencializar a colaboração feminina com as organizações por meio da diversidade de seus pensamentos, incrementando a criatividade e a inovação, resultando benefícios para sociedade. A representatividade das mulheres na Governança de organizações públicas e privadas, deve ser valorada e tratada com comprometimento, de forma a tracionar a presença feminina como agentes atuantes de transformação.


Na Foto: Cristiane Nardes, hoje diretora de Governança do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) e fundadora da Rede Governança Brasil (RGB), destaca a relevância das mulheres na Governança Pública. Foto: Arquivo pessoal.



*Eduardo Gil da Silva Carreira

Advogado OAB/RS 66.391

Membro do Comitê Governança no Poder Legislativo

da Rede Governança Brasil

Pós-Graduando em Governança Pública – EBRADI

Mais Visitados 6º Seminário Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos aborda a governança e seus mecanismos em palestra motivacional , Rondônia recebe, pela primeira vez, o Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos , São Paulo Recebe Encontro Inspirador Com José Roberto Marques, Dr. Victor Marques E Alzira Fernanda Brasil , Grande Prêmio Da Governança , Um Marco Para A História Da Liderança Feminina

Veja outras matérias

Unipac implanta Sala DOJÔ para reforçar a segurança no ambiente de trabalho JOINRS conclui uma rodada de investimento e recebe 1,7 milhões de Euros Grupo Delta Energia Investe em Energias Renováveis VILA PLURAL: O NOVO ESPAÇO DE CULTURA E ENTRETENIMENTO URBANO DE SÃO PAULO Depoimentos Sobre A Importância Do Engitec Para As Câmaras Municipais Brasileiras Maioria Dos Entes Públicos Ainda Não Alcança Maturidade Esperada Na Implementação Da Nova Lei De Licitações E Contratos (Lei 14.133) Banda Ĺiaz retorna às plataformas digitais após hiato de 5 meses Estudo Inédito Revela Maturidade Da Gestão Financeira Em Administradoras De Condomínios E Aponta Caminhos Para Crescimento Engehall: Orgulho LGBTQIAPN+ e Cursos Grátis por Diversidade! Teatro gratuito chega a Minas Gerais para alertar o público sobre a importância da sustentabilidade Como fazer análise da concorrência e se destacar em seu nicho de mercado Saiba o porquê ônibus é um transporte sustentável Mindset De Crescimento: O Guia Prático Para Transformar Desafios Em Lucro Empresa Nacional Revoluciona Educação Corporativa com Enfoque em ESG Victor Santos apresenta música e clipe inéditos Como a mobilidade no transporte público pode combater a desigualdade social Logística internacional, descubra as tendências e o impacto no mercado de Comex. Entenda a Residência Fiscal Americana: Um Guia Completo Intelectus Ai: Plataforma De Infoprodutos Na Web3 Revoluciona O Mercado E Esgota Tokens Na Primeira Fase Da Pré Venda Rodrigo GR6 é um dos principais impulsionadores da expansão da Música Urbana Agencia do Banco - Guia Completo de Bancos e Agências Bancárias no Brasil Qual a importância do transporte público para a sustentabilidade? Dicas para usar o transporte público no Rio de Janeiro FS Logistics se consolida como um dos aliados do agente de carga no Brasil
O texto acima "MULHERES NA GOVERNANÇA" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais