Economia MULHERES NA GOVERNANÇA

MULHERES NA GOVERNANÇA

Mulheres na Governança

Eduardo Gil da Silva Carreira*

Em termos gerais, Governança é utilização de mecanismos de liderança, estratégia e controle para avaliar, monitorar e direcionar a gestão com objetivo produzir melhores políticas públicas e serviços adequados. Uma das pioneiras no estudo da Governança, Cristiane Nardes, hoje diretora de Governança do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) e fundadora da Rede Governança Brasil (RGB), destaca a relevância das mulheres na Governança Pública.

Promover a participação plena e efetiva das mulheres, com igualdade de oportunidades em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública é um desafio global. A ausência feminina nesses espaços é perceptível e os números expõem o desequilíbrio. Em recente evento, Cristiane Nardes apresentou dados referentes à atuação das mulheres na política, demonstrando que o Brasil está na posição 94˚ no índice de desigualdade de gênero (IDG), na comparação entre 146 países, ficando bem atrás de países como o Moçambique (34º) e Bolívia (51º). Notadamente em países mais avançados, a mulher tem um papel mais efetivo no desenvolvimento, contribuindo para o crescimento da sociedade e tendo maior valorização em sua carreira. A Coordenadora do Comitê Governança no Poder Legislativo da RGB, Alzira Fernanda Brasil, destaca a presença e atuação feminina na rede, enfrentando os desafios da implantação das boas práticas de Governança, e gerenciamento de crises no âmbito governamental, com um profundo desejo de transformação. Pesquisa feita pela mestranda Monique Cardoso, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) com empresas brasileiras, relaciona a liderança feminina com melhores resultados em ESG (Environmental, Social and Governance), e indicam que a presença feminina faz bem aos negócios e traz lucros maiores e por mais tempo. Contudo, ainda há resistência em derrubar as barreiras da diversidade, mesmo diante dos números, permanecendo inalterado o percentual de gestoras nas últimas décadas.

Em que pese o caminho da inclusão esteja sendo trilhado, resta evidente que ainda é muito pouco, devendo a temática ser constantemente abordada por meio de debate propositivo, para que tenhamos mais mulheres em cargos de liderança, em diferentes espaços. As duplas e mesmo triplas jornadas femininas dificultam o desenvolvimento educacional e profissional. Há diversas situações limitantes, que margeiam a discriminação de gênero, o que integra o dilema ético das organizações. Ainda, o inconsciente que considera as mulheres não aptas para determinadas carreiras ou funções; os assédios morais e sexuais; síndromes de impostoras (que são as próprias mulheres se julgando incapazes para evoluir em suas carreiras); o dilema entre a maternidade e carreira; a falta de apoio para cuidar dos filhos ou dos pais; e retaliações e perseguições que podem interromper uma carreira virtuosa, e impedem de alcançar funções de destaque.

Para progredir para uma sociedade mais justa, a diferenciação de gênero precisa ser observada, a fim de potencializar a colaboração feminina com as organizações por meio da diversidade de seus pensamentos, incrementando a criatividade e a inovação, resultando benefícios para sociedade. A representatividade das mulheres na Governança de organizações públicas e privadas, deve ser valorada e tratada com comprometimento, de forma a tracionar a presença feminina como agentes atuantes de transformação.


Na Foto: Cristiane Nardes, hoje diretora de Governança do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) e fundadora da Rede Governança Brasil (RGB), destaca a relevância das mulheres na Governança Pública. Foto: Arquivo pessoal.



*Eduardo Gil da Silva Carreira

Advogado OAB/RS 66.391

Membro do Comitê Governança no Poder Legislativo

da Rede Governança Brasil

Pós-Graduando em Governança Pública – EBRADI

Mais Visitados O Futuro das Câmaras Municipais: da Governança à Esperança , São Paulo Recebe Encontro Inspirador Com José Roberto Marques, Dr. Victor Marques E Alzira Fernanda Brasil , Senado Federal Firma Compromisso Com Integração E Desenvolvimento Das Câmaras Municipais , Diretora Geral Do Senado Federal Destaca Importância Do Engitec Para Transformação Digital E Inovação Das Câmaras Muncipais , Uma Líder Que Inspira Com Bom Humor E Conquista Com Autenticidade

Veja outras matérias

Empresa Brasileira Briga Pela Liderança No Mercado De Crm E Gestão De Vendas Com Meta De Faturamento De R$40 Milhões Em 2025 Escolha o shampoo em barra perfeito na Relax Cosméticos. Lumu Lista Três Aplicações Para Aprimorar A Cibersegurança Com O Uso De Ia Generativa Container IBC de 1000 Litros: Eficiência e Versatilidade no Armazenagem e Transporte de Líquidos Dia Nacional do Milho: Importância no agronegócio brasileiro Como promover um salão de beleza em 2023? Como se tornar um bom profissional de marketing? Entupiu? Como escolher uma desentupidora de confiança em São Paulo? Asteriumland Lança “Primavera Rosa / Pink Spring” E Celebra O Florescer Com Música Bilíngue Para Crianças E Famílias Peça Teatral Inspira Jovens De Barra Velha A Resolver Problemas Ambientais Em Maratona De Inovação Nayuta Capital Amplia Atuação No Brasil Com Assessoria Financeira Para Empresas Chinesas Search Funds Sob Nova Liderança: Conheça Um Jovem Ceo Que Está Revolucionando O Mercado De Tecnologia Saiba Tudo Sobre As Normas E Especificações De Parafusos Nick Monteiro Concluí Etapa Canadense Do Usf Pro 2000 Dentro Do Top 10 Explorando as Capacidades dos Filamentos PLA e ABS da 3DProcer para Impressão 3D Amazonas Planejados Inova no Mercado de Móveis Planejados Questionpro E Marketculture Firmam Parceria Para Impulsionar A Centralidade Nos Colaboradores E Clientes Vem Aí O 'Ii Festival De Vinhos & Espumantes São Roque' No Catarina Fashion Outlet Falsos torcedores: Uma mancha no Instagram dos times da Série A? Dr Renato Coutinho Realiza Ação Social Em Araraquara Paixão pelo agronegócio, Adelaide Britto impulsiona a superar novos desafios e busca oportunidades de crescimento. Webinar Gratuito Debate Como Decisões Estratégicas De Recrutamento Podem Gerar Economia E Fortalecer Empresas Em junho, Brasília recebe o maior evento de tecnologia e inovação do Legislativo A importância da Jornada orientada para o cliente.
O texto acima "MULHERES NA GOVERNANÇA" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais