Economia MULHERES NA GOVERNANÇA

MULHERES NA GOVERNANÇA

Mulheres na Governança

Eduardo Gil da Silva Carreira*

Em termos gerais, Governança é utilização de mecanismos de liderança, estratégia e controle para avaliar, monitorar e direcionar a gestão com objetivo produzir melhores políticas públicas e serviços adequados. Uma das pioneiras no estudo da Governança, Cristiane Nardes, hoje diretora de Governança do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) e fundadora da Rede Governança Brasil (RGB), destaca a relevância das mulheres na Governança Pública.

Promover a participação plena e efetiva das mulheres, com igualdade de oportunidades em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública é um desafio global. A ausência feminina nesses espaços é perceptível e os números expõem o desequilíbrio. Em recente evento, Cristiane Nardes apresentou dados referentes à atuação das mulheres na política, demonstrando que o Brasil está na posição 94˚ no índice de desigualdade de gênero (IDG), na comparação entre 146 países, ficando bem atrás de países como o Moçambique (34º) e Bolívia (51º). Notadamente em países mais avançados, a mulher tem um papel mais efetivo no desenvolvimento, contribuindo para o crescimento da sociedade e tendo maior valorização em sua carreira. A Coordenadora do Comitê Governança no Poder Legislativo da RGB, Alzira Fernanda Brasil, destaca a presença e atuação feminina na rede, enfrentando os desafios da implantação das boas práticas de Governança, e gerenciamento de crises no âmbito governamental, com um profundo desejo de transformação. Pesquisa feita pela mestranda Monique Cardoso, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) com empresas brasileiras, relaciona a liderança feminina com melhores resultados em ESG (Environmental, Social and Governance), e indicam que a presença feminina faz bem aos negócios e traz lucros maiores e por mais tempo. Contudo, ainda há resistência em derrubar as barreiras da diversidade, mesmo diante dos números, permanecendo inalterado o percentual de gestoras nas últimas décadas.

Em que pese o caminho da inclusão esteja sendo trilhado, resta evidente que ainda é muito pouco, devendo a temática ser constantemente abordada por meio de debate propositivo, para que tenhamos mais mulheres em cargos de liderança, em diferentes espaços. As duplas e mesmo triplas jornadas femininas dificultam o desenvolvimento educacional e profissional. Há diversas situações limitantes, que margeiam a discriminação de gênero, o que integra o dilema ético das organizações. Ainda, o inconsciente que considera as mulheres não aptas para determinadas carreiras ou funções; os assédios morais e sexuais; síndromes de impostoras (que são as próprias mulheres se julgando incapazes para evoluir em suas carreiras); o dilema entre a maternidade e carreira; a falta de apoio para cuidar dos filhos ou dos pais; e retaliações e perseguições que podem interromper uma carreira virtuosa, e impedem de alcançar funções de destaque.

Para progredir para uma sociedade mais justa, a diferenciação de gênero precisa ser observada, a fim de potencializar a colaboração feminina com as organizações por meio da diversidade de seus pensamentos, incrementando a criatividade e a inovação, resultando benefícios para sociedade. A representatividade das mulheres na Governança de organizações públicas e privadas, deve ser valorada e tratada com comprometimento, de forma a tracionar a presença feminina como agentes atuantes de transformação.


Na Foto: Cristiane Nardes, hoje diretora de Governança do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) e fundadora da Rede Governança Brasil (RGB), destaca a relevância das mulheres na Governança Pública. Foto: Arquivo pessoal.



*Eduardo Gil da Silva Carreira

Advogado OAB/RS 66.391

Membro do Comitê Governança no Poder Legislativo

da Rede Governança Brasil

Pós-Graduando em Governança Pública – EBRADI

Mais Visitados PRONAGOV será lançado nesta sexta-feira (24) , Um Marco Para A História Da Liderança Feminina , Lideranças Debatem Futuro Do Poder Legislativo Em Encontro Em Brasília , João Morales: Uma Gestão Marcada Por Eficiência, Modernização E Respeito , Carlos Lair: 59 Anos De Vida E 36 Anos De Casamento Com Tereza Marlen, Um Pilar Do Engitec E Do Poder Legislativo

Veja outras matérias

Techsocial E Foresea Celebram Reconhecimento No Prêmio Inbrasc 2024 Por Inovação Em Supply Chain Atelex Telecom: Redefinindo o Atendimento ao Cliente no Setor de Telecomunicações 15ª Engitec Edição Deste Ano Discute As Tecnologias Para Integrar O Legislativo Brasileiro O que o Brasil precisa para ter independência energética?" DHI BRASIL chega a Brasília trazendo técnicas avançadas em transplante capilar 10 detetives famosos da vida real Nota Fiscal de remessa: o que é e para que serve esse documento fiscal? Colheita de algodão: crescimento e benefícios da safra no agronegócio nacional Transformando Vidas, Promovendo Esperança: Zimbabue Token (Zim) Lança Iniciativa Para Apoiar Comunidades Carentes Com O Ep "F", Ferato Completa Ciclo De Lançamentos Em Bossa Nova Outubro Rosa: A Realidade Por Trás Das Dores Uma Reflexão Sobre A Gratidão Na Luta Contra O Câncer De Mama, Guiada Por Flávia Da Veiga, Especialista Em Ciência Da Felicidade Lítio Verde Gera Mais De 100 Oportunidades De Trabalho No Vale Do Jequitinhonha Falsos torcedores: Uma mancha no Instagram dos times da Série A? Por que o Filamento ABS é Essencial para seus Projetos de Impressão 3D Indaiatuba recebe a 43ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe Projeto Impacta Mais De Duas Mil Pessoas Em Cidades Goianas Com Arte E Educação Ambiental Responsabilidade social: Entenda o que é e qual a importância Lar Sírio Pró Infância Promove 2ª Exposição De Carros Clássicos No Dia 5 De Abril E-commerce nacional em ascensão: Como a lojadaesquina.net está desafiando o mercado de importados Torcida Do Botafogo Rumo A Buenos Aires: Mobilização Histórica Com 100 Ônibus Confirmados Saiba como escolher um plano de saúde ideal para você Alisson T. Araújo Diretor de Fotografia marca presença no Tapete Vermelho do Festival de Cinema de Gramado A Revolução Quântica Na Saúde: O Que Já Está Mudando E O Que Ainda Está Por Vir Ubuntu: Engitec Traz Inovação Ao Poder Legislativo E Profunda Conexão Entre Os Membros Da Comunidade
O texto acima "MULHERES NA GOVERNANÇA" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais