Economia MULHERES NA GOVERNANÇA

MULHERES NA GOVERNANÇA

Mulheres na Governança

Eduardo Gil da Silva Carreira*

Em termos gerais, Governança é utilização de mecanismos de liderança, estratégia e controle para avaliar, monitorar e direcionar a gestão com objetivo produzir melhores políticas públicas e serviços adequados. Uma das pioneiras no estudo da Governança, Cristiane Nardes, hoje diretora de Governança do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) e fundadora da Rede Governança Brasil (RGB), destaca a relevância das mulheres na Governança Pública.

Promover a participação plena e efetiva das mulheres, com igualdade de oportunidades em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública é um desafio global. A ausência feminina nesses espaços é perceptível e os números expõem o desequilíbrio. Em recente evento, Cristiane Nardes apresentou dados referentes à atuação das mulheres na política, demonstrando que o Brasil está na posição 94˚ no índice de desigualdade de gênero (IDG), na comparação entre 146 países, ficando bem atrás de países como o Moçambique (34º) e Bolívia (51º). Notadamente em países mais avançados, a mulher tem um papel mais efetivo no desenvolvimento, contribuindo para o crescimento da sociedade e tendo maior valorização em sua carreira. A Coordenadora do Comitê Governança no Poder Legislativo da RGB, Alzira Fernanda Brasil, destaca a presença e atuação feminina na rede, enfrentando os desafios da implantação das boas práticas de Governança, e gerenciamento de crises no âmbito governamental, com um profundo desejo de transformação. Pesquisa feita pela mestranda Monique Cardoso, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) com empresas brasileiras, relaciona a liderança feminina com melhores resultados em ESG (Environmental, Social and Governance), e indicam que a presença feminina faz bem aos negócios e traz lucros maiores e por mais tempo. Contudo, ainda há resistência em derrubar as barreiras da diversidade, mesmo diante dos números, permanecendo inalterado o percentual de gestoras nas últimas décadas.

Em que pese o caminho da inclusão esteja sendo trilhado, resta evidente que ainda é muito pouco, devendo a temática ser constantemente abordada por meio de debate propositivo, para que tenhamos mais mulheres em cargos de liderança, em diferentes espaços. As duplas e mesmo triplas jornadas femininas dificultam o desenvolvimento educacional e profissional. Há diversas situações limitantes, que margeiam a discriminação de gênero, o que integra o dilema ético das organizações. Ainda, o inconsciente que considera as mulheres não aptas para determinadas carreiras ou funções; os assédios morais e sexuais; síndromes de impostoras (que são as próprias mulheres se julgando incapazes para evoluir em suas carreiras); o dilema entre a maternidade e carreira; a falta de apoio para cuidar dos filhos ou dos pais; e retaliações e perseguições que podem interromper uma carreira virtuosa, e impedem de alcançar funções de destaque.

Para progredir para uma sociedade mais justa, a diferenciação de gênero precisa ser observada, a fim de potencializar a colaboração feminina com as organizações por meio da diversidade de seus pensamentos, incrementando a criatividade e a inovação, resultando benefícios para sociedade. A representatividade das mulheres na Governança de organizações públicas e privadas, deve ser valorada e tratada com comprometimento, de forma a tracionar a presença feminina como agentes atuantes de transformação.


Na Foto: Cristiane Nardes, hoje diretora de Governança do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) e fundadora da Rede Governança Brasil (RGB), destaca a relevância das mulheres na Governança Pública. Foto: Arquivo pessoal.



*Eduardo Gil da Silva Carreira

Advogado OAB/RS 66.391

Membro do Comitê Governança no Poder Legislativo

da Rede Governança Brasil

Pós-Graduando em Governança Pública – EBRADI

Mais Visitados Rondônia recebe, pela primeira vez, o Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos , Margô Coffee Bar: O Refúgio De Alegria E Música Boa Em Sorocaba , Carlos Lair: 59 Anos De Vida E 36 Anos De Casamento Com Tereza Marlen, Um Pilar Do Engitec E Do Poder Legislativo , Ubuntu: Engitec Traz Inovação Ao Poder Legislativo E Profunda Conexão Entre Os Membros Da Comunidade , A Evolução Tecnológica Nas Sessões Plenárias Com Apoio Do Interlegis

Veja outras matérias

Conflitos de gerações nas empresas: compreendendo as diferenças e investindo em liderança humanizada Spot Soluções e TCL: Pioneirismo Brasileiro na Tecnologia Imersiva para 2024 Farmácia especializada em medicamentos especiais recorrente é lançada Copa Truck Petrobras – Beto Monteiro Conclui As Atividades De Potenza Com Pódio Na Primeira Corrida Alimentação fitness: a importância de comer de forma saudável para obter o corpo desejado Lançamento De “Os Obstáculos Da Fé Hidrogênio é aposta para descarbonização da economia mundial Mês Do Consumidor: Genera Oferece Descontos De Até 65% Em Testes Genéticos Assis e Mollerke Assessoria de Cobranças auxilia empresas com inadimplentes Alisson T. Araújo Diretor de Fotografia marca presença no Tapete Vermelho do Festival de Cinema de Gramado Jovens Empreendedores Lançam O Tonico: Uma Nova Ia Brasileira Para Atendimento No Mercado Financeiro Guia Completo de Bancos e Agências Da Descoberta Ao Cuidado: 8 Testes Genéticos Para Cada Etapa Da Jornada Da Maternidade Advisor Talks 2024: um novo evento digital para assessores de investimentos Milkan: garantia de qualidade e segurança alimentar em soluções agropecuárias WGP 76: Brasil e Chile na disputa pelo cinturão Cruzador Como Monica Marchett a empresária do gado nelore apoia o esporte Snappy: A Nova Plataforma Revolucionária De Conteúdo Para Criadores Digitais Comprar Backlinks: Um Guia Definitivo para Aumentar o Posicionamento do Seu Site Caixa Separadora de Água e Óleo: Sustentabilidade e suas características Edital para concurso para ingresso no Instituto Tecnológico da Aeronáutica publicado: 150 vagas de nível médio Inclusão no transporte público: acessibilidade proporciona independência aos deficientes Dia nacional de combate ao colesterol: A importância da alimentação para o desempenho escolar das crianças Tio Galera Lança Projeto "Jesus Is A Beatmaker" A Fusão Definitiva Entre Rock E Trap Em Versões Instrumentais
O texto acima "MULHERES NA GOVERNANÇA" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais