Tecnologia Como a tecnologia tem influenciado a mobilidade urbana

Como a tecnologia tem influenciado a mobilidade urbana

A tecnologia tem ajudado a otimizar o transporte público em todo o Brasil, aumentando a mobilidade urbana e o acesso a soluções inovadoras de locomoção.

O uso de plataformas e aplicativos permitem maior conectividade entre os usuários, enquanto investimentos públicos e privados transformaram as vias e terminais.

Nos tópicos abaixo, entenda a influência da tecnologia na mobilidade urbana e as principais inovações que tornaram o cenário público brasileiro mais inovador e sustentável.

Tecnologia e transporte público

A tecnologia tem um impacto significativo na mobilidade urbana, especialmente no uso do transporte público.

Graças a novas soluções e investimentos públicos, foi possível adotar medidas que otimizam o serviço e facilitam o uso pelos passageiros. Veja alguns exemplos que se destacam:

Aplicativo de transporte

Os aplicativos de transporte público têm sido cada vez mais comuns em cidades de todo o mundo.

Eles permitem que os usuários planejem suas viagens com antecedência, obtenham informações em tempo real sobre horários de ônibus, trens e metrôs, além de receberem notificações sobre atrasos e interrupções no serviço.

Esses aplicativos também fornecem dados sobre rotas e opções de transporte, facilitando a escolha do melhor meio de locomoção para chegar ao destino.

Estimativa de tempo

No Rio de Janeiro, por exemplo, a prefeitura implementou um sistema no qual o usuário consegue estimar o tempo de chegada do BRT. Nos terminais foram instaladas placas com QR Code onde o usuário pode acessar através do celular o itinerário e o tempo previsto para a chegada do ônibus.

Outro dado importante é que com a ampliação da frota do BRT, cujos veículos foram fornecidos pela Guanabara Diesel, empresa liderada por Jacob Barata Filho, o tempo de espera para embarcar nos ônibus teve uma redução significativa. Com 110 novos ônibus circulando pelo corredor Transcarioca, os intervalos das linhas diminuíram 54%.

Pagamento com cartão de débito/crédito

O pagamento do transporte público por meio de cartão de crédito e débito são medidas recentes, mas que conquistaram os utilizadores em diversas regiões.

Isso porque a tecnologia permite que os usuários paguem suas passagens com facilidade, sem a necessidade de adquirir um cartão de transporte local.

Como consequência, significa menos tempo gasto em filas para compra de bilhetes e maior praticidade no uso do transporte público.

Rotas mais rápidas

Com o uso da tecnologia, algumas cidades têm implementado rotas otimizadas para o transporte público, permitindo que os usuários possam percorrer distâncias maiores em menos tempo.

Além disso, diversas localidades estão implementando sistemas de priorização para os ônibus, o que permite que sigam por vias mais rápidas e eficientes.

O que esperar da mobilidade urbana?

A tendência é que a mobilidade urbana seja impactada cada vez mais pela tecnologia e adoção de novos hábitos de locomoção. De acordo com um relatório do Oliver Wyman Forum, a estimativa é que esse setor cresça 75% até 2030.

Ainda segundo a pesquisa, a mobilidade urbana estará ligada a utilização de novas tecnologias, gestão de frotas, automatização de operações, integração de novos modais e, principalmente, nas mudanças de hábitos dos passageiros que têm buscado alternativas mais sustentáveis de locomoção e deixado de lado o uso de carro próprio. 

Mais Visitados Dia da Escola: a importância e o papel da escola na nossa formação , Dia do Jornalista: confira entrevistas de grandes nomes do jornalismo brasileiro , Como o transporte coletivo contribui para a redução de congestionamentos , Liquidação outono/inverno: estratégias para impulsionar vendas no varejo e e-commerce , Entenda as melhorias que o BRT trouxe para o transporte público

Veja outras matérias

Descubra as Maravilhas da Impressão 3D com o Filamento PLA da 3DProcer Rodrigo GR6: da periferia ao topo da indústria musical Advisor Talks 2024: um novo evento digital para assessores de investimentos Nova parceria: Elogiou + GreatPages Dupla cria plataforma online de venda de mídia em rádios que já gerou novos negócios para mais de 80 rádios Detetive Particular em São Paulo: Onde Encontrar Serviços Profissionais Por Que É Perigoso Misturar Água Pluvial Com Esgoto Em Jundiaí? ONG Paraíso dos Focinhos organiza rifa solidária para vacinar animais resgatados Techsocial Redefine A Gestão De Fornecedores Com Soluções Inovadoras Em Tecnologia Rodrigo Teaser leva público ao delírio com espetáculo autoral no Bourbon BRT x VLT: qual a diferença entre esses meios de transporte? Calibrador de Pneus: A Importância da Manutenção Adequada para a Segurança e Eficiência Veicular Empreendimentos na moda masculina Desafios das apostas esportivas no rádio são tema de painel no SET EXPO 2024 Ferato Explora A Fragilidade Das Relações Em Seu Novo Single “Faltou O Que?” Os Impactos Dos Conflitos Políticos E O Risco À Ordem Democrática Os desafios de uma startup do setor de transportes, segundo o seu CEO Empresa Nacional Revoluciona Educação Corporativa com Enfoque em ESG Imposto de Renda para Não Residentes: Aluguel de Imóvel no Brasil Drop Lança Mini Quadriciclo Elétrico Infantil Inédito No Brasil Com Foco Na Sustentabilidade 10 Tendências De Seo Para E Commerce: Impulsionando Vendas Online Em 2025 Novas paradas de ônibus modernizam o transporte no Recife Se uma empresa de telecom não for inovadora, ela será atropelada Reginaldo Leme participa da APAS Show junto a empresa de Sistemas de gestão para Supermercados RP INFO
O texto acima "Como a tecnologia tem influenciado a mobilidade urbana" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais