Tecnologia Como a tecnologia tem influenciado a mobilidade urbana

Como a tecnologia tem influenciado a mobilidade urbana

A tecnologia tem ajudado a otimizar o transporte público em todo o Brasil, aumentando a mobilidade urbana e o acesso a soluções inovadoras de locomoção.

O uso de plataformas e aplicativos permitem maior conectividade entre os usuários, enquanto investimentos públicos e privados transformaram as vias e terminais.

Nos tópicos abaixo, entenda a influência da tecnologia na mobilidade urbana e as principais inovações que tornaram o cenário público brasileiro mais inovador e sustentável.

Tecnologia e transporte público

A tecnologia tem um impacto significativo na mobilidade urbana, especialmente no uso do transporte público.

Graças a novas soluções e investimentos públicos, foi possível adotar medidas que otimizam o serviço e facilitam o uso pelos passageiros. Veja alguns exemplos que se destacam:

Aplicativo de transporte

Os aplicativos de transporte público têm sido cada vez mais comuns em cidades de todo o mundo.

Eles permitem que os usuários planejem suas viagens com antecedência, obtenham informações em tempo real sobre horários de ônibus, trens e metrôs, além de receberem notificações sobre atrasos e interrupções no serviço.

Esses aplicativos também fornecem dados sobre rotas e opções de transporte, facilitando a escolha do melhor meio de locomoção para chegar ao destino.

Estimativa de tempo

No Rio de Janeiro, por exemplo, a prefeitura implementou um sistema no qual o usuário consegue estimar o tempo de chegada do BRT. Nos terminais foram instaladas placas com QR Code onde o usuário pode acessar através do celular o itinerário e o tempo previsto para a chegada do ônibus.

Outro dado importante é que com a ampliação da frota do BRT, cujos veículos foram fornecidos pela Guanabara Diesel, empresa liderada por Jacob Barata Filho, o tempo de espera para embarcar nos ônibus teve uma redução significativa. Com 110 novos ônibus circulando pelo corredor Transcarioca, os intervalos das linhas diminuíram 54%.

Pagamento com cartão de débito/crédito

O pagamento do transporte público por meio de cartão de crédito e débito são medidas recentes, mas que conquistaram os utilizadores em diversas regiões.

Isso porque a tecnologia permite que os usuários paguem suas passagens com facilidade, sem a necessidade de adquirir um cartão de transporte local.

Como consequência, significa menos tempo gasto em filas para compra de bilhetes e maior praticidade no uso do transporte público.

Rotas mais rápidas

Com o uso da tecnologia, algumas cidades têm implementado rotas otimizadas para o transporte público, permitindo que os usuários possam percorrer distâncias maiores em menos tempo.

Além disso, diversas localidades estão implementando sistemas de priorização para os ônibus, o que permite que sigam por vias mais rápidas e eficientes.

O que esperar da mobilidade urbana?

A tendência é que a mobilidade urbana seja impactada cada vez mais pela tecnologia e adoção de novos hábitos de locomoção. De acordo com um relatório do Oliver Wyman Forum, a estimativa é que esse setor cresça 75% até 2030.

Ainda segundo a pesquisa, a mobilidade urbana estará ligada a utilização de novas tecnologias, gestão de frotas, automatização de operações, integração de novos modais e, principalmente, nas mudanças de hábitos dos passageiros que têm buscado alternativas mais sustentáveis de locomoção e deixado de lado o uso de carro próprio. 

Mais Visitados Gás natural: solução barata e limpa para o Brasil , Transporte público como aliado no investimento em sustentabilidade , Como vender mais no Dia dos Namorados? , Importância e força do empreendedorismo feminino , Entenda a diferença entre BRT x VLT

Veja outras matérias

Promessas do Surf: esses são brasileiros que brilham no ranking mundial júnior Dia do escritor: confira os artistas da área mais proeminentes no Brasil Dia da Mulher: a participação das mulheres no varejo Explique.com.br revoluciona o conhecimento com a tecnologia GPT-4 Festa Aceita de Atibaia, no interior de São Paulo, figura entre as Melhores Iniciativas LGBTQIAP+ em Prêmio promovido pelo Ministério da Cultura Intelectus Ai: Plataforma De Infoprodutos Em Web3 Esgota Tokens E Capta Mais De 50 Mil Dólares Na Primeira Fase De Pré Venda Como Otimizar O Seo Para A Alexa Da Amazon Dupla Residência Fiscal: Perguntas Frequentes Dia Nacional do Turismo: 4 destinos brasileiros para estar em contato com a natureza A jornada de Iza Paes, do sucesso nos anos 2000 à consolidação como artista solo na música brasileira Delta Energia capta R$ 250 milhões na estreia no mercado de capitais Atibaia Receberá O Grande Evento Do Movimento Arrasta Para Cima Como fazer análise da concorrência e se destacar em seu nicho de mercado Inteligência artificial usa dados do sistema público de saúde para prever infarto e AVC Calibrador de pneus para postos de gasolina e clientes finais! Livro “A máquina que mudou o mundo” que disseminou o sistema lean no mundo é relançado no Brasil Techsocial E Foresea Celebram Reconhecimento No Prêmio Inbrasc 2024 Por Inovação Em Supply Chain A Nova Revista Detetive: Informação Técnica E Experiência Na Investigação 4 tendências e obstáculos do transporte público no país Qual o Melhor Hidratante Corporal em Barra? Escolha a Versão Perfeita para Você Nayuta Capital Facilita Novos Investimentos Chineses Em Setores Chave Do Brasil Os perigos de não contratar uma empresa de dedetização Grande Prêmio Da Governança Explosão de Demandas por Cargas Fracionadas em Datas Festivas Impulsiona Plataforma do Transvias
O texto acima "Como a tecnologia tem influenciado a mobilidade urbana" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais