Tecnologia Como a tecnologia tem influenciado a mobilidade urbana

Como a tecnologia tem influenciado a mobilidade urbana

A tecnologia tem ajudado a otimizar o transporte público em todo o Brasil, aumentando a mobilidade urbana e o acesso a soluções inovadoras de locomoção.

O uso de plataformas e aplicativos permitem maior conectividade entre os usuários, enquanto investimentos públicos e privados transformaram as vias e terminais.

Nos tópicos abaixo, entenda a influência da tecnologia na mobilidade urbana e as principais inovações que tornaram o cenário público brasileiro mais inovador e sustentável.

Tecnologia e transporte público

A tecnologia tem um impacto significativo na mobilidade urbana, especialmente no uso do transporte público.

Graças a novas soluções e investimentos públicos, foi possível adotar medidas que otimizam o serviço e facilitam o uso pelos passageiros. Veja alguns exemplos que se destacam:

Aplicativo de transporte

Os aplicativos de transporte público têm sido cada vez mais comuns em cidades de todo o mundo.

Eles permitem que os usuários planejem suas viagens com antecedência, obtenham informações em tempo real sobre horários de ônibus, trens e metrôs, além de receberem notificações sobre atrasos e interrupções no serviço.

Esses aplicativos também fornecem dados sobre rotas e opções de transporte, facilitando a escolha do melhor meio de locomoção para chegar ao destino.

Estimativa de tempo

No Rio de Janeiro, por exemplo, a prefeitura implementou um sistema no qual o usuário consegue estimar o tempo de chegada do BRT. Nos terminais foram instaladas placas com QR Code onde o usuário pode acessar através do celular o itinerário e o tempo previsto para a chegada do ônibus.

Outro dado importante é que com a ampliação da frota do BRT, cujos veículos foram fornecidos pela Guanabara Diesel, empresa liderada por Jacob Barata Filho, o tempo de espera para embarcar nos ônibus teve uma redução significativa. Com 110 novos ônibus circulando pelo corredor Transcarioca, os intervalos das linhas diminuíram 54%.

Pagamento com cartão de débito/crédito

O pagamento do transporte público por meio de cartão de crédito e débito são medidas recentes, mas que conquistaram os utilizadores em diversas regiões.

Isso porque a tecnologia permite que os usuários paguem suas passagens com facilidade, sem a necessidade de adquirir um cartão de transporte local.

Como consequência, significa menos tempo gasto em filas para compra de bilhetes e maior praticidade no uso do transporte público.

Rotas mais rápidas

Com o uso da tecnologia, algumas cidades têm implementado rotas otimizadas para o transporte público, permitindo que os usuários possam percorrer distâncias maiores em menos tempo.

Além disso, diversas localidades estão implementando sistemas de priorização para os ônibus, o que permite que sigam por vias mais rápidas e eficientes.

O que esperar da mobilidade urbana?

A tendência é que a mobilidade urbana seja impactada cada vez mais pela tecnologia e adoção de novos hábitos de locomoção. De acordo com um relatório do Oliver Wyman Forum, a estimativa é que esse setor cresça 75% até 2030.

Ainda segundo a pesquisa, a mobilidade urbana estará ligada a utilização de novas tecnologias, gestão de frotas, automatização de operações, integração de novos modais e, principalmente, nas mudanças de hábitos dos passageiros que têm buscado alternativas mais sustentáveis de locomoção e deixado de lado o uso de carro próprio. 

Mais Visitados Gás natural: solução para descarbonização da eletricidade e da indústria , Gás natural: solução barata e limpa para o Brasil , Você sabe o que é busologia? , Entenda como o turismo ecológico auxilia na preservação do meio ambiente , Estratégias de lideranças bem-sucedidas: lições de empresários inspiradores

Veja outras matérias

Cardio: Antes ou Depois do Treino? Descubra o Melhor Momento para Maximizar seus Resultados Engehall: Orgulho LGBTQIAPN+ e Cursos Grátis por Diversidade! Reginaldo Leme participa da APAS Show junto a empresa de Sistemas de gestão para Supermercados RP INFO TOP 5 Sistemas Omnichannel no Brasil Kaizen Celebra 5 Anos Com Meta De Chegar A Dois Mil Alunos Em 2026 Guia: Salário Mínimo e Custo de Vida em Portugal Bateria do iPhone 15 vs. iPhone 15 Pro: Qual Aguenta Mais? 4 benefícios dos ônibus BRT para a mobilidade urbana Universo Baterias: Sua Loja de Bateria de Referência no Pará Dia Nacional das Comunicações: por que a conectividade é tão importante no meio rural? Franquias para faturar R$100 mil ou mais por mês Conheça a opção “Agendar agora” no Google Maps Tutóia recebe a dentista, Dra. Livia Santana, na colônia de Pescadores. Drones Na Investigação Peu Mendes Lança EP "Timeless Tunes" com Releituras de Clássicos Contemporâneos Nayuta Capital Amplia Atuação No Brasil Com Assessoria Financeira Para Empresas Chinesas Acn Reafirma Sua União E Solidariedade Com A Igreja Na Venezuela Cop 30 Acelera Agenda Esg E Redefine Critérios De Seleção De Fornecedores Rodrigo GR6: da periferia ao topo da indústria musical Valor Único no Varejo Farmacêutico: A Chave para Diferenciação e Sucesso Mês do cinema - Confira grandes nomes da TV e cinema nacional que já se aposentaram ou faleceram Dia da Família: a importância da família na escola FS Logistics Avalia o Impacto do Clima Extremo na Logística Internacional Dez anos de carreira de Lukeny Moço com concerto para 20 mil pessoas no Cazenga Luanda.
O texto acima "Como a tecnologia tem influenciado a mobilidade urbana" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais