Tecnologia Como a tecnologia tem influenciado a mobilidade urbana

Como a tecnologia tem influenciado a mobilidade urbana

A tecnologia tem ajudado a otimizar o transporte público em todo o Brasil, aumentando a mobilidade urbana e o acesso a soluções inovadoras de locomoção.

O uso de plataformas e aplicativos permitem maior conectividade entre os usuários, enquanto investimentos públicos e privados transformaram as vias e terminais.

Nos tópicos abaixo, entenda a influência da tecnologia na mobilidade urbana e as principais inovações que tornaram o cenário público brasileiro mais inovador e sustentável.

Tecnologia e transporte público

A tecnologia tem um impacto significativo na mobilidade urbana, especialmente no uso do transporte público.

Graças a novas soluções e investimentos públicos, foi possível adotar medidas que otimizam o serviço e facilitam o uso pelos passageiros. Veja alguns exemplos que se destacam:

Aplicativo de transporte

Os aplicativos de transporte público têm sido cada vez mais comuns em cidades de todo o mundo.

Eles permitem que os usuários planejem suas viagens com antecedência, obtenham informações em tempo real sobre horários de ônibus, trens e metrôs, além de receberem notificações sobre atrasos e interrupções no serviço.

Esses aplicativos também fornecem dados sobre rotas e opções de transporte, facilitando a escolha do melhor meio de locomoção para chegar ao destino.

Estimativa de tempo

No Rio de Janeiro, por exemplo, a prefeitura implementou um sistema no qual o usuário consegue estimar o tempo de chegada do BRT. Nos terminais foram instaladas placas com QR Code onde o usuário pode acessar através do celular o itinerário e o tempo previsto para a chegada do ônibus.

Outro dado importante é que com a ampliação da frota do BRT, cujos veículos foram fornecidos pela Guanabara Diesel, empresa liderada por Jacob Barata Filho, o tempo de espera para embarcar nos ônibus teve uma redução significativa. Com 110 novos ônibus circulando pelo corredor Transcarioca, os intervalos das linhas diminuíram 54%.

Pagamento com cartão de débito/crédito

O pagamento do transporte público por meio de cartão de crédito e débito são medidas recentes, mas que conquistaram os utilizadores em diversas regiões.

Isso porque a tecnologia permite que os usuários paguem suas passagens com facilidade, sem a necessidade de adquirir um cartão de transporte local.

Como consequência, significa menos tempo gasto em filas para compra de bilhetes e maior praticidade no uso do transporte público.

Rotas mais rápidas

Com o uso da tecnologia, algumas cidades têm implementado rotas otimizadas para o transporte público, permitindo que os usuários possam percorrer distâncias maiores em menos tempo.

Além disso, diversas localidades estão implementando sistemas de priorização para os ônibus, o que permite que sigam por vias mais rápidas e eficientes.

O que esperar da mobilidade urbana?

A tendência é que a mobilidade urbana seja impactada cada vez mais pela tecnologia e adoção de novos hábitos de locomoção. De acordo com um relatório do Oliver Wyman Forum, a estimativa é que esse setor cresça 75% até 2030.

Ainda segundo a pesquisa, a mobilidade urbana estará ligada a utilização de novas tecnologias, gestão de frotas, automatização de operações, integração de novos modais e, principalmente, nas mudanças de hábitos dos passageiros que têm buscado alternativas mais sustentáveis de locomoção e deixado de lado o uso de carro próprio. 

Mais Visitados 4 benefícios dos ônibus BRT para a mobilidade urbana , Projeto de Jiu-Jitsu “Do Tatame para Vida” realiza troca de faixas , Expansão do transporte público poderia reduzir em 40% as emissões de carbono , Como as boas práticas agrícolas e tecnologia estão impactando a safra do milho , Avanços e desafios do transporte público para PCDs

Veja outras matérias

Barbit, Finalista Do Corrida Das Blogueiras, Estreia Performance Em Atibaia No 3º Festival Mais Diversidade Guia Completo: Salário Mínimo e Custo de Vida na Alemanha Como vender mais no Dia dos Namorados? "Pops E Rebeldes" Resgata Arte Que Questiona Censura, Repressão E Violência Da Ditadura Endividamento atinge mais de 76% das famílias brasileiras, mostra estudo da CNC Permuta De Imóveis Entenda Como Funciona HolyGhost Madness, banda retorna a São Paulo! Projeto cultural traz teatro gratuito e aberto ao público a praças da Bahia Professor Demitido Por Denúncia Suspeita Denuncia Irregularidades E Aponta Desmonte Da Educação Pública Em São Paulo Propulsora pneumática e as vantagens para sua empresa Trajetoria De Davi Entenda a diferença entre BRT x VLT Sherlock Holmes: O Detetive Que Mudou Para Sempre O Gênero Policial Blaze desafia Anatel e Segunda Vara de Crimes Tributários após Decisão Judicial de Bloqueio Quais são os benefícios do box para banheiro? Explorando Gramado Qual a importância do transporte público para a sustentabilidade? Guaratt Explora O Amor E A Conexão Através Do Single “Teu Corpo” Sigma Lithium Obtém Licença Para A Mina De Barreiro Natal: Tempo De Esperança Para Casais Que Buscam A Maternidade Pessoa Digital é a assistente do .BB do Banco do Brasil Confira Quatro Passos Para Transformar Seu Relacionamento E Aumentar A Intimidade Com O Par Quase Metade Dos Roubos De Carga Em Entregas Em Sp Ocorre Entre 10H E 14H, Segundo Pesquisa Da Gif International BLAZE: Tira dos pobres e torna os Influencers mais ricos
O texto acima "Como a tecnologia tem influenciado a mobilidade urbana" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais