Economia Expansão do transporte público poderia reduzir em 40% as emissões de carbono

Expansão do transporte público poderia reduzir em 40% as emissões de carbono

Os investimentos em veículos de locomoção coletiva podem trazer uma série de vantagens para a mobilidade urbana. Desde o incentivo às opções de transporte sustentável até a oportunidade da implementação de inovações no setor podem integrar os benefícios desse tipo de aplicação.

Um exemplo disso é a expansão da integração de modais, que permite a transição entre veículos públicos, como ônibus, metrôs e trens, com o mesmo valor de tarifa. Desse modo, é possível estimular o uso de locomoções coletivas e o transporte urbano sustentável em diversas cidades, principalmente nas capitais.

Neste conteúdo, entenda melhor as razões pelas quais os investimentos em alternativas sustentáveis e viáveis para o transporte público são fundamentais, tal como os benefícios desse tipo de aplicação.

Benefícios de investir em transporte público

Como visto, os investimentos em transporte público são capazes de promover uma série de benefícios para a sociedade, o desenvolvimento urbano e a mobilidade nas cidades. A seguir, confira algumas das principais vantagens de contar com a inovação nos meios de transportes coletivos!

Mais economia

Com investimentos em integração de modais, por exemplo, é possível ter uma considerável redução de gastos com transporte público e aumentar os incentivos ao uso de veículos coletivos. O uso de uma mesma tarifa para um determinado intervalo de tempo torna mais viáveis as viagens pelas linhas de ônibus, metrôs, trens e demais opções.

Menos congestionamento

Dados da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) revelam que a relação entre ônibus e carros é de 1:47. Isso significa que 1 veículo coletivo pode diminuir mais de 40 automóveis circulando no trânsito.

Como consequência, é possível reduzir o congestionamento de vias, principalmente em horários de fluxo mais intenso. Tudo isso com economia de gastos e queima de combustíveis fósseis.

Facilidade de transporte e integração

A expansão do transporte público também viabiliza a facilidade do uso desses veículos. A integração dos modais garante uma melhor comunicação entre diferentes linhas e estações, monitoramento em tempo real, entre outras implementações favoráveis à mobilidade urbana.

Menos emissões de poluentes

Um carro é capaz de produzir cerca de 20 quilos de CO2 a cada 100 quilômetros, emissão cerca de 7 vezes maior que a de um ônibus. Com a diminuição da circulação de automóveis, é possível também reduzir os gases poluentes passados para a atmosfera.

A ampliação da frota do BRT, no Rio de Janeiro, por exemplo, é capaz de promover uma contribuição ainda maior para a redução de emissão de poluentes. Os veículos fornecidos pela empresa de viação de Jacob Barata Filho, contam com motores mais sustentáveis e econômicos.

Transporte público x produtividade econômica

Segundo o relatório Rethinking Urban Sprawl — em português, “Repensando a Expansão Urbana” —, da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), investimentos em redes de transporte eficientes são capazes de elevar a produtividade econômica de centros urbanos.

Isso porque aplicações tecnológicas e inovadoras no transporte público trazem facilidades para as pessoas. Por exemplo, a possibilidade de estimar o tempo de espera nas estações é capaz de otimizar até 30% do tempo dos passageiros. Na prática, esse benefício auxilia o deslocamento entre a casa e o ambiente de trabalho das pessoas, sendo um incentivo ao aumento da produtividade e do desempenho profissional.

Essa melhora na produção interna das organizações pode ser convertida em produtividade econômica, expandindo os resultados dos benefícios dos investimentos em transporte público para o macro.

Desde um transporte sustentável até retornos econômicos podem ser promovidos com bons investimentos em veículos coletivos. Além de estimular a adoção de meios de transporte público, aplicações no setor podem trazer benefícios para toda a sociedade.

Mais Visitados Por que o transporte público é importante para a sustentabilidade urbana? , Dia Mundial da Saúde: a importância da data e seu propósito , BRT ao redor do mundo: conheça exemplos de sucesso , Transformação digital e inovação: como as empresas estão lidando com as novas tecnologias , Ônibus elétrico ou movido a biocombustível: o que é mais sustentável?

Veja outras matérias

Teatro Acessível Que Ensina Cidadania E Segurança No Trânsito Para Crianças Já Alcançou Mais De 6 Mil No Interior De Sp Safra de milho 2022/2023: Bahia espera aumento de 11% Dicas para usar o transporte público no Rio de Janeiro Aluguel de imóvel com cartão de crédito? Especialista explica como Curso de Ufólogo: Já está disponível o curso para formação de novos ufólogos, ministrado pelo Ufólogo Laílson Santos Da Descoberta Ao Cuidado: 8 Testes Genéticos Para Cada Etapa Da Jornada Da Maternidade Construção Em Steel Frame É Mais Barato? Vantagens, Custos E Comparação Com Alvenaria Produção de ônibus aumenta no país Conservação do solo: práticas que mantém a produtividade e protegem o meio ambiente Comer macarrão com arroz e feijão, Pizza de Sushi, os piores crimes gastronômicos dos brasileiros A Era das Impressoras 3D Sobre clínicas de recuperação para dependentes químicos em São Paulo Transporte público como aliado no investimento em sustentabilidade Conheça A Rainha Da Alimentação Saudável, Lilyane Fontes, Ceo Da Chef&Nutri Nova música do Piauiense Dj Clauz é sucesso nas plataformas de streaming Tokenização NFTs de CPR Verde promete revolucionar mercado de ativos ambientais Conheça o 4MI(Formi) a agência criativa 100% Online que está revolucionando o mercado criativo. Tecnologias Inovadoras para Negócios: Software de Agendamento Online Corrupção Esportiva E Suas Implicações No Brasil Saiba mais sobre a importância do tacógrafo de um ônibus Content Experience 2025: Tudo Sobre O Evento De Marketing De Conteúdo Entrevista - A importância do Google Meu Negócio para empresas locais Gás natural pode reduzir 10% das emissões globais de CO² do setor de energia "Pops E Rebeldes" Resgata Arte Que Questiona Censura, Repressão E Violência Da Ditadura
O texto acima "Expansão do transporte público poderia reduzir em 40% as emissões de carbono" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais