Educação Como se tornar um bom profissional de marketing?

Como se tornar um bom profissional de marketing?

A faculdade de marketing vem se tornando uma alternativa popular entre os profissionais, uma vez que o mercado busca, cada vez mais, especialistas qualificados para a área.

Essa profissão está em alta, principalmente pela influência que representa no posicionamento e na comunicação das organizações com seu público.

No entanto, embora a demanda esteja em crescimento, as instituições priorizam colaboradores com formação adequada, aumentando a procura por cursos superiores de marketing.

O que faz um profissional de marketing?

Um profissional de marketing é responsável por promover os produtos ou serviços de uma empresa de forma estratégica.

Para isso, ele realiza diversas atividades e monitora as principais etapas de criação, desde a pesquisa de mercado, planejamento de campanhas, até a definição da marca e da comunicação estabelecida.

É esse profissional que identifica o público-alvo e compreende suas necessidades para, assim, desenvolver campanhas assertivas com o objetivo de promover a empresa.

Além disso, também são responsáveis por produções publicitárias e campanhas que não apenas contribuam com as vendas, mas posicionem a organização de forma positiva.

Como escolher a faculdade de marketing?

Para escolher a faculdade de marketing e se tornar um profissional qualificado é essencial considerar alguns critérios, pesquisar referências e conversar com outras pessoas.

Antes de tomar a decisão final, veja quais as instituições de ensino que oferecem esse curso e como é a reputação de cada uma delas, busque mais informações sobre os professores e os recursos de aprendizado.

Em seguida, confira mais sobre o que será ensinado, qual é a grade curricular e se ela combina com as demandas atuais do mercado.

Também vale a pena conversar com ex-alunos e professores da faculdade de marketing que deseja ingressar. Dessa forma, receberá relatos reais sobre a experiência de ensino naquele local.

Ainda, lembre-se de considerar seu perfil e conferir universidades que combinem com seus alinhamentos, em termos de ensino e posicionamento social.

Melhores faculdades de marketing

No Brasil, existem diversas faculdades de marketing de qualidade. Confira algumas das melhores segundo o ranking do Quacquarelli Symonds (QS) para a América Latina em 2022:

  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP);
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).


O Brasil se destaca nesse ramo há muitos anos, com diversas instituições de destaque na última década.

Por exemplo, a UniverCidade (Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro) foi uma das principais faculdades de Marketing do país.

Fundada em 1969 por Ronald Levinsohn, era considerada a terceira maior universidade particular do Rio de Janeiro e contava com o curso de marketing em sua grade curricular.

Áreas do marketing em alta em 2023

Finalmente, vale a pena destacar as áreas de marketing em alta para 2023, especialmente na internet, que apresentou alto crescimento nos últimos anos.

Com a popularização das redes sociais, o marketing digital e o e-commerce se consolidaram, e seguem como tendências.

Além disso, vale mencionar a área de produção de conteúdos entre as principais, com foco na geração de produtos textuais e visuais de valor para os clientes.

Ainda, o marketing de influência também se destaca, especialmente nas redes sociais, e segue sendo considerado uma das apostas para os próximos anos.

Para quem deseja atuar em uma área de crescimento exponencial e com diversas oportunidades, vale a pena procurar uma faculdade de marketing e se especializar.

Existem diversas alternativas de estudo no Brasil, que se destacam nesse setor há décadas. Por isso, vale a pena conhecer mais sobre universidades e cursos disponíveis para se tornar um profissional qualificado no mercado.

Mais Visitados Os desafios do combate ao bullying e à violência na escola , Tendências e desafios do transporte público , Como a tecnologia tem influenciado a mobilidade urbana , Conheça os principais precursores do empreendedorismo no Brasil , Conheça as cidades do Brasil que utilizam o BRT

Veja outras matérias

Como despertar desejo no seu cliente Avanços e desafios do transporte público para PCDs Os benefícios da impressão premium de alta qualidade para empresas e negócios VLT x BRT: entenda a diferença! Universo Baterias: Pioneirismo e Qualidade no Mercado de Baterias do Pará Exportações Da China Para O Brasil Crescem 24,4% Entre Janeiro E Julho De 2024 Declarar Bens no Brasil Vivendo no Exterior A Excelência em Cuidados Masculinos: Barbearia A Banca Norte Sul Plaza Sigma Lithium Supera Meta De Produção De Lítio No Terceiro Trimestre Fast Music: GR6 criou o conceito e já negociou R$ 220 mi com ele Bradesco Saúde se destaca como líder em seguros de saúde no Brasil Presence Pro - Ajudamos empresas a melhorar sua performance através do gerenciamento de perfis Suplementação Gourmet: a combinação perfeita de nutrição e sabor 10 cuidados essenciais antes de contratar um serviço de proteção veicular Vem Aí O 'Ii Festival De Vinhos & Espumantes São Roque' No Catarina Fashion Outlet A importância da prova social para a construção de marca Jogue sem oscilações e concorra a uma chave do Diablo IV com a parceria Exitlag, E-prepag e Atimopay! Djvictorbateforte: Gotham Knights é um grande sucesso na HBO Max A importância da Jornada orientada para o cliente. Margô Coffee Bar: O Refúgio De Alegria E Música Boa Em Sorocaba Obrigação e Responsabilidade: O Impacto da AFE e do Registro na Anvisa no Mundo Empresarial 2° dia de Imersão RH Masterclass acontecerá na próxima segunda-feira (20) Dia mundial do livro: os benefícios da leitura na infância
O texto acima "Como se tornar um bom profissional de marketing?" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais