
Tendências e desafios do transporte público
A mobilidade urbana enfrenta cada vez mais desafios, e investimentos como BRT, transporte compartilhado e maior conectividade são soluções que estão crescendo no cenário.
Além disso, o mercado também passa por constante evolução, influenciado pelas mudanças sociais e econômicas, além de novas tecnologias que tornam a locomoção mais acessível.
Para se adaptar, os centros urbanos devem conhecer os conceitos em aplicação, e acompanhar as novas tendências de mobilidade que se tornam realidade.
Integração de modais
Integração de modais é o processo de combinar diferentes tipos de modos de transporte, como rodoviário, ferroviário, marítimo e aéreo, para criar uma cadeia eficiente.
O objetivo é maximizar a eficiência da movimentação de carga e passageiros, reduzindo o tempo e o custo de deslocamento, bem como minimizando os riscos de perda ou danos à carga.
Para implementar a integração de modais, é necessário um sistema de logística que conecte os diferentes canais de forma eficaz, coordenando horários e rotas, garantindo a segurança e a confiabilidade da carga, e otimizando o uso dos recursos disponíveis.
Investimento em BRT
BRT é a sigla para Bus Rapid Transit, ou “Ônibus de Trânsito Rápido”. Trata-se de um sistema de transporte público de alta capacidade, que opera em faixas exclusivas e com estações de embarque e desembarque em nível, como em um metrô.
Dessa forma, diminui o tempo de parada e agiliza as viagens, transportando um número maior de pessoas, com mais segurança.
Para a mobilidade urbana, ajuda a reduzir o congestionamento nas grandes cidades, bem como a poluição.
No Rio de Janeiro, a frota de ônibus BRT está sendo ampliada graças aos investimentos das empresas de Jacob Barata Filho. Até março de 2024, espera-se que a cidade invista R$ 867 milhões por 300 coletivos.
Transporte compartilhado
O transporte compartilhado também é uma forma de mobilidade urbana que tem ganhado destaque nos últimos anos.
Ele se baseia na divisão de veículos por várias pessoas, seja por meio de caronas solidárias ou aplicativos que conectam motoristas e passageiros que compartilham uma rota em comum.
Dessa forma, reduz o número de veículos nas ruas, ajudando no congestionamento na poluição do ar.
Ainda, também otimiza o uso do espaço público, com mais espaço para bicicletas, pedestres e transporte público.
Em alguns esquemas, existe a possibilidade de lucro, como pagamento de caronas, vantajoso para ambas as partes.
Veículos elétricos e transporte autônomo
Os veículos elétricos e o transporte autônomo são duas tecnologias que ajudam nesse cenário, com potencial não apenas de otimizar o transporte, mas também reduzir o impacto ambiental.
Os veículos elétricos são alimentados por baterias elétricas e não emitem gases poluentes, enquanto o transporte autônomo utiliza tecnologias sem intervenção humana, com programação avançada.
Ambos são opções sustentáveis, com maior potência, diminuindo o congestionamento. Ainda, contribuem para a segurança no trânsito, com maior ecologia.
Conectividade
Ainda, vale mencionar a conectividade como solução de mobilidade urbana. Essa é a capacidade de unir vários tipos de transporte com maior acessibilidade.
Por exemplo, linhas de ônibus e metrô com trajetos que se complementam. Dessa forma, otimiza o transporte público e o tempo de locomoção. Além disso, também torna as cidades mais tecnológicas e integradas, auxiliando na rotina urbana.
Quais as soluções para aumentar a mobilidade urbana?
Existem diversas soluções em aplicação para aumentar a mobilidade urbana, desde investimentos em BRT, como proposto pelas empresas de Jacob Barata Filho, até aplicação de conceitos de compartilhamento voluntário.
Dessa forma, será possível reduzir os problemas de transporte nas grandes cidades, e obter vantagens como diminuição da poluição e menor tráfego, principalmente durante os horários de pico.
Mais Visitados Mercado de GNL doméstico necessita de demanda firme , Inclusão no transporte público: acessibilidade proporciona independência aos deficientes , Colinas Shopping é destaque na retomada do setor de shoppings pós-pandemia , Liquidação outono/inverno: estratégias para impulsionar vendas no varejo e e-commerce , Avanços e desafios do transporte público para PCDs
Veja outras matérias
Desembaraço aduaneiro na prática, entenda como funciona.
Pessoa Digital é a assistente do .BB do Banco do Brasil
Precisa De Um Guincho Em Pelotas, Rs? Encontre No Portal Ache Guincho!
Micropigmentação Capilar associada a tratamentos capilares
Ônibus x carros: entenda como o transporte coletivo é a melhor escolha
Propulsora pneumática e as vantagens para sua empresa
Franquia de marmitas ultracongeladas, Rap Chef aposta em qualidade e baixo custo para crescer
Dia dos Namorados: Celebrando o Amor em 12 de Junho!
Music House chega para fortalecer a música urbana
Portal Conecta SC aproveita a onda da transformação digital para se posicionar entre os principais portais de notícias de Santa Catarina
Rondônia recebe, pela primeira vez, o Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos
A Arte da Pesca com Isca Natural
Como devo declarar as ações?
4MI: A plataforma que está revolucionando como empreendedores contratam serviços criativos.
Vida saudável mesmo com diabetes
Tapeçaria Alemão Inova com Sustentabilidade no Mercado de Couro Automotivo
A 62ª Expoagro de Campos dos Goytacazes/RJ: O Maior Espetáculo do Interior Fluminense
Tv Tambaú Sbt E Zedia Firmam Parceria Para Oferta De Mídia Programática Na Tv Aberta
Dia do Consumidor: data é considerada a Black Friday do primeiro semestre
Sueli Benvenuto Apresenta Edição Ampliada de Seu Livro pela Literare Books International
Entenda as melhorias que o BRT trouxe para o transporte público
Dia nacional do teatro: Importância da arte e cultura cênica
Departamento de Design GR6 Nova Era - Novidades para 2023
Dicas para reforço escolar no período de férias
Divulge