Dia das Mães 2023: 8 dicas para vender mais em lojas físicas e digitais
O Dia das Mães, comemorado no segundo domingo do mês de maio, é a segunda data mais importante para o comércio, atrás apenas do Natal.
Em 2023, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) indicam que mais de 111,5 milhões de consumidores comprarão presentes nesta data.
Isso acontece por conta da importância da celebração e da figura materna, além do incentivo comercial. Por conta da alta procura, varejistas trabalham com estratégias para potencializar as vendas nessa ocasião.
Dicas e planejamentos para vender mais nesse Dia das Mães
Para vender mais no Dia das Mães 2023, vale a pena conferir algumas dicas e planejamentos que ajudarão o comerciante a potencializar o faturamento. Veja 8 recomendações que, se adaptadas aos contextos dos mais diversos negócios, podem gerar bons resultados:
1. Fuja de clichês
No dia das mães 2023, procure fugir de clichês e foque em públicos-alvo mais amplos, considerando mulheres modernas. Nem toda mãe é igual e a imagem da mãe com papel doméstico ficou para trás. Atualmente, as mulheres dominam o mercado de trabalho e a maternidade é conciliada com outros objetivos e metas.
Dessa forma, ter mais opções de produtos e presentes para todos os clientes, além de diversificar conceitos convencionais, ajuda a atingir todos os tipos de mães.
2. Planeje com antecedência
Comece a planejar sua campanha de marketing e promoções com pelo menos um mês de antecedência. Isso permitirá que você crie uma estratégia eficaz e se prepare para as vendas, além de atender a demanda e divulgar sua marca.
Tempo é dinheiro e o mesmo pode ser dito sobre organização; com calendários e estratégias bem definidas desde o começo do ano, você pode ficar atento às mudanças sociais e eventos importantes, para inseri-los em sua estratégia.
3. Crie promoções especiais
Para vender mais, ofereça descontos ou promoções exclusivas para o Dia das Mães. Nesta data, além disso, é possível atingir o público de filhos(as) que buscam produtos para dar de presentes.
No âmbito de promoções, você pode combinar produtos e serviços e oferecer praticidade. Considere criar pacotes de presentes temáticos que incluam produtos populares que as mães possam apreciar, experiências de consumo e materiais ricos, que adicionem valor ao que está sendo vendido.
4. Aproveite as redes sociais
Use as redes sociais para promover suas promoções e criar engajamento com seus seguidores. Todos estamos conectados e não é diferente neste caso.
Para isso, considere fazer parcerias com influenciadores para ampliar o alcance da sua campanha, além de postagens regulares para atingir o público-alvo. Busque nichos e grupos online, entenda o público e considere, ainda, elementos como faixa-etária, perfil social, renda, entre outros.
5. Ofereça opções de entrega
Ofereça opções de entrega rápida e conveniente para os clientes que desejam enviar presentes diretamente às suas mães. Dessa forma, poderá utilizar o e-commerce a seu favor, além de ser um diferencial para quem procura marcas e lojas mais atrativas.
“Os varejistas que desejam aumentar suas vendas e fazer o próprio negócio crescer, devem ficar atentos aos desejos e preferências dos consumidores, principalmente no quesito tecnologia”, destaca a diretora de marketing do Colinas Shopping, Priscilla Levinsohn em seu artigo para o portal FGV.
6. Personalize a experiência do cliente
Ainda, para vender mais no dia das mães 2023, vale a pena criar uma experiência personalizada para os clientes. Atualmente, com tantas opções disponíveis, ter um olhar mais atento para o particular dá o diferencial que a concorrência pode estar deixando passar.
Isso inclui oferecer opções de embalagem de presente gratuita e enviar mensagens personalizadas de agradecimento. A etapa de pós-venda é importante para acompanhar o atendimento e colher informações cruciais sobre a satisfação das clientes.
7. Otimize seu site para dispositivos móveis
Certifique-se de que seu site esteja otimizado para dispositivos móveis, para garantir que os clientes possam navegar e comprar facilmente a partir de seus smartphones ou tablets. Atualmente, o número de pessoas navegando na internet em telas menores supera o uso de computadores. Considere os dados e foque em formatos que favoreçam sua visibilidade.
Cada vez mais consumidores optam pelo e-commerce, por isso, é importante ter uma loja que possa ser acessada em vários canais e que seja a mesma, tanto no desktop quanto no celular.
8. Ofereça um excelente atendimento ao cliente
Finalmente, garanta que sua equipe esteja preparada para oferecer um excelente atendimento ao cliente durante a temporada de vendas do Dia das Mães. Isso inclui ambientes online e offline.
Responda rapidamente às dúvidas e preocupações das clientes e ofereça soluções eficazes para quaisquer problemas que surjam. Existem diversas formas de vendas mais no dia das mães 2023, mas é fundamental ter um planejamento eficiente e focar nas tecnologias.
Para Priscilla Levinsohn, é fundamental oferecer experiências positivas e práticas para os clientes, de modo a garantir mais negociações em vários canais. Com as dicas de especialistas e os pontos apresentados neste artigo, o dia das mães será um momento para aumentar vendas, conectar pessoas e gerar bons momentos.
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