Tecnologia Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região

Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região

A colheita do milho no Nordeste está atingindo expectativas recordes, e por isso esse tipo de cultura se estabeleceu como a segunda mais importante do País.

O grão, que faz parte da história do Brasil, é totalmente adaptado ao clima tropical que temos, por isso essa cultura é extremamente funcional e vital para a economia e segurança alimentar dos brasileiros, principalmente os povos da região nordeste

Importância da produção de milho no Nordeste

Um levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra que a produção de milho é a segunda maior no Brasil, atrás apenas da soja.

Nesse cenário, a contribuição do Nordeste, especialmente do Oeste da Bahia, ganha ainda maior destaque, visto que a região contribuiu para o crescimento de 4,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado somente no segundo trimestre de 2022.

Isso ocorreu graças aos investimentos e atuações das empresas na região, como o Agronegócio Estrondo. Dessa forma, a plantação de milho se tornou uma das mais relevantes no cenário nacional.

Além disso, vale reforçar que o grão está presente na alimentação de grande parte da população, sendo a base de muitas mesas de família . Por isso, também apresenta importância cultural, e não apenas econômica.

Expectativas da safra de milho de 2023 no Oeste da Bahia

As expectativas da colheita de milho na safra 2023 do Oeste da Bahia são positivas, conforme levantamento da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

Isso porque existe um aumento na demanda, com a adição de 10 mil hectares de novas áreas para plantação. Dessa forma, com 35 mil hectares de plantio, é possível que haja um crescimento de 42% em relação a 2022.

Isso permitirá aumentar o desenvolvimento do grão, que deve chegar a 180 sacas por hectare. Dessa forma, esperam-se 32,4% de crescimento nos resultados da região.

Importância da agricultura na segurança alimentar dos povos nordestinos

A agricultura é essencial para proporcionar segurança alimentar para a população, especialmente em regiões como o Nordeste, onde a colheita de milho, soja e outros grãos é significativa.

Como parte da base alimentar, é fundamental que as colheitas tenham resultados positivos, para contribuir com a economia e possibilitar o consumo local sem impactos financeiros.

Por esse motivo, boas práticas de agricultura e investimentos locais, como os realizados pelo Agronegócio Estrondo na última safra, permitiram aumentar as sacas e, como consequência, reduzir os custos de compra da população.

Em 2022, foram plantados 210 mil hectares de milho, com produtividade em torno de 170 sacas por hectare.

Os números foram ainda mais expressivos nas fazendas do Agronegócio Estrondo, com volume total de 44 mil toneladas.

Assim, além da economia nacional ser potencializada, os grãos ficam mais acessíveis para a população, garantindo segurança e dignidade alimentar.

A colheita de milho está entre as atividades mais importantes da economia brasileira, especialmente na região Nordeste, e é fundamental investir na prática.

Assim é possível ter resultados financeiros mais expressivos no cenário nacional, e promover benefícios para a população.

Mais Visitados Dicas para escolher os melhores destinos de inverno em sua viagem de férias , Jovens atletas do projeto “Do Tatame para a Vida” conquistam pódio no Mundial de Jiu-Jitsu , Design inclusivo: entenda mais sobre a técnica que oferece mais acessibilidade no transporte público , Conheça a história do transporte público no Brasil , Entenda a diferença entre BRT x VLT

Veja outras matérias

Alter do Chão: caribe brasileiro é destino de celebridades Ônibus elétrico ou movido a biocombustível: o que é mais sustentável? Delta Energia capta R$ 250 milhões na estreia no mercado de capitais Dia Mundial da Água: dicas e ações sustentáveis para o uso da água App da Elogiou na Nuvemshop Viajar de ônibus vale a pena? Gajuba Lança Single “Vem Ficar Comigo” E Anuncia Novo Álbum Solo Calibrador de pneus para postos de gasolina e clientes finais! Projeto Corpo Perfeito: Transformando Sonhos em Realidade com Cirurgias Estéticas Gratuitas Laser Clinic Paragominas: Excelência em Estética Desafios e soluções para mobilidade urbana Caio Gabriel Almeida anuncia CRASH (Deluxe) Naican Escobar, Diretor de Cinema e Escritor marca presença no tapete vermelho do festival de Cinema de Gramado Rio Bonito Investe em Biossegurança para Proteger a Saúde da População: Ações de Biodescontaminação se Destacam Lançamento Imperdível: "O Guia de Cafés Especiais do Brasil" Pix Parcelado: como o BNPL (Buy Now Pay Later) promete cobrir as deficiências e inseguranças do cartão de crédito e gerar mais recurso de compra no Brasil Expansão do transporte público poderia reduzir em 40% as emissões de carbono Desafios Globais, Soluções Regionais: A Nayuta Capital E O Combate À Crise Climática No G20 Peu Mendes Lança EP "Timeless Tunes" com Releituras de Clássicos Contemporâneos Margô Coffee Bar: O Refúgio De Alegria E Música Boa Em Sorocaba Editora espanhola publica Memórias de Alexander de Brucco, de Winston Morales Chavarro Safra de soja 2022/2023 deve ter recorde de produção MULHERES NA GOVERNANÇA A 62ª Expoagro de Campos dos Goytacazes/RJ: O Encontro Épico da Cultura Rural
O texto acima "Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais