Tecnologia Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região

Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região

A colheita do milho no Nordeste está atingindo expectativas recordes, e por isso esse tipo de cultura se estabeleceu como a segunda mais importante do País.

O grão, que faz parte da história do Brasil, é totalmente adaptado ao clima tropical que temos, por isso essa cultura é extremamente funcional e vital para a economia e segurança alimentar dos brasileiros, principalmente os povos da região nordeste

Importância da produção de milho no Nordeste

Um levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra que a produção de milho é a segunda maior no Brasil, atrás apenas da soja.

Nesse cenário, a contribuição do Nordeste, especialmente do Oeste da Bahia, ganha ainda maior destaque, visto que a região contribuiu para o crescimento de 4,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado somente no segundo trimestre de 2022.

Isso ocorreu graças aos investimentos e atuações das empresas na região, como o Agronegócio Estrondo. Dessa forma, a plantação de milho se tornou uma das mais relevantes no cenário nacional.

Além disso, vale reforçar que o grão está presente na alimentação de grande parte da população, sendo a base de muitas mesas de família . Por isso, também apresenta importância cultural, e não apenas econômica.

Expectativas da safra de milho de 2023 no Oeste da Bahia

As expectativas da colheita de milho na safra 2023 do Oeste da Bahia são positivas, conforme levantamento da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

Isso porque existe um aumento na demanda, com a adição de 10 mil hectares de novas áreas para plantação. Dessa forma, com 35 mil hectares de plantio, é possível que haja um crescimento de 42% em relação a 2022.

Isso permitirá aumentar o desenvolvimento do grão, que deve chegar a 180 sacas por hectare. Dessa forma, esperam-se 32,4% de crescimento nos resultados da região.

Importância da agricultura na segurança alimentar dos povos nordestinos

A agricultura é essencial para proporcionar segurança alimentar para a população, especialmente em regiões como o Nordeste, onde a colheita de milho, soja e outros grãos é significativa.

Como parte da base alimentar, é fundamental que as colheitas tenham resultados positivos, para contribuir com a economia e possibilitar o consumo local sem impactos financeiros.

Por esse motivo, boas práticas de agricultura e investimentos locais, como os realizados pelo Agronegócio Estrondo na última safra, permitiram aumentar as sacas e, como consequência, reduzir os custos de compra da população.

Em 2022, foram plantados 210 mil hectares de milho, com produtividade em torno de 170 sacas por hectare.

Os números foram ainda mais expressivos nas fazendas do Agronegócio Estrondo, com volume total de 44 mil toneladas.

Assim, além da economia nacional ser potencializada, os grãos ficam mais acessíveis para a população, garantindo segurança e dignidade alimentar.

A colheita de milho está entre as atividades mais importantes da economia brasileira, especialmente na região Nordeste, e é fundamental investir na prática.

Assim é possível ter resultados financeiros mais expressivos no cenário nacional, e promover benefícios para a população.

Mais Visitados Dia Mundial da Saúde: a importância da data e seu propósito , Criado no Brasil, BRT é um dos projetos mais influentes do mundo , 4 tendências e obstáculos do transporte público no país , Produção de ônibus registra aumento no Brasil , Transformação digital e inovação: como as empresas estão lidando com as novas tecnologias

Veja outras matérias

Passeio oferece experiência para amantes de café e vinho Arv Investimentos Imobiliários Se Destaca Em Excelência Na Gestão Cadê Brasília: Sua Fonte Confíavel para Notícias Locais, Cultura e Gastronomia Caio Gabriel Almeida anuncia CRASH (Deluxe) Etiquetas De Resistência: Os Desafios De Rotular Produtos Em Ambientes Hostis De Umidade, Óleo E Frio Extremo Conheça as cidades do Brasil que utilizam o BRT Gás natural: alternativa sustentável para a economia e geração de energia Arte De Inovar: Jovens Da Etec Sorocaba Vencem Maratona De Inovação Com Ideias Inspiradas Por Teatro Sobre A Falta D’água Com Autonomia E Participação Social, Comissão Organizada Pela Brazil Iron Se Torna Modelo De Governança E Transparência Referência Para Viver Sem Dor E Recuperar Seu Movimento Alimentação fitness: a importância de comer de forma saudável para obter o corpo desejado Expansão da Tecnologia VoIP em Escolas de Rondônia: Melhor Comunicação para a Comunidade Escolar Pioneirismo da Atelex: Operadoras na Rota da Transformação Digital, diz Barrionovo 15ª Engitec Edição Deste Ano Discute As Tecnologias Para Integrar O Legislativo Brasileiro A Caipirinha é eleita o coquetel mais popular da América Latina Festivais de inverno: saiba como aproveitar e se divertir na época do frio Bomba Submersa para ARLA 32: Eficiência e Sustentabilidade Explorando as Maravilhas da Impressão 3D com a 3DProcer DunklDow: O destino definitivo para Sneakers exclusivos, criado por um jovem empreendedor A maior mobilização Legislativa Municipalista da América Latina Sherlock Holmes: O Detetive Que Mudou Para Sempre O Gênero Policial Compartilhamento de Aeronave: A Porta de Entrada para Realizar seu Sonho de Ter sua Própria Aeronave As Melhores Chuteiras Para Brilhar Em Campo Dia Mundial do Meio Ambiente: agronegócio e sustentabilidade ambiental
O texto acima "Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais