Tecnologia Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região

Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região

A colheita do milho no Nordeste está atingindo expectativas recordes, e por isso esse tipo de cultura se estabeleceu como a segunda mais importante do País.

O grão, que faz parte da história do Brasil, é totalmente adaptado ao clima tropical que temos, por isso essa cultura é extremamente funcional e vital para a economia e segurança alimentar dos brasileiros, principalmente os povos da região nordeste

Importância da produção de milho no Nordeste

Um levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra que a produção de milho é a segunda maior no Brasil, atrás apenas da soja.

Nesse cenário, a contribuição do Nordeste, especialmente do Oeste da Bahia, ganha ainda maior destaque, visto que a região contribuiu para o crescimento de 4,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado somente no segundo trimestre de 2022.

Isso ocorreu graças aos investimentos e atuações das empresas na região, como o Agronegócio Estrondo. Dessa forma, a plantação de milho se tornou uma das mais relevantes no cenário nacional.

Além disso, vale reforçar que o grão está presente na alimentação de grande parte da população, sendo a base de muitas mesas de família . Por isso, também apresenta importância cultural, e não apenas econômica.

Expectativas da safra de milho de 2023 no Oeste da Bahia

As expectativas da colheita de milho na safra 2023 do Oeste da Bahia são positivas, conforme levantamento da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

Isso porque existe um aumento na demanda, com a adição de 10 mil hectares de novas áreas para plantação. Dessa forma, com 35 mil hectares de plantio, é possível que haja um crescimento de 42% em relação a 2022.

Isso permitirá aumentar o desenvolvimento do grão, que deve chegar a 180 sacas por hectare. Dessa forma, esperam-se 32,4% de crescimento nos resultados da região.

Importância da agricultura na segurança alimentar dos povos nordestinos

A agricultura é essencial para proporcionar segurança alimentar para a população, especialmente em regiões como o Nordeste, onde a colheita de milho, soja e outros grãos é significativa.

Como parte da base alimentar, é fundamental que as colheitas tenham resultados positivos, para contribuir com a economia e possibilitar o consumo local sem impactos financeiros.

Por esse motivo, boas práticas de agricultura e investimentos locais, como os realizados pelo Agronegócio Estrondo na última safra, permitiram aumentar as sacas e, como consequência, reduzir os custos de compra da população.

Em 2022, foram plantados 210 mil hectares de milho, com produtividade em torno de 170 sacas por hectare.

Os números foram ainda mais expressivos nas fazendas do Agronegócio Estrondo, com volume total de 44 mil toneladas.

Assim, além da economia nacional ser potencializada, os grãos ficam mais acessíveis para a população, garantindo segurança e dignidade alimentar.

A colheita de milho está entre as atividades mais importantes da economia brasileira, especialmente na região Nordeste, e é fundamental investir na prática.

Assim é possível ter resultados financeiros mais expressivos no cenário nacional, e promover benefícios para a população.

Mais Visitados Páscoa 2023: dicas e ideias para vender mais nesta data! , Dia Internacional do Milho: cereal é estratégico para o agronegócio , 5 estratégias para reduzir o congestionamento nas cidades , Festivais de inverno: saiba como aproveitar e se divertir na época do frio , Dicas para elaborar estratégias de marketing para acelerar as vendas no dia dos pais

Veja outras matérias

Conheça a opção “Agendar agora” no Google Maps Saiba mais sobre a PNUMA 2023 e a importância do programa para o país Universo Baterias: Sua Loja de Bateria de Referência no Pará Indústria Farmacêutica lança podcast para desmistificar uso de medicamentos fitoterápicos A História Empreendedora de Sueli Benvenuto: (Re)escrevendo Minha História em sua biografia Teatro gratuito chega a Minas Gerais para alertar o público sobre a importância da sustentabilidade Torcida Do Botafogo Rumo A Buenos Aires: Mobilização Histórica Com 100 Ônibus Confirmados Clinica de Estética em Paragominas Cervejaria Waldbier Se Junta Ao Programa Launchup Da Fastercapital Resveratrol: O que é, e seus benefícios na pele. Saiba Tudo Sobre As Normas E Especificações De Parafusos Cadê Brasília: Sua Fonte Confíavel para Notícias Locais, Cultura e Gastronomia Você sabe o que é busologia? Exportações Da China Para O Brasil Crescem 24,4% Entre Janeiro E Julho De 2024 Grupo S.V. Lab. de teatro faz pré-estreia e reflete sobre o tempo, o cotidiano, os sonhos e o que acontece quando viramos ontem. Nayuta Capital Facilita Novos Investimentos Chineses Em Setores Chave Do Brasil Quanto ganha um Motion Designer no Brasil: salário médio e fatores que influenciam a remuneração Estudantes De Pedro Afonso (To) Vencem Desafio Cultural E São Premiados Em Maratona De Inovação ‘Arte De Inovar’ Ressignificar Quântico: chancelado pelo MEC Polêmica Na Animação Brasileira: "O Matador De Deputados" Dividem Opiniões Em "Me Encosta" Gajuba Revela Seu Lado Mais Íntimo E Ousado Cop 30 Acelera Agenda Esg E Redefine Critérios De Seleção De Fornecedores Branding Em Alta: Estratégias Para Fortalecer Marcas E Conquistar Autoridade No Mercado Quais as vantagens de utilizar shampoo em barra?
O texto acima "Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais