Tecnologia Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região

Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região

A colheita do milho no Nordeste está atingindo expectativas recordes, e por isso esse tipo de cultura se estabeleceu como a segunda mais importante do País.

O grão, que faz parte da história do Brasil, é totalmente adaptado ao clima tropical que temos, por isso essa cultura é extremamente funcional e vital para a economia e segurança alimentar dos brasileiros, principalmente os povos da região nordeste

Importância da produção de milho no Nordeste

Um levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra que a produção de milho é a segunda maior no Brasil, atrás apenas da soja.

Nesse cenário, a contribuição do Nordeste, especialmente do Oeste da Bahia, ganha ainda maior destaque, visto que a região contribuiu para o crescimento de 4,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado somente no segundo trimestre de 2022.

Isso ocorreu graças aos investimentos e atuações das empresas na região, como o Agronegócio Estrondo. Dessa forma, a plantação de milho se tornou uma das mais relevantes no cenário nacional.

Além disso, vale reforçar que o grão está presente na alimentação de grande parte da população, sendo a base de muitas mesas de família . Por isso, também apresenta importância cultural, e não apenas econômica.

Expectativas da safra de milho de 2023 no Oeste da Bahia

As expectativas da colheita de milho na safra 2023 do Oeste da Bahia são positivas, conforme levantamento da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

Isso porque existe um aumento na demanda, com a adição de 10 mil hectares de novas áreas para plantação. Dessa forma, com 35 mil hectares de plantio, é possível que haja um crescimento de 42% em relação a 2022.

Isso permitirá aumentar o desenvolvimento do grão, que deve chegar a 180 sacas por hectare. Dessa forma, esperam-se 32,4% de crescimento nos resultados da região.

Importância da agricultura na segurança alimentar dos povos nordestinos

A agricultura é essencial para proporcionar segurança alimentar para a população, especialmente em regiões como o Nordeste, onde a colheita de milho, soja e outros grãos é significativa.

Como parte da base alimentar, é fundamental que as colheitas tenham resultados positivos, para contribuir com a economia e possibilitar o consumo local sem impactos financeiros.

Por esse motivo, boas práticas de agricultura e investimentos locais, como os realizados pelo Agronegócio Estrondo na última safra, permitiram aumentar as sacas e, como consequência, reduzir os custos de compra da população.

Em 2022, foram plantados 210 mil hectares de milho, com produtividade em torno de 170 sacas por hectare.

Os números foram ainda mais expressivos nas fazendas do Agronegócio Estrondo, com volume total de 44 mil toneladas.

Assim, além da economia nacional ser potencializada, os grãos ficam mais acessíveis para a população, garantindo segurança e dignidade alimentar.

A colheita de milho está entre as atividades mais importantes da economia brasileira, especialmente na região Nordeste, e é fundamental investir na prática.

Assim é possível ter resultados financeiros mais expressivos no cenário nacional, e promover benefícios para a população.

Mais Visitados Como a tecnologia têm influenciado a mobilidade urbana , Tendências de presentes para dar no dia dos pais , Entenda a importância do ônibus em grandes cidades , O papel e benefícios dos shoppings para o comércio , Dia nacional da educação infantil: Compromisso com o futuro das crianças

Veja outras matérias

Fila De Restituição do Imposto de Renda Torcida Do Botafogo Rumo A Buenos Aires: Mobilização Histórica Com 100 Ônibus Confirmados 5 dicas para eliminar pulgas de forma eficaz A Arte da Pesca com Isca Natural Como promover um salão de beleza em 2023? A Personal Shopper Michelle Soares Bosco Lança “Aventuras No Reino Interior”, Álbum Que Transforma Música Infantil Em Ferramenta De Autoconhecimento Os Casos Mais Icônicos De Sherlock Holmes E Suas Adaptações Famosas Compre Sua Peça Apresenta Soluções Com Inteligência Artificial Na Automec 2025 E Reforça Papel De Liderança Na Digitalização Do Setor Automotivo O Papel Do Brasil Na Perspectiva De Investimento Global Da China: Da Cooperação Em Recursos À Nova Oportunidade No Comércio De Serviços Vacinação: Uma Estratégia De Proteção Contra Demência E Doenças Cardiovasculares DJ Clauz traz uma nova roupagem ao famoso funk "Dona Gigi" Indústria Farmacêutica lança podcast para desmistificar uso de medicamentos fitoterápicos China Adota Tarifa Zero Para Produtos De Países Menos Desenvolvidos Em Meio À Disputa Comercial Com Os Eua Novas paradas de ônibus modernizam o transporte no Recife 10 Estratégias Infalíveis para Crescer Rapidamente no Instagram: Guia Completo por Enzo Arantes, Especialista em Criação de Conteúdo e Tráfego Orgânico Estudos Científicos Apontam Que Nossos Genes Neandertais Podem Estar Associados À Predisposição A Diabetes E Obesidade Rondônia recebe, pela primeira vez, o Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos Os desafios de uma startup do setor de transportes, segundo o seu CEO Imposto de Renda para Não Residentes: Aluguel de Imóvel no Brasil Forbes Desembarca Em Fortaleza Com Noite Exclusiva Para A Alta Sociedade Cearense ONG Paraíso dos Focinhos organiza rifa solidária para vacinar animais resgatados Caravana da Governança passará por doze capitais em 2023 Conheça Gustavo Faria, cria da base do Red Bull Bragantino
O texto acima "Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais