Tecnologia Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região

Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região

A colheita do milho no Nordeste está atingindo expectativas recordes, e por isso esse tipo de cultura se estabeleceu como a segunda mais importante do País.

O grão, que faz parte da história do Brasil, é totalmente adaptado ao clima tropical que temos, por isso essa cultura é extremamente funcional e vital para a economia e segurança alimentar dos brasileiros, principalmente os povos da região nordeste

Importância da produção de milho no Nordeste

Um levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra que a produção de milho é a segunda maior no Brasil, atrás apenas da soja.

Nesse cenário, a contribuição do Nordeste, especialmente do Oeste da Bahia, ganha ainda maior destaque, visto que a região contribuiu para o crescimento de 4,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado somente no segundo trimestre de 2022.

Isso ocorreu graças aos investimentos e atuações das empresas na região, como o Agronegócio Estrondo. Dessa forma, a plantação de milho se tornou uma das mais relevantes no cenário nacional.

Além disso, vale reforçar que o grão está presente na alimentação de grande parte da população, sendo a base de muitas mesas de família . Por isso, também apresenta importância cultural, e não apenas econômica.

Expectativas da safra de milho de 2023 no Oeste da Bahia

As expectativas da colheita de milho na safra 2023 do Oeste da Bahia são positivas, conforme levantamento da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

Isso porque existe um aumento na demanda, com a adição de 10 mil hectares de novas áreas para plantação. Dessa forma, com 35 mil hectares de plantio, é possível que haja um crescimento de 42% em relação a 2022.

Isso permitirá aumentar o desenvolvimento do grão, que deve chegar a 180 sacas por hectare. Dessa forma, esperam-se 32,4% de crescimento nos resultados da região.

Importância da agricultura na segurança alimentar dos povos nordestinos

A agricultura é essencial para proporcionar segurança alimentar para a população, especialmente em regiões como o Nordeste, onde a colheita de milho, soja e outros grãos é significativa.

Como parte da base alimentar, é fundamental que as colheitas tenham resultados positivos, para contribuir com a economia e possibilitar o consumo local sem impactos financeiros.

Por esse motivo, boas práticas de agricultura e investimentos locais, como os realizados pelo Agronegócio Estrondo na última safra, permitiram aumentar as sacas e, como consequência, reduzir os custos de compra da população.

Em 2022, foram plantados 210 mil hectares de milho, com produtividade em torno de 170 sacas por hectare.

Os números foram ainda mais expressivos nas fazendas do Agronegócio Estrondo, com volume total de 44 mil toneladas.

Assim, além da economia nacional ser potencializada, os grãos ficam mais acessíveis para a população, garantindo segurança e dignidade alimentar.

A colheita de milho está entre as atividades mais importantes da economia brasileira, especialmente na região Nordeste, e é fundamental investir na prática.

Assim é possível ter resultados financeiros mais expressivos no cenário nacional, e promover benefícios para a população.

Mais Visitados Gás natural: solução para descarbonização da eletricidade e da indústria , Projeto social de Jiu-Jitsu “Do Tatame para a Vida” quer ampliar atendimento , Você sabe o que é busologia? , Dicas para elaborar estratégias de marketing para acelerar as vendas no dia dos pais , Saiba como a sustentabilidade está presente nos BRTs

Veja outras matérias

Digital Condutor - Curso de Reciclagem Para Condutor Infrator Drones Na Investigação Assis E Mollerke Assessoria De Cobranças Auxilia Empresas Inadimplentes Entupiu? Como escolher uma desentupidora de confiança em São Paulo? Expansão da Tecnologia VoIP em Escolas de Rondônia: Melhor Comunicação para a Comunidade Escolar Como escolher a melhor proteção veicular para seu veículo Pacheco e Tine Way fazem lançamento de cinema. O Futuro Da Energia Limpa Pode Vir Das Vacas: O Que O Japão Está Nos Ensinando Sobre Inovação E Sustentabilidade Transporte coletivo auxilia na redução de congestionamentos Importância e força do empreendedorismo feminino Dia nacional do teatro: Importância da arte e cultura cênica Certificação De Cabines De Segurança Biológica: O Guia Vital Para A Integridade Do Seu Laboratório Casos De Coqueluche Crescem Quase 400% Em Bebês Menores De 1 Ano Em 2025 Abasteça com inteligência: Benefícios e praticidades do Kit de Abastecimento Explique.com.br revoluciona o conhecimento com a tecnologia GPT-4 Por Que A Expertise Em Biossegurança Nb3 É A Chave Para A Próxima Geração De Pesquisas Guia: Salário Mínimo e Custo de Vida em Portugal Como vender mais no Dia dos Namorados? 10 dicas para adestrar seu gato filhote Conheça o livro “Histórias que Ninguém Ouviu” da rádio CBN Franquias em ascensão: conheça 19 franquias para empreender em 2024 A Magia do Campo na Cidade: Expoagro de Campos dos Goytacazes Reserva Experiências Encantadoras para Toda a Família! Exposibram 2025: Vice Presidente Da Brazil Iron Destaca Potencial Da Bahia Para Mineração Sustentável Como Monica Marchett a empresária do gado nelore apoia o esporte
O texto acima "Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais