Tecnologia Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região

Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região

A colheita do milho no Nordeste está atingindo expectativas recordes, e por isso esse tipo de cultura se estabeleceu como a segunda mais importante do País.

O grão, que faz parte da história do Brasil, é totalmente adaptado ao clima tropical que temos, por isso essa cultura é extremamente funcional e vital para a economia e segurança alimentar dos brasileiros, principalmente os povos da região nordeste

Importância da produção de milho no Nordeste

Um levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra que a produção de milho é a segunda maior no Brasil, atrás apenas da soja.

Nesse cenário, a contribuição do Nordeste, especialmente do Oeste da Bahia, ganha ainda maior destaque, visto que a região contribuiu para o crescimento de 4,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado somente no segundo trimestre de 2022.

Isso ocorreu graças aos investimentos e atuações das empresas na região, como o Agronegócio Estrondo. Dessa forma, a plantação de milho se tornou uma das mais relevantes no cenário nacional.

Além disso, vale reforçar que o grão está presente na alimentação de grande parte da população, sendo a base de muitas mesas de família . Por isso, também apresenta importância cultural, e não apenas econômica.

Expectativas da safra de milho de 2023 no Oeste da Bahia

As expectativas da colheita de milho na safra 2023 do Oeste da Bahia são positivas, conforme levantamento da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

Isso porque existe um aumento na demanda, com a adição de 10 mil hectares de novas áreas para plantação. Dessa forma, com 35 mil hectares de plantio, é possível que haja um crescimento de 42% em relação a 2022.

Isso permitirá aumentar o desenvolvimento do grão, que deve chegar a 180 sacas por hectare. Dessa forma, esperam-se 32,4% de crescimento nos resultados da região.

Importância da agricultura na segurança alimentar dos povos nordestinos

A agricultura é essencial para proporcionar segurança alimentar para a população, especialmente em regiões como o Nordeste, onde a colheita de milho, soja e outros grãos é significativa.

Como parte da base alimentar, é fundamental que as colheitas tenham resultados positivos, para contribuir com a economia e possibilitar o consumo local sem impactos financeiros.

Por esse motivo, boas práticas de agricultura e investimentos locais, como os realizados pelo Agronegócio Estrondo na última safra, permitiram aumentar as sacas e, como consequência, reduzir os custos de compra da população.

Em 2022, foram plantados 210 mil hectares de milho, com produtividade em torno de 170 sacas por hectare.

Os números foram ainda mais expressivos nas fazendas do Agronegócio Estrondo, com volume total de 44 mil toneladas.

Assim, além da economia nacional ser potencializada, os grãos ficam mais acessíveis para a população, garantindo segurança e dignidade alimentar.

A colheita de milho está entre as atividades mais importantes da economia brasileira, especialmente na região Nordeste, e é fundamental investir na prática.

Assim é possível ter resultados financeiros mais expressivos no cenário nacional, e promover benefícios para a população.

Mais Visitados Mercado de GNL doméstico necessita de demanda firme , Dia Internacional do Milho: cereal é estratégico para o agronegócio , Saiba o porquê ônibus é um transporte sustentável , Dia Nacional do Turismo: 4 destinos brasileiros para estar em contato com a natureza , Transformação digital e inovação: como as empresas estão lidando com as novas tecnologias

Veja outras matérias

O Brasil Recebe O Primeiro Spa Com Parede De Sal Do Himalaia Unipac implanta Sala DOJÔ para reforçar a segurança no ambiente de trabalho Conheça os principais precursores do empreendedorismo no Brasil Financiamento De Imóvel Usado Exportações Da China Para O Brasil Crescem 24,4% Entre Janeiro E Julho De 2024 Do Vanádio Ao Níquel: Ba Investe Em Pesquisa Para Alavancar Mineração Sustentável E Inclusiva Franquias para empreender na região Sudeste em 2024 Edital para concurso para ingresso no Instituto Tecnológico da Aeronáutica publicado: 150 vagas de nível médio O Portal de Notícias, Entretenimento e Esporte de Uberlândia e Região Câmara Municipal De Campo Novo Do Parecis Realiza Primeira Sessão Com Sistema Sapl Lançamento de marca infantil com estampas geradas por I.A. O universo dos DJs: DJ Clauz se destaca como representante do eletrofunk no Piauí OLYMPUZ fala sobre seu quinto livro, Espectro, que sairá em 2024 Weni avança em IA Generativa com o Super Zero Shot: o novo padrão de inteligência Sobre clínicas de recuperação para dependentes químicos em São Paulo Menor Uso De Redes Sociais Em 2026 Vira Desafio Para Anúncios Digitais Um Novo Conceito Na Negociação Imobiliária Ubuntu: Engitec Traz Inovação Ao Poder Legislativo E Profunda Conexão Entre Os Membros Da Comunidade A 62ª Expoagro de Campos dos Goytacazes/RJ: O Maior Espetáculo do Interior Fluminense O Que É A Barra Roscada B7 E Para Que Serve? Guia Completo! Tendências de presentes para dar no dia dos pais Caminhada Pela Liberdade Amplia Mobilização Popular No Centro De Belo Horizonte No Dia 8 De Fevereiro Marleide Santana No Entrenegócios: Conectando Beleza E Empreendedorismo Global Editora Lança Marca Soluções Global Educação E Apresenta Iniciativas Transformadoras Na Bett Brasil 2025
O texto acima "Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais