Tecnologia Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região

Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região

A colheita do milho no Nordeste está atingindo expectativas recordes, e por isso esse tipo de cultura se estabeleceu como a segunda mais importante do País.

O grão, que faz parte da história do Brasil, é totalmente adaptado ao clima tropical que temos, por isso essa cultura é extremamente funcional e vital para a economia e segurança alimentar dos brasileiros, principalmente os povos da região nordeste

Importância da produção de milho no Nordeste

Um levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra que a produção de milho é a segunda maior no Brasil, atrás apenas da soja.

Nesse cenário, a contribuição do Nordeste, especialmente do Oeste da Bahia, ganha ainda maior destaque, visto que a região contribuiu para o crescimento de 4,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado somente no segundo trimestre de 2022.

Isso ocorreu graças aos investimentos e atuações das empresas na região, como o Agronegócio Estrondo. Dessa forma, a plantação de milho se tornou uma das mais relevantes no cenário nacional.

Além disso, vale reforçar que o grão está presente na alimentação de grande parte da população, sendo a base de muitas mesas de família . Por isso, também apresenta importância cultural, e não apenas econômica.

Expectativas da safra de milho de 2023 no Oeste da Bahia

As expectativas da colheita de milho na safra 2023 do Oeste da Bahia são positivas, conforme levantamento da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

Isso porque existe um aumento na demanda, com a adição de 10 mil hectares de novas áreas para plantação. Dessa forma, com 35 mil hectares de plantio, é possível que haja um crescimento de 42% em relação a 2022.

Isso permitirá aumentar o desenvolvimento do grão, que deve chegar a 180 sacas por hectare. Dessa forma, esperam-se 32,4% de crescimento nos resultados da região.

Importância da agricultura na segurança alimentar dos povos nordestinos

A agricultura é essencial para proporcionar segurança alimentar para a população, especialmente em regiões como o Nordeste, onde a colheita de milho, soja e outros grãos é significativa.

Como parte da base alimentar, é fundamental que as colheitas tenham resultados positivos, para contribuir com a economia e possibilitar o consumo local sem impactos financeiros.

Por esse motivo, boas práticas de agricultura e investimentos locais, como os realizados pelo Agronegócio Estrondo na última safra, permitiram aumentar as sacas e, como consequência, reduzir os custos de compra da população.

Em 2022, foram plantados 210 mil hectares de milho, com produtividade em torno de 170 sacas por hectare.

Os números foram ainda mais expressivos nas fazendas do Agronegócio Estrondo, com volume total de 44 mil toneladas.

Assim, além da economia nacional ser potencializada, os grãos ficam mais acessíveis para a população, garantindo segurança e dignidade alimentar.

A colheita de milho está entre as atividades mais importantes da economia brasileira, especialmente na região Nordeste, e é fundamental investir na prática.

Assim é possível ter resultados financeiros mais expressivos no cenário nacional, e promover benefícios para a população.

Mais Visitados Dia Mundial da Água: sistema de plantio direto gera economia de até 30% de água , Os desafios do combate ao bullying e à violência na escola , Desafio de Mountain Bike tem apoio do Agronegócio Estrondo , A importância do Agronegócio para as comunidades locais , Ônibus elétrico ou movido a biocombustível: o que é mais sustentável?

Veja outras matérias

Bram Offshore E C Innovation, Empresas Do Grupo Chouest, Elevam Padrões Na Gestão De Fornecedores Com Tecnologia Da Techsocial Dia de combate ao estresse: desafios para um aprendizado saudável Governança Corporativa E Esg: O Protagonismo Das Lideranças Na Construção De Instituições Mais Éticas E Eficientes Vacinação: Uma Estratégia De Proteção Contra Demência E Doenças Cardiovasculares Coursera Introduz Preços Alinhados À Região Para Tornar O Aprendizado Até 40% Mais Acessível No Brasil Dia da Educação: aumenta número de alunos no ensino superior Franquias em ascensão: conheça 19 franquias para empreender em 2024 Importância e força do empreendedorismo feminino Quase 800 Pessoas Participam Do Primeiro Dia Do Arte De Inovar Com Maratona De Inovação Em Vinhedo BRT x VLT: qual a diferença entre esses meios de transporte? Bahia Ganha Curso De Mineração 4.0 Com Padrão Internacional Nayuta Capital Amplia Atuação No Brasil Com Assessoria Financeira Para Empresas Chinesas HebeX, a Health Tech brasileira que pretende encontrar a fonte da juventude Atelex Telecom: Redefinindo o Atendimento ao Cliente no Setor de Telecomunicações Gestão De Reputação: Proteja Seu Maior Patrimônio Soluções Consultoria: Uma Janela para o Sucesso Educacional e Empresarial no Interior do Amazonas A Evolução Das Vendas B2B: Transformações No Perfil Do Vendedor E A Importância Da Qualificação Contínua Como as boas práticas agrícolas e tecnologia estão impactando a safra do milho Novo Golpe No Whatsapp E Dicas De Segurança Para Compras Online Jeferson Silva, Servidor Da Câmara De Ourilândia Do Norte (Pa), Se Destaca Como Liderança No Poder Legislativo Expansão da Tecnologia VoIP em Escolas de Rondônia: Melhor Comunicação para a Comunidade Escolar Conheça Dalvan Ferraz, nova promessa do sertanejo Sul Matogrossense Polícia Civil do Amazonas Moderniza Comunicação com Tecnologia VoIP: Uma Revolução Digital nas Delegacias A Importância Dos Exames Preventivos De Câncer De Intestino
O texto acima "Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais