Tecnologia Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região

Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região

A colheita do milho no Nordeste está atingindo expectativas recordes, e por isso esse tipo de cultura se estabeleceu como a segunda mais importante do País.

O grão, que faz parte da história do Brasil, é totalmente adaptado ao clima tropical que temos, por isso essa cultura é extremamente funcional e vital para a economia e segurança alimentar dos brasileiros, principalmente os povos da região nordeste

Importância da produção de milho no Nordeste

Um levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra que a produção de milho é a segunda maior no Brasil, atrás apenas da soja.

Nesse cenário, a contribuição do Nordeste, especialmente do Oeste da Bahia, ganha ainda maior destaque, visto que a região contribuiu para o crescimento de 4,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado somente no segundo trimestre de 2022.

Isso ocorreu graças aos investimentos e atuações das empresas na região, como o Agronegócio Estrondo. Dessa forma, a plantação de milho se tornou uma das mais relevantes no cenário nacional.

Além disso, vale reforçar que o grão está presente na alimentação de grande parte da população, sendo a base de muitas mesas de família . Por isso, também apresenta importância cultural, e não apenas econômica.

Expectativas da safra de milho de 2023 no Oeste da Bahia

As expectativas da colheita de milho na safra 2023 do Oeste da Bahia são positivas, conforme levantamento da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

Isso porque existe um aumento na demanda, com a adição de 10 mil hectares de novas áreas para plantação. Dessa forma, com 35 mil hectares de plantio, é possível que haja um crescimento de 42% em relação a 2022.

Isso permitirá aumentar o desenvolvimento do grão, que deve chegar a 180 sacas por hectare. Dessa forma, esperam-se 32,4% de crescimento nos resultados da região.

Importância da agricultura na segurança alimentar dos povos nordestinos

A agricultura é essencial para proporcionar segurança alimentar para a população, especialmente em regiões como o Nordeste, onde a colheita de milho, soja e outros grãos é significativa.

Como parte da base alimentar, é fundamental que as colheitas tenham resultados positivos, para contribuir com a economia e possibilitar o consumo local sem impactos financeiros.

Por esse motivo, boas práticas de agricultura e investimentos locais, como os realizados pelo Agronegócio Estrondo na última safra, permitiram aumentar as sacas e, como consequência, reduzir os custos de compra da população.

Em 2022, foram plantados 210 mil hectares de milho, com produtividade em torno de 170 sacas por hectare.

Os números foram ainda mais expressivos nas fazendas do Agronegócio Estrondo, com volume total de 44 mil toneladas.

Assim, além da economia nacional ser potencializada, os grãos ficam mais acessíveis para a população, garantindo segurança e dignidade alimentar.

A colheita de milho está entre as atividades mais importantes da economia brasileira, especialmente na região Nordeste, e é fundamental investir na prática.

Assim é possível ter resultados financeiros mais expressivos no cenário nacional, e promover benefícios para a população.

Mais Visitados Dia Internacional do Milho: cereal é estratégico para o agronegócio , Responsabilidade social: Entenda o que é e qual a importância , Como a tecnologia tem influenciado a mobilidade urbana , Segurança no transporte público: como a tecnologia tem ajudado a proteger motoristas e passageiros , 5 estratégias para reduzir o congestionamento nas cidades

Veja outras matérias

Conheça o cantor Chavão888, artista paulista que faz vários estilos de música BRT ao redor do mundo: conheça exemplos de sucesso Dia do escritor: conheça as autoras brasileiras mais influentes na literatura Os principais benefícios do Whey Protein Sapl: Tecnologia A Serviço Da Transparência E Economicidade No Legislativo Brasileiro Beto Monteiro Reina No Fim De Semana E Coroa O Sábado Com A Pole Position Em Londrina. O Boticário Leva Time Feminino E Diverso Ao Doce Maravilha Quanto ganha um Motion Designer no Brasil: salário médio e fatores que influenciam a remuneração Gás natural pode reduzir 10% das emissões globais de CO² do setor de energia Brasileiros têm em média 4 dispositivos conectados à internet em casa, revela pesquisa MKTPRESS: A nova solução em distribuição de noticias e backlink SEO para impulsionar o posicionamento de empresas online "Sem Atraso" - o novo single da cantora Vera Medina em parceria com o produtor Donatinho já tem data marcada para o lançamento Dia do Cinema Brasileiro: relevância e crescimento da indústria no Brasil Mistérios dos Tênis de Corrida: Par Perfeito para seu Desempenho Clinica de Estética em Paragominas Guia Completo de Bancos e Agências Teatro Acessível Que Ensina Cidadania E Segurança No Trânsito Para Crianças Já Alcançou Mais De 6 Mil No Interior De Sp Qualidade de vida no transporte público: como a mobilidade têm oferecido isso aos passageiros A Crescente Participação dos Técnicos Industriais em Licitações Governamentais Milionárias A importância da Jornada orientada para o cliente. Diabetes: Entenda Como A Menopausa Pode Piorar O Controle Peu Mendes Lança EP "Timeless Tunes" com Releituras de Clássicos Contemporâneos Banda Falamansa lança o envolvente videoclipe 'Xote Bom' evidenciando a capacidade da arte de unir diversas culturas GROQUE LANÇA NOVO SINGLE “NA FALTA DE UMA GLOCK”
O texto acima "Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais