Tecnologia Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região

Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região

A colheita do milho no Nordeste está atingindo expectativas recordes, e por isso esse tipo de cultura se estabeleceu como a segunda mais importante do País.

O grão, que faz parte da história do Brasil, é totalmente adaptado ao clima tropical que temos, por isso essa cultura é extremamente funcional e vital para a economia e segurança alimentar dos brasileiros, principalmente os povos da região nordeste

Importância da produção de milho no Nordeste

Um levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra que a produção de milho é a segunda maior no Brasil, atrás apenas da soja.

Nesse cenário, a contribuição do Nordeste, especialmente do Oeste da Bahia, ganha ainda maior destaque, visto que a região contribuiu para o crescimento de 4,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado somente no segundo trimestre de 2022.

Isso ocorreu graças aos investimentos e atuações das empresas na região, como o Agronegócio Estrondo. Dessa forma, a plantação de milho se tornou uma das mais relevantes no cenário nacional.

Além disso, vale reforçar que o grão está presente na alimentação de grande parte da população, sendo a base de muitas mesas de família . Por isso, também apresenta importância cultural, e não apenas econômica.

Expectativas da safra de milho de 2023 no Oeste da Bahia

As expectativas da colheita de milho na safra 2023 do Oeste da Bahia são positivas, conforme levantamento da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

Isso porque existe um aumento na demanda, com a adição de 10 mil hectares de novas áreas para plantação. Dessa forma, com 35 mil hectares de plantio, é possível que haja um crescimento de 42% em relação a 2022.

Isso permitirá aumentar o desenvolvimento do grão, que deve chegar a 180 sacas por hectare. Dessa forma, esperam-se 32,4% de crescimento nos resultados da região.

Importância da agricultura na segurança alimentar dos povos nordestinos

A agricultura é essencial para proporcionar segurança alimentar para a população, especialmente em regiões como o Nordeste, onde a colheita de milho, soja e outros grãos é significativa.

Como parte da base alimentar, é fundamental que as colheitas tenham resultados positivos, para contribuir com a economia e possibilitar o consumo local sem impactos financeiros.

Por esse motivo, boas práticas de agricultura e investimentos locais, como os realizados pelo Agronegócio Estrondo na última safra, permitiram aumentar as sacas e, como consequência, reduzir os custos de compra da população.

Em 2022, foram plantados 210 mil hectares de milho, com produtividade em torno de 170 sacas por hectare.

Os números foram ainda mais expressivos nas fazendas do Agronegócio Estrondo, com volume total de 44 mil toneladas.

Assim, além da economia nacional ser potencializada, os grãos ficam mais acessíveis para a população, garantindo segurança e dignidade alimentar.

A colheita de milho está entre as atividades mais importantes da economia brasileira, especialmente na região Nordeste, e é fundamental investir na prática.

Assim é possível ter resultados financeiros mais expressivos no cenário nacional, e promover benefícios para a população.

Mais Visitados Dia Mundial da Saúde: a importância da data e seu propósito , BRT está na lista dos projetos mais influentes do mundo , Dia do Trabalho: as vitórias e os desafios do empreendedorismo feminino , 5 estratégias para reduzir o congestionamento nas cidades , Ônibus x carros: entenda como o transporte coletivo é a melhor escolha

Veja outras matérias

Belchior Tekateka Moço Assume Agora O Nome De Belmo Teka Dicas para usar o transporte público no Rio de Janeiro Torneio De Beach Tennis Marca Inauguração De Uma Nova Unidade Da Franquia 4Beachgym E Mostra Força Da Marca Para Além Da Academia 5 estratégias para reduzir o congestionamento nas cidades Imposto de Renda para Não Residentes: Aluguel de Imóvel no Brasil Tendências futurísticas para o transporte público Beat Sounds Lança Mixtape "Beat Camping Vol.1" Departamento de Design GR6 Nova Era - Novidades para 2023 Dicas para escolher os melhores destinos de inverno em sua viagem de férias Carnaval Na Bahia, Cidade Do Axé Single Licor Lilás Blackbox Black Box Lança "Licor Lilás" Pela Beat Sounds – Uma Imersão Poética Em Ritmos E Sentimentos Após O Sucesso De “Zone”, Omar Lança Novo Álbum “Sorte” 6º Seminário Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos aborda a governança e seus mecanismos em palestra motivacional 5 dicas poderosas do Diego Maia para o atendimento ao cliente Ferato Explora A Fragilidade Das Relações Em Seu Novo Single “Faltou O Que?” Nayuta Capital Facilita Novos Investimentos Chineses Em Setores Chave Do Brasil Readmio E Ler E Pensar Lançam Passaporte Da Leitura Para Mais De 7 Mil Professores Da Rede Pública Lançamento de (RE)ESCREVENDO MINHA HISTÓRIA com Sueli Benvenuto na Livraria Martins Fontes Paulista: Uma Experiência Única! Por que vale a pena usar o transporte público no Brasil? Veja as principais razões! Anvisa avança na padronização de inspeções sanitárias em serviços de saúde Câmara Municipal De Campo Novo Do Parecis Realiza Primeira Sessão Com Sistema Sapl Dicas para elaborar estratégias de marketing para acelerar as vendas no dia dos pais Laison Santos: Um especialista em ufologia que desvenda os mistérios do universo Nayuta Capital Amplia Atuação No Brasil Com Assessoria Financeira Para Empresas Chinesas
O texto acima "Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais