Tecnologia Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região

Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região

A colheita do milho no Nordeste está atingindo expectativas recordes, e por isso esse tipo de cultura se estabeleceu como a segunda mais importante do País.

O grão, que faz parte da história do Brasil, é totalmente adaptado ao clima tropical que temos, por isso essa cultura é extremamente funcional e vital para a economia e segurança alimentar dos brasileiros, principalmente os povos da região nordeste

Importância da produção de milho no Nordeste

Um levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra que a produção de milho é a segunda maior no Brasil, atrás apenas da soja.

Nesse cenário, a contribuição do Nordeste, especialmente do Oeste da Bahia, ganha ainda maior destaque, visto que a região contribuiu para o crescimento de 4,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado somente no segundo trimestre de 2022.

Isso ocorreu graças aos investimentos e atuações das empresas na região, como o Agronegócio Estrondo. Dessa forma, a plantação de milho se tornou uma das mais relevantes no cenário nacional.

Além disso, vale reforçar que o grão está presente na alimentação de grande parte da população, sendo a base de muitas mesas de família . Por isso, também apresenta importância cultural, e não apenas econômica.

Expectativas da safra de milho de 2023 no Oeste da Bahia

As expectativas da colheita de milho na safra 2023 do Oeste da Bahia são positivas, conforme levantamento da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

Isso porque existe um aumento na demanda, com a adição de 10 mil hectares de novas áreas para plantação. Dessa forma, com 35 mil hectares de plantio, é possível que haja um crescimento de 42% em relação a 2022.

Isso permitirá aumentar o desenvolvimento do grão, que deve chegar a 180 sacas por hectare. Dessa forma, esperam-se 32,4% de crescimento nos resultados da região.

Importância da agricultura na segurança alimentar dos povos nordestinos

A agricultura é essencial para proporcionar segurança alimentar para a população, especialmente em regiões como o Nordeste, onde a colheita de milho, soja e outros grãos é significativa.

Como parte da base alimentar, é fundamental que as colheitas tenham resultados positivos, para contribuir com a economia e possibilitar o consumo local sem impactos financeiros.

Por esse motivo, boas práticas de agricultura e investimentos locais, como os realizados pelo Agronegócio Estrondo na última safra, permitiram aumentar as sacas e, como consequência, reduzir os custos de compra da população.

Em 2022, foram plantados 210 mil hectares de milho, com produtividade em torno de 170 sacas por hectare.

Os números foram ainda mais expressivos nas fazendas do Agronegócio Estrondo, com volume total de 44 mil toneladas.

Assim, além da economia nacional ser potencializada, os grãos ficam mais acessíveis para a população, garantindo segurança e dignidade alimentar.

A colheita de milho está entre as atividades mais importantes da economia brasileira, especialmente na região Nordeste, e é fundamental investir na prática.

Assim é possível ter resultados financeiros mais expressivos no cenário nacional, e promover benefícios para a população.

Mais Visitados Quais são os benefícios nutricionais dos legumes? , Hidrogênio é aposta para descarbonização da economia mundial , BRT: os principais benefícios dos ônibus para a mobilidade urbana , Dia da Família: a importância da família na escola , Conheça os principais precursores do empreendedorismo no Brasil

Veja outras matérias

Falsos torcedores: Uma mancha no Instagram dos times da Série A? Stella Pure Gold, O Brinde De Ouro Do Festival De Cinema De Gramado Da Técnica ao Empreendedorismo: A Jornada Inspiradora de Gabriel Otoni Zedia Amplia Time Comercial Para Fortalecer Mídia Programática Na Tv Aberta BRT: os principais benefícios dos ônibus para a mobilidade urbana Chácara Estâncias Azaleias: Seu Refúgio Perfeito em Barretos Tecnologia E Leitura: Como Ferramentas Digitais Estão Transformando A Experiência Em Sala De Aula Nas Apae’s Circular Brain reestrutura marca para se aproximar do consumidor Uma boa propaganda é essencial para o sucesso de sua loja Conheça Gustavo Faria, cria da base do Red Bull Bragantino Contratofy: Empresários digitais lançam ferramenta GRATUITA baseada em IA para elaboração de contratos online Mais Economia, Mais Eficiência: Como a VoIP Ajuda na Redução de Custos Digital Condutor - Curso de Reciclagem Para Condutor Infrator Agências De Detetives Particulares Confiáveis Black Friday: especialista explica como escalar os resultados no e-commerce O Futuro das Câmaras Municipais: da Governança à Esperança Jeferson Silva, Servidor Da Câmara De Ourilândia Do Norte (Pa), Se Destaca Como Liderança No Poder Legislativo Parafuso Estrutural Astm A325: Inovação E Confiabilidade Na Construção Civil Laser Clinic Paragominas: Excelência em Estética Exportações Da China Para O Brasil Crescem 24,4% Entre Janeiro E Julho De 2024 Offshore Para Startups: Cenário Mundial Em Outubro De 2024. Ataques Cibernéticos Em Ascensão: Medidas Essenciais Para Proteger Sua Empresa 3 Fatos Da Genética Feminina Explicados Pela Ciência O Impacto do Marketing Digital e da IA no Crescimento Empresarial
O texto acima "Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais