Tecnologia Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região

Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região

A colheita do milho no Nordeste está atingindo expectativas recordes, e por isso esse tipo de cultura se estabeleceu como a segunda mais importante do País.

O grão, que faz parte da história do Brasil, é totalmente adaptado ao clima tropical que temos, por isso essa cultura é extremamente funcional e vital para a economia e segurança alimentar dos brasileiros, principalmente os povos da região nordeste

Importância da produção de milho no Nordeste

Um levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra que a produção de milho é a segunda maior no Brasil, atrás apenas da soja.

Nesse cenário, a contribuição do Nordeste, especialmente do Oeste da Bahia, ganha ainda maior destaque, visto que a região contribuiu para o crescimento de 4,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado somente no segundo trimestre de 2022.

Isso ocorreu graças aos investimentos e atuações das empresas na região, como o Agronegócio Estrondo. Dessa forma, a plantação de milho se tornou uma das mais relevantes no cenário nacional.

Além disso, vale reforçar que o grão está presente na alimentação de grande parte da população, sendo a base de muitas mesas de família . Por isso, também apresenta importância cultural, e não apenas econômica.

Expectativas da safra de milho de 2023 no Oeste da Bahia

As expectativas da colheita de milho na safra 2023 do Oeste da Bahia são positivas, conforme levantamento da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

Isso porque existe um aumento na demanda, com a adição de 10 mil hectares de novas áreas para plantação. Dessa forma, com 35 mil hectares de plantio, é possível que haja um crescimento de 42% em relação a 2022.

Isso permitirá aumentar o desenvolvimento do grão, que deve chegar a 180 sacas por hectare. Dessa forma, esperam-se 32,4% de crescimento nos resultados da região.

Importância da agricultura na segurança alimentar dos povos nordestinos

A agricultura é essencial para proporcionar segurança alimentar para a população, especialmente em regiões como o Nordeste, onde a colheita de milho, soja e outros grãos é significativa.

Como parte da base alimentar, é fundamental que as colheitas tenham resultados positivos, para contribuir com a economia e possibilitar o consumo local sem impactos financeiros.

Por esse motivo, boas práticas de agricultura e investimentos locais, como os realizados pelo Agronegócio Estrondo na última safra, permitiram aumentar as sacas e, como consequência, reduzir os custos de compra da população.

Em 2022, foram plantados 210 mil hectares de milho, com produtividade em torno de 170 sacas por hectare.

Os números foram ainda mais expressivos nas fazendas do Agronegócio Estrondo, com volume total de 44 mil toneladas.

Assim, além da economia nacional ser potencializada, os grãos ficam mais acessíveis para a população, garantindo segurança e dignidade alimentar.

A colheita de milho está entre as atividades mais importantes da economia brasileira, especialmente na região Nordeste, e é fundamental investir na prática.

Assim é possível ter resultados financeiros mais expressivos no cenário nacional, e promover benefícios para a população.

Mais Visitados 4 benefícios dos ônibus BRT para a mobilidade urbana , Qual a importância de um profissional de marketing? , Estratégias de lideranças bem-sucedidas: lições de empresários inspiradores , Dia do escritor: conheça as autoras brasileiras mais influentes na literatura , Dia nacional de combate ao colesterol: A importância da alimentação para o desempenho escolar das crianças

Veja outras matérias

Conheça os nomes mais populares para 2024 Como O Banheiro De Aspersão Ajuda Seu Rebanho Por que ônibus é um transporte sustentável? Dante Lança Seu Primeiro Single “Talvez Meu Amg Seja Melhor Pra Vc” E Antecipa O Álbum De Estreia “Sem Coração” American Doge Avança Para A Segunda Fase Da Pré Venda E Já Conta Com Dois Mini Games Exclusivos! Kitnet Token: Oportunidade Real De Ganhos Com Imóveis E Rwas Na Blockchain Offshore Para Startups: Cenário Mundial Em Outubro De 2024. Tributação nos Estados Unidos: Guia para Brasileiros FS Logistics Navega pelos Desafios Logísticos Acentuados pela Alta Demanda de Carros Elétricos Chineses e Preparativos Olímpicos Oito dos dez times com maior valor de mercado na Copa Libertadores são brasileiros Workshop online ensina inteligência emocional para mães Como a integração do transporte melhora a mobilidade urbana Bebê De 7 Meses E Os Pais São Alvos De Agressões Nas Redes Sociais Empresa focada em Proteção Veicular é destaque e oferece excelente custo x benefício Chuvas Intensas Na Região De Jundiaí: Aprenda A Prevenir Os Riscos Com Desentupidoras Explorando a Versatilidade dos Filamentos PLA, ABS, PETG e TPU da 3DProcer para Impressão 3D Crescimento econômico: o papel fundamental do agronegócio na estabilidade financeira Projeto cultural traz teatro gratuito e aberto ao público a praças da Bahia Empresária Sueli Benvenuto Inspira Mulheres em Palestra no Espaço Casa do Lago, em Embu das Artes Valor Único no Varejo Farmacêutico: A Chave para Diferenciação e Sucesso Exportações Da China Para O Brasil Crescem 24,4% Entre Janeiro E Julho De 2024 Tudo sobre a proteína Whey Protein Caio Gabriel Almeida anuncia CRASH (Deluxe) Single Licor Lilás Blackbox Black Box Lança "Licor Lilás" Pela Beat Sounds – Uma Imersão Poética Em Ritmos E Sentimentos
O texto acima "Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais