Qual a importância de um profissional de marketing?
O Dia do Profissional de Marketing é comemorado em 8 de maio, criado recentemente para incentivar a valorização da área no Brasil.
Com o crescimento da relevância desse setor, empresas e organizações utilizam a data para comemorar e homenagear o cargo, além de reforçar a importância das atividades no âmbito corporativo.
A cada ano, a comemoração ganha força não apenas entre os profissionais, mas também nas instituições públicas e privadas, que promovem campanhas, divulgações e festividades no dia.
O que é marketing?
O marketing é um conjunto de estratégias, técnicas e atividades que visam criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para clientes, consumidores e parceiros.
Na prática, envolve todas as etapas de produção, como análises e estudos de mercado, planejamento de serviços e definição de preços.
Também é a área que desenvolve a comunicação da empresa, especialmente de forma externa, com os clientes e parceiros.
O objetivo do marketing é atender às necessidades dos clientes e, ao mesmo tempo, alcançar os objetivos da organização.
O que faz o profissional de marketing?
Na prática, o profissional de marketing é responsável por planejar, executar e monitorar as atividades relacionadas a uma empresa, produto ou serviço.
Uma vez que eles visam gerar valor para os clientes e auxiliar as vendas e posicionamento da organização, devem acompanhar diferentes etapas na criação de ideias, campanhas e promoções.
Além disso, também pesquisam sobre o mercado, determinam preços e analisam resultados com outras equipes.
Na comunicação, o profissional de marketing é ainda mais importante, pois ele possibilita o desenvolvimento de canais internos e externos mais estratégicos com o público e com parceiros.
Impacto do marketing na economia brasileira
A Interactive Advertising Bureau (IAB) Brasil divulgou que, em 2022, os investimentos em campanhas de marketing alcançaram R$ 14,7 bilhões apenas no primeiro semestre.
Com isso, as empresas podem melhorar sua lucratividade em até 30%. Os ganhos totais são 8% maiores entre organizações que possuem um setor ativo.
Esse aumento de demanda impactou positivamente a economia brasileira, com a geração de empregos, novas oportunidades de negócio e estratégias de posicionamento que acompanham as tendências de mercado.
“Ao longo dos anos, temos visto como o marketing se tornou uma atividade estratégica para as empresas de todos os tamanhos e setores, ajudando-as a se destacar em um mercado cada vez mais competitivo”, afirma Priscilla Levinsohn, diretora de Marketing do Colinas Shopping.
A importância do profissional de marketing para as empresas
No Dia do Profissional de Marketing, vale reforçar a importância dessa área para as empresas, uma vez que ela é responsável pela criação de estratégias mais assertivas e uma comunicação mais consolidada com o público.
Ter esses profissionais na equipe permite um conhecimento mais amplo do mercado e como ele se comporta. Dessa forma, é possível criar campanhas efetivas para os clientes.
Além disso, essas atividades ajudam no posicionamento da empresa no mercado, aumentando as vendas e, consequentemente, o faturamento.
Sem esse profissional, a empresa pode perder oportunidades e tendências, por não ter uma equipe especializada.
"É preciso estar sempre atento às mudanças de comportamento dos consumidores, às novas tecnologias e às tendências do mercado, buscando soluções inovadoras para os problemas e oportunidades que surgem. Esse é o papel do marketing”, reforça Priscilla Levinsohn em seu artigo para o portal Exame.
O Dia do Profissional de Marketing é uma data recente, mas que reforça a importância desse especialista para as empresas.
Por isso, é fundamental reconhecer e valorizar as equipes, além de propor investimentos para tornar o setor ainda mais moderno, com recursos para se destacar de forma assertiva no mercado, como reforçam especialistas.
Mais Visitados Conheça o livro “Histórias que Ninguém Ouviu” da rádio CBN , Dia do Trabalho: as vitórias e os desafios do empreendedorismo feminino , Saiba mais sobre a PNUMA 2023 e a importância do programa para o país , Como a integração do transporte melhora a mobilidade urbana , Estratégias de lideranças bem-sucedidas: lições de empresários inspiradores
Veja outras matérias
Como devo declarar as ações?
Tecnologias Inovadoras para Negócios: Software de Agendamento Online
Portaria Remota Pode Reduzir Em Até 70% Custos Para Condomínios
A Associação Que Revoluciona O Cuidado E O Acesso A Cannabis Medicinal No Brasil Desde 2018 Lança Livro
Revelado O que São Miomas Uterinos e Qual o Melhor Tratamento
Conheça o cantor Chavão888, artista paulista que faz vários estilos de música
Brasileiros conquistadores: Um panorama dos craques que brilharam fora do Brasil em 2024
Estudantes De Mogi Guaçu Aprendem Sobre Mobilidade Urbana Em Estreia De ‘Ir E Vir: Cidadão Vigilante’
Alterações No Código Civil Podem Transformar A Gestão De Condomínios No Brasil
Laser Clinic Paragominas: Excelência em Estética
Cicatribem: Um Aliado Contra Estrias
Space Frog X: O Projeto Que Está Redefinindo O Universo Cripto
Influenciador danzinho vem se destacando na internet
Busologia: você já ouviu falar?
Precisa De Um Guincho Em Pelotas, Rs? Encontre No Portal Ache Guincho!
Com Novo Investimento De R$ 3 Milhões, Startup Europeia Readmio Acelera Expansão No Brasil
Tendências futurísticas para o transporte público
Programa Minha Casa Minha Vida: Rogério Praes, palestrante especialista no segmento econômico fala sobre o assunto e esclarece dúvidas.
A Loglove: Revolução Tecnológica E A Nova Era Da Acompanhante Profissional
Descobrindo Equilíbrio: Análise das Qualidades e Pontos a Melhorar em Conjunto
FS Logistics Navega pelos Desafios Logísticos Acentuados pela Alta Demanda de Carros Elétricos Chineses e Preparativos Olímpicos
Westland World Revolucionando Investimentos Com Criptomoedas Wlsc E Wlt
Dia de combate ao estresse: desafios para um aprendizado saudável
Kaizen Celebra 5 Anos Com Meta De Chegar A Dois Mil Alunos Em 2026
Divulge