Educação Qual a importância de um profissional de marketing?

Qual a importância de um profissional de marketing?

O Dia do Profissional de Marketing é comemorado em 8 de maio, criado recentemente para incentivar a valorização da área no Brasil.

Com o crescimento da relevância desse setor, empresas e organizações utilizam a data para comemorar e homenagear o cargo, além de reforçar a importância das atividades no âmbito corporativo.

A cada ano, a comemoração ganha força não apenas entre os profissionais, mas também nas instituições públicas e privadas, que promovem campanhas, divulgações e festividades no dia.

O que é marketing?

O marketing é um conjunto de estratégias, técnicas e atividades que visam criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para clientes, consumidores e parceiros.

Na prática, envolve todas as etapas de produção, como análises e estudos de mercado, planejamento de serviços e definição de preços.

Também é a área que desenvolve a comunicação da empresa, especialmente de forma externa, com os clientes e parceiros.

O objetivo do marketing é atender às necessidades dos clientes e, ao mesmo tempo, alcançar os objetivos da organização.

O que faz o profissional de marketing?

Na prática, o profissional de marketing é responsável por planejar, executar e monitorar as atividades relacionadas a uma empresa, produto ou serviço.

Uma vez que eles visam gerar valor para os clientes e auxiliar as vendas e posicionamento da organização, devem acompanhar diferentes etapas na criação de ideias, campanhas e promoções.

Além disso, também pesquisam sobre o mercado, determinam preços e analisam resultados com outras equipes.

Na comunicação, o profissional de marketing é ainda mais importante, pois ele possibilita o desenvolvimento de canais internos e externos mais estratégicos com o público e com parceiros.

Impacto do marketing na economia brasileira

A Interactive Advertising Bureau (IAB) Brasil divulgou que, em 2022, os investimentos em campanhas de marketing alcançaram R$ 14,7 bilhões apenas no primeiro semestre.

Com isso, as empresas podem melhorar sua lucratividade em até 30%. Os ganhos totais são 8% maiores entre organizações que possuem um setor ativo.

Esse aumento de demanda impactou positivamente a economia brasileira, com a geração de empregos, novas oportunidades de negócio e estratégias de posicionamento que acompanham as tendências de mercado.

“Ao longo dos anos, temos visto como o marketing se tornou uma atividade estratégica para as empresas de todos os tamanhos e setores, ajudando-as a se destacar em um mercado cada vez mais competitivo”, afirma Priscilla Levinsohn, diretora de Marketing do Colinas Shopping.

A importância do profissional de marketing para as empresas

No Dia do Profissional de Marketing, vale reforçar a importância dessa área para as empresas, uma vez que ela é responsável pela criação de estratégias mais assertivas e uma comunicação mais consolidada com o público.

Ter esses profissionais na equipe permite um conhecimento mais amplo do mercado e como ele se comporta. Dessa forma, é possível criar campanhas efetivas para os clientes.

Além disso, essas atividades ajudam no posicionamento da empresa no mercado, aumentando as vendas e, consequentemente, o faturamento.

Sem esse profissional, a empresa pode perder oportunidades e tendências, por não ter uma equipe especializada.

"É preciso estar sempre atento às mudanças de comportamento dos consumidores, às novas tecnologias e às tendências do mercado, buscando soluções inovadoras para os problemas e oportunidades que surgem. Esse é o papel do marketing”, reforça Priscilla Levinsohn em seu artigo para o portal Exame.

O Dia do Profissional de Marketing é uma data recente, mas que reforça a importância desse especialista para as empresas.

Por isso, é fundamental reconhecer e valorizar as equipes, além de propor investimentos para tornar o setor ainda mais moderno, com recursos para se destacar de forma assertiva no mercado, como reforçam especialistas.

Mais Visitados Safra de soja 2022/2023 deve ter recorde de produção , Dia Mundial do Meio Ambiente: agronegócio e sustentabilidade ambiental , Como as boas práticas agrícolas e tecnologia estão impactando a safra do milho , Busologia: Entenda mais sobre o estudo da mobilidade urbana , Tendências futurísticas para o transporte público

Veja outras matérias

Startup busca conectar consumidores a cafeterias e torrefações FS Logistics se consolida como um dos aliados do agente de carga no Brasil Fita UP amplia sua presença em lojas físicas por meio do modelo B2B e almeja parcerias com grandes magazines Mês do cinema - Confira grandes nomes da TV e cinema nacional que já se aposentaram ou faleceram Conheça as cidades do Brasil que utilizam o BRT Filtro de diesel: entenda o que é e por que é importante utilizá-lo! Saiba como as novas tecnologias e inovações são essenciais para melhorar o transporte público Quatro clubes brasileiros estão entre os que têm mais sócios-torcedores na América do Sul Desafio de Mountain Bike tem apoio do Agronegócio Estrondo A Arte da Pesca com Isca Natural Passeio oferece experiência para amantes de café e vinho Dia do Trabalhador Rural: Pilar do agronegócio brasileiro Soluções Estratégicas para Navegar a Logística do Ano Novo Chinês Descubra como as Reservas Online Gratuitas podem Ajudar o Seu Salão de Beleza Dia Mundial da Água: dicas e ações sustentáveis para o uso da água Empresária Sueli Benvenuto é Convidada para Palestrar no Espaço Casa do Lago em Embu das Artes Thiago Behlke o rei do repasse no Brasil Expansão da Tecnologia VoIP em Escolas de Rondônia: Melhor Comunicação para a Comunidade Escolar Banda Ĺiaz retorna às plataformas digitais após hiato de 5 meses Bateria do iPhone 15 vs. iPhone 15 Pro: Qual Aguenta Mais? Quanto ganha um Motion Designer no Brasil: salário médio e fatores que influenciam a remuneração O Papel da Consultoria Tributária na Gestão Financeira Empresarial Tutóia recebe a dentista, Dra. Livia Santana, na colônia de Pescadores. Verdadeira função da Constelação Familiar
O texto acima "Qual a importância de um profissional de marketing?" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais