
Qual a importância de um profissional de marketing?
O Dia do Profissional de Marketing é comemorado em 8 de maio, criado recentemente para incentivar a valorização da área no Brasil.
Com o crescimento da relevância desse setor, empresas e organizações utilizam a data para comemorar e homenagear o cargo, além de reforçar a importância das atividades no âmbito corporativo.
A cada ano, a comemoração ganha força não apenas entre os profissionais, mas também nas instituições públicas e privadas, que promovem campanhas, divulgações e festividades no dia.
O que é marketing?
O marketing é um conjunto de estratégias, técnicas e atividades que visam criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para clientes, consumidores e parceiros.
Na prática, envolve todas as etapas de produção, como análises e estudos de mercado, planejamento de serviços e definição de preços.
Também é a área que desenvolve a comunicação da empresa, especialmente de forma externa, com os clientes e parceiros.
O objetivo do marketing é atender às necessidades dos clientes e, ao mesmo tempo, alcançar os objetivos da organização.
O que faz o profissional de marketing?
Na prática, o profissional de marketing é responsável por planejar, executar e monitorar as atividades relacionadas a uma empresa, produto ou serviço.
Uma vez que eles visam gerar valor para os clientes e auxiliar as vendas e posicionamento da organização, devem acompanhar diferentes etapas na criação de ideias, campanhas e promoções.
Além disso, também pesquisam sobre o mercado, determinam preços e analisam resultados com outras equipes.
Na comunicação, o profissional de marketing é ainda mais importante, pois ele possibilita o desenvolvimento de canais internos e externos mais estratégicos com o público e com parceiros.
Impacto do marketing na economia brasileira
A Interactive Advertising Bureau (IAB) Brasil divulgou que, em 2022, os investimentos em campanhas de marketing alcançaram R$ 14,7 bilhões apenas no primeiro semestre.
Com isso, as empresas podem melhorar sua lucratividade em até 30%. Os ganhos totais são 8% maiores entre organizações que possuem um setor ativo.
Esse aumento de demanda impactou positivamente a economia brasileira, com a geração de empregos, novas oportunidades de negócio e estratégias de posicionamento que acompanham as tendências de mercado.
“Ao longo dos anos, temos visto como o marketing se tornou uma atividade estratégica para as empresas de todos os tamanhos e setores, ajudando-as a se destacar em um mercado cada vez mais competitivo”, afirma Priscilla Levinsohn, diretora de Marketing do Colinas Shopping.
A importância do profissional de marketing para as empresas
No Dia do Profissional de Marketing, vale reforçar a importância dessa área para as empresas, uma vez que ela é responsável pela criação de estratégias mais assertivas e uma comunicação mais consolidada com o público.
Ter esses profissionais na equipe permite um conhecimento mais amplo do mercado e como ele se comporta. Dessa forma, é possível criar campanhas efetivas para os clientes.
Além disso, essas atividades ajudam no posicionamento da empresa no mercado, aumentando as vendas e, consequentemente, o faturamento.
Sem esse profissional, a empresa pode perder oportunidades e tendências, por não ter uma equipe especializada.
"É preciso estar sempre atento às mudanças de comportamento dos consumidores, às novas tecnologias e às tendências do mercado, buscando soluções inovadoras para os problemas e oportunidades que surgem. Esse é o papel do marketing”, reforça Priscilla Levinsohn em seu artigo para o portal Exame.
O Dia do Profissional de Marketing é uma data recente, mas que reforça a importância desse especialista para as empresas.
Por isso, é fundamental reconhecer e valorizar as equipes, além de propor investimentos para tornar o setor ainda mais moderno, com recursos para se destacar de forma assertiva no mercado, como reforçam especialistas.
Mais Visitados Hidrogênio é aposta para descarbonização da economia mundial , 4 tendências e obstáculos do transporte público no país , Expansão do transporte público poderia reduzir em 40% as emissões de carbono , Liquidação outono/inverno: estratégias para impulsionar vendas no varejo e e-commerce , Conheça a história do transporte público no Brasil
Veja outras matérias
Após O Sucesso De “Zone”, Omar Lança Novo Álbum “Sorte”
Snappy: A Nova Plataforma Revolucionária De Conteúdo Para Criadores Digitais
O papel e benefícios dos shoppings para o comércio
Viajar de ônibus vale a pena?
Fs Comex Anuncia Associação Com A Câmara De Comércio Árabe Brasileira Para Fortalecer Exportações Brasileiras
Compre Sua Peça Apresenta Soluções Com Inteligência Artificial Na Automec 2025 E Reforça Papel De Liderança Na Digitalização Do Setor Automotivo
Estudo Inédito Revela Maturidade Da Gestão Financeira Em Administradoras De Condomínios E Aponta Caminhos Para Crescimento
Como um emissor de Nota Fiscal Eletrônica pode ajudar a reduzir custos e aumentar a produtividade da sua Empresa
Marketing para corretores – 5 técnicas para vender plano de saúde com o WhatsApp
Geração Empreendedora" – Evento Do Instituto Martins Em Barueri, São Paulo
Acessos Brasil: Leve Seu Site Ao Topo E Seja Visto!
Especialista Alerta Sobre Os Riscos Da Recuperação Judicial Para Propriedades Rurais Endividadas
Brazil Iron Tem Projeto Para Aço Verde
Como a tecnologia tem influenciado a mobilidade urbana
Dicas para elaborar estratégias de marketing para acelerar as vendas no dia dos pais
Passeio oferece experiência para amantes de café e vinho
Conheça as cidades do Brasil que utilizam o BRT
Primor patrocina pelo segundo ano o Espetáculo da Paixão de Cristo
A importância do Agronegócio para as comunidades locais
Onde Comprar Material De Construção No Espírito Santo
Embalagens Sustentáveis Em Alta: Como Os Rótulos Estão Se Adaptando À Nova Geração De Consumidores Conscientes
Quais são os benefícios nutricionais dos legumes?
Como Um Escritório De Contabilidade Em Sjc Ajuda A Gestão Financeira Da Sua Empresa
Saiba como os corredores de ônibus são essenciais para a eficiência do trânsito
Divulge