Educação Qual a importância de um profissional de marketing?

Qual a importância de um profissional de marketing?

O Dia do Profissional de Marketing é comemorado em 8 de maio, criado recentemente para incentivar a valorização da área no Brasil.

Com o crescimento da relevância desse setor, empresas e organizações utilizam a data para comemorar e homenagear o cargo, além de reforçar a importância das atividades no âmbito corporativo.

A cada ano, a comemoração ganha força não apenas entre os profissionais, mas também nas instituições públicas e privadas, que promovem campanhas, divulgações e festividades no dia.

O que é marketing?

O marketing é um conjunto de estratégias, técnicas e atividades que visam criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para clientes, consumidores e parceiros.

Na prática, envolve todas as etapas de produção, como análises e estudos de mercado, planejamento de serviços e definição de preços.

Também é a área que desenvolve a comunicação da empresa, especialmente de forma externa, com os clientes e parceiros.

O objetivo do marketing é atender às necessidades dos clientes e, ao mesmo tempo, alcançar os objetivos da organização.

O que faz o profissional de marketing?

Na prática, o profissional de marketing é responsável por planejar, executar e monitorar as atividades relacionadas a uma empresa, produto ou serviço.

Uma vez que eles visam gerar valor para os clientes e auxiliar as vendas e posicionamento da organização, devem acompanhar diferentes etapas na criação de ideias, campanhas e promoções.

Além disso, também pesquisam sobre o mercado, determinam preços e analisam resultados com outras equipes.

Na comunicação, o profissional de marketing é ainda mais importante, pois ele possibilita o desenvolvimento de canais internos e externos mais estratégicos com o público e com parceiros.

Impacto do marketing na economia brasileira

A Interactive Advertising Bureau (IAB) Brasil divulgou que, em 2022, os investimentos em campanhas de marketing alcançaram R$ 14,7 bilhões apenas no primeiro semestre.

Com isso, as empresas podem melhorar sua lucratividade em até 30%. Os ganhos totais são 8% maiores entre organizações que possuem um setor ativo.

Esse aumento de demanda impactou positivamente a economia brasileira, com a geração de empregos, novas oportunidades de negócio e estratégias de posicionamento que acompanham as tendências de mercado.

“Ao longo dos anos, temos visto como o marketing se tornou uma atividade estratégica para as empresas de todos os tamanhos e setores, ajudando-as a se destacar em um mercado cada vez mais competitivo”, afirma Priscilla Levinsohn, diretora de Marketing do Colinas Shopping.

A importância do profissional de marketing para as empresas

No Dia do Profissional de Marketing, vale reforçar a importância dessa área para as empresas, uma vez que ela é responsável pela criação de estratégias mais assertivas e uma comunicação mais consolidada com o público.

Ter esses profissionais na equipe permite um conhecimento mais amplo do mercado e como ele se comporta. Dessa forma, é possível criar campanhas efetivas para os clientes.

Além disso, essas atividades ajudam no posicionamento da empresa no mercado, aumentando as vendas e, consequentemente, o faturamento.

Sem esse profissional, a empresa pode perder oportunidades e tendências, por não ter uma equipe especializada.

"É preciso estar sempre atento às mudanças de comportamento dos consumidores, às novas tecnologias e às tendências do mercado, buscando soluções inovadoras para os problemas e oportunidades que surgem. Esse é o papel do marketing”, reforça Priscilla Levinsohn em seu artigo para o portal Exame.

O Dia do Profissional de Marketing é uma data recente, mas que reforça a importância desse especialista para as empresas.

Por isso, é fundamental reconhecer e valorizar as equipes, além de propor investimentos para tornar o setor ainda mais moderno, com recursos para se destacar de forma assertiva no mercado, como reforçam especialistas.

Mais Visitados Viajar de ônibus vale a pena? , Como se tornar um bom profissional de marketing? , Dicas para elaborar estratégias de marketing para acelerar as vendas no dia dos pais , Entenda o impacto social do transporte coletivo , Dia nacional da educação infantil: Compromisso com o futuro das crianças

Veja outras matérias

Procurando pela agencia mais próxima? O Agencia do Banco vai te ajudar -Guia de Bancos e Agências O Futuro das Câmaras Municipais: da Governança à Esperança A Forma Mais Barata De Construir Uma Casa Techsocial Redefine A Gestão De Fornecedores Com Soluções Inovadoras Em Tecnologia Questionpro E Marketculture Firmam Parceria Para Impulsionar A Centralidade Nos Colaboradores E Clientes Estes são os participantes do Big Brother Brasil mais ricos nas redes sociais Laser Clinic Paragominas: Excelência em Estética Spot Soluções e TCL: Pioneirismo Brasileiro na Tecnologia Imersiva para 2024 Brazil Iron Faz Oferta De Us$ 1 Bilhão Pela Bahia Mineração, Segundo Fonte Dia da Educação: aumenta número de alunos no ensino superior Como detectar a infestação de caruncho em casa Estude Música Melhor: metodologia acessível para todos Salário Mínimo e Custo de Vida nos EUA Anvisa avança na padronização de inspeções sanitárias em serviços de saúde Qual o melhor shampoo em barra para caspa? Instituições De Ensino Superior Promovem Open Day Para Estudantes Do Ensino Médio Em Minas Gerais Thiago Behlke o rei do repasse no Brasil Descubra A Verdade Com Detetives Experientes Dra Lívia Santana de Matos Oliveira, dentista e influencer digital da saúde Empresária Sueli Benvenuto é Convidada para Palestrar no Espaço Casa do Lago em Embu das Artes Cicatribem: Um Aliado Contra Estrias Procon/MS Adota Tecnologia VoIP e Moderniza Atendimento ao Consumidor Qual o Melhor Hidratante Corporal em Barra? Escolha a Versão Perfeita para Você Clínica de nutrologia em Salvador ajuda pacientes a alcançarem uma vida mais saudável
O texto acima "Qual a importância de um profissional de marketing?" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais