
Qual a importância de um profissional de marketing?
O Dia do Profissional de Marketing é comemorado em 8 de maio, criado recentemente para incentivar a valorização da área no Brasil.
Com o crescimento da relevância desse setor, empresas e organizações utilizam a data para comemorar e homenagear o cargo, além de reforçar a importância das atividades no âmbito corporativo.
A cada ano, a comemoração ganha força não apenas entre os profissionais, mas também nas instituições públicas e privadas, que promovem campanhas, divulgações e festividades no dia.
O que é marketing?
O marketing é um conjunto de estratégias, técnicas e atividades que visam criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para clientes, consumidores e parceiros.
Na prática, envolve todas as etapas de produção, como análises e estudos de mercado, planejamento de serviços e definição de preços.
Também é a área que desenvolve a comunicação da empresa, especialmente de forma externa, com os clientes e parceiros.
O objetivo do marketing é atender às necessidades dos clientes e, ao mesmo tempo, alcançar os objetivos da organização.
O que faz o profissional de marketing?
Na prática, o profissional de marketing é responsável por planejar, executar e monitorar as atividades relacionadas a uma empresa, produto ou serviço.
Uma vez que eles visam gerar valor para os clientes e auxiliar as vendas e posicionamento da organização, devem acompanhar diferentes etapas na criação de ideias, campanhas e promoções.
Além disso, também pesquisam sobre o mercado, determinam preços e analisam resultados com outras equipes.
Na comunicação, o profissional de marketing é ainda mais importante, pois ele possibilita o desenvolvimento de canais internos e externos mais estratégicos com o público e com parceiros.
Impacto do marketing na economia brasileira
A Interactive Advertising Bureau (IAB) Brasil divulgou que, em 2022, os investimentos em campanhas de marketing alcançaram R$ 14,7 bilhões apenas no primeiro semestre.
Com isso, as empresas podem melhorar sua lucratividade em até 30%. Os ganhos totais são 8% maiores entre organizações que possuem um setor ativo.
Esse aumento de demanda impactou positivamente a economia brasileira, com a geração de empregos, novas oportunidades de negócio e estratégias de posicionamento que acompanham as tendências de mercado.
“Ao longo dos anos, temos visto como o marketing se tornou uma atividade estratégica para as empresas de todos os tamanhos e setores, ajudando-as a se destacar em um mercado cada vez mais competitivo”, afirma Priscilla Levinsohn, diretora de Marketing do Colinas Shopping.
A importância do profissional de marketing para as empresas
No Dia do Profissional de Marketing, vale reforçar a importância dessa área para as empresas, uma vez que ela é responsável pela criação de estratégias mais assertivas e uma comunicação mais consolidada com o público.
Ter esses profissionais na equipe permite um conhecimento mais amplo do mercado e como ele se comporta. Dessa forma, é possível criar campanhas efetivas para os clientes.
Além disso, essas atividades ajudam no posicionamento da empresa no mercado, aumentando as vendas e, consequentemente, o faturamento.
Sem esse profissional, a empresa pode perder oportunidades e tendências, por não ter uma equipe especializada.
"É preciso estar sempre atento às mudanças de comportamento dos consumidores, às novas tecnologias e às tendências do mercado, buscando soluções inovadoras para os problemas e oportunidades que surgem. Esse é o papel do marketing”, reforça Priscilla Levinsohn em seu artigo para o portal Exame.
O Dia do Profissional de Marketing é uma data recente, mas que reforça a importância desse especialista para as empresas.
Por isso, é fundamental reconhecer e valorizar as equipes, além de propor investimentos para tornar o setor ainda mais moderno, com recursos para se destacar de forma assertiva no mercado, como reforçam especialistas.
Mais Visitados 5 tendências de mobilidade urbana , Criado no Brasil, BRT é um dos projetos mais influentes do mundo , Entenda como o turismo ecológico auxilia na preservação do meio ambiente , Dia da televisão: celebrando a evolução do meio de comunicação mais popular , A importância do Agronegócio para as comunidades locais
Veja outras matérias
Estes são os participantes do Big Brother Brasil mais ricos nas redes sociais
Professor Demitido Por Denúncia Suspeita Denuncia Irregularidades E Aponta Desmonte Da Educação Pública Em São Paulo
NIKE SUGERE UMA COLECÇÃO DE SNEAKER NFT NO FORTNITE
PodCast para profissionais da indústria petfood
Construção com Tijolo Ecológico: Solução Sustentável para um Futuro Melhor
Guia Completo: Como Escolher A Melhor Lingerie E Camisolas Para Gestantes E Pós Parto
Os perigos de não contratar uma empresa de dedetização
André Guilherme É O Novo Coordenador Técnico Do Independente
Stud Bolt 3/4": Características, Aplicações E Especificações Técnicas
Presence Pro - Ajudamos empresas a melhorar sua performance através do gerenciamento de perfis
Projeto Mio Nas Escolas Libera Acesso Gratuito A Conteúdos Pedagógicos
Sertanejo, mas sertanejo mesmo!
Descomplicando o PIS: Seu Guia Prático para Consulta pelo CPF em 2023
Dia Nacional do Turismo: 4 destinos brasileiros para estar em contato com a natureza
Escolha o shampoo em barra perfeito na Relax Cosméticos.
Jenyssis e sua relação com a musica
Como nasceu a GR6, a maior produtora de funk do Brasil
Conheça a história do transporte público no Brasil
Inadimplência segue elevada no país e revela necessidade de alternativas para mudar cenário
Tecnologias Inovadoras para Negócios: Software de Agendamento Online
Agências De Detetives Particulares Confiáveis
O Programa Interlegis Do Senado Federal Ao Longo De Seus Mais De 27 Anos, Trabalha Para Um Parlamento Brasileiro Moderno, Forte E Integrado
Fast Music: GR6 criou o conceito e já negociou R$ 220 mi com ele
VILA PLURAL: O NOVO ESPAÇO DE CULTURA E ENTRETENIMENTO URBANO DE SÃO PAULO
Divulge