Qual a importância de um profissional de marketing?
O Dia do Profissional de Marketing é comemorado em 8 de maio, criado recentemente para incentivar a valorização da área no Brasil.
Com o crescimento da relevância desse setor, empresas e organizações utilizam a data para comemorar e homenagear o cargo, além de reforçar a importância das atividades no âmbito corporativo.
A cada ano, a comemoração ganha força não apenas entre os profissionais, mas também nas instituições públicas e privadas, que promovem campanhas, divulgações e festividades no dia.
O que é marketing?
O marketing é um conjunto de estratégias, técnicas e atividades que visam criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para clientes, consumidores e parceiros.
Na prática, envolve todas as etapas de produção, como análises e estudos de mercado, planejamento de serviços e definição de preços.
Também é a área que desenvolve a comunicação da empresa, especialmente de forma externa, com os clientes e parceiros.
O objetivo do marketing é atender às necessidades dos clientes e, ao mesmo tempo, alcançar os objetivos da organização.
O que faz o profissional de marketing?
Na prática, o profissional de marketing é responsável por planejar, executar e monitorar as atividades relacionadas a uma empresa, produto ou serviço.
Uma vez que eles visam gerar valor para os clientes e auxiliar as vendas e posicionamento da organização, devem acompanhar diferentes etapas na criação de ideias, campanhas e promoções.
Além disso, também pesquisam sobre o mercado, determinam preços e analisam resultados com outras equipes.
Na comunicação, o profissional de marketing é ainda mais importante, pois ele possibilita o desenvolvimento de canais internos e externos mais estratégicos com o público e com parceiros.
Impacto do marketing na economia brasileira
A Interactive Advertising Bureau (IAB) Brasil divulgou que, em 2022, os investimentos em campanhas de marketing alcançaram R$ 14,7 bilhões apenas no primeiro semestre.
Com isso, as empresas podem melhorar sua lucratividade em até 30%. Os ganhos totais são 8% maiores entre organizações que possuem um setor ativo.
Esse aumento de demanda impactou positivamente a economia brasileira, com a geração de empregos, novas oportunidades de negócio e estratégias de posicionamento que acompanham as tendências de mercado.
“Ao longo dos anos, temos visto como o marketing se tornou uma atividade estratégica para as empresas de todos os tamanhos e setores, ajudando-as a se destacar em um mercado cada vez mais competitivo”, afirma Priscilla Levinsohn, diretora de Marketing do Colinas Shopping.
A importância do profissional de marketing para as empresas
No Dia do Profissional de Marketing, vale reforçar a importância dessa área para as empresas, uma vez que ela é responsável pela criação de estratégias mais assertivas e uma comunicação mais consolidada com o público.
Ter esses profissionais na equipe permite um conhecimento mais amplo do mercado e como ele se comporta. Dessa forma, é possível criar campanhas efetivas para os clientes.
Além disso, essas atividades ajudam no posicionamento da empresa no mercado, aumentando as vendas e, consequentemente, o faturamento.
Sem esse profissional, a empresa pode perder oportunidades e tendências, por não ter uma equipe especializada.
"É preciso estar sempre atento às mudanças de comportamento dos consumidores, às novas tecnologias e às tendências do mercado, buscando soluções inovadoras para os problemas e oportunidades que surgem. Esse é o papel do marketing”, reforça Priscilla Levinsohn em seu artigo para o portal Exame.
O Dia do Profissional de Marketing é uma data recente, mas que reforça a importância desse especialista para as empresas.
Por isso, é fundamental reconhecer e valorizar as equipes, além de propor investimentos para tornar o setor ainda mais moderno, com recursos para se destacar de forma assertiva no mercado, como reforçam especialistas.
Mais Visitados Produção de ônibus aumenta no país , Dia do Cinema Brasileiro: relevância e crescimento da indústria no Brasil , 5 estratégias para reduzir o congestionamento nas cidades , Entenda os motivos de uma passagem de ônibus aumentar , Saiba mais sobre a importância do tacógrafo de um ônibus
Veja outras matérias
Evento "Método Lideres do Brasil" reúne mais de 300 empresários e empreendedores em Brasília
Valinhos (Sp) Se Destaca Com Projetos Inovadores Na Maratona De Inovação ‘Arte De Inovar’
Como ter um sistema de agendamento online para salão de beleza
Escolha o shampoo em barra perfeito na Relax Cosméticos.
FS Logistics Marca Presença na Intermodal 2024, o Maior Evento de Logística da América Latina
São Bernardo do Campo recebe projeto cultural itinerante gratuito com teatro e educação no trânsito
Itrust Coin (Itc): Uma Nova Era De Segurança E Valorização No Mercado Cripto
Primor patrocina pelo segundo ano o Espetáculo da Paixão de Cristo
Suncable Cabos Fotovoltaicos Conquista Mercado Solar
Empresa lança robô aspirador com Wi-Fi na Expolazer, o único capaz de limpar paredes de piscinas
O Impacto do She+Tech Week 2023 na Promoção do Empreendedorismo Feminino na América Latina
O Desafio Do Mercado Nos Últimos 4 Anos
A Anvisa prorroga a vigência de várias normas adotadas durante a pandemia
Transformando Vidas, Promovendo Esperança: Zimbabue Token (Zim) Lança Iniciativa Para Apoiar Comunidades Carentes
Paulo Fernandes: a valorização da cultura Bantu através da arte
Snappy: A Nova Plataforma Revolucionária De Conteúdo Para Criadores Digitais
Acessos Brasil: Leve Seu Site Ao Topo E Seja Visto!
Treinar pela manhã pode trazer benefícios ao seu corpo; Saiba como
Expansão da Tecnologia VoIP em Escolas de Rondônia: Melhor Comunicação para a Comunidade Escolar
Mercado Eficiente: O Que É Esse E Porque É Motivo De Críticas
Entenda a importância do ônibus em grandes cidades
Genera Apoia Exposição "Racionais Mc's O Quinto Elemento"No Museu Das Favelas
Mônica Marchett: impulsionando inovação e sustentabilidade no agronegócio
Inclusão no transporte público: acessibilidade proporciona independência aos deficientes
Divulge