Educação Qual a importância de um profissional de marketing?

Qual a importância de um profissional de marketing?

O Dia do Profissional de Marketing é comemorado em 8 de maio, criado recentemente para incentivar a valorização da área no Brasil.

Com o crescimento da relevância desse setor, empresas e organizações utilizam a data para comemorar e homenagear o cargo, além de reforçar a importância das atividades no âmbito corporativo.

A cada ano, a comemoração ganha força não apenas entre os profissionais, mas também nas instituições públicas e privadas, que promovem campanhas, divulgações e festividades no dia.

O que é marketing?

O marketing é um conjunto de estratégias, técnicas e atividades que visam criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para clientes, consumidores e parceiros.

Na prática, envolve todas as etapas de produção, como análises e estudos de mercado, planejamento de serviços e definição de preços.

Também é a área que desenvolve a comunicação da empresa, especialmente de forma externa, com os clientes e parceiros.

O objetivo do marketing é atender às necessidades dos clientes e, ao mesmo tempo, alcançar os objetivos da organização.

O que faz o profissional de marketing?

Na prática, o profissional de marketing é responsável por planejar, executar e monitorar as atividades relacionadas a uma empresa, produto ou serviço.

Uma vez que eles visam gerar valor para os clientes e auxiliar as vendas e posicionamento da organização, devem acompanhar diferentes etapas na criação de ideias, campanhas e promoções.

Além disso, também pesquisam sobre o mercado, determinam preços e analisam resultados com outras equipes.

Na comunicação, o profissional de marketing é ainda mais importante, pois ele possibilita o desenvolvimento de canais internos e externos mais estratégicos com o público e com parceiros.

Impacto do marketing na economia brasileira

A Interactive Advertising Bureau (IAB) Brasil divulgou que, em 2022, os investimentos em campanhas de marketing alcançaram R$ 14,7 bilhões apenas no primeiro semestre.

Com isso, as empresas podem melhorar sua lucratividade em até 30%. Os ganhos totais são 8% maiores entre organizações que possuem um setor ativo.

Esse aumento de demanda impactou positivamente a economia brasileira, com a geração de empregos, novas oportunidades de negócio e estratégias de posicionamento que acompanham as tendências de mercado.

“Ao longo dos anos, temos visto como o marketing se tornou uma atividade estratégica para as empresas de todos os tamanhos e setores, ajudando-as a se destacar em um mercado cada vez mais competitivo”, afirma Priscilla Levinsohn, diretora de Marketing do Colinas Shopping.

A importância do profissional de marketing para as empresas

No Dia do Profissional de Marketing, vale reforçar a importância dessa área para as empresas, uma vez que ela é responsável pela criação de estratégias mais assertivas e uma comunicação mais consolidada com o público.

Ter esses profissionais na equipe permite um conhecimento mais amplo do mercado e como ele se comporta. Dessa forma, é possível criar campanhas efetivas para os clientes.

Além disso, essas atividades ajudam no posicionamento da empresa no mercado, aumentando as vendas e, consequentemente, o faturamento.

Sem esse profissional, a empresa pode perder oportunidades e tendências, por não ter uma equipe especializada.

"É preciso estar sempre atento às mudanças de comportamento dos consumidores, às novas tecnologias e às tendências do mercado, buscando soluções inovadoras para os problemas e oportunidades que surgem. Esse é o papel do marketing”, reforça Priscilla Levinsohn em seu artigo para o portal Exame.

O Dia do Profissional de Marketing é uma data recente, mas que reforça a importância desse especialista para as empresas.

Por isso, é fundamental reconhecer e valorizar as equipes, além de propor investimentos para tornar o setor ainda mais moderno, com recursos para se destacar de forma assertiva no mercado, como reforçam especialistas.

Mais Visitados Gás natural: alternativa sustentável para a economia e geração de energia , 4 tendências e obstáculos do transporte público no país , Conheça os principais precursores do empreendedorismo no Brasil , Moda outono-inverno 2023: como unir moda consciente com as principais tendências? , Dicas para usar o transporte público no Rio de Janeiro

Veja outras matérias

Redator para redes sociais: o que é e o que fazem? Transporte público como aliado no investimento em sustentabilidade Métodos de controle de pragas para indústrias e armazéns Alisson T. Araújo Diretor de Fotografia marca presença no Tapete Vermelho do Festival de Cinema de Gramado Dia nacional do teatro: Importância da arte e cultura cênica Como O Banheiro De Aspersão Ajuda Seu Rebanho Bebê De 7 Meses E Os Pais São Alvos De Agressões Nas Redes Sociais Símbolo De Resistência: Ousadia E Alegria Transformando O Poder Legislativo Entenda a DCTF-Web: O Futuro da Fiscalização Tributária no Brasil Transporte coletivo auxilia na redução de congestionamentos A democratização da energia solar chegou Trts Prometem Concursos Públicos Em 2025 Com Salários Atrativos Gabriel vocalista da LIAZ revela suas referências musicais Lançamento Livro "Portal Das Letras – Aventura No Planeta Laranja" Acontece No Dia 26 De Março Migrar do MEI para o Simples Nacional: Como e Quando Fazer Peu Mendes Lança EP "Timeless Tunes" com Releituras de Clássicos Contemporâneos Semana Da Comunicação Da Ufu Apresenta Palestrantes Que Lutam Pela Valorização Da Cultura Em Uberlândia NIKE SUGERE UMA COLECÇÃO DE SNEAKER NFT NO FORTNITE Questionpro E Marketculture Firmam Parceria Para Impulsionar A Centralidade Nos Colaboradores E Clientes Guincho 24H Em Ribeirão Preto: Miroexpress, Sua Melhor Opção! Livro “A máquina que mudou o mundo” que disseminou o sistema lean no mundo é relançado no Brasil Viajar de ônibus vale a pena? ONLE e a Reinvenção da Música Pop Brasileira com 'Crazy Poetry Songs' Capitaum Floripa, o Filme. Nunca é tarde para chegar ao topo.
O texto acima "Qual a importância de um profissional de marketing?" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais