Qual a importância de um profissional de marketing?
O Dia do Profissional de Marketing é comemorado em 8 de maio, criado recentemente para incentivar a valorização da área no Brasil.
Com o crescimento da relevância desse setor, empresas e organizações utilizam a data para comemorar e homenagear o cargo, além de reforçar a importância das atividades no âmbito corporativo.
A cada ano, a comemoração ganha força não apenas entre os profissionais, mas também nas instituições públicas e privadas, que promovem campanhas, divulgações e festividades no dia.
O que é marketing?
O marketing é um conjunto de estratégias, técnicas e atividades que visam criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para clientes, consumidores e parceiros.
Na prática, envolve todas as etapas de produção, como análises e estudos de mercado, planejamento de serviços e definição de preços.
Também é a área que desenvolve a comunicação da empresa, especialmente de forma externa, com os clientes e parceiros.
O objetivo do marketing é atender às necessidades dos clientes e, ao mesmo tempo, alcançar os objetivos da organização.
O que faz o profissional de marketing?
Na prática, o profissional de marketing é responsável por planejar, executar e monitorar as atividades relacionadas a uma empresa, produto ou serviço.
Uma vez que eles visam gerar valor para os clientes e auxiliar as vendas e posicionamento da organização, devem acompanhar diferentes etapas na criação de ideias, campanhas e promoções.
Além disso, também pesquisam sobre o mercado, determinam preços e analisam resultados com outras equipes.
Na comunicação, o profissional de marketing é ainda mais importante, pois ele possibilita o desenvolvimento de canais internos e externos mais estratégicos com o público e com parceiros.
Impacto do marketing na economia brasileira
A Interactive Advertising Bureau (IAB) Brasil divulgou que, em 2022, os investimentos em campanhas de marketing alcançaram R$ 14,7 bilhões apenas no primeiro semestre.
Com isso, as empresas podem melhorar sua lucratividade em até 30%. Os ganhos totais são 8% maiores entre organizações que possuem um setor ativo.
Esse aumento de demanda impactou positivamente a economia brasileira, com a geração de empregos, novas oportunidades de negócio e estratégias de posicionamento que acompanham as tendências de mercado.
“Ao longo dos anos, temos visto como o marketing se tornou uma atividade estratégica para as empresas de todos os tamanhos e setores, ajudando-as a se destacar em um mercado cada vez mais competitivo”, afirma Priscilla Levinsohn, diretora de Marketing do Colinas Shopping.
A importância do profissional de marketing para as empresas
No Dia do Profissional de Marketing, vale reforçar a importância dessa área para as empresas, uma vez que ela é responsável pela criação de estratégias mais assertivas e uma comunicação mais consolidada com o público.
Ter esses profissionais na equipe permite um conhecimento mais amplo do mercado e como ele se comporta. Dessa forma, é possível criar campanhas efetivas para os clientes.
Além disso, essas atividades ajudam no posicionamento da empresa no mercado, aumentando as vendas e, consequentemente, o faturamento.
Sem esse profissional, a empresa pode perder oportunidades e tendências, por não ter uma equipe especializada.
"É preciso estar sempre atento às mudanças de comportamento dos consumidores, às novas tecnologias e às tendências do mercado, buscando soluções inovadoras para os problemas e oportunidades que surgem. Esse é o papel do marketing”, reforça Priscilla Levinsohn em seu artigo para o portal Exame.
O Dia do Profissional de Marketing é uma data recente, mas que reforça a importância desse especialista para as empresas.
Por isso, é fundamental reconhecer e valorizar as equipes, além de propor investimentos para tornar o setor ainda mais moderno, com recursos para se destacar de forma assertiva no mercado, como reforçam especialistas.
Mais Visitados Pulses: o que são e a importância para a alimentação , Projeto de Jiu-Jitsu “Do Tatame para Vida” realiza troca de faixas , Construção sustentável: conheça 5 obras mais sustentáveis do Brasil , Segurança no transporte: como a tecnologia tem ajudado a proteger motoristas e passageiros , Segurança nos ônibus: Entenda o perigo de transporte irregulares
Veja outras matérias
A Excelência em Cuidados Masculinos: Barbearia A Banca Norte Sul Plaza
Os Benefícios e Desafios da Inteligência Artificial na Saúde
eXPay Brasil Facilita Pagamentos PIX para Pequenas Empresas: Uma Solução Acessível e Eficiente
Quais as vantagens de utilizar shampoo em barra?
Plataforma Blu Revoluciona a Gestão Financeira das Indústrias com Segurança e Eficiência
Como a integração do transporte melhora a mobilidade urbana
Dia Internacional da Mulher: presença feminina se destaca no agro
BRT está na lista dos projetos mais influentes do mundo
Intelectus Ai: Plataforma De Infoprodutos Em Web3 Esgota Tokens E Capta Mais De 50 Mil Dólares Na Primeira Fase De Pré Venda
Rodrigo Gr6: O Produtor Que Está Mudando A Indústria Da Música
TOP 5 Sistemas Omnichannel no Brasil
Ubuntu: Engitec Traz Inovação Ao Poder Legislativo E Profunda Conexão Entre Os Membros Da Comunidade
Copa Truck Petrobras – Beto Monteiro Conclui As Atividades De Potenza Com Pódio Na Primeira Corrida
Projeto Conexão Cultural Leva Teatro E Educação Ambiental Para Cidades Goianas
Especialista Alerta Sobre Os Riscos Da Recuperação Judicial Para Propriedades Rurais Endividadas
Viagem vegana: Destinos e dicas para alimentação Plant-Based ao redor do mundo
Wall Street Cast Debate Como Identificar O Perfil Do Investidor
Dia do cliente: Importância da relação com o consumidor
Câmara Municipal De Campo Novo Do Parecis Realiza Primeira Sessão Com Sistema Sapl
Parafuso Estrutural Astm A325: Tudo O Que Você Precisa Saber
LORM Cosmetics oferece linha completa de cuidados para todos os tipos de cabelos
Conheça quatro franquias de saúde, beleza e bem-estar para empreender
A Unipac investe em Pesquisa e Engenharia de Materiais para garantir qualidade e sustentabilidade
A importância de um bom texto para propaganda de sua loja
Divulge