Educação Qual a importância de um profissional de marketing?

Qual a importância de um profissional de marketing?

O Dia do Profissional de Marketing é comemorado em 8 de maio, criado recentemente para incentivar a valorização da área no Brasil.

Com o crescimento da relevância desse setor, empresas e organizações utilizam a data para comemorar e homenagear o cargo, além de reforçar a importância das atividades no âmbito corporativo.

A cada ano, a comemoração ganha força não apenas entre os profissionais, mas também nas instituições públicas e privadas, que promovem campanhas, divulgações e festividades no dia.

O que é marketing?

O marketing é um conjunto de estratégias, técnicas e atividades que visam criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para clientes, consumidores e parceiros.

Na prática, envolve todas as etapas de produção, como análises e estudos de mercado, planejamento de serviços e definição de preços.

Também é a área que desenvolve a comunicação da empresa, especialmente de forma externa, com os clientes e parceiros.

O objetivo do marketing é atender às necessidades dos clientes e, ao mesmo tempo, alcançar os objetivos da organização.

O que faz o profissional de marketing?

Na prática, o profissional de marketing é responsável por planejar, executar e monitorar as atividades relacionadas a uma empresa, produto ou serviço.

Uma vez que eles visam gerar valor para os clientes e auxiliar as vendas e posicionamento da organização, devem acompanhar diferentes etapas na criação de ideias, campanhas e promoções.

Além disso, também pesquisam sobre o mercado, determinam preços e analisam resultados com outras equipes.

Na comunicação, o profissional de marketing é ainda mais importante, pois ele possibilita o desenvolvimento de canais internos e externos mais estratégicos com o público e com parceiros.

Impacto do marketing na economia brasileira

A Interactive Advertising Bureau (IAB) Brasil divulgou que, em 2022, os investimentos em campanhas de marketing alcançaram R$ 14,7 bilhões apenas no primeiro semestre.

Com isso, as empresas podem melhorar sua lucratividade em até 30%. Os ganhos totais são 8% maiores entre organizações que possuem um setor ativo.

Esse aumento de demanda impactou positivamente a economia brasileira, com a geração de empregos, novas oportunidades de negócio e estratégias de posicionamento que acompanham as tendências de mercado.

“Ao longo dos anos, temos visto como o marketing se tornou uma atividade estratégica para as empresas de todos os tamanhos e setores, ajudando-as a se destacar em um mercado cada vez mais competitivo”, afirma Priscilla Levinsohn, diretora de Marketing do Colinas Shopping.

A importância do profissional de marketing para as empresas

No Dia do Profissional de Marketing, vale reforçar a importância dessa área para as empresas, uma vez que ela é responsável pela criação de estratégias mais assertivas e uma comunicação mais consolidada com o público.

Ter esses profissionais na equipe permite um conhecimento mais amplo do mercado e como ele se comporta. Dessa forma, é possível criar campanhas efetivas para os clientes.

Além disso, essas atividades ajudam no posicionamento da empresa no mercado, aumentando as vendas e, consequentemente, o faturamento.

Sem esse profissional, a empresa pode perder oportunidades e tendências, por não ter uma equipe especializada.

"É preciso estar sempre atento às mudanças de comportamento dos consumidores, às novas tecnologias e às tendências do mercado, buscando soluções inovadoras para os problemas e oportunidades que surgem. Esse é o papel do marketing”, reforça Priscilla Levinsohn em seu artigo para o portal Exame.

O Dia do Profissional de Marketing é uma data recente, mas que reforça a importância desse especialista para as empresas.

Por isso, é fundamental reconhecer e valorizar as equipes, além de propor investimentos para tornar o setor ainda mais moderno, com recursos para se destacar de forma assertiva no mercado, como reforçam especialistas.

Mais Visitados Dia do Consumidor: data é considerada a Black Friday do primeiro semestre , Busologia: você já ouviu falar? , Dia Nacional do Turismo: 4 destinos brasileiros para estar em contato com a natureza , Conheça os principais precursores do empreendedorismo no Brasil , Como a integração do transporte melhora a mobilidade urbana

Veja outras matérias

A Relevância da mídia Out of Home na publicidade: curso inédito na ESPM Como o botox age na pele? Nashai Abre Rodada De Investimento Series A E Recebe Aporte De Gestora Global Farmácia especializada em medicamentos especiais recorrente é lançada Lideranças Debatem Futuro Do Poder Legislativo Em Encontro Em Brasília Trap é o Novo Rock 'n' Roll: Tio Galera Lança Mixtape "Jesus is a Rockstar" Primeiro Evento Exclusivo Da Maior Comunidade De Mulheres Do Setor Condominial Do Brasil Já Tem Data Marcada Reforma Tributária: Principais Pontos E Desafios Que Empresas Precisam Antecipar FERATO LANÇA "FOME & FAMA": SINGLE MARCA NOVA ERA EM SUA CARREIRA Descubra A Verdade Com Detetives Experientes Daniel Marx: O Destaque Nordestino na Literatura e no Cinema Cantora Mineira Gabriela Diniz Lança Single "Constância" E Comemora Nova Fase De Sua Carreira Dia Nacional das Comunicações: por que a conectividade é tão importante no meio rural? Tendências atuais no comércio e marketing: como se adaptar ao novo cenário Best-seller do Mês Conquista Leitores e Entra na Disputa pelo Prêmio Jabuti Entrevista - A importância do Google Meu Negócio para empresas locais Curso de Reciclagem para Condutores: LUTADORES NO CENTRO DA CIDADE Agendamento online para salão de beleza: como escolher o melhor? eXPay Brasil Facilita Pagamentos PIX para Pequenas Empresas: Uma Solução Acessível e Eficiente A Importância da Consultoria em TI para o Sucesso Empresarial na Era Digital Brasileiros conquistadores: Um panorama dos craques que brilharam fora do Brasil em 2024 Valentine's Day: data começa a se popularizar no comércio brasileiro Logística internacional, descubra as tendências e o impacto no mercado de Comex
O texto acima "Qual a importância de um profissional de marketing?" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais