Educação Entenda O Papel Da Psicopedagoga Na Educação Com Dilvania Bezerra

Entenda O Papel Da Psicopedagoga Na Educação Com Dilvania Bezerra

Essa é uma área que une a psicologia e a pedagogia em prol de ajudar as pessoas a superar dificuldades no aprendizado.


Você provavelmente conhece o trabalho de pedagogos e de psicólogos, mas e do psicopedagogo, já tinha ouvido falar? É uma área que combina a psicologia e a pedagogia para ajudar pessoas de todas as idades a superarem dificuldades nos processos de aprendizagem. Os psicopedagogos podem usar suas habilidades a favor do ensino de pessoas diagnosticadas com condições como: Transtorno do Espectro Autista (TEA); Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH); Deficiência Intelectual; Disgrafia; Dislexia; Discalculia, dentre outros.

Por meio de um diagnóstico individualizado, os profissionais dessa área consideram os aspectos cognitivos, emocionais e pedagógicos que interferem na aprendizagem, identificam os desafios específicos de cada pessoa para adquirir conhecimento e então elaboram estratégias personalizadas para ajudar o paciente a superar as dificuldades de aprendizado.

A psicopedagoga, Dilvania Bezerra, começou a atender em 2022, e foi se especializando nos atendimentos a crianças, adolescentes e adultos, com dificuldades e transtornos diversos. Atuou,  em escolas, instituições educacionais, clínicas, empresas públicas e privadas, realizando um trabalho multidisciplinar com psicólogos, fonoaudiólogos, neurologistas e terapeutas ocupacionais, até que, com sua visão, empreendedorismo e aumento da buscar desta especialidade, ela abriu seu próprio consultório, em Natal, no bairro de Cidade Alta, na Rua João Pessoa, 198, sala 708 – Edifício Canaçu, onde atende de Segunda a Sábado, das 8 às 17h30.

Com uma história de superação de si mesma, passou por um câncer de ovário, saindo fortalecida e mais forte para atuar no seu sonho e sua área para ajudar muitas pessoas a se superarem em suas dificuldades. Uma batalhadora que não tem medo de se entregar a sua missão. Com uma cabeça avançada a sua época, sempre buscou empreender para ter seu dinheiro, desde nova.


Educação, tecnologia e inclusão

 

A grande divulgação por parte da mídia tem ajudado no contato e na desmistificação das PCD. As redes sociais também auxiliam com a troca, com discussão, visibilidade maior ao acesso às cotas, legendas, intérpretes de Libras. Importante também considerar que dentro de cada deficiência a diversidade é grande.

Como todos nós temos particularidades, as deficiências também assim o são. Casos leves, outros com um maior comprometimento. Cabe também considerar que o diagnóstico precoce é fundamental. No próprio autismo, que há alguns anos só se dava diagnóstico aos 3 ou 4 anos, hoje se estuda casos de risco de autismo. Quando percebido desde cedo, é possível já se começar com estímulos que farão toda a diferença para o paciente. Na própria surdez, ao ser diagnosticada com poucos meses, já se inicia estímulos sonoros adequados.

Especialmente nas escolas, embora ainda longe do ideal, vemos uma abertura maior, profissionais ferramentando-se com estudos e recursos para melhor atenderem estas crianças que chegam, e que, muitas vezes, não têm um acompanhamento especializado ou sequer um diagnóstico.

Dilvania pensa que, gradativamente, os profissionais da educação foram percebendo a importância de não se colocarem num lugar do saber, passando a construir, juntos, o conhecimento. Especialista em autismo, a psicopedagogia no autismo é uma das áreas fundamentais no acompanhamento terapêutico de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ou seja, esse é um campo que atua na identificação e mediação das dificuldades de aprendizagem, respeitando as particularidades de cada indivíduo.

No entanto, diferente de outras abordagens escolares, o psicopedagogo não trabalha apenas com conteúdos acadêmicos. Seu papel é compreender como o autista aprende como processa informações e como desenvolver estratégias que favoreçam a autonomia e o desenvolvimento cognitivo. A psicopedagogia no autismo envolve práticas educativas adaptadas às necessidades específicas do TEA. Ou seja, isso significa entender que a aprendizagem não ocorre de forma padronizada, e que o autista pode ter caminhos singulares de assimilação.

Assim, a atuação começa com uma avaliação individualizada, que considera aspectos emocionais, sensoriais, sociais e cognitivos. A partir disso, o profissional propõe atividades que estimulam o aprendizado, respeitando o tempo e o estilo de cada pessoa.

Entre as principais ações da psicopedagogia no autismo, destacam-se: Avaliação do processo de aprendizagem; Identificação de dificuldades e potencialidades; Estímulo à linguagem verbal e não verbal; Atividades para desenvolver concentração e organização; Orientações para familiares e professores; Adaptação de conteúdos e rotinas escolares. Dessa forma, o objetivo principal é tornar a aprendizagem possível e prazerosa, promovendo desenvolvimento intelectual, emocional e social.

Sendo assim, é fundamental que haja um diálogo constante com a escola, para garantir que o ambiente educacional seja acolhedor e adaptado às necessidades do autista. Dessa maneira, com esse suporte, os professores recebem orientações sobre como conduzir a rotina escolar, adaptar conteúdos e estimular o aluno com TEA de forma mais eficaz.


Informações:

Psicopedagoga: Dilvania Bezerra

Consultório: Rua João Pessoa, 198 /708 SL – Edifício Canaçu – Cidade Alta

Funcionamento: Segunda a Sábado – 8 às 17h30

Atendimentos a: crianças, adolescentes adultos e idosos – TEA, TDAH, Dislexia entre outros

Estimulação Cognitiva, Dificuldades de Leitura e Escrita.

Instagram: @dilvania.psicopedagoga


Veja outras matérias

Conheça o cantor Chavão888, artista paulista que faz vários estilos de música Content Experience 2025: Tudo Sobre O Evento De Marketing De Conteúdo Natal: Tempo De Esperança Para Casais Que Buscam A Maternidade Festa Aceita de Atibaia, no interior de São Paulo, figura entre as Melhores Iniciativas LGBTQIAP+ em Prêmio promovido pelo Ministério da Cultura Conheça o livro “Histórias que Ninguém Ouviu” da rádio CBN Inovação e Eficiência: A Implementação Estratégica do ERP na Cartonale Reginaldo Leme participa da APAS Show junto a empresa de Sistemas de gestão para Supermercados RP INFO Qual o Melhor Hidratante Corporal em Barra? Escolha a Versão Perfeita para Você Um Marco Para A História Da Liderança Feminina Análise da Letra de "Aves de Rapina" e Seu Significado para o Público Circular Brain reestrutura marca para se aproximar do consumidor O papel do agronegócio na promoção de projetos sociais Assédio Moral E Sexual No Serviço Público: Como A Capacitação Pode Prevenir Condutas Abusivas Férias Escolares Nos Condomínios: Como Garantir Uso Adequado Das Áreas Comuns, Segurança E Convivência Durante O Período De Maior Circulação Bram Offshore E C Innovation, Empresas Do Grupo Chouest, Elevam Padrões Na Gestão De Fornecedores Com Tecnologia Da Techsocial Como a tecnologia têm influenciado a mobilidade urbana Cinco Vantagens Da Prescrição Digital De Medicamentos Kaizen Celebra 5 Anos Com Meta De Chegar A Dois Mil Alunos Em 2026 Redator para blog: o que é e o que fazem Liquidação outono/inverno: estratégias para impulsionar vendas no varejo e e-commerce Transformando Vidas, Promovendo Esperança: Zimbabue Token (Zim) Lança Iniciativa Para Apoiar Comunidades Carentes Sobre clínicas de recuperação para dependentes químicos em São Paulo O Trap É O Novo Rock? Tio Galera Reforça A Fusão Dos Gêneros Em "Jesus Is A Rockstar" A Importância de um Intermediador de Confiança na Compra e Venda de Canais do YouTube
O texto acima "Entenda O Papel Da Psicopedagoga Na Educação Com Dilvania Bezerra" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais