Educação Entenda O Papel Da Psicopedagoga Na Educação Com Dilvania Bezerra

Entenda O Papel Da Psicopedagoga Na Educação Com Dilvania Bezerra

Essa é uma área que une a psicologia e a pedagogia em prol de ajudar as pessoas a superar dificuldades no aprendizado.


Você provavelmente conhece o trabalho de pedagogos e de psicólogos, mas e do psicopedagogo, já tinha ouvido falar? É uma área que combina a psicologia e a pedagogia para ajudar pessoas de todas as idades a superarem dificuldades nos processos de aprendizagem. Os psicopedagogos podem usar suas habilidades a favor do ensino de pessoas diagnosticadas com condições como: Transtorno do Espectro Autista (TEA); Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH); Deficiência Intelectual; Disgrafia; Dislexia; Discalculia, dentre outros.

Por meio de um diagnóstico individualizado, os profissionais dessa área consideram os aspectos cognitivos, emocionais e pedagógicos que interferem na aprendizagem, identificam os desafios específicos de cada pessoa para adquirir conhecimento e então elaboram estratégias personalizadas para ajudar o paciente a superar as dificuldades de aprendizado.

A psicopedagoga, Dilvania Bezerra, começou a atender em 2022, e foi se especializando nos atendimentos a crianças, adolescentes e adultos, com dificuldades e transtornos diversos. Atuou,  em escolas, instituições educacionais, clínicas, empresas públicas e privadas, realizando um trabalho multidisciplinar com psicólogos, fonoaudiólogos, neurologistas e terapeutas ocupacionais, até que, com sua visão, empreendedorismo e aumento da buscar desta especialidade, ela abriu seu próprio consultório, em Natal, no bairro de Cidade Alta, na Rua João Pessoa, 198, sala 708 – Edifício Canaçu, onde atende de Segunda a Sábado, das 8 às 17h30.

Com uma história de superação de si mesma, passou por um câncer de ovário, saindo fortalecida e mais forte para atuar no seu sonho e sua área para ajudar muitas pessoas a se superarem em suas dificuldades. Uma batalhadora que não tem medo de se entregar a sua missão. Com uma cabeça avançada a sua época, sempre buscou empreender para ter seu dinheiro, desde nova.


Educação, tecnologia e inclusão

 

A grande divulgação por parte da mídia tem ajudado no contato e na desmistificação das PCD. As redes sociais também auxiliam com a troca, com discussão, visibilidade maior ao acesso às cotas, legendas, intérpretes de Libras. Importante também considerar que dentro de cada deficiência a diversidade é grande.

Como todos nós temos particularidades, as deficiências também assim o são. Casos leves, outros com um maior comprometimento. Cabe também considerar que o diagnóstico precoce é fundamental. No próprio autismo, que há alguns anos só se dava diagnóstico aos 3 ou 4 anos, hoje se estuda casos de risco de autismo. Quando percebido desde cedo, é possível já se começar com estímulos que farão toda a diferença para o paciente. Na própria surdez, ao ser diagnosticada com poucos meses, já se inicia estímulos sonoros adequados.

Especialmente nas escolas, embora ainda longe do ideal, vemos uma abertura maior, profissionais ferramentando-se com estudos e recursos para melhor atenderem estas crianças que chegam, e que, muitas vezes, não têm um acompanhamento especializado ou sequer um diagnóstico.

Dilvania pensa que, gradativamente, os profissionais da educação foram percebendo a importância de não se colocarem num lugar do saber, passando a construir, juntos, o conhecimento. Especialista em autismo, a psicopedagogia no autismo é uma das áreas fundamentais no acompanhamento terapêutico de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ou seja, esse é um campo que atua na identificação e mediação das dificuldades de aprendizagem, respeitando as particularidades de cada indivíduo.

No entanto, diferente de outras abordagens escolares, o psicopedagogo não trabalha apenas com conteúdos acadêmicos. Seu papel é compreender como o autista aprende como processa informações e como desenvolver estratégias que favoreçam a autonomia e o desenvolvimento cognitivo. A psicopedagogia no autismo envolve práticas educativas adaptadas às necessidades específicas do TEA. Ou seja, isso significa entender que a aprendizagem não ocorre de forma padronizada, e que o autista pode ter caminhos singulares de assimilação.

Assim, a atuação começa com uma avaliação individualizada, que considera aspectos emocionais, sensoriais, sociais e cognitivos. A partir disso, o profissional propõe atividades que estimulam o aprendizado, respeitando o tempo e o estilo de cada pessoa.

Entre as principais ações da psicopedagogia no autismo, destacam-se: Avaliação do processo de aprendizagem; Identificação de dificuldades e potencialidades; Estímulo à linguagem verbal e não verbal; Atividades para desenvolver concentração e organização; Orientações para familiares e professores; Adaptação de conteúdos e rotinas escolares. Dessa forma, o objetivo principal é tornar a aprendizagem possível e prazerosa, promovendo desenvolvimento intelectual, emocional e social.

Sendo assim, é fundamental que haja um diálogo constante com a escola, para garantir que o ambiente educacional seja acolhedor e adaptado às necessidades do autista. Dessa maneira, com esse suporte, os professores recebem orientações sobre como conduzir a rotina escolar, adaptar conteúdos e estimular o aluno com TEA de forma mais eficaz.


Informações:

Psicopedagoga: Dilvania Bezerra

Consultório: Rua João Pessoa, 198 /708 SL – Edifício Canaçu – Cidade Alta

Funcionamento: Segunda a Sábado – 8 às 17h30

Atendimentos a: crianças, adolescentes adultos e idosos – TEA, TDAH, Dislexia entre outros

Estimulação Cognitiva, Dificuldades de Leitura e Escrita.

Instagram: @dilvania.psicopedagoga


Veja outras matérias

JOINRS conclui uma rodada de investimento e recebe 1,7 milhões de Euros Projeto cultural itinerante leva teatro, diversão e educação para o trânsito até a criançada de Governador Valadares Gratuito, festival mais diversidade movimentou final de semana em atibaia no interior paulista João Morales: Uma Gestão Marcada Por Eficiência, Modernização E Respeito O que fazer ao encontrar um escorpião amarelo dentro de casa? Laser Clinic Paragominas: Excelência em Estética Genera Apoia Exposição "Racionais Mc's O Quinto Elemento"No Museu Das Favelas Variabilidade Da Frequência Cardíaca Está Mudando O Treino Drop Lança Mini Quadriciclo Elétrico Infantil Inédito No Brasil Com Foco Na Sustentabilidade BRT está na lista dos projetos mais influentes do mundo Pablo Colombres Se Tornará 1º Sul Americano No Comite Executivo Da Asis International Conheça o livro “Histórias que Ninguém Ouviu” da rádio CBN China Adota Tarifa Zero Para Produtos De Países Menos Desenvolvidos Em Meio À Disputa Comercial Com Os Eua Reginaldo Leme participa da APAS Show junto a empresa de Sistemas de gestão para Supermercados RP INFO Ônibus elétrico ou movido a biocombustível: o que é mais sustentável? Amazonas Planejados Inova no Mercado de Móveis Planejados Empresa Brasileira Briga Pela Liderança No Mercado De Crm E Gestão De Vendas Com Meta De Faturamento De R$40 Milhões Em 2025 Alter do Chão: caribe brasileiro é destino de celebridades Como ter um sistema de agendamento online para salão de beleza Construção com Tijolo Ecológico: Solução Sustentável para um Futuro Melhor Setor De Energia E Óleo E Gás Aposta Em Tecnologia Para Ampliar Control E Reduzir Riscos Na Gestão De Terceiros Piska Auto Center de Barretos Eleva o Padrão em Serviços Automotivos e Atendimento ao Cliente Dia Nacional das Comunicações: por que a conectividade é tão importante no meio rural? Cantor Michael Oliveira lança a canção JESUS que tem sido sucesso nas plataformas digitais
O texto acima "Entenda O Papel Da Psicopedagoga Na Educação Com Dilvania Bezerra" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais