BRT está na lista dos projetos mais influentes do mundo
Investir em recursos voltados para à mobilidade urbana é o que acelera o crescimento e desenvolvimento dos municípios, proporcionando mais bem-estar para os passageiros, agilidade para a rotina e mais sustentabilidade para o planeta.
Um ônibus urbano nas ruas, substitui o uso de inúmeros veículos de passeio, ação que reduz os impactos ambientais e gera melhor vantagem econômica para as pessoas. Para que os serviços prestados sejam de qualidade, é preciso investir em inovação, tecnologia e sistemas que funcionam de forma fluida nas cidades, como no casso do BRT.
Criado na década de 70 em Curitiba, O BRT tem ganhado destaque e influência no mundo todo. Esse sistema de transporte coletivo de alta capacidade, apresenta inúmeros benefícios para a cidade e para os usuários. Seu sistema integrado e monitorado, proporciona mais rapidez nos trajetos executados, graças às faixas exclusivas e estações especificas para esse tipo de veículo.
Além de proporcionar menos intervalos entre as viagens, o BRT tem um custo de implementação baixo quando comparado a outros tipos de transporte coletivo com capacidade similar, como, por exemplo, o metro. Por conta de todos os benefícios, além da importância do transporte coletivo para a sustentabilidade, o BRT é referência.
Criado no Brasil, BRT é exemplo internacional
Essa rede de transportes integrada, criada pela primeira vez em Curitiba, tem ganhado destaque e sido referência pelo mundo. O instituto de gerenciamento de projetos, o PMI, listou o BRT desenvolvido no Brasil como um dos 50 projetos mais influentes dos últimos 50 anos no mundo.
Todo esse sucesso, é reflexo de um sistema criado com grande suporte técnico de uma forma que funciona bem no dia a dia das cidades, sendo de grande importância para o desenvolvimento urbano dos municípios.
Para que o sistema continue melhorando, é preciso investimentos contínuos que melhoram a capacidade para operar com ainda mais rapidez. Com a ajuda da tecnologia, as melhorias do BRT precisam ser aplicadas continuamente visando melhorar o serviço para a população.
Cidades que apostam em BRT
No Brasil, as principais cidades já iniciaram a operação com o BRT. Esse sistema bem-sucedido já atende a cidades como São Paulo, Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Campinas, Salvador, Recife, Rio de Janeiro, dentre outras.
A prefeitura do Rio de Janeiro inclusive tem realizados bons investimentos em 2023 para aumentar de forma significativa a frota de BRTs até o final do ano. Mais de 500 ônibus já foram adquiridos, prometendo reduzir de forma significativa o intervalo entre os trajetos principais. Os ônibus dotados de conforto e tecnologia de ponta estão sendo fornecidos pela empresa de Jacob Barata Filho.
A tendência é que novas cidades comecem a aderir ao sistema, popularizando e otimizando cada vez mais o serviço. Passo importante para a mobilidade urbana do Brasil, que visa atender o maior número de passageiros e fomentar o transporte coletivo pelo país a cada dia mais.
Quando o transporte coletivo oferecido pelos municípios, possui qualidade e agilidade, toda a população ganha e usufrui dos benefícios, assim como o meio ambiente, com a redução de impactos causados por veículos de passeio diariamente.
Mais Visitados Qual a importância do transporte público para a sustentabilidade? , Por que ônibus é um transporte sustentável? , 4 tendências e obstáculos do transporte público no país , Como lidar se meu filho ficar de recuperação nas férias? , Ônibus elétrico ou movido a biocombustível: o que é mais sustentável?
Veja outras matérias
Ricardo Teodoro rouba a cena em "Notícias Populares" nova série do Canal Brasil, que já se encontra disponível também no Globoplay.
3 startups inovadoras para ficar de olho em 2024
Advocacia Consciente: Como Cuidar Da Saúde Mental Dos Advogados Pode Transformar A Profissão
Proteção Veicular: Vale a Pena Investir?
Jovens atletas do projeto “Do Tatame para a Vida” conquistam pódio no Mundial de Jiu-Jitsu
Desafios Globais, Soluções Regionais: A Nayuta Capital E O Combate À Crise Climática No G20
Programa Minas sem Fome
RETENÇÃO NO FIES INVIABILIZA A CONTINUIDADE NA ADESÃO POR INSTITUIÇÕES PRIVADAS.
Mônica Marchett: impulsionando inovação e sustentabilidade no agronegócio
Dia do escritor: confira os artistas da área mais proeminentes no Brasil
A Maisvoip tem crescimento exponencial e se consolida como a maior empresa de discador e multi tecnologia no canal do correspondente bancário
Brasil E O Desafio Da Sustentabilidade Fiscal No Contexto Econômico Atual
Decifrando o Algoritmo do Instagram: Como Ele Impacta seu Feed
Gás natural pode reduzir 10% das emissões globais de CO² do setor de energia
Gás natural em veículos pesados pode ser alternativa sustentável e econômica
Renascer: Globo convoca Theresa Fonseca pra interpretar Mariana no remake
GP São Paulo encanta fãs com experiência no Heineken Village
Última chance do semestre para curtir o Trem da Cerveja
Ataques Cibernéticos Em Ascensão: Medidas Essenciais Para Proteger Sua Empresa
Lavadora de alta pressão: como escolher o modelo ideal?
Descubra como acabar com ratos e ratazanas
Empresa brasileira promete revolucionar e facilitar o mercado de COMEX
Estratégias para Criar Depoimentos que Impulsionam a Conversão
Ubuntu: Engitec Traz Inovação Ao Poder Legislativo E Profunda Conexão Entre Os Membros Da Comunidade
Divulge