Saúde Envelhecimento Populacional: Um Risco Para As Síndromes Respiratórias Graves

Envelhecimento Populacional: Um Risco Para As Síndromes Respiratórias Graves

Dados do Boletim Epidemiológico InfoGripe da Fiocruz revelam que o Brasil registrou 24.571 hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave até o dia 3 de maio, com 50% dos casos e 11% dos óbitos atribuídos ao VSR nas quatro semanas anteriores. Vacinas contra VSR oferecem até 85% de eficácia em idosos acima de 60 anos


O envelhecimento populacional é uma realidade crescente, impulsionada pelo avanço da medicina e pelas melhorias nas condições de vida em geral. Segundo o IBGE, até 2030, o número de idosos no Brasil deverá superar o de crianças e adolescentes, trazendo importantes desafios à saúde pública. Entre esses desafios está o aumento da vulnerabilidade dessa população a infecções respiratórias graves, como as causadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR).


Tradicionalmente associado a quadros respiratórios em bebês e crianças, o vírus, altamente contagioso, pode desencadear complicações severas em pessoas com mais de 60 anos, especialmente aquelas com comorbidades. Até 3 de maio deste ano, o Brasil registrou 24.571 casos de hospitalização por Síndrome Respiratória Aguda Grave. Desses, 50% foram atribuídos ao VSR nas quatro semanas anteriores assim como11% dos óbitos, segundo o Boletim Epidemiológico InfoGripe da Fiocruz1.


“Esse vírus é perigoso para os idosos porque o sistema imunológico envelhece e se torna menos eficaz no combate a infecções. Muitas pessoas com mais de 60 anos têm doenças crônicas — como cardiopatias, DPOC, asma, diabetes ou insuficiência renal —, o que agrava o risco de complicações graves”, explica a Dra. Rosana Richtmann, consultora em vacinas da Dasa e infectologista do Delboni e Salomão Zoppi.


Os sintomas do VSR em idosos, muitas vezes confundidos com um resfriado comum, podem evoluir rapidamente para quadros graves, incluindo pneumonia, descompensação cardíaca e hospitalizações prolongadas. Em situações extremas, pode levar à morte. Estudo conduzido pela Fiocruz revelou que a taxa de letalidade por VSR entre idosos no Brasil alcançou 26% entre 2013 e 2023 — até 20 vezes maior do que em crianças2.


Além disso, cerca de 1 em cada 3 idosos internados com VSR relatam perda de funcionalidade para realizar atividades do dia a dia mesmo após a alta. Em idosos com insuficiência cardíaca, o risco de hospitalização pelo vírus pode ser 33 vezes maior do que em idosos sem essa condição3.

 

Vacinação: um escudo para a longevidade

Nesse cenário, a vacinação se destaca como uma das estratégias mais eficazes para proteger a população idosa. No Brasil, a vacina Abrysvo® e a Arexvy® estão disponíveis para pessoas acima dos 60 anos. Ambas são administradas em dose única e apresentam até 85% de eficácia contra quadros graves de VSR em idosos.

“A imunização contra o vírus é um investimento em uma sociedade mais resiliente, inclusiva e preparada para os desafios de um futuro em que viver mais deve significar, também, viver melhor”, afirma a dra. Rosana.


A vacinação pode ser feita durante todo o ano, independentemente da sazonalidade do vírus, e administrada junto a outras vacinas recomendadas para a faixa etária1. Além da imunização, medidas preventivas simples, como higienização frequente das mãos, uso de máscaras em ambientes fechados, ventilação dos espaços e evitar contato com pessoas gripadas continuam sendo importantes — especialmente nos períodos de maior circulação viral como outono e inverno”, completa Rosana.


1- FIOCRUZ. INFOGRIPE. Monitoramento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) notificados no SIVEP-Gripe - SE-18. Disponível em: Acesso em: MAIO/2025


2 AGÊNCIA BRASIL. Letalidade por vírus respiratório em idosos chega a 25% em dez anos. 2025. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2025-03/letalidade-por-virus-respiratorio-em-idosos-chega-25-em-dez-anos


3 PUBMED. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34244735/ . Acesso em: 22 maio 2025.

 

Mais Visitados Estudos Científicos Apontam Que Nossos Genes Neandertais Podem Estar Associados À Predisposição A Diabetes E Obesidade , O Futuro Da Energia Limpa Pode Vir Das Vacas: O Que O Japão Está Nos Ensinando Sobre Inovação E Sustentabilidade , Levantamento Genético Aponta Risco Elevado De Doença Celíaca No Sudeste E Sul Do Brasil , A Revolução Quântica Na Saúde: O Que Já Está Mudando E O Que Ainda Está Por Vir , Cientistas Sugerem Que Ancestralidade Genética Deve Ser Considerada Em Abordagens De Saúde Em Publicação Internacional

Veja outras matérias

Última chance do semestre para curtir o Trem da Cerveja O Trap É O Novo Rock? Tio Galera Reforça A Fusão Dos Gêneros Em "Jesus Is A Rockstar" Jogue sem oscilações e concorra a uma chave do Diablo IV com a parceria Exitlag, E-prepag e Atimopay! A Importância Do Checkup Médico: Cuide Da Sua Saúde Regularmente No Dia Internacional Da Juventude, Estudantes De Itumbiara (Go) Vencem Arte De Inovar Com Maratona De Inovação Com Ideias Criativas Para O Meio Ambiente Nordestino Destaque A Anvisa prorroga a vigência de várias normas adotadas durante a pandemia Como Funciona Os Projetores De Tela? Da Dose de Cachaça à Taça de Vinho: A Inspiradora Jornada de Wesley Oshiro Como melhorar o transporte público em metrópoles 5 dicas poderosas do Diego Maia para o atendimento ao cliente Ataques Cibernéticos Em Ascensão: Medidas Essenciais Para Proteger Sua Empresa Einstein estava certo, denovo! GR6 se estabelece como um dos maiores pontos de coleta de doação para o RS Condutores de Atividade Remunerada: Suspensão da CNH somente a partir de 40 pontos Indústria Do Lítio Impulsiona O Desenvolvimento Do Vale Do Jequitinhonha Em Minas Trajetoria De Davi Como Conviver Com Vizinho Barulhento Lei Do Silêncio? Agenciadobanco Lança Ferramenta Revolucionária para Buscas de Instituições Financeiras no Brasil Mercado de GNL de pequena escala é oportunidade de uso do gás natural brasileiro Readmio E Rede Multilateral Se Unem Para Levar Leitura Interativa A Mais Famílias Brasileiras Dicas para usar o transporte público no Rio de Janeiro Sobre clínicas de recuperação para dependentes químicos em São Paulo "Janeiro Branco": Conheça A Distimia, Uma Depressão "Silenciosa"
O texto acima "Envelhecimento Populacional: Um Risco Para As Síndromes Respiratórias Graves" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais