
Estudantes De Pedro Afonso (To) Vencem Desafio Cultural E São Premiados Em Maratona De Inovação ‘Arte De Inovar’
Pedro Afonso (TO) virou palco de cultura, ideias e consciência ambiental entre 9 e 12 de junho. A cidade recebeu a Maratona de Inovação “Arte de Inovar”, promovida pela Loa Produções Culturais, com patrocínio da bp bioenergy e apoio do Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura.
Mais de mil pessoas participaram do evento, entre estudantes, professores, mentores, jurados e representantes do ecossistema de inovação. Durante quatro dias, teatro, inovação e sustentabilidade se uniram para despertar o protagonismo juvenil. Jovens propuseram soluções criativas para desafios ambientais reais.
A programação começou com a peça “Água à Vista”, da Cia de Teatro Parafernália. O espetáculo, apresentado no IFTO e no Colégio Cívico-Militar, tratou do uso consciente da água com leveza e provocação.
A partir daí, os estudantes mergulharam em oficinas inspiradas no modelo de ideathon. Trabalharam em equipe, desenvolveram ideias com a ajuda de mentores e apresentaram propostas. Os jurados avaliaram dezenas de projetos.
Entre os destaques no IFTO, o app Remember To Recycle levou o primeiro lugar pela manhã. A proposta conecta ONGs e usuários, incentivando práticas sustentáveis com lembretes inteligentes. À tarde, o vencedor foi o jogo Aqua Vitta, que recompensa ações sustentáveis com pontos e prêmios.
No Colégio Cívico-Militar, o projeto vencedor da manhã foi o Aqua Vida, uma campanha educativa sobre a vida aquática. Oficinas dinâmicas, mentorias e desafios engajaram os participantes. Já no período da tarde, o prêmio foi para o Bio Coleta – Mudando a Reciclagem, que propõe sacos personalizados para o descarte de materiais biodegradáveis, com foco em melhorar os baixos índices de reciclagem no Brasil.
“Gostei tanto dessa experiência, me fez vencer o medo de falar em público e foi muito boa”, disse Maria Beatriz, integrante de um dos grupos vencedores.
Para Miriam Peixoto Soares da Silva, diretora do IFTO campus Pedro Afonso, a emoção foi visível: “Pedro Afonso é uma cidade pequena e receber esse evento é uma oportunidade gigante. Me emociona saber que meus alunos estão podendo participar. A Maratona é uma atividade diferenciada, com um tema muito importante. Valeu a pena, foi uma oportunidade incrível para os estudantes”.
No Colégio Cívico-Militar, a iniciativa também inspirou os participantes: “Foi enriquecedor de todas as formas possíveis. A Maratona tem uma estrutura diferente do que nossos estudantes estão acostumados. O mais interessante foi resgatar neles a perspectiva de uma narrativa, mesclando conteúdo científico com uma abordagem mais lúdica e artística. Pensar o futuro através da arte é mais enriquecedor do que apenas dentro da sala de aula”, destacou Thiago Conceição dos Anjos, coordenador da área de Linguagens do CCM.
Para Jarciley Nascimento, analista técnico do Sebrae e gestor de inovação, o evento é uma aposta certeira no futuro: “Pedro Afonso é uma das cidades de grande potencial e saber que maratonas de inovação estão sendo implementadas aqui é motivo de orgulho. Os jovens têm uma grande visão de futuro e pensam em sustentabilidade com o olhar das próximas gerações. A Maratona é um projeto disruptivo, que transforma vidas.”
“Ver a energia e o brilho nos olhos desses jovens depois de assistir ao espetáculo e participar da Maratona nos mostra que estamos no caminho certo. Quando a arte encontra a educação e a inovação, nasce algo transformador. Pedro Afonso nos recebeu com generosidade, e saímos daqui com a certeza de que esse encontro vai ecoar por muito tempo na vida desses estudantes. É sobre plantar ideias e colher futuros”, afirma a coordenadora geral da Loa Produções Culturais, Andréia Nunes.
Com previsão de passar por cinco cidades em três estados brasileiros neste ano e impactar mais de 3.800 jovens, a Maratona de Inovação “Arte de Inovar” se consolida como um dos principais projetos culturais e socioambientais do país, mostrando que a arte, quando aliada à educação e à tecnologia, pode ser a semente de um futuro mais consciente, justo e sustentável.
Sobre a bp bioenergy
A bp bioenergy é uma das maiores empresas de bioenergia do Brasil, com capacidade de moagem de 32 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra. Criada a partir da aquisição pela bp da totalidade da joint-venture BP Bunge Bioenergia, em outubro de 2024, a companhia possui mais de 9.500 colaboradores distribuídos em 11 unidades espalhadas por cinco estados brasileiros, que são responsáveis pela produção de etanol, açúcar e bioeletricidade por meio da cana-de-açúcar. Com um time e parceiros de negócio comprometidos com a segurança, ética e sustentabilidade, a bp bioenergy está pronta para atender à crescente demanda por combustíveis mais limpos e com baixo teor de carbono.
Sobre a Loa Produções Culturais
A Loa Produções Culturais é uma produtora dedicada à criação e execução de projetos culturais de alta performance. Com sede em Mogi Guaçu, a empresa destaca-se na produção teatral e na promoção de iniciativas que unem arte, educação e responsabilidade socioambiental. A Loa Produções Culturais busca impactar positivamente comunidades e indivíduos, oferecendo experiências culturais enriquecedoras e promovendo o desenvolvimento sustentável por meio da arte. www.loaproducoes.com.br
Mais Visitados Arte De Inovar Com Maratona De Inovação: Iperó (Sp) Recebe Evento Que Transforma Jovens Em Agentes Da Inovação E Sustentabilidade , Arte De Inovar: Estudantes De Iperó (Sp) Criam Solução Para Descarte Correto De Resíduos E Vencem Maratona De Inovação , Inspirados Por Teatro, Estudantes De Jundiaí (Sp) Criam Soluções Ambientais E Vencem Maratona De Inovação , ‘Não Tenham Medo De Tentar’, Diz Vencedor De Desafio Cultural Que Inspirou Jovens Catarinenses A Criarem Soluções Para O Planeta , Maratona De Inovação ‘Arte De Inovar’ Reúne Quase 900 Pessoas Em Escola De Penha (Sc)
Veja outras matérias
Engehall: Orgulho LGBTQIAPN+ e Cursos Grátis por Diversidade!
10 detetives famosos da vida real
O papel do agronegócio na promoção de projetos sociais
A Personal Shopper
Como Financiar Uma Casa Em Atibaia: Passo A Passo
Parcerias Estratégicas Transformam O Modelo De Crescimento No Ensino Privado Brasileiro
Autoridade de marca e a confiança do cliente
Editora espanhola publica Memórias de Alexander de Brucco, de Winston Morales Chavarro
Precisa De Um Guincho Em Pelotas, Rs? Encontre No Portal Ache Guincho!
Pirajuba Restaurante Em Maracaípe, Pe, Apresenta Um Cenário Cultural Rico Em Arte E Gastronomia
Construção Em Steel Frame É Mais Barato? Vantagens, Custos E Comparação Com Alvenaria
DHI BRASIL chega a Brasília trazendo técnicas avançadas em transplante capilar
Polícia Civil do Amazonas Moderniza Comunicação com Tecnologia VoIP: Uma Revolução Digital nas Delegacias
Um Marco Para A História Da Liderança Feminina
Cabotagem: Uma Alternativa Sustentável para o Transporte de Cargas
Caravana de Natal levou teatro para mais de mil pessoas nas cidades de Ibitiara e Jacobina
Alterações No Código Civil Podem Transformar A Gestão De Condomínios No Brasil
Bram Offshore E C Innovation, Empresas Do Grupo Chouest, Elevam Padrões Na Gestão De Fornecedores Com Tecnologia Da Techsocial
Trajetoria De Davi
Quatro clubes brasileiros estão entre os que têm mais sócios-torcedores na América do Sul
MC Franqueadora movimenta economia de Ribeirão Preto com inauguração de nova loja
Agência De Marketing Incentiva Os Clientes A Serem Influenciadores Das Suas Marcas
Por que Salões de Beleza Precisam de Software Especializado
Top Vinhos: Rótulo Com Uva Bordô Produzido Em São Roque Sp E Sabor 100% Brasileiro
Divulge