Notícias Estudantes De Pedro Afonso (To) Vencem Desafio Cultural E São Premiados Em Maratona De Inovação ‘Arte De Inovar’

Estudantes De Pedro Afonso (To) Vencem Desafio Cultural E São Premiados Em Maratona De Inovação ‘Arte De Inovar’

Pedro Afonso (TO) virou palco de cultura, ideias e consciência ambiental entre 9 e 12 de junho. A cidade recebeu a Maratona de Inovação “Arte de Inovar”, promovida pela Loa Produções Culturais, com patrocínio da bp bioenergy e apoio do Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura.

 

Mais de mil pessoas participaram do evento, entre estudantes, professores, mentores, jurados e representantes do ecossistema de inovação. Durante quatro dias, teatro, inovação e sustentabilidade se uniram para despertar o protagonismo juvenil. Jovens propuseram soluções criativas para desafios ambientais reais.

 

A programação começou com a peça “Água à Vista”, da Cia de Teatro Parafernália. O espetáculo, apresentado no IFTO e no Colégio Cívico-Militar, tratou do uso consciente da água com leveza e provocação.

 

A partir daí, os estudantes mergulharam em oficinas inspiradas no modelo de ideathon. Trabalharam em equipe, desenvolveram ideias com a ajuda de mentores e apresentaram propostas. Os jurados avaliaram dezenas de projetos.

 

Entre os destaques no IFTO, o app Remember To Recycle levou o primeiro lugar pela manhã. A proposta conecta ONGs e usuários, incentivando práticas sustentáveis com lembretes inteligentes. À tarde, o vencedor foi o jogo Aqua Vitta, que recompensa ações sustentáveis com pontos e prêmios.

 

No Colégio Cívico-Militar, o projeto vencedor da manhã foi o Aqua Vida, uma campanha educativa sobre a vida aquática. Oficinas dinâmicas, mentorias e desafios engajaram os participantes. Já no período da tarde, o prêmio foi para o Bio Coleta – Mudando a Reciclagem, que propõe sacos personalizados para o descarte de materiais biodegradáveis, com foco em melhorar os baixos índices de reciclagem no Brasil.

 

“Gostei tanto dessa experiência, me fez vencer o medo de falar em público e foi muito boa”, disse Maria Beatriz, integrante de um dos grupos vencedores.

 

Para Miriam Peixoto Soares da Silva, diretora do IFTO campus Pedro Afonso, a emoção foi visível: “Pedro Afonso é uma cidade pequena e receber esse evento é uma oportunidade gigante. Me emociona saber que meus alunos estão podendo participar. A Maratona é uma atividade diferenciada, com um tema muito importante. Valeu a pena, foi uma oportunidade incrível para os estudantes”.

 

No Colégio Cívico-Militar, a iniciativa também inspirou os participantes: “Foi enriquecedor de todas as formas possíveis. A Maratona tem uma estrutura diferente do que nossos estudantes estão acostumados. O mais interessante foi resgatar neles a perspectiva de uma narrativa, mesclando conteúdo científico com uma abordagem mais lúdica e artística. Pensar o futuro através da arte é mais enriquecedor do que apenas dentro da sala de aula”, destacou Thiago Conceição dos Anjos, coordenador da área de Linguagens do CCM.

 

Para Jarciley Nascimento, analista técnico do Sebrae e gestor de inovação, o evento é uma aposta certeira no futuro: “Pedro Afonso é uma das cidades de grande potencial e saber que maratonas de inovação estão sendo implementadas aqui é motivo de orgulho. Os jovens têm uma grande visão de futuro e pensam em sustentabilidade com o olhar das próximas gerações. A Maratona é um projeto disruptivo, que transforma vidas.”

 

“Ver a energia e o brilho nos olhos desses jovens depois de assistir ao espetáculo e participar da Maratona nos mostra que estamos no caminho certo. Quando a arte encontra a educação e a inovação, nasce algo transformador. Pedro Afonso nos recebeu com generosidade, e saímos daqui com a certeza de que esse encontro vai ecoar por muito tempo na vida desses estudantes. É sobre plantar ideias e colher futuros”, afirma a coordenadora geral da Loa Produções Culturais, Andréia Nunes.

 

Com previsão de passar por cinco cidades em três estados brasileiros neste ano e impactar mais de 3.800 jovens, a Maratona de Inovação “Arte de Inovar” se consolida como um dos principais projetos culturais e socioambientais do país, mostrando que a arte, quando aliada à educação e à tecnologia, pode ser a semente de um futuro mais consciente, justo e sustentável.

 


 


 


 

Sobre a bp bioenergy

A bp bioenergy é uma das maiores empresas de bioenergia do Brasil, com capacidade de moagem de 32 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra. Criada a partir da aquisição pela bp da totalidade da joint-venture BP Bunge Bioenergia, em outubro de 2024, a companhia possui mais de 9.500 colaboradores distribuídos em 11 unidades espalhadas por cinco estados brasileiros, que são responsáveis pela produção de etanol, açúcar e bioeletricidade por meio da cana-de-açúcar. Com um time e parceiros de negócio comprometidos com a segurança, ética e sustentabilidade, a bp bioenergy está pronta para atender à crescente demanda por combustíveis mais limpos e com baixo teor de carbono.

 

Sobre a Loa Produções Culturais

A Loa Produções Culturais é uma produtora dedicada à criação e execução de projetos culturais de alta performance. Com sede em Mogi Guaçu, a empresa destaca-se na produção teatral e na promoção de iniciativas que unem arte, educação e responsabilidade socioambiental. A Loa Produções Culturais busca impactar positivamente comunidades e indivíduos, oferecendo experiências culturais enriquecedoras e promovendo o desenvolvimento sustentável por meio da arte. www.loaproducoes.com.br




Mais Visitados Arte De Inovar Com Maratona De Inovação: Iperó (Sp) Recebe Evento Que Transforma Jovens Em Agentes Da Inovação E Sustentabilidade , Teatro Acessível Que Ensina Cidadania E Segurança No Trânsito Para Crianças Já Alcançou Mais De 6 Mil No Interior De Sp , Evento Cultural Com Teatro E Oficinas Gratuitas Chega A Valinhos (Sp) Com A Maratona De Inovação ‘Arte De Inovar’ , Itumbiara (Go) Recebe Maratona De Inovação ‘Arte De Inovar’ Com Teatro E Oficinas Gratuitas Voltadas À Sustentabilidade , Valinhos (Sp) Se Destaca Com Projetos Inovadores Na Maratona De Inovação ‘Arte De Inovar’

Veja outras matérias

Ramonzera anuncia novo projeto de show com participação especial de Ricardo Japinha, Ex CPM 22 e Hateen Intelectus Ai: Plataforma De Infoprodutos Na Web3 Revoluciona O Mercado E Esgota Tokens Na Primeira Fase Da Pré Venda Da Dose de Cachaça à Taça de Vinho: A Inspiradora Jornada de Wesley Oshiro Descubra O Segredo Do Mercado Imobiliário Em Atibaia Rio Bonito Investe em Biossegurança para Proteger a Saúde da População: Ações de Biodescontaminação se Destacam Principais Gravadoras Do Segmento Gospel Confirmam Presença Na Expo Cristã Margô Coffee Bar: O Refúgio De Alegria E Música Boa Em Sorocaba Os perigos de não contratar uma empresa de dedetização “Firme E Forte” Novo Single De Davi Dogdog Chega Às Plataformas Musicais Acordo de Bitributação entre Brasil e Austrália: O Que Você Precisa Saber No Amor E Na Saúde: Quais Vacinas Tomar Para Garantir A Saúde Entre O Casais? Nova música do Piauiense Dj Clauz é sucesso nas plataformas de streaming Precisa andar sozinha à noite? Veja 7 dicas para se sentir mais segura Criar Site Divulgar: Impulsione Sua Presença Digital em Belo Horizonte Plataforma oferece cursos online gratuitos e amplia acesso à educação Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região Guia: Salário Mínimo e Custo de Vida em Portugal Setembro amarelo: como a educação impacta na saúde mental Tendências futurísticas para o transporte público Você conhece a TwitchCon? Cec Brasil E Observatório Martinho Lutero Publicam O Relatório 2024 O Trap É O Novo Rock? Tio Galera Reforça A Fusão Dos Gêneros Em "Jesus Is A Rockstar" Saiba Tudo Sobre As Normas E Especificações De Parafusos Branding Em Alta: Estratégias Para Fortalecer Marcas E Conquistar Autoridade No Mercado
O texto acima "Estudantes De Pedro Afonso (To) Vencem Desafio Cultural E São Premiados Em Maratona De Inovação ‘Arte De Inovar’" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais