Tecnologia Pix Parcelado: como o BNPL (Buy Now Pay Later) promete cobrir as deficiências e inseguranças do cartão de crédito e gerar mais recurso de compra no Brasil

Pix Parcelado: como o BNPL (Buy Now Pay Later) promete cobrir as deficiências e inseguranças do cartão de crédito e gerar mais recurso de compra no Brasil

Recente pesquisa da Malga, orquestradora de pagamentos, aponta que 55% dos consumidores online tem como fator decisivo para a compra a facilidade de pagamento, caso contrário, desistem do pedido.

Os meios de pagamentos estão cada vez mais diversificados e novos métodos surgem para facilitar o dia a dia do consumidor. Para o varejo (o que inclui os e-commerces), oferecer múltiplas possibilidades aos clientes tem sido um diferencial. Olhando para essas oportunidades, as empresas Malga – orquestradora de pagamentos para negócios digitais, e Drip – fintech que oferece Pix Parcelado em até 3x sem juros para o mercado online – se uniram em parceria para oferecer o formato de compra, que vem se popularizando no país, aos negócios digitais que desejam trabalhar com orquestração de pagamentos, utilizando vários provedores e métodos dentro do seu fluxo de pagamentos com apenas uma única integração (API).

O oferecimento do Pix Parcelado, como mais uma opção de compra para o consumidor, facilita não só a conclusão da venda e a experiência do cliente, como melhora a conversão em pagamentos, já que as lojas podem se conectar facilmente a esse método e a outros diversos e deixar seus clientes optarem por suas opções preferidas e a trocar de forma de pagamento quando quiserem. Além de poderem testar novos adquirentes, bancos, empresas antifraude, carteiras digitais e etc, sem novas integrações e esforços adicionais de seus times de desenvolvimento.

Reforçando ainda mais a importância de oferecer uma experiência de compra online mais fluida e com menos fricções durante o checkout, em recente pesquisa elaborada pela Malga, com cerca de mil consumidores digitais, 50% do público relatou esperar por opções de pagamentos variadas e 40% ainda afirmou que quando enfrenta problemas durante a compra, recorre a um outro método de pagamento para tentar finalizar o pedido.

Pix Parcelado - BNPL (buy now, pay later)

O BNPL oferece aos consumidores a flexibilidade de comprar na hora e pagar a prazo, eliminando a necessidade de depender de um cartão de crédito. Enquanto muitos cartões impõem juros por atrasos, várias soluções BNPL não possuem essa cobrança adicional, como é o caso do Pix Parcelado oferecido pela Drip e que está disponível na infraestrutura da Malga. 

“Grande parte da população hoje tem cartão de crédito mas tem limite restrito. Compras parceladas no cartão agravam este problema de limite já que embora apenas uma fração da compra vença mensalmente, o valor inteiro da compra é descontado do limite. Com a Drip, os consumidores fazem as suas compras e guardam o limite do cartão para outros gastos. No final, o e-commerce é o maior beneficiado pois o seu cliente converte mais e com ticket médio mais alto”, ressalta Patrick MacDougall, CEO da Drip.

Vale reforçar que o Pix Parcelado já é utilizado por mais de 30% dos comerciantes. No entanto, a presença das fintechs neste tipo de financiamento diminuiu para 22,2% em julho, em comparação com 33,3% em maio, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Gmattos, que analisou 59 lojas virtuais de diferentes setores. Do total de ofertas do BNPL, 50% são realizadas através do financiamento estilo crediário, enquanto o restante é dividido entre propostas de bancos de varejo e fintechs.

A isenção de juros em caso de atraso é um grande atrativo do Pix Parcelado para os consumidores. Esta vantagem se destaca especialmente quando comparada a outros meios como o cartão de crédito, que, conforme dados do Banco Central, atingiu taxas de juros de até 411,5% ao ano, o nível mais alto desde agosto de 2017. 

Outro ponto relevante é para os usuários que possuem pouco limite ou não tenham acesso a crédito no cartão, com esse recurso de compra, o consumidor tem a possibilidade de realizar o pagamento e ainda de forma parcelada, facilitando sua aquisição a produtos e serviços. Já para os negócios, a forma de pagamento contribui para a conversão da compra. Ainda de acordo com a pesquisa da Malga, 55% dos consumidores digitais afirmam que um fator decisivo para a realização de uma compra online é a facilidade de pagamento, caso contrário, eles desistem do pedido. 

“Sabemos o quão importante é a diversidade de meios de pagamentos para atrair e reter clientes, mas também sabemos o quão oneroso isso pode ser para os téncicos. Por isso que a parceria entre a Drip e a Malga é tão importante. Conseguimos oferecer um benefício pros clientes dos nossos clientes sem esforço adicional”, reforça Alex Vilhena, CEO da Malga.

Sobre Malga:

Malga é uma infraestrutura inteligente de pagamentos. Através de uma integração, a startup possibilita múltiplas conexões a provedores de processamento de pagamentos online. As soluções de Malga aumentam a aprovação das vendas, otimizam custos, evitam a perda das transações e proporcionam flexibilidade para as empresas sempre trabalharem com os melhores provedores sem aumentar a carga técnica. Como exemplo sobre o impacto numa área tão sensível, como a de pagamentos - com Malga alguns clientes tiveram 50% de redução de custos com boletos. 

Além disso, outros tiveram 30% de redução de custos com a operação de cartões. Tiveram casos ainda que a redução com Pix ultrapassou 90%. Com a Infraestrutura Inteligente de Pagamentos, alguns clientes conseguiram recuperar mais de 20% das transações negadas. Muitos chegaram com uma taxa de aprovação média de 70% e conseguiram aumentar para além dos 95%. Há clientes que recuperaram mais de R$ 500 mil em um só dia e meses que o aumento do volume de pagamentos chega a 10% para quem utiliza a infraestrutura inteligente de Malga.

A startup é apoiada por investidores anjos do ramo de tecnologia e pagamentos com a missão de ajudar empresas digitais a descobrirem todo o potencial de pagamentos.

Malga, que fez parte do lote Summer 21 da Y Combinator, atualmente permite que os clientes se conectem com mais de 15 provedores de pagamentos”, que incluem vários processadores, adquirentes, bancos, antifraudes, vouchers e carteiras digitais, a capacidade de aceitar métodos de pagamento locais como cartões, Pix e boleto, proteção contra fraude e conciliação. Isso tudo é possível por meio de uma simples interface de programação de aplicações (API).


Veja outras matérias

Fita UP amplia sua presença em lojas físicas por meio do modelo B2B e almeja parcerias com grandes magazines Como lidar com a presença de pragas em ambiente com animais de estimação? Ledu Dantas Entrega Credenciais De Jornalista A Geraldo Luiz Em Encontro Marcante A jornada de Iza Paes, do sucesso nos anos 2000 à consolidação como artista solo na música brasileira 200 Bolsas Integrais para Formação em Programação Web para pessoas de grupos sub-representados Colheita de algodão: crescimento e benefícios da safra no agronegócio nacional Como se tornar um bom profissional de marketing? Estratégias Vencedoras: TOP 10 Livros Essenciais para Dominar a Arte das Vendas Como Escolher um Banco JOINRS conclui uma rodada de investimento e recebe 1,7 milhões de Euros Assis E Mollerke Assessoria De Cobranças É Referência Em Recuperação De Crédito Confira as maiores tendências de educação infantil de 2023/24 Teatro gratuito chega a Minas Gerais para alertar o público sobre a importância da sustentabilidade Inovação na Gestão de Resíduos: Os Contentores de Lixo de 500, 750 e 1000 Litros Growth Marketing para SaaS: Acelerando o Sucesso do Seu Negócio Setembro amarelo: como a educação impacta na saúde mental Como usar palavras-chave no LinkedIn da forma certa A pecuária é um motor econômico fundamental para o Brasil Festa Aceita de Atibaia, no interior de São Paulo, figura entre as Melhores Iniciativas LGBTQIAP+ em Prêmio promovido pelo Ministério da Cultura Os Riscos Fiscais da Não Declaração de Saída Definitiva do Brasil Um dos Maiores Erros que Vejo as Empresas Cometerem! Mac Está De Volta Com Três Novos Singles E O Projeto "Mac Is Back" Saiba como a sustentabilidade está presente nos BRTs Lições de empreendedores de sucesso: Inspiração para os iniciantes no mundo dos negócios
O texto acima "Pix Parcelado: como o BNPL (Buy Now Pay Later) promete cobrir as deficiências e inseguranças do cartão de crédito e gerar mais recurso de compra no Brasil" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais