Economia Gás natural: solução para descarbonização da eletricidade e da indústria

Gás natural: solução para descarbonização da eletricidade e da indústria

O gás natural é uma solução potencial apontada para o futuro do país. Com avanços que podem contribuir significativamente para questões relacionadas à sustentabilidade, meio ambiente e consequências das ações da população, esta alternativa é uma solução para reduzir os impactos causados pelo dióxido de carbono do carvão e petróleo, além de poluentes altamente tóxicos que trazem grandes problemas para a nossa sociedade.

O combustível é o mais limpo quando se trata de transição energética, reduzindo a emissão de gases e combatendo o aquecimento global. Dessa forma é possível ter menos da metade do que é provocado no uso do dióxido e cerca de 30% a menos do que as alternativas utilizadas pela indústria petrolífera.

Segundo Eduardo Navarro Antonello, fundador da Golar Power e Macaw Energies e consultor de energia, o gás natural tem papel de extrema relevância e pode contribuir muito para o avanço de variados setores.

“Por ser um recurso amplamente disponível e bem redistribuído em todo o mundo, o gás natural desempenha um papel importante na geração de energia e é uma solução simples e imediata para a descarbonização da eletricidade e da indústria – especialmente em setores de alto consumo de energia (mineração, aço, cimento etc.)”, revela.

Gás natural é fundamental para a transição energética no Brasil

Apesar de inúmeros avanços no Brasil, o que tem permitido novas soluções para a universalização da energia, faltam investimentos para ampliar o acesso ao serviço. De acordo com o consultor Eduardo Navarro Antonello, fundador da Golar Power e Macaw Energies, o Gás Natural é fundamental para a transição energética brasileira e se revela como uma grande solução para a descarbonização da eletricidade e da indústria.

O recurso é altamente disponível no país, com fácil transporte nas versões comprimida e liquefeita. O especialista aponta que uma solução rápida e imediata para o tema, seria o aproveitamento do gás natural para a redução de emissões, substituindo principalmente o diesel em ônibus e caminhões. Grandes benefícios também podem ser atraídos para a economia, como a redução de custos em fretes rodoviários.

Dados de uma pesquisa do International Energy Agency (IEA), revelam que a substituição da geração de energia de carvão por usinas de energia de gás natural já existentes, seria capaz de reduzir até 1,2 gigatoneladas de emissões de CO2 em todo o mundo. O número equivale às emissões do uso de energia de 144,5 milhões de residências por um ano. O levantamento aponta ainda que tal medida seria capaz de diminuir as difusões globais do setor de energia em 10% e totais de CO2 relacionadas à energia em 4%.

Se compararmos com o diesel e a gasolina, o gás natural pode trazer impactos menores na irradiação de gases de efeito estufa entre 20 e 30%. Já em relação a veículos que utilizam o combustível, o impacto também é relevante, sendo: de 70 a 90% no monóxido de carbono, 75 a 95% no óxido de nitrogênio, 50 a 75% no gás orgânico não metano. Em caso do gás natural ser proveniente do biogás, as emissões são quase neutralizadas totalmente.

"Ao possibilitar reduções substanciais de emissão, o gás natural torna-se um eficiente substituto tanto para o consumo doméstico, industrial e mesmo nos veículos leves e pesados", destaca o consultor Eduardo Navarro Antonello, em artigo sobre a independência energética no país ao Portal Petróleo Hoje.

O que é descarbonização da eletricidade e da indústria?

A descarbonização é um processo que tem como objetivo reduzir a emissão de carbono, principalmente do dióxido de carbono, também conhecido como CO². A principal finalidade deste trabalho é promover uma economia global e conseguir a neutralidade climática por meio da transição energética. Dessa forma é possível reduzir uma das principais causas do efeito estufa e de grandes mudanças no meio ambiente.

Para realizar tal processo, no entanto, é necessário que seja feita a transição energética, eliminando o carbono da geração de energia e na indústria. Tudo isso é feito utilizando alternativas limpas que emitem apenas resíduos que o planeta pode absorver.

Como já verificamos, o gás natural pode reduzir entre 20 e 30% o impacto de gases de efeito estufa, de 70 a 90% no monóxido de carbono, 75 a 95% no óxido de nitrogênio e 50 a 75% no gás orgânico não metano.

O que é e para que serve a pegada de carbono?

Uma das alternativas utilizadas para calcular o impacto da emissão de carbono na atmosfera é a pegada de carbono. A medida consegue quantificar as difusões de gases estufas, durante o ciclo de vida de um produto, processos ou serviços.

Com essa técnica é possível avaliar as mudanças climáticas causadas pelo lançamento de gases, através de cada processo e ação humana. Dentre eles podemos citar o cultivo de arroz, desmatamento, queimadas, produção de cimento e etc. 

Mais Visitados Gás natural: alternativa sustentável para a economia e geração de energia , Dia do Consumidor: data é considerada a Black Friday do primeiro semestre , Busologia: você já ouviu falar? , Dia Nacional do Turismo: 4 destinos brasileiros para estar em contato com a natureza , Saiba como os corredores de ônibus são essenciais para a eficiência do trânsito

Veja outras matérias

Do Vazio Ao Renascimento: Como Sør4 Transforma Sua Identidade Artística Em Narrativa Com O Single “Fogo” Qual o melhor shampoo em barra para caspa? Museu Preserva Legado Do Grupo Escoteiro Carajás E Ganha Filme Dirigido Por João Gabriel Brene Mapeamento Corporal E Prevenção Do Câncer De Pele Como Iniciar um Projeto de Inbound Marketing em uma Pequena Empresa? 3 startups inovadoras para ficar de olho em 2024 Valentine's Day: data começa a se popularizar no comércio brasileiro Laison Santos: Um especialista em ufologia que desvenda os mistérios do universo Ônibus elétrico ou movido a biocombustível: o que é mais sustentável? Segurança nos ônibus: Entenda o perigo de transporte irregulares Busologia: você já ouviu falar? Após Somente Três Dias De Descanso, Beto Monteiro Entra Em Ação Na Etapa De Turismo Nacional Com Três Horas De Duração. Os benefícios para os consumidores do Mercado Livre de Energia do Brasil Bahia Ganha Curso De Mineração 4.0 Com Padrão Internacional A Importância Do Checkup Médico: Cuide Da Sua Saúde Regularmente Alisson T. Araújo Diretor de Fotografia marca presença no Tapete Vermelho do Festival de Cinema de Gramado Dia da Escola: a importância e o papel da escola na nossa formação Mônica Marchett: impulsionando inovação e sustentabilidade no agronegócio Comprar Backlinks: Um Guia Definitivo para Aumentar o Posicionamento do Seu Site Festa Aceita de Atibaia, no interior de São Paulo, figura entre as Melhores Iniciativas LGBTQIAP+ em Prêmio promovido pelo Ministério da Cultura O Impacto do She+Tech Week 2023 na Promoção do Empreendedorismo Feminino na América Latina Conheça um software gratuito para agendamentos e reservas online e facilite sua vida A Necessidade de Conformidade: O Risco de Soluções Não Oficiais do WhatsApp em Licitações de Órgãos Públicos Dia do Trabalhador Rural: Pilar do agronegócio brasileiro
O texto acima "Gás natural: solução para descarbonização da eletricidade e da indústria" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais