Educação Inspirados Por Teatro, Estudantes De Jundiaí (Sp) Criam Soluções Ambientais E Vencem Maratona De Inovação

Inspirados Por Teatro, Estudantes De Jundiaí (Sp) Criam Soluções Ambientais E Vencem Maratona De Inovação

Um espetáculo sobre um futuro distópico em que a água se torna escassa foi o ponto de partida para uma enxurrada de ideias inovadoras durante a edição jundiaiense do projeto “Arte de Inovar com Maratona de Inovação – Edição Sustentabilidade”, realizada nos dias 21 e 22 de maio na Etec Benedito Storani. Inspirados pela peça “Água à Vista”, cerca de 130 estudantes mergulharam em uma jornada criativa que conectou teatro, inovação e impacto social. O resultado? Seis soluções premiadas — como drones para reflorestamento, aplicativos de economia circular e bicicletas que purificam o ar — que provam como a arte pode acender a faísca da inovação e dar protagonismo à juventude na luta contra a crise climática.

 

O projeto é uma realização da Loa Produções Culturais e do Ministério da Cultura, com patrocínio da Siemens Energy por meio da Fundação Siemens, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


“A inovação está no core da Siemens Energy. Nosso foco é a transição energética, e sabemos que não conseguimos fazer isso sozinhos. Ver jovens engajados com ideias tão reais e impactantes renova nossas esperanças no futuro”, comentou Nathália Fiorini, head of finance da Siemens Energy Brasil.

 


Soluções vencedoras

Na sessão da manhã, o primeiro lugar ficou com a solução SustentAção, uma proposta de aplicativo que conecta indústrias e microempresas para otimizar o descarte de resíduos e gerar renda nas comunidades, por meio de um selo de certificação ecológica. O segundo lugar foi para a solução Reflosrestech, que propõe o uso de drones com inteligência artificial para mapear e monitorar áreas de reflorestamento. O terceiro colocado, chamado de solução Slow Changing Fashion, propôs uma nova forma de produzir tecidos biodegradáveis, com menos água e produtos químicos.

 

À tarde, a equipe vencedora apresentou o Trash Cleaner, uma proposta de tecnologia de cremação de resíduos que transforma resíduos em energia e reaproveita as cinzas em adubo e materiais de construção. O segundo lugar ficou com a AirBike, uma proposta de bicicleta com gerador de energia e filtro de ar acoplado, que une mobilidade urbana e saúde ambiental. Em terceiro, o SOS Detect, uma proposta de sistema de irrigação inteligente com sensores de calor e GPS para combater queimadas em áreas vulneráveis.

 

Rebeca Félix de Oliveira Chaves, 16 anos, aluna do curso de Alimentos e integrante de uma das equipes vencedoras do 1º lugar:

 

“Foi uma experiência muito enriquecedora! O teatro ajudou a entender o desafio e facilitou o trabalho em equipe. Ganhar o primeiro lugar foi uma surpresa — estou muito feliz! A Maratona mostrou que podemos, sim, fazer a diferença no mundo”, disse.

 

Além das propostas premiadas, os estudantes também apresentaram outras ideias promissoras, como aplicativos educativos sobre sustentabilidade, sensores para monitorar rios e sistemas de reaproveitamento de água. Todas as soluções tiveram como ponto de partida a mensagem provocadora da peça teatral, que ambienta o espectador no ano de 2070, onde a escassez de água é uma possível realidade.

 

 

Arte que inspira transformação

Para a coordenadora do projeto, Andréia Nunes, o teatro foi o gatilho que despertou a criatividade dos jovens.


“A arte tem esse poder único de sensibilizar. A peça ‘Água à Vista’ abriu os olhos e o coração dos participantes. Foi a partir dela que surgiram ideias que podem realmente fazer a diferença no mundo real”, destacou.

 

O evento também contou com o apoio de 13 mentores, seis jurados, representantes do ecossistema local de inovação e voluntários, além da presença do diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Jundiaí, Tiago Antunes.

 

“Esse projeto é fantástico porque desmistifica questões complexas das mudanças climáticas de forma criativa. Dá uma verdadeira injeção de ânimo ver os jovens engajados, propondo soluções inovadoras que podem impactar a sociedade de verdade”, afirmou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação de Jundiaí.

 

Um legado para a cidade e para o planeta

Todos os participantes receberam certificados, kits educativos com conteúdo sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e as Habilidades do Futuro, além da vivência de trabalhar em equipe, com foco em empatia, inovação e impacto social.

 

“Acreditamos na arte e na educação como vetores de transformação. Ver tantos jovens engajados, propondo soluções sustentáveis a partir de uma experiência cultural, mostra que estamos no caminho certo”, afirma o coordenador de inovação, Wellington Sacheti.

 

A edição em Jundiaí faz parte de um circuito estadual que pretende impactar mais de 1.800 jovens em cinco cidades do estado de São Paulo ao longo de 2025.

 

“Fui beneficiada por projetos sociais no passado e, hoje, poder apoiar iniciativas como essa é muito importante pra mim. A Maratona de Inovação é uma oportunidade de sonhar — e ver os jovens reconhecendo seus potenciais me enche de orgulho. Continuem sonhando!”, desejou Janaína Conceição, representante da Fundação Siemens.

 


Mais informações e parcerias

Empresas, escolas e instituições interessadas em apoiar ou receber o projeto podem entrar em contato pelo e-mail: projetos@loaproducoes.com.br

 


Sobre a Siemens Energy: Líder global em tecnologia de energia, comprometida em apoiar empresas e comunidades na redução de emissões e na criação de um sistema de energia mais confiável, acessível e sustentável. Com operações em mais de 90 países, a Siemens Energy está na vanguarda da transição energética, trabalhando para construir os sistemas de energia do futuro. Com uma equipe de 100.000 engenheiros e profissionais dedicados, a Siemens Energy se destaca por sua diversidade e colaboração com parceiros globais para encontrar soluções inovadoras de energia, tendo como missão energizar a sociedade, garantindo que 1/6 da geração global de eletricidade seja baseada em sua tecnologia.

 

Sobre a Fundação Siemens: A Siemens Fundação Brasil promove, como uma fundação sem fins lucrativos, o desenvolvimento social sustentável, com foco em Educação. A fundação apoia iniciativas para enfrentar os desafios atuais de maneira responsável, trabalhando com parceiros no desenvolvimento e implementação de soluções com inovação tecnológica. As ações da fundação são orientadas para o impacto e conduzidas de forma transparente. Saiba mais em siemens-fundacao.org/.

 

Sobre a Loa Produções Culturais: A Loa Produções Culturais é uma produtora dedicada à criação e execução de projetos culturais de alta performance. Com sede em Mogi Guaçu, a empresa destaca-se na produção teatral e na promoção de iniciativas que unem arte, educação e responsabilidade socioambiental. A Loa Produções Culturais busca impactar positivamente comunidades e indivíduos, oferecendo experiências culturais enriquecedoras e promovendo o desenvolvimento sustentável por meio da arte.



Mais Visitados ‘Não Tenham Medo De Tentar’, Diz Vencedor De Desafio Cultural Que Inspirou Jovens Catarinenses A Criarem Soluções Para O Planeta , Maratona De Inovação ‘Arte De Inovar’ Reúne Quase 900 Pessoas Em Escola De Penha (Sc) , Teatro Acessível Que Ensina Cidadania E Segurança No Trânsito Para Crianças Já Alcançou Mais De 6 Mil No Interior De Sp , Espetáculo ‘Ir E Vir: Cidadão Vigilante’ Agora Conta Com Intérprete De Libras, Audiodescrição E Abafadores Sensoriais , Quase 800 Pessoas Participam Do Primeiro Dia Do Arte De Inovar Com Maratona De Inovação Em Vinhedo

Veja outras matérias

Colar Pet de Tecnologia infrared e íons negativos Empresário Do Ramo De Saúde Lança Portal Único De Imóveis Análise da Letra de "Aves de Rapina" e Seu Significado para o Público Os Benefícios e Desafios da Inteligência Artificial na Saúde Sigma Lithium Espera Produzir 820 Mil Toneladas Em 2025/2026 O Que É A Barra Roscada B7 E Para Que Serve? Guia Completo! Como a tecnologia tem influenciado a mobilidade urbana Transformação digital e inovação: como as empresas estão lidando com as novas tecnologias O Brasil Recebe O Primeiro Spa Com Parede De Sal Do Himalaia Teste Revela Seu Verdadeiro Temperamento Em Minutos — E Surpreende Pela Precisão Stella Pure Gold, O Brinde De Ouro Do Festival De Cinema De Gramado Atibaia Estreia No Calendário Das Paradas Do Orgulho Lgbtqiapn+ Questionpro E Marketculture Firmam Parceria Para Impulsionar A Centralidade Nos Colaboradores E Clientes HebeX, a Health Tech brasileira que pretende encontrar a fonte da juventude FS Logistics Marca Presença na Intermodal 2024, o Maior Evento de Logística da América Latina Pirajuba Restaurante Em Maracaípe, Pe, Apresenta Um Cenário Cultural Rico Em Arte E Gastronomia Explorando a Versatilidade dos Filamentos PLA, ABS, PETG e TPU da 3DProcer para Impressão 3D Do Qr Code Ao Nfc: Rótulos Inteligentes Redefinem A Conexão Entre Marcas E Consumidores Entenda o impacto social do transporte coletivo Peu Mendes Lança O Ep “The Best Of Me” E Transforma Sua Trajetória Musical Em Dois Temas Instrumentais Intensos Beat Sounds: Transformando Talentos em Histórias de Sucesso no Mundo da Música A Evolução Das Vendas B2B: Transformações No Perfil Do Vendedor E A Importância Da Qualificação Contínua Por Que A Expertise Em Biossegurança Nb3 É A Chave Para A Próxima Geração De Pesquisas Belchior Tekateka Moço Assume Agora O Nome De Belmo Teka
O texto acima "Inspirados Por Teatro, Estudantes De Jundiaí (Sp) Criam Soluções Ambientais E Vencem Maratona De Inovação" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais