Educação Paulo Fernandes: a valorização da cultura Bantu através da arte

Paulo Fernandes: a valorização da cultura Bantu através da arte

A cultura Bantu é uma das principais matrizes culturais do continente africano e, consequentemente, do Brasil. Essa cultura é responsável por uma série de tradições e manifestações artísticas, que foram trazidas para o país pelos africanos que foram trazidos para cá como escravos. Apesar da importância dessa cultura, ela muitas vezes é marginalizada e pouco valorizada pela sociedade brasileira. É nesse contexto que o artista Paulo Fernandes se destaca como um dos principais divulgadores da cultura Bantu através da arte.

O trabalho de Paulo Fernandes

Paulo Fernandes é um artista que se dedica há mais de 20 anos à divulgação e valorização da cultura Bantu através da arte.

Como coreógrafo e pesquisador da cultura Bantu, Paulo Fernandes desenvolve um trabalho que mescla arte, cultura e história. Ele utiliza a dança, a música e outras manifestações artísticas para contar a história e valorizar a cultura dos povos Bantu. Seu trabalho é uma forma de resgate da memória e das tradições dos africanos que foram trazidos para o Brasil como escravos e que ajudaram a construir a cultura brasileira.

"A pesquisa traz uma releitura da corporalidade afro-bantu, no sentido de suas transversalidades dadas pela atlanticidade, onde o corpo é um documento vivo que, através da gestualidade, descreve no espaço e no tempo um alfabeto de códigos, captados no seu trajeto antropológico, cujo território biológico se molda por uma consciência universal e primal, em sincronia com a Natureza, considerando a relação intermitente do ser humano, este intercessor de espaços e que está diretamente interligado com o Cosmos e o planeta Terra", explica o coreógrafo Paulo Fernandes.

Espaço Cultural Afro-Bantu (ECAB)

Para ampliar a divulgação e valorização da cultura Bantu, Paulo Fernandes criou o Espaço Cultural Afro-Bantu (ECAB), em Vitória, capital do Espírito Santo. O ECAB é um espaço dedicado à promoção e difusão da cultura Bantu, que conta com uma série de atividades culturais, como aulas de dança, música, teatro, capoeira, entre outras. O espaço também oferece cursos, palestras e workshops sobre a cultura Bantu, além de abrigar exposições de arte e eventos culturais diversos.

O ECAB é uma importante ferramenta para disseminar a cultura Bantu no Espírito Santo e no Brasil. O espaço contribui para a formação de uma consciência crítica sobre a importância da cultura Bantu e para o fortalecimento da identidade dos povos africanos que foram trazidos para o Brasil como escravos.

A importância do trabalho de Paulo Fernandes

Para o presidente da OCBAL (Organização Cultural Brasil América Latina), Antonio Marques, o artista Paulo Fernandes presta uma contribuição valorosa não apenas para a cultura Bantu, mas para a preservação cultural em geral.

"O trabalho de Paulo Fernandes é de extrema importância para a valorização e divulgação da cultura Bantu no Brasil. Através de sua arte e de sua pesquisa, ele resgata a história e as tradições dos povos Bantu, promovendo uma reflexão sobre a importância desses povos para a construção da cultura brasileira", disse Marques.

Além disso, o trabalho de Paulo Fernandes é uma forma de resistência e de luta contra a discriminação e a marginalização dos povos africanos no Brasil. Sua arte é uma forma de afirmar a identidade e a dignidade desses povos, e de mostrar que a cultura Bantu é um patrimônio histórico e cultural que deve ser valorizado e preservado.

Mais Visitados FS Logistics se consolida como um dos aliados do agente de carga no Brasil , Editora espanhola publica Memórias de Alexander de Brucco, de Winston Morales Chavarro

Veja outras matérias

A Evolução Das Vendas B2B: Transformações No Perfil Do Vendedor E A Importância Da Qualificação Contínua Declarar Bens no Brasil Vivendo no Exterior GROQUE LANÇA PRIMEIRO EP SOLO “609” Alter do Chão: caribe brasileiro é destino de celebridades Orsegups Lança Novo Posicionamento E Campanha De Marketing Digital Focada Em Tecnologia E Cuidado Humano Câmara Municipal De Campo Novo Do Parecis Realiza Primeira Sessão Com Sistema Sapl Dicas para escolher os melhores destinos de inverno em sua viagem de férias Levantamento Genético Aponta Risco Elevado De Doença Celíaca No Sudeste E Sul Do Brasil Saiba como escolher um plano de saúde ideal para você Fila De Restituição do Imposto de Renda Ciência em Marte: desvendando o mistério das geadas escondidas em Marte Aluguel de imóvel com cartão de crédito? Especialista explica como Slim Ferver: O Emagrecedor Efervescente que Realmente Funciona Marleide Santana No Entrenegócios: Conectando Beleza E Empreendedorismo 10 dicas para adestrar seu gato filhote Criado no Brasil, BRT é um dos projetos mais influentes do mundo Empresa lança robô aspirador com Wi-Fi na Expolazer, o único capaz de limpar paredes de piscinas Conheça um software gratuito para agendamentos e reservas online e facilite sua vida FS Logistics Marca Presença na Intermodal 2024, o Maior Evento de Logística da América Latina Giorgio Armani lança novos perfumes My Way Descubra A Revolução Do Mercado Com Qualimagazine Como Economizar na Compra de Materiais de Construção Guia Completo: Como Escolher A Melhor Lingerie E Camisolas Para Gestantes E Pós Parto Segurança no transporte: como a tecnologia tem ajudado a proteger motoristas e passageiros
O texto acima "Paulo Fernandes: a valorização da cultura Bantu através da arte" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais