Educação Paulo Fernandes: a valorização da cultura Bantu através da arte

Paulo Fernandes: a valorização da cultura Bantu através da arte

A cultura Bantu é uma das principais matrizes culturais do continente africano e, consequentemente, do Brasil. Essa cultura é responsável por uma série de tradições e manifestações artísticas, que foram trazidas para o país pelos africanos que foram trazidos para cá como escravos. Apesar da importância dessa cultura, ela muitas vezes é marginalizada e pouco valorizada pela sociedade brasileira. É nesse contexto que o artista Paulo Fernandes se destaca como um dos principais divulgadores da cultura Bantu através da arte.

O trabalho de Paulo Fernandes

Paulo Fernandes é um artista que se dedica há mais de 20 anos à divulgação e valorização da cultura Bantu através da arte.

Como coreógrafo e pesquisador da cultura Bantu, Paulo Fernandes desenvolve um trabalho que mescla arte, cultura e história. Ele utiliza a dança, a música e outras manifestações artísticas para contar a história e valorizar a cultura dos povos Bantu. Seu trabalho é uma forma de resgate da memória e das tradições dos africanos que foram trazidos para o Brasil como escravos e que ajudaram a construir a cultura brasileira.

"A pesquisa traz uma releitura da corporalidade afro-bantu, no sentido de suas transversalidades dadas pela atlanticidade, onde o corpo é um documento vivo que, através da gestualidade, descreve no espaço e no tempo um alfabeto de códigos, captados no seu trajeto antropológico, cujo território biológico se molda por uma consciência universal e primal, em sincronia com a Natureza, considerando a relação intermitente do ser humano, este intercessor de espaços e que está diretamente interligado com o Cosmos e o planeta Terra", explica o coreógrafo Paulo Fernandes.

Espaço Cultural Afro-Bantu (ECAB)

Para ampliar a divulgação e valorização da cultura Bantu, Paulo Fernandes criou o Espaço Cultural Afro-Bantu (ECAB), em Vitória, capital do Espírito Santo. O ECAB é um espaço dedicado à promoção e difusão da cultura Bantu, que conta com uma série de atividades culturais, como aulas de dança, música, teatro, capoeira, entre outras. O espaço também oferece cursos, palestras e workshops sobre a cultura Bantu, além de abrigar exposições de arte e eventos culturais diversos.

O ECAB é uma importante ferramenta para disseminar a cultura Bantu no Espírito Santo e no Brasil. O espaço contribui para a formação de uma consciência crítica sobre a importância da cultura Bantu e para o fortalecimento da identidade dos povos africanos que foram trazidos para o Brasil como escravos.

A importância do trabalho de Paulo Fernandes

Para o presidente da OCBAL (Organização Cultural Brasil América Latina), Antonio Marques, o artista Paulo Fernandes presta uma contribuição valorosa não apenas para a cultura Bantu, mas para a preservação cultural em geral.

"O trabalho de Paulo Fernandes é de extrema importância para a valorização e divulgação da cultura Bantu no Brasil. Através de sua arte e de sua pesquisa, ele resgata a história e as tradições dos povos Bantu, promovendo uma reflexão sobre a importância desses povos para a construção da cultura brasileira", disse Marques.

Além disso, o trabalho de Paulo Fernandes é uma forma de resistência e de luta contra a discriminação e a marginalização dos povos africanos no Brasil. Sua arte é uma forma de afirmar a identidade e a dignidade desses povos, e de mostrar que a cultura Bantu é um patrimônio histórico e cultural que deve ser valorizado e preservado.

Mais Visitados FS Logistics se consolida como um dos aliados do agente de carga no Brasil , Editora espanhola publica Memórias de Alexander de Brucco, de Winston Morales Chavarro

Veja outras matérias

Portal E Commerce Update Chega Para Educar E Inspirar Profissionais Do Comércio Eletrônico A jornada de Iza Paes, do sucesso nos anos 2000 à consolidação como artista solo na música brasileira Gatilhos Emocionais E Personalização: Estratégias Que Impulsionam Vendas B2B No Brasil Advisor Talks 2024: um novo evento digital para assessores de investimentos VoIP: A Solução Inteligente para Empresas na Era Digital VALENTINA SPERB PROTAGONIZA CAMPANHA PARA O HOSPITAL DE AMOR Códigos, Qr E Inteligência: Como Os Rótulos Estão Se Tornando Portais Para O Consumidor Máquina de café espresso illycaffè iperespresso Mapeamento Corporal E Prevenção Do Câncer De Pele Museu Preserva Legado Do Grupo Escoteiro Carajás E Ganha Filme Dirigido Por João Gabriel Brene Rodrigo Vizeu: Um Exemplo De Compromisso Com A População Lar Sírio Pró Infância Promove 2ª Exposição De Carros Clássicos No Dia 5 De Abril Como Promover sua Empresa no Digital Sem Pagar Anúncios: A Importância dos Mecanismos de Busca Gás natural: solução barata e limpa para o Brasil Guia Como Vender Minha Casa Pela Caixa Econômica Porsche Avaliado Em R$ 1,5 Milhão Vai A Leilão Com Superdesconto Dia Mundial da Água: sistema de plantio direto gera economia de até 30% de água O Manuscrito Perdido De Agatha Christie: Uma Descoberta Histórica Busologia: Entenda mais sobre o estudo da mobilidade urbana Portal Imobiliário Melhor Oferta Revoluciona Com Avaliação Por Ia Seiva Capilar: Combata a Queda de Cabelo e Restaure a Vitalidade dos Seus Fios com um Poderoso Suplemento em Cápsulas Uma Líder Que Inspira Com Bom Humor E Conquista Com Autenticidade Dr Laílson Santos segue desvendando os mistérios do universo através da ufologia Dia Dos Namorados
O texto acima "Paulo Fernandes: a valorização da cultura Bantu através da arte" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais