Prefeitura De Piatã Inicia Construção De Estações De Tratamento De Água Com Apoio Da Cbpm E Brazil Iron
Estações serão instaladas nas comunidades de Bocaina de Cima, Bocaina de Baixo e Mocó
A Prefeitura Municipal de Piatã anunciou, nesta terça-feira (19), o início das obras de construção das Estações de Tratamento de Água (ETAs) das comunidades de Bocaina de Cima, Bocaina de Baixo e Mocó, com participação da Brazil Iron. A iniciativa, que visa garantir o acesso à água de qualidade para as comunidades rurais do município, é fruto de uma parceria com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e a Brazil Iron.
As estações representam um avanço significativo na melhoria da infraestrutura e qualidade de vida dos moradores. A primeira, a ser entregue na localidade de Mocó, marca o início do projeto que busca levar água tratada diretamente às residências das comunidades.
O evento que marcou o anúncio do início das construções das ETAs foi realizado no município Piatã e contou com a presença do gestor local, Marcos Paulo, além do prefeito de Abaíra, Wellington Barbosa, e do prefeito de Jussiape, José Luz. Também estiveram presentes os vereadores dos três municípios e os deputados estaduais Júnior Muniz, Niltinho, Fabíola Mansur e Eduardo Salles, o assessor especial do Ministério da Casa Civil, Marcelo Emerenciano, e o ex-deputado federal e presidente estadual do Avante, Ronaldo Carletto.
Mineração sustentável e inclusiva
A CBPM viabilizou a concretização do projeto de construção das estações de tratamento, cuja responsabilidade pela execução da obra está a cargo da Prefeitura de Piatã. A Brazil Iron atua como parceira institucional, oferecendo apoio logístico para facilitar a implementação, sem realizar a execução técnica. Essa colaboração garante que a água tratada seja entregue com segurança, qualidade e um impacto social direto nas comunidades atendidas.
Para o presidente da CBPM, Henrique Carballal, a iniciativa representa o modelo de mineração sustentável e inclusiva adotado pela companhia no estado da Bahia. “Se quando nós retiramos uma riqueza do solo e essa riqueza não faz com que o cidadão que está sobre aquela terra tenha dignidade, moradia, saneamento, educação para seus filhos, saúde e efetivamente a construção plena da cidadania, nós não estamos cumprindo nosso papel”, elencou.
“A construção dessas estações é um exemplo de como a mineração pode e deve estar a serviço das pessoas, garantindo saúde, oportunidades, qualidade de vida e desenvolvimento social e econômico às comunidades. E é com esse compromisso da CBPM”, afirmou Carballal.
Qualidade de vida
Segundo o prefeito de Piatã, Marcos Paulo, a assinatura da ordem de serviço para início da construção das estações de tratamento de água representa mais do que uma obra de infraestrutura. “É um investimento da Prefeitura de Piatã que visa cuidar da qualidade de vida das pessoas, dando mais dignidade e atenção à saúde para as famílias do Mocó, que vão poder contar com este recurso essencial de forma segura”, destacou.
Responsabilidade social
O vice-presidente de Relações Institucionais da Brazil Iron, Emerson Souza, informou o objetivo da empresa no apoio à construção das estações. “Nosso papel é de apoio, atuando de forma a facilitar e agilizar a execução da obra pela prefeitura, garantindo que as comunidades de Piatã tenham acesso à água potável”.
“Acreditamos que o acesso ampliado à água é fundamental para o desenvolvimento e a saúde de todos, e estamos muito satisfeitos em ver o impacto positivo que esta iniciativa terá na vida dos moradores”, completou Souza.
Projeto Ferro Verde
Além do anúncio do início da construção das ETAs, o evento marcou a apresentação do Projeto Ferro Verde aos prefeitos e vereadores dos municípios de Piatã, Abaíra e Jussiape. Desenvolvido pela Brazil Iron sob consultoria da CBPM, o projeto posiciona a Bahia como referência nacional na produção de aço verde, fortalece a cadeia produtiva do setor e contribui de forma decisiva para a descarbonização da indústria siderúrgica brasileira.
Com um investimento total de US$ 5,7 bilhões no estado da Bahia, o projeto envolve o beneficiamento do minério de ferro, a construção de um ramal ferroviário de 120 km e a instalação de plantas siderúrgicas, com previsão de gerar mais de 55 mil empregos diretos e indiretos. Além disso, a empresa já aportou R$ 1,7 bilhão na Bahia em ações de implementação, valor que não está incluso no capital estimado para o projeto.
Mais Visitados A democratização da energia solar chegou , LUZ, da Delta Energia, inicia oferta de energia solar , Rodrigo Gr6: O Produtor Que Está Mudando A Indústria Da Música , Sigma Lithium Supera Meta De Produção De Lítio , Bahia Ganha Curso De Mineração 4.0 Com Padrão Internacional
Veja outras matérias
Laison Santos: Um especialista em ufologia que desvenda os mistérios do universo
Venha Lutar Pela Paz E União Com A Cec Brasil Comissão Dos Evangélicos E Cristãos
Diagnóstico Genético Pode Antecipar Doenças Oculares Que Surgem Na Infância
Escolha o shampoo em barra perfeito na Relax Cosméticos.
‘Não Tenham Medo De Tentar’, Diz Vencedor De Desafio Cultural Que Inspirou Jovens Catarinenses A Criarem Soluções Para O Planeta
Quatro clubes brasileiros estão entre os que têm mais sócios-torcedores na América do Sul
Como Iniciar um Projeto de Inbound Marketing em uma Pequena Empresa?
Bulldogito: O Novo Favorito Do Mercado! 🐶💎
O Portal de Notícias, Entretenimento e Esporte de Uberlândia e Região
Dr. Daniel Dias Machado Lidera Residência Internacional em Cirurgias Estéticas
Recuperação de Dados
VoIP na Vanguarda da Comunicação Empresarial: A Revolução Tecnológica nas Telecomunicações
Sertanejo, mas sertanejo mesmo!
MC Franqueadora movimenta economia de Ribeirão Preto com inauguração de nova loja
O FUTURO É EFICIÊNCIA NOS MUNICÍPIOS!
5 dicas para eliminar pulgas de forma eficaz
Portal E Commerce Update Chega Para Educar E Inspirar Profissionais Do Comércio Eletrônico
Universal Music Brasil lança a música e o clipe de “poim poim” de fada cabrinha kids
Como fazer análise da concorrência e se destacar em seu nicho de mercado
Offshore Para Startups: Cenário Mundial Em Outubro De 2024.
Produção de ônibus registra aumento no Brasil
Speech Analytics: O que é e como aplicar no omnichannel e PABX Virtual VoIP
GR6 se estabelece como um dos maiores pontos de coleta de doação para o RS
Litigância Predatória: Um Desafio Emergente No Sistema Judiciário Brasileiro
Divulge