Notícias Prefeitura De Piatã Inicia Construção De Estações De Tratamento De Água Com Apoio Da Cbpm E Brazil Iron

Prefeitura De Piatã Inicia Construção De Estações De Tratamento De Água Com Apoio Da Cbpm E Brazil Iron

Estações serão instaladas nas comunidades de Bocaina de Cima, Bocaina de Baixo e Mocó


A Prefeitura Municipal de Piatã anunciou, nesta terça-feira (19), o início das obras de construção das Estações de Tratamento de Água (ETAs) das comunidades de Bocaina de Cima, Bocaina de Baixo e Mocó, com participação da Brazil Iron. A iniciativa, que visa garantir o acesso à água de qualidade para as comunidades rurais do município, é fruto de uma parceria com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e a Brazil Iron.


As estações representam um avanço significativo na melhoria da infraestrutura e qualidade de vida dos moradores. A primeira, a ser entregue na localidade de Mocó, marca o início do projeto que busca levar água tratada diretamente às residências das comunidades.


O evento que marcou o anúncio do início das construções das ETAs foi realizado no município Piatã e contou com a presença do gestor local, Marcos Paulo, além do prefeito de Abaíra, Wellington Barbosa, e do prefeito de Jussiape, José Luz. Também estiveram presentes os vereadores dos três municípios e os deputados estaduais Júnior Muniz, Niltinho, Fabíola Mansur e Eduardo Salles, o assessor especial do Ministério da Casa Civil, Marcelo Emerenciano, e o ex-deputado federal e presidente estadual do Avante, Ronaldo Carletto.


Mineração sustentável e inclusiva

A CBPM viabilizou a concretização do projeto de construção das estações de tratamento, cuja responsabilidade pela execução da obra está a cargo da Prefeitura de Piatã. A Brazil Iron atua como parceira institucional, oferecendo apoio logístico para facilitar a implementação, sem realizar a execução técnica. Essa colaboração garante que a água tratada seja entregue com segurança, qualidade e um impacto social direto nas comunidades atendidas.


Para o presidente da CBPM, Henrique Carballal, a iniciativa representa o modelo de mineração sustentável e inclusiva adotado pela companhia no estado da Bahia. “Se quando nós retiramos uma riqueza do solo e essa riqueza não faz com que o cidadão que está sobre aquela terra tenha dignidade, moradia, saneamento, educação para seus filhos, saúde e efetivamente a construção plena da cidadania, nós não estamos cumprindo nosso papel”, elencou.


“A construção dessas estações é um exemplo de como a mineração pode e deve estar a serviço das pessoas, garantindo saúde, oportunidades, qualidade de vida e desenvolvimento social e econômico às comunidades. E é com esse compromisso da CBPM”, afirmou Carballal.


Qualidade de vida

Segundo o prefeito de Piatã, Marcos Paulo, a assinatura da ordem de serviço para início da construção das estações de tratamento de água representa mais do que uma obra de infraestrutura. “É um investimento da Prefeitura de Piatã que visa cuidar da qualidade de vida das pessoas, dando mais dignidade e atenção à saúde para as famílias do Mocó, que vão poder contar com este recurso essencial de forma segura”, destacou.


Responsabilidade social

O vice-presidente de Relações Institucionais da Brazil Iron, Emerson Souza, informou o objetivo da empresa no apoio à construção das estações. “Nosso papel é de apoio, atuando de forma a facilitar e agilizar a execução da obra pela prefeitura, garantindo que as comunidades de Piatã tenham acesso à água potável”.


“Acreditamos que o acesso ampliado à água é fundamental para o desenvolvimento e a saúde de todos, e estamos muito satisfeitos em ver o impacto positivo que esta iniciativa terá na vida dos moradores”, completou Souza.


Projeto Ferro Verde

Além do anúncio do início da construção das ETAs, o evento marcou a apresentação do Projeto Ferro Verde aos prefeitos e vereadores dos municípios de Piatã, Abaíra e Jussiape. Desenvolvido pela Brazil Iron sob consultoria da CBPM, o projeto posiciona a Bahia como referência nacional na produção de aço verde, fortalece a cadeia produtiva do setor e contribui de forma decisiva para a descarbonização da indústria siderúrgica brasileira.


Com um investimento total de US$ 5,7 bilhões no estado da Bahia, o projeto envolve o beneficiamento do minério de ferro, a construção de um ramal ferroviário de 120 km e a instalação de plantas siderúrgicas, com previsão de gerar mais de 55 mil empregos diretos e indiretos. Além disso, a empresa já aportou R$ 1,7 bilhão na Bahia em ações de implementação, valor que não está incluso no capital estimado para o projeto.



Mais Visitados LUZ, da Delta Energia, inicia oferta de energia solar , GR6 se estabelece como um dos maiores pontos de coleta de doação para o RS , Produção Da Sigma Lithium Deve Superar Expectativas Em 2025 , Sigma Lithium Espera Produzir 820 Mil Toneladas Em 2025/2026 , Do Vanádio Ao Níquel: Ba Investe Em Pesquisa Para Alavancar Mineração Sustentável E Inclusiva

Veja outras matérias

Muito Além Do Grid: Autobiografia De Reginaldo Leme Traz Olhar Inédito Sobre A F 1 Mapeamento Corporal E Prevenção Do Câncer De Pele Banda Ĺiaz retorna às plataformas digitais após hiato de 5 meses Contaminação por chuvas fortes: A importância da desentupidora 10 Ideias de Marketing para Salões de Beleza Como A Assessoria Legislativa De Cidades Pequenas Está Mudando Nashai Abre Rodada De Investimento Series A E Recebe Aporte De Gestora Global Empresa Nacional Revoluciona Educação Corporativa com Enfoque em ESG Dia Internacional da Mulher: presença feminina se destaca no agro  Pesquisa: esses são os hábitos que arruínam os relacionamentos amorosos Entenda como um dos principais feriados Chineses influenciam o Comércio Exterior Torcida Do Botafogo Rumo A Buenos Aires: Mobilização Histórica Com 100 Ônibus Confirmados Mercado Eficiente: O Que É Esse E Porque É Motivo De Críticas Fita UP amplia sua presença em lojas físicas por meio do modelo B2B e almeja parcerias com grandes magazines A democratização da energia solar chegou Grande Prêmio Da Governança Top Vaper: O Sucesso de Uma Adega e Tabacaria no Coração de São Paulo Maquinas Pesadas E Terraplenagem Em Campo Grande Ms Por que Salões de Beleza Precisam de Software Especializado Edital para concurso para ingresso no Instituto Tecnológico da Aeronáutica publicado: 150 vagas de nível médio Farmácia especializada em medicamentos especiais recorrente é lançada Entenda a Importância da Recompra para a Saúde do Seu E-commerce Dia Mundial do Meio Ambiente: agronegócio e sustentabilidade ambiental Gajuba Lança Single “Vem Ficar Comigo” E Anuncia Novo Álbum Solo
O texto acima "Prefeitura De Piatã Inicia Construção De Estações De Tratamento De Água Com Apoio Da Cbpm E Brazil Iron" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais