![Dia Mundial do Meio Ambiente: agronegócio e sustentabilidade ambiental](https://mktpress-storage.s3.us-east-005.backblazeb2.com/33/Z9tcNuHHBeHcehErTzPvihj2mvkuGlI1SXiV6dum.jpg)
Dia Mundial do Meio Ambiente: agronegócio e sustentabilidade ambiental
Celebrado em 5 de junho, O Dia Mundial do Meio Ambiente levanta uma grande discussão sobre a importância da conscientização de empresas sobre a promoção de ações de proteção ambiental e adoção de práticas mais sustentáveis no meio corporativo.
Desde então, a data, que foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, durante uma conferência sobre o Meio Ambiente Humano, se tornou um novo marco para grandes empresas, definindo o que conhecemos hoje em dia como ESG (Governança ambiental, social e corporativa).
Essa prática busca alinhar pautas como economia e sustentabilidade, na busca por equilibrar as atividades do mercado, atender as demandas e minimizar os impactos na natureza.
A importância da responsabilidade ambiental no agronegócio
A responsabilidade ambiental no agronegócio é um pilar para as empresas desse ramo, uma vez que as atividades desse nicho representam um dos pilares do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.
Inúmeras empresas do meio já perceberam essa oportunidade, e agora praticam ativamente a adoção dessas práticas sustentáveis, aliando tecnologia à sustentabilidade, garantindo a conservação do meio ambiente, manutenção da biodiversidade e o mais importante, a segurança alimentar da população.
Além disso, também é necessária a implementação de sistemas de produção integrados, e o uso de tecnologias limpas e renováveis, como energia solar e biomassa.
Sendo assim, considerando que o agronegócio vem lidando com as atuais demandas ambientais de diferentes maneiras, dependendo do setor e da empresa, no geral, muitas companhias optaram por adotar práticas sustentáveis que otimizem a produção.
Como o agronegócio vem lidando com as atuais demandas ambientais?
Um exemplo disso é a adoção de técnicas de agricultura de baixo impacto, como implementado pelo empreendimento Agronegócio Estrondo.
As técnicas de menor impacto são tecnologias de gestão e culturas integradas, que quando aplicadas ajudam a conservar os recursos naturais de maneira efetiva.
Simultaneamente, olhando esses exemplos de sucesso, muitas empresas se engajaram em iniciativas de recuperação e preservação, com programas de patrocínio e conscientização.
Embora ainda existam muitos desafios a serem enfrentados pelo agronegócio em relação à sustentabilidade ambiental, os países mais proeminentes na agricultura, especialmente o Brasil, estão caminhando para crescer ainda mais na preservação ambiental aliada ao corporativismo.
Quais os benefícios das tecnologias no agronegócio?
Entre os benefícios das novas tecnologias e estratégias corporativas utilizadas no agronegócio, vale mencionar que uma produção mais eficiente e sustentável, com menor impacto no meio ambiente e maior produtividade nos ciclos, melhoram as condições de trabalho dos agricultores, reduzindo o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos, tornando todo o ciclo de produção mais seguro e saudável.
Essas tendências também já estão sendo adotadas por empresas brasileiras, como o Agronegócio Estrondo, que têm se destacado por estratégias como o plantio direto.
Desse modo, é possível semear as culturas com menor erosão no solo, ao passo que distribui os nutrientes para tornar a produção mais sustentável, sem prejudicar os resultados. Em 2022, a empresa colheu 279 mil toneladas de grãos e fibras, com estratégias alinhadas ao meio ambiente.
Vale considerar que no Dia Mundial do Meio Ambiente é importante discutir as soluções adotadas ao nível global e nacional, principalmente para aumentar a preservação dos recursos naturais e alinhar as produções agropecuárias.
Mais Visitados O que o Brasil precisa para ter independência energética?" , Conservação do solo: práticas que mantém a produtividade e protegem o meio ambiente , Qualidade de vida no transporte público: como a mobilidade têm oferecido isso aos passageiros , Dia do comerciante: saiba mais sobre a data que impulsionou o empreendedorismo no Brasil , Avanços e desafios do transporte público para PCDs
Veja outras matérias
Entenda como um dos principais feriados Chineses influenciam o Comércio Exterior
Incentivando sustentabilidade em Crianças: Um banho de responsabilidade ambiental
Por que Salões de Beleza Precisam de Software Especializado
Thiago Behlke do zero ao sucesso
Dia Dos Namorados
Dicas para elaborar estratégias de marketing para acelerar as vendas no dia dos pais
Terceira edição do Programa Mulheres Cooperativistas aborda autocuidado, carreira e saúde feminina
Indaiatuba recebe a 43ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe
Renascer: Globo convoca Theresa Fonseca pra interpretar Mariana no remake
Lavadora de alta pressão: como escolher o modelo ideal?
Grupo de empresário do ramos de festas e eventos corporativos se unem para ajudar famílias carentes em São Paulo
Resveratrol: O que é, e seus benefícios na pele.
Aulas de Ciência no TikTok: Professora Anne ultrapassa fronteiras digitais
Moda outono-inverno 2023: como unir moda consciente com as principais tendências?
Thiago Behlke o rei do repasse no Brasil
DJ Clauz, um talento em ascensão no cenário do Eletrofunk no Piauí, encontra inspiração nos renomados DJs nacionais, Breno Paixão, Jiraya Uai e Wam Baster
Conheça Gustavo Faria, cria da base do Red Bull Bragantino
Guia Completo do Porcelanato: Versatilidade, Elegância e Praticidade em Sua Decoração
Sherlock Holmes e a arte da dedução
Tipos de Lajes de Concreto: Características
6º Seminário Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos aborda a governança e seus mecanismos em palestra motivacional
Safra de milho 2022/2023: Bahia espera aumento de 11%
Dj Clauz: A Ascensão de um Artista Piauiense no Mundo do Eletrofunk
Estudar com listas de questões: Benefícios e recursos gratuitos
Divulge