
Dia Mundial do Meio Ambiente: agronegócio e sustentabilidade ambiental
Celebrado em 5 de junho, O Dia Mundial do Meio Ambiente levanta uma grande discussão sobre a importância da conscientização de empresas sobre a promoção de ações de proteção ambiental e adoção de práticas mais sustentáveis no meio corporativo.
Desde então, a data, que foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, durante uma conferência sobre o Meio Ambiente Humano, se tornou um novo marco para grandes empresas, definindo o que conhecemos hoje em dia como ESG (Governança ambiental, social e corporativa).
Essa prática busca alinhar pautas como economia e sustentabilidade, na busca por equilibrar as atividades do mercado, atender as demandas e minimizar os impactos na natureza.
A importância da responsabilidade ambiental no agronegócio
A responsabilidade ambiental no agronegócio é um pilar para as empresas desse ramo, uma vez que as atividades desse nicho representam um dos pilares do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.
Inúmeras empresas do meio já perceberam essa oportunidade, e agora praticam ativamente a adoção dessas práticas sustentáveis, aliando tecnologia à sustentabilidade, garantindo a conservação do meio ambiente, manutenção da biodiversidade e o mais importante, a segurança alimentar da população.
Além disso, também é necessária a implementação de sistemas de produção integrados, e o uso de tecnologias limpas e renováveis, como energia solar e biomassa.
Sendo assim, considerando que o agronegócio vem lidando com as atuais demandas ambientais de diferentes maneiras, dependendo do setor e da empresa, no geral, muitas companhias optaram por adotar práticas sustentáveis que otimizem a produção.
Como o agronegócio vem lidando com as atuais demandas ambientais?
Um exemplo disso é a adoção de técnicas de agricultura de baixo impacto, como implementado pelo empreendimento Agronegócio Estrondo.
As técnicas de menor impacto são tecnologias de gestão e culturas integradas, que quando aplicadas ajudam a conservar os recursos naturais de maneira efetiva.
Simultaneamente, olhando esses exemplos de sucesso, muitas empresas se engajaram em iniciativas de recuperação e preservação, com programas de patrocínio e conscientização.
Embora ainda existam muitos desafios a serem enfrentados pelo agronegócio em relação à sustentabilidade ambiental, os países mais proeminentes na agricultura, especialmente o Brasil, estão caminhando para crescer ainda mais na preservação ambiental aliada ao corporativismo.
Quais os benefícios das tecnologias no agronegócio?
Entre os benefícios das novas tecnologias e estratégias corporativas utilizadas no agronegócio, vale mencionar que uma produção mais eficiente e sustentável, com menor impacto no meio ambiente e maior produtividade nos ciclos, melhoram as condições de trabalho dos agricultores, reduzindo o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos, tornando todo o ciclo de produção mais seguro e saudável.
Essas tendências também já estão sendo adotadas por empresas brasileiras, como o Agronegócio Estrondo, que têm se destacado por estratégias como o plantio direto.
Desse modo, é possível semear as culturas com menor erosão no solo, ao passo que distribui os nutrientes para tornar a produção mais sustentável, sem prejudicar os resultados. Em 2022, a empresa colheu 279 mil toneladas de grãos e fibras, com estratégias alinhadas ao meio ambiente.
Vale considerar que no Dia Mundial do Meio Ambiente é importante discutir as soluções adotadas ao nível global e nacional, principalmente para aumentar a preservação dos recursos naturais e alinhar as produções agropecuárias.
Mais Visitados Dia Mundial da Água: dicas e ações sustentáveis para o uso da água , Responsabilidade social: Entenda o que é e qual a importância , Projeto de Jiu-Jitsu “Do Tatame para Vida” realiza troca de faixas , Conheça os principais precursores do empreendedorismo no Brasil , Tendências de presentes para dar no dia dos pais
Veja outras matérias
Novo Golpe No Whatsapp E Dicas De Segurança Para Compras Online
Primor patrocina pelo segundo ano o Espetáculo da Paixão de Cristo
A Necessidade de Conformidade: O Risco de Soluções Não Oficiais do WhatsApp em Licitações de Órgãos Públicos
Rebranding Estratégico: Techsocial Se Transforma Em Nashai E Acelera Expansão Internacional.
Sertanejo, mas sertanejo mesmo!
Dezembro Laranja: Mapeamento Corporal E Prevenção Do Câncer De Pele
Chácara Estâncias Azaleias: Seu Refúgio Perfeito em Barretos
Ubuntu: Engitec Traz Inovação Ao Poder Legislativo E Profunda Conexão Entre Os Membros Da Comunidade
Lições de empreendedores de sucesso: Inspiração para os iniciantes no mundo dos negócios
As Melhores Chuteiras Para Brilhar Em Campo
Laison Santos: Um especialista em ufologia que desvenda os mistérios do universo
A maior mobilização Legislativa Municipalista da América Latina
Conheça a opção “Agendar agora” no Google Maps
Conheça A Rainha Da Alimentação Saudável, Lilyane Fontes, Ceo Da Chef&Nutri
Salário Mínimo e Custo de Vida nos EUA
Empresa Brasileira Briga Pela Liderança No Mercado De Crm E Gestão De Vendas Com Meta De Faturamento De R$40 Milhões Em 2025
Stud Bolt 3/4": Características, Aplicações E Especificações Técnicas
Como Monica Marchett a empresária do gado nelore apoia o esporte
Estudantes De Pedro Afonso (To) Vencem Desafio Cultural E São Premiados Em Maratona De Inovação ‘Arte De Inovar’
Como superar a concorrência: Táticas inteligentes para destacar seu negócio no mercado
Como um filmmaker pode ajudar na divulgação de uma marca?
EPS está onde o consumidor nem imagina. Londrina ganha loja especializada
A Forma Mais Barata De Construir Uma Casa
Nashai Abre Rodada De Investimento Series A E Recebe Aporte De Gestora Global
Divulge