Educação Arte De Inovar: Estudantes De Iperó (Sp) Criam Solução Para Descarte Correto De Resíduos E Vencem Maratona De Inovação

Arte De Inovar: Estudantes De Iperó (Sp) Criam Solução Para Descarte Correto De Resíduos E Vencem Maratona De Inovação


A Escola Estadual Estação George Oetterer, em Iperó (SP), se transformou em um polo de criatividade e sustentabilidade, durante a realização do projeto Arte de Inovar com Maratona de Inovação – Edição Sustentabilidade, que aconteceu nos dias 29 e 30 de abril. A iniciativa premiou três das soluções apresentadas no evento que reuniu 260 participantes, entre estudantes, mentores, jurados e voluntários, com o objetivo de cocriar soluções para desafios ambientais reais por meio da arte, da criatividade e da inovação.


Realizado pela Loa Produções Culturais e pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o evento teve patrocínio da Veolia e apoio da Cia. de Teatro Parafernália e da Think Projetos. A proposta central foi estimular a conscientização ambiental entre jovens e desenvolver habilidades interpessoais como trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas (as chamadas "habilidades do futuro", segundo o Future of Jobs Report 2025 do Fórum Econômico Mundial).


A oficina de inovação (também conhecida como ideathon), realizada no segundo dia do evento, premiou projetos criativos e voltados à sustentabilidade. O primeiro lugar ficou com o aplicativo “Futuro Inteligente”, que propõe uma solução acessível para orientar o descarte correto de resíduos recicláveis e é voltado especialmente para trabalhadores e pessoas com pouco acesso à informação.


A estudante Ester Olivia da Silva disse que não esperava vencer, já que, segundo ela, a proposta parecia simples. Apesar da simplicidade, como ela mesma sugere, a proposta só demonstra que não é preciso muito para criar soluções criativas e eficazes — o suficiente para garantir a pontuação máxima avaliada pelos jurados.


“Achei que era simples demais para ganhar. Fiquei surpresa e muito feliz”, contou. 


Um dos destaques da programação foi o espetáculo teatral de abertura “Água à Vista”, que provocou reflexões sobre o uso consciente dos recursos naturais e deu o tom lúdico ao desafio que viria no dia seguinte: a oficina de inovação. Para a voluntária Isabelly Costa, ex-aluna da escola e hoje funcionária da Veolia, o impacto foi claro:


“Nunca tivemos algo assim. O teatro prendeu a atenção dos alunos e os fez pensar fora da caixa. Eles saíram diferentes”, disse.


Para o estudante Mateus Vinicius Augusto, segundo colocado, a experiência também foi positiva e trouxe uma nova perspectiva sobre o mundo:


“Foi a primeira vez que vivenciei algo assim dentro da escola. O teatro foi uma mistura de sentimentos. A maratona serviu para abrir horizontes. Hoje consigo ver os problemas da sociedade de outra forma, com mais profundidade”, afirmou o estudante.


 O “Recicla Tech” conquistou o segundo lugar e propôs utilizar geolocalização e recompensa por meio de bônus em comércios locais. Já a terceira posição ficou para o “Web Trash”, que oferece recompensas em “dinheiro virtual” após o descarte correto.


Entre os jurados da maratona, o secretário municipal do Meio Rural, Ambiente e Turismo de Iperó, Luiz Alberto Popst, destacou o ineditismo da experiência: “Nosso município não tem teatro, muitos alunos nunca viram uma peça. Este projeto trouxe arte e sustentabilidade para dentro da escola. E mais: todas as ideias apresentadas são viáveis”, destacou o secretário.


A coordenadora geral da Loa Produções Culturais, Andreia Nunes, comemorou o sucesso do primeiro evento da temporada que vai passar por sete cidades de dois estados:


“Foi emocionante ver tantos jovens engajados em pensar soluções reais para problemas ambientais. Combinamos arte, criatividade e inovação para formar cidadãos conscientes e protagonistas do futuro. Um balanço? Jovens engajados e prontos para contribuir para o futuro”, comemorou.


Wellington Sacheti, coordenador de inovação e facilitador da maratona, destacou o impacto pedagógico:


“A gente acredita na potência da juventude. O mais importante aqui não é apenas a ideia final, mas o processo: colaborar, errar, aprender, apresentar. Tudo isso constrói aprendizados que ficam para a vida toda.”


“A inovação está no DNA da Veolia, e esse projeto conecta diretamente nossos valores com o desenvolvimento da comunidade onde atuamos”, afirmou José Renato Bruzadin, diretor de desenvolvimento de negócios industriais e energia da Veolia Brasil. “Acreditamos que a educação é uma responsabilidade social, e a arte é uma ferramenta poderosa para transformar e fixar conceitos”, completou.


Além de sua proposta pedagógica inovadora, o evento está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que reforçam o compromisso global com a preservação do meio ambiente e a responsabilidade social.


Em sua edição atual, o “Arte de Inovar com Maratona de Inovação” percorrerá sete cidades dos estados de São Paulo e Santa Catarina, com o objetivo de impactar cerca de 2.800 jovens, estimulando a criatividade e o pensamento crítico sobre desafios globais urgentes. A próxima parada já tem data marcada: nos dias 15 e 16 de maio, o Arte de Inovar com Maratona de Inovação acontece na ETEC Rubens de Faria e Souza, em Sorocaba (SP).


Sobre a Veolia: O Grupo Veolia é referência mundial na transformação ecológica. Presente nos cinco continentes com 218 mil colaboradores, o Grupo projeta e implementa soluções que atendam aos desafios atuais de cidades e indústrias na gestão de água, resíduos e energia. Por meio de suas três atividades complementares, a Veolia ajuda a melhorar o acesso aos recursos, a preservar e renová-los. Em 2023, o Grupo Veolia forneceu água potável a 113 milhões de pessoas e saneamento básico a 103 milhões, e produziu 42 terawatts hora de energia, além de valorizar 63 milhões de toneladas métricas de resíduos. A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) alcançou receita consolidada de 45,3 bilhões de Euros em 2023. https://www.veolia.com.br; @veolia_br


Sobre a Loa Produções Culturais: A Loa Produções Culturais é uma produtora dedicada à criação e execução de projetos culturais de alta performance. Com sede em Mogi Guaçu, a empresa destaca-se na produção teatral e na promoção de iniciativas que unem arte, educação e responsabilidade socioambiental. A Loa Produções Culturais busca impactar positivamente comunidades e indivíduos, oferecendo experiências culturais enriquecedoras e promovendo o desenvolvimento sustentável por meio da arte.

Mais Visitados Inspirados Por Teatro, Estudantes De Jundiaí (Sp) Criam Soluções Ambientais E Vencem Maratona De Inovação , Maratona De Inovação ‘Arte De Inovar’ Reúne Quase 900 Pessoas Em Escola De Penha (Sc) , Itumbiara (Go) Recebe Maratona De Inovação ‘Arte De Inovar’ Com Teatro E Oficinas Gratuitas Voltadas À Sustentabilidade , Arte De Inovar: Jovens Da Etec Sorocaba Vencem Maratona De Inovação Com Ideias Inspiradas Por Teatro Sobre A Falta D’água , Valinhos (Sp) Se Destaca Com Projetos Inovadores Na Maratona De Inovação ‘Arte De Inovar’

Veja outras matérias

Responsabilidade social: Entenda o que é e qual a importância Como devo declarar as ações? Tributação na Irlanda Última chance do semestre para curtir o Trem da Cerveja Regulamentação da prática esportiva “Parkour” é aprovada pela Assembleia Legislativa e se torna lei estadual Dia dos Namorados: Celebrando o Amor em 12 de Junho! Jogos Olímpicos de Paris 2024: Brasil é o segundo país latino-americano com mais medalhas Quanto ganha um Motion Designer no Brasil: salário médio e fatores que influenciam a remuneração Santa Helena De Goiás (Go) Recebe Evento Cultural ‘Arte De Inovar’ Com Teatro E Oficinas Gratuitas Imóveis de luxo em alta: Desvalorização do real torna o Brasil um paraíso para investidores internacionais Black Friday: especialista explica como escalar os resultados no e-commerce Arte De Inovar: Jovens Da Etec Sorocaba Vencem Maratona De Inovação Com Ideias Inspiradas Por Teatro Sobre A Falta D’água Colar Pet de Tecnologia infrared e íons negativos Peça Teatral Inspira Jovens De Barra Velha A Resolver Problemas Ambientais Em Maratona De Inovação Beco Literário celebra uma década de paixão pela leitura, cultura e histórias OLYMPUZ fala sobre seu quinto livro, Espectro, que sairá em 2024 Importância e força do empreendedorismo feminino Qual a função do suporte de TI? Dicas para elaborar estratégias de marketing para acelerar as vendas no dia dos pais Inovação e Eficiência: A Implementação Estratégica do ERP na Cartonale Rebranding Estratégico: Techsocial Se Transforma Em Nashai E Acelera Expansão Internacional. Nota Fiscal de remessa: o que é e para que serve esse documento fiscal? Saiba como a sustentabilidade está presente nos BRTs Pesquisa revela os 20 piores comportamentos dos passageiros brasileiros em aviões
O texto acima "Arte De Inovar: Estudantes De Iperó (Sp) Criam Solução Para Descarte Correto De Resíduos E Vencem Maratona De Inovação" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais