Educação Arte De Inovar: Estudantes De Iperó (Sp) Criam Solução Para Descarte Correto De Resíduos E Vencem Maratona De Inovação

Arte De Inovar: Estudantes De Iperó (Sp) Criam Solução Para Descarte Correto De Resíduos E Vencem Maratona De Inovação


A Escola Estadual Estação George Oetterer, em Iperó (SP), se transformou em um polo de criatividade e sustentabilidade, durante a realização do projeto Arte de Inovar com Maratona de Inovação – Edição Sustentabilidade, que aconteceu nos dias 29 e 30 de abril. A iniciativa premiou três das soluções apresentadas no evento que reuniu 260 participantes, entre estudantes, mentores, jurados e voluntários, com o objetivo de cocriar soluções para desafios ambientais reais por meio da arte, da criatividade e da inovação.


Realizado pela Loa Produções Culturais e pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o evento teve patrocínio da Veolia e apoio da Cia. de Teatro Parafernália e da Think Projetos. A proposta central foi estimular a conscientização ambiental entre jovens e desenvolver habilidades interpessoais como trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas (as chamadas "habilidades do futuro", segundo o Future of Jobs Report 2025 do Fórum Econômico Mundial).


A oficina de inovação (também conhecida como ideathon), realizada no segundo dia do evento, premiou projetos criativos e voltados à sustentabilidade. O primeiro lugar ficou com o aplicativo “Futuro Inteligente”, que propõe uma solução acessível para orientar o descarte correto de resíduos recicláveis e é voltado especialmente para trabalhadores e pessoas com pouco acesso à informação.


A estudante Ester Olivia da Silva disse que não esperava vencer, já que, segundo ela, a proposta parecia simples. Apesar da simplicidade, como ela mesma sugere, a proposta só demonstra que não é preciso muito para criar soluções criativas e eficazes — o suficiente para garantir a pontuação máxima avaliada pelos jurados.


“Achei que era simples demais para ganhar. Fiquei surpresa e muito feliz”, contou. 


Um dos destaques da programação foi o espetáculo teatral de abertura “Água à Vista”, que provocou reflexões sobre o uso consciente dos recursos naturais e deu o tom lúdico ao desafio que viria no dia seguinte: a oficina de inovação. Para a voluntária Isabelly Costa, ex-aluna da escola e hoje funcionária da Veolia, o impacto foi claro:


“Nunca tivemos algo assim. O teatro prendeu a atenção dos alunos e os fez pensar fora da caixa. Eles saíram diferentes”, disse.


Para o estudante Mateus Vinicius Augusto, segundo colocado, a experiência também foi positiva e trouxe uma nova perspectiva sobre o mundo:


“Foi a primeira vez que vivenciei algo assim dentro da escola. O teatro foi uma mistura de sentimentos. A maratona serviu para abrir horizontes. Hoje consigo ver os problemas da sociedade de outra forma, com mais profundidade”, afirmou o estudante.


 O “Recicla Tech” conquistou o segundo lugar e propôs utilizar geolocalização e recompensa por meio de bônus em comércios locais. Já a terceira posição ficou para o “Web Trash”, que oferece recompensas em “dinheiro virtual” após o descarte correto.


Entre os jurados da maratona, o secretário municipal do Meio Rural, Ambiente e Turismo de Iperó, Luiz Alberto Popst, destacou o ineditismo da experiência: “Nosso município não tem teatro, muitos alunos nunca viram uma peça. Este projeto trouxe arte e sustentabilidade para dentro da escola. E mais: todas as ideias apresentadas são viáveis”, destacou o secretário.


A coordenadora geral da Loa Produções Culturais, Andreia Nunes, comemorou o sucesso do primeiro evento da temporada que vai passar por sete cidades de dois estados:


“Foi emocionante ver tantos jovens engajados em pensar soluções reais para problemas ambientais. Combinamos arte, criatividade e inovação para formar cidadãos conscientes e protagonistas do futuro. Um balanço? Jovens engajados e prontos para contribuir para o futuro”, comemorou.


Wellington Sacheti, coordenador de inovação e facilitador da maratona, destacou o impacto pedagógico:


“A gente acredita na potência da juventude. O mais importante aqui não é apenas a ideia final, mas o processo: colaborar, errar, aprender, apresentar. Tudo isso constrói aprendizados que ficam para a vida toda.”


“A inovação está no DNA da Veolia, e esse projeto conecta diretamente nossos valores com o desenvolvimento da comunidade onde atuamos”, afirmou José Renato Bruzadin, diretor de desenvolvimento de negócios industriais e energia da Veolia Brasil. “Acreditamos que a educação é uma responsabilidade social, e a arte é uma ferramenta poderosa para transformar e fixar conceitos”, completou.


Além de sua proposta pedagógica inovadora, o evento está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que reforçam o compromisso global com a preservação do meio ambiente e a responsabilidade social.


Em sua edição atual, o “Arte de Inovar com Maratona de Inovação” percorrerá sete cidades dos estados de São Paulo e Santa Catarina, com o objetivo de impactar cerca de 2.800 jovens, estimulando a criatividade e o pensamento crítico sobre desafios globais urgentes. A próxima parada já tem data marcada: nos dias 15 e 16 de maio, o Arte de Inovar com Maratona de Inovação acontece na ETEC Rubens de Faria e Souza, em Sorocaba (SP).


Sobre a Veolia: O Grupo Veolia é referência mundial na transformação ecológica. Presente nos cinco continentes com 218 mil colaboradores, o Grupo projeta e implementa soluções que atendam aos desafios atuais de cidades e indústrias na gestão de água, resíduos e energia. Por meio de suas três atividades complementares, a Veolia ajuda a melhorar o acesso aos recursos, a preservar e renová-los. Em 2023, o Grupo Veolia forneceu água potável a 113 milhões de pessoas e saneamento básico a 103 milhões, e produziu 42 terawatts hora de energia, além de valorizar 63 milhões de toneladas métricas de resíduos. A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) alcançou receita consolidada de 45,3 bilhões de Euros em 2023. https://www.veolia.com.br; @veolia_br


Sobre a Loa Produções Culturais: A Loa Produções Culturais é uma produtora dedicada à criação e execução de projetos culturais de alta performance. Com sede em Mogi Guaçu, a empresa destaca-se na produção teatral e na promoção de iniciativas que unem arte, educação e responsabilidade socioambiental. A Loa Produções Culturais busca impactar positivamente comunidades e indivíduos, oferecendo experiências culturais enriquecedoras e promovendo o desenvolvimento sustentável por meio da arte.

Mais Visitados Estudantes De Mogi Guaçu Aprendem Sobre Mobilidade Urbana Em Estreia De ‘Ir E Vir: Cidadão Vigilante’ , Arte De Inovar Com Maratona De Inovação: Iperó (Sp) Recebe Evento Que Transforma Jovens Em Agentes Da Inovação E Sustentabilidade , Itumbiara (Go) Recebe Maratona De Inovação ‘Arte De Inovar’ Com Teatro E Oficinas Gratuitas Voltadas À Sustentabilidade , Estudantes De São Roque (Sp) Vencem Desafio Cultural Com Criatividade Em Maratona De Inovação ‘Arte De Inovar’ , Valinhos (Sp) Se Destaca Com Projetos Inovadores Na Maratona De Inovação ‘Arte De Inovar’

Veja outras matérias

Content Experience 2025: Tudo Sobre O Evento De Marketing De Conteúdo Expansão do transporte público poderia reduzir em 40% as emissões de carbono Promessas do Surf: esses são brasileiros que brilham no ranking mundial júnior O Trap É O Novo Rock? Tio Galera Reforça A Fusão Dos Gêneros Em "Jesus Is A Rockstar" Personal das celebridades Márcio Lui lança curso inédito de gestão de carreira de personal trainer A Importância de um Intermediador de Confiança na Compra e Venda de Canais do YouTube Bionatus lança podcast para desmistificar uso de medicamentos fitoterápicos Por que o Filamento ABS é Essencial para seus Projetos de Impressão 3D Cresce exponencialmente a comissão de defesa dos cristãos, CEC! O Que É Fluxo De Caixa E Como Implantá Lo Na Sua Empresa Qual o Melhor Hidratante Corporal em Barra? Escolha a Versão Perfeita para Você Contribuição do agronegócio em comunidades locais Estes são os participantes do Big Brother Brasil mais ricos nas redes sociais GR6 se estabelece como um dos maiores pontos de coleta de doação para o RS Plínio Bianchini: O Estrategista Digital que Eleva Empresas ao Sucesso Online Alessa Boreggio, autora brasileira, promete ser a nova sensação do romance contemporâneo Como Um Escritório De Contabilidade Em Sjc Ajuda A Gestão Financeira Da Sua Empresa Nashai Abre Rodada De Investimento Series A E Recebe Aporte De Gestora Global Você conhece a TwitchCon? Nick Monteiro Estreia Na Indy Nxt Defendendo A Equipe Hmb Na Etapa De Portland Dia Mundial da Água: dicas e ações sustentáveis para o uso da água “Firme E Forte” Novo Single De Davi Dogdog Chega Às Plataformas Musicais Guia Completo do Porcelanato: Versatilidade, Elegância e Praticidade em Sua Decoração Empresa Nacional Revoluciona Educação Corporativa com Enfoque em ESG
O texto acima "Arte De Inovar: Estudantes De Iperó (Sp) Criam Solução Para Descarte Correto De Resíduos E Vencem Maratona De Inovação" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais