
Dia Mundial da Saúde: a importância da data e seu propósito
O Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, marca o dia de criação da Organização Mundial da Saúde, celebrado desde 1950 com propostas de conscientização para os países participantes.
O objetivo é chamar a atenção de governos, empresas e comunidades para determinadas prioridades do cenário de saúde.
Anualmente, reuniões da Assembleia Mundial da Saúde determinam um tema de discussão para os países, promovendo discussões sobre melhorias e projetos que aprimorem esse direito universal.
Saúde para Todos é o tema da OMS este ano
Em 2023, o tema do Dia Mundial da Saúde é “Saúde para Todos”, marcando o aniversário de 75 anos da fundação da OMS. Por esse motivo, focará na jornada de melhorias da saúde pública ao longo dos últimos 75 anos.
Essa também será uma oportunidade para reforçar as ações da Organização em todo o mundo, visando promover a saúde, manter a segurança global e ajudar os vulneráveis, atingindo níveis de excelência em bem-estar.
Além disso, o Dia Mundial da Saúde em 2023 também irá relembrar os sucessos da saúde pública que ajudaram a melhorar a qualidade de vida da população nas últimas sete décadas.
A importância da alimentação saudável
O Dia Mundial da Saúde também é uma data para promover práticas mais recomendadas entre a população, especialmente uma alimentação saudável.
Esta é uma das principais bases de desenvolvimento para hábitos aprovados pela OMS, e a Saúde para Todos, tema da comemoração em 2023, também exige a conscientização sobre as refeições.
Segundo o Ministério da Saúde, 11 crianças com menos de 5 anos são internadas diariamente com desnutrição. Por isso, especialistas orientam que a busca pela alimentação saudável e conscientização deve começar desde cedo.
O hábito saudável deve ser incentivado entre os mais jovens, indica a mestre e especialista em Educação Claudia Vieira Levinsohn. “Desde pequenos, a prática tende a se consolidar mais facilmente e pode seguir até a fase adulta, além de atingir a família quando eles chegarem em casa. Por isso, vejo com bons olhos a implementação de leis que regularizem a boa alimentação dentro das instituições". (Portal TV Cariri, 2022)
Além disso, o Dia Mundial da Saúde também permite que os governos se mobilizem para atingir essas metas, uma vez que é necessária a regulação oficial desde a escola, criando práticas que se consolidam na vida adulta.
A influência da alimentação na saúde mental
Além disso, a OMS também busca direcionar outros pilares para promover a Saúde para Todos, como envolver a saúde mental em outras práticas.
Segundo o International Stress Management Association (ISMA-BR), 72% da população brasileira sofre com algum nível de estresse. Em janeiro de 2022, a Organização reconheceu o burnout como doença ocupacional.
Por esse motivo, ela deve ser igualmente tratada para obter a qualidade desejada na saúde e bem-estar populacional. Para Claudia Vieira Levinsohn, esses dois pilares estão relacionados, uma vez que os alimentos interferem diretamente na disposição física e mental.
Em momentos de nutrição, é possível relaxar e reduzir níveis de ansiedade, além de promover interações sociais. Assim, trata-se de uma conscientização igualmente importante, assinalada no debate da OMS.
Por que comemorar o dia mundial da saúde?
O Dia Mundial da Saúde é uma data que reforça a importância de cuidar da saúde mental e física por meio de uma série de medidas. Afinal, diferentes pilares interferem no bem-estar geral, como alimentação e atenção para estresse e ansiedade.
Por esse motivo, é fundamental unir hábitos assertivos, desde a infância. Dessa forma, será possível atingir resultados mais positivos de saúde. Mantenha-se informado e siga as dicas dos especialistas, para ter saúde no Dia Mundial e no ano inteiro
Mais Visitados Criado no Brasil, BRT é um dos projetos mais influentes do mundo , Dia da Educação: aumenta número de alunos no ensino superior , Desafio de Mountain Bike tem apoio do Agronegócio Estrondo , Tendências atuais no comércio e marketing: como se adaptar ao novo cenário , Ônibus elétrico ou movido a biocombustível: o que é mais sustentável?
Veja outras matérias
Festas De Fim De Ano: Teste Ajuda A Identificar O Gene Antiálcool
Mac Está De Volta Com Três Novos Singles E O Projeto "Mac Is Back"
MC Franqueadora movimenta economia de Ribeirão Preto com inauguração de nova loja
Exportações Da China Para O Brasil Crescem 24,4% Entre Janeiro E Julho De 2024
Gás natural: solução para descarbonização da eletricidade e da indústria
Nayuta Capital Destaca O Impacto Positivo Do Crescimento Do Comércio Entre China E Brasil Em 2024
Personal das celebridades Márcio Lui lança curso inédito de gestão de carreira de personal trainer
Dia Mundial do Meio Ambiente: agronegócio e sustentabilidade ambiental
Desafios e soluções para mobilidade urbana
Construção sustentável: conheça 5 obras mais sustentáveis do Brasil
10 Tendências De Seo Para E Commerce: Impulsionando Vendas Online Em 2025
JOINRS conclui uma rodada de investimento e recebe 1,7 milhões de Euros
Victor Santos apresenta música e clipe inéditos
Estudantes De Mogi Guaçu Aprendem Sobre Mobilidade Urbana Em Estreia De ‘Ir E Vir: Cidadão Vigilante’
Csi Tech Inova Com Atendimento Automatizado Por Ia Baseada Em Gpt
200 Bolsas Integrais para Formação em Programação Web para pessoas de grupos sub-representados
Aplicativo Tarotrix: Como o App está revolucionando a leitura de tarot
BLAZE: Tira dos pobres e torna os Influencers mais ricos
Os desafios de uma startup do setor de transportes, segundo o seu CEO
Spot Soluções Lança Versões Acessíveis De Livros Infantis Da Asteriumland
Capitaum Floripa, o Filme. Nunca é tarde para chegar ao topo.
Perspectivas para o futuro da educação no Brasil
Empresária Sueli Benvenuto é Convidada para Palestrar no Espaço Casa do Lago em Embu das Artes
CURSO RECICLAGEM PARA COMDUTORES INFRATORES - DIGITAL CONDUTOR
Divulge