Moda outono-inverno 2023: como unir moda consciente com as principais tendências?
A moda consciente está ganhando cada vez mais espaço nas tendências de moda, e não será diferente nas coleções de outono-inverno 2023.
Os consumidores buscam, cada vez mais, alternativas de menor impacto ambiental, além de investir em sustentabilidade. Como apresenta Priscilla Levinsohn, diretora de marketing do Colinas Shopping, em seu artigo, o mercado de moda consciente pode chegar a U$15,2 bilhões entre 2025 e 2030.
Esse crescimento é positivo também para outros setores, já que com o investimento em tendências sustentáveis, é possível promover um consumo melhor.
O que é moda sustentável e por que ela é importante?
A moda sustentável é um conceito que engloba práticas responsáveis e conscientes na produção e consumo de roupas. Ela busca minimizar os impactos ambientais, como o uso excessivo de recursos naturais e a poluição, além de promover condições de trabalho justas e seguras.
Esse conceito se baseia em três pilares principais: meio ambiente, responsabilidade social e consumo consciente.
No que diz respeito ao meio ambiente, a moda sustentável visa reduzir o uso de recursos naturais, com materiais orgânicos ou reciclados e práticas de fabricação mais limpas.
Enquanto isso, a responsabilidade social garante condições justas para os trabalhadores, com intenção de extinguir o trabalho infantil, por exemplo.
Ainda, prega pelo consumo consciente, promovendo a qualidade, durabilidade e reutilização das peças, em vez de seguir as tendências a cada mudança.
Por meio dessas práticas, é possível preservar o meio ambiente, melhorar as condições de vida dos trabalhadores na indústria da moda e promover uma economia circular.
Tendências sustentáveis para a temporada de outono/inverno de 2023
Com o conceito de moda consciente em mente, a indústria está investindo em roupas sustentáveis para a temporada de outono/inverno 2023, especialmente materiais reciclados e tecidos orgânicos.
A substituição de itens sintéticos ou que emitem poluentes está sendo desencorajado, inclusive com a adoção de tintas naturais, por exemplo.
Além disso, essas ações também promovem o upcycling, uma forma de reciclar as roupas por meio de personalizações, adição de outros elementos e economia circular, como compras em brechó, por exemplo.
Dicas de como praticar moda sustentável e consciente
Para praticar a moda sustentável e consciente, é importante colocar algumas dicas em prática. Veja como adotar trocas simples no dia a dia e no que investir para aderir a essa tendência:
Armário cápsula
O armário cápsula consiste em ter um número reduzido de peças de qualidade, versáteis e duradouras.
Essas peças devem combinar entre si, permitindo criar diversos looks com um número limitado de roupas. Isso evita o consumo excessivo e promove a reutilização das peças que você já possui.
Para Priscilla Levinsohn, é preciso escolher peças atemporais e de boa qualidade, duráveis e com materiais sustentáveis.
Reutilize e troque roupas
Antes de descartar uma roupa, pense em maneiras de reutilizá-la ou transformá-la. É possível customizá-la, consertá-la ou combiná-la com outras peças para criar looks diferentes.
Além disso, vale explorar opções de trocas de roupas com amigos ou participar de grupos de trocas locais.
Alguns clientes disseram na pesquisa usar cada vez mais serviços que contribuem para o prolongamento da vida útil de suas vestimentas e acessórios. Pelo menos 20% das pessoas entrevistadas já estão vendendo artigos que não usam mais, 20% doam as suas peças usadas e 13% as reparam e customizam.
Compre de marcas sustentáveis
Para quem deseja participar das tendências de outono/inverno 2023, vale fazer uma pesquisa sobre as marcas de moda sustentável comprometidas com práticas éticas e ambientalmente responsáveis.
Verifique se elas possuem certificações de sustentabilidade, como o uso de materiais orgânicos, comércio justo e transparência na cadeia de fornecimento.
Dessa forma, poderá garantir peças verdadeiramente comprometidas com o meio ambiente.
Mais Visitados Valentine's Day: data começa a se popularizar no comércio brasileiro , Dia do Consumidor: data é considerada a Black Friday do primeiro semestre , Os desafios do combate ao bullying e à violência na escola , Inclusão no transporte público: acessibilidade proporciona independência aos deficientes , Como lidar se meu filho ficar de recuperação nas férias?
Veja outras matérias
Como Escolher o Hidratante Facial Ideal? Garantindo o Melhor para Sua Pele
FERATO LANÇA "FOME & FAMA": SINGLE MARCA NOVA ERA EM SUA CARREIRA
Oito dos dez times com maior valor de mercado na Copa Libertadores são brasileiros
Belchior Tekateka Moço Assume Agora O Nome De Belmo Teka
Fs Comex Anuncia Associação Com A Câmara De Comércio Árabe Brasileira Para Fortalecer Exportações Brasileiras
Anvisa avança na padronização de inspeções sanitárias em serviços de saúde
A Caipirinha é eleita o coquetel mais popular da América Latina
Ultrassom Ginecológico: Exame De Rotina Pode Identificar Doenças Graves, Mesmo Sem Sintomas
Rebranding Estratégico: Techsocial Se Transforma Em Nashai E Acelera Expansão Internacional.
Tudo o que você precisa saber sobre Carretéis de Combustível: Eficiência e Segurança
Amor, Dor E Renascimento: Sør4 Lança Clipe Carregado De Emoção E Poesia Visual
Natal: Tempo De Esperança Para Casais Que Buscam A Maternidade
Romero Britto Retorna Ao Brasil A Convite Do Empresário Marcelo Camargo Para Evento Exclusivo
Aposentado Pode Financiar Imóvel?
Alter do Chão: caribe brasileiro é destino de celebridades
Ustē lança o PrimerUp com tecnologia antipoluição Glycofilm
Concessionária de Veículos Elétricos da Marca Watts é Inaugurada com Sucesso em Vicente Pires - Brasilia - Distrito Federal
Portal Conecta SC aproveita a onda da transformação digital para se posicionar entre os principais portais de notícias de Santa Catarina
Levantamento Genético Aponta Risco Elevado De Doença Celíaca No Sudeste E Sul Do Brasil
Aplicativo Tarotrix: Como o App está revolucionando a leitura de tarot
A Caravana da Governança Promete Transformar os Municípios Brasileiros
Onde Comprar Material de Construção em Minas Gerais
O que o Brasil precisa para ter independência energética?"
Setembro amarelo: como a educação impacta na saúde mental
Divulge