‘Não Tenham Medo De Tentar’, Diz Vencedor De Desafio Cultural Que Inspirou Jovens Catarinenses A Criarem Soluções Para O Planeta
Quando o estudante do 9º ano do CEIT (Centro de Educação Integral e Tecnológico) Leonel de Moura Brizola, Daniel dos Anjos, disse: “Não tinha pensado (sobre sustentabilidade) antes, mas agora quero continuar”, ele traduziu a experiência vivida por mais de 300 jovens catarinenses que participaram da Maratona de Inovação “Arte de Inovar” em Bombinhas (SC), nos dias 23 e 24 de junho.
O evento realizado pela Loa Produções Culturais com patrocínio da Veolia Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Ministério da Cultura, premiou as seis melhores propostas apresentadas pelos estudantes.
“Esse projeto é mais do que um evento: é um desafio cultural que convida os jovens a pensarem com o coração e com o coletivo. A gente usa a arte como fio condutor porque ela emociona, aproxima e inspira. A cada cidade que passamos, percebemos o quanto os estudantes querem ser ouvidos, querem criar, e só precisam de espaço. O impacto é enorme, não só nas ideias que surgem, mas na visão de mundo que eles levam com eles. O evento foi um sucesso”, comemorou a coordenadora geral da Loa Produções Culturais, Andréia Nunes.
Com uma programação que uniu teatro, criatividade, inovação e desafios ambientais, o evento não apenas incentivou ideias, mas provocou transformações reais na forma como os jovens enxergam o mundo. Tudo isso com uma abordagem acessível, envolvente e cultural.
“Se eu pudesse dar uma dica para quem vai participar no futuro, eu diria: não tenham medo de tentar fazer mais do que o que já é possível”, completou Daniel.
Dividida em dois dias, a Maratona começou com o espetáculo “Água à Vista”, apresentado para 150 jovens na manhã do primeiro dia. A peça, da Cia de Teatro Parafernália, serviu de ponto de partida, inspiração e reflexão para os desafios criativos que viriam a seguir.
Nas sessões de oficinas de inovação (Ideathon), os jovens desenvolveram propostas em apenas duas horas, com a orientação de mentores. O evento contou ainda com o apoio de voluntários e representantes locais. Ao final, as ideias foram apresentadas aos jurados e reconhecidas com os prêmios de 1ª, 2ª e 3ª lugar.
“Estamos falando de jovens entre 12 e 15 anos que apresentaram ideias fantásticas. Existe um futuro promissor”, afirmou William de Jesus Sgobbi, gerente operacional da Veolia Brasil e jurado da Maratona.
Entre dezenas de ideias, seis projetos se destacaram. As propostas vencedoras foram desde ideias que envolvem a criação de dispositivos para transformar lixo orgânico em energia até possíveis aplicativos que conectam pequenos produtores locais a consumidores conscientes. Houve ainda propostas de hortas comunitárias, placas educativas com QR Code e mapas para lixeiras específicas.
“Fiquei muito esperançosa com o nível das soluções. Precisamos dessa energia coletiva”, disse Letícia Frozza, bióloga da Fundação Municipal de Meio Ambiente e jurada da Maratona.
A Maratona de Inovação “Arte de Inovar” é parte de um circuito cultural que passará por 7 cidades dos estados de Santa Catarina e São Paulo, impactando 2.800 jovens em 2025. A edição anterior impactou mais de 5.800 pessoas em 13 cidades.
“A experiência do Arte de Inovar é fantástica, tanto para a empresa quanto para nós, funcionários. Ver essas crianças participando, se sentindo parte de um objetivo de contribuir com o planeta, me marcou profundamente”, complementou o gerente operacional da Veolia Brasil.

___________________________________________________________________




Sobre a Veolia: O Grupo Veolia é referência mundial na transformação ecológica. Presente nos cinco continentes com 218 mil colaboradores, o Grupo projeta e implementa soluções que atendam aos desafios atuais de cidades e indústrias na gestão de água, resíduos e energia. Por meio de suas três atividades complementares, a Veolia ajuda a melhorar o acesso aos recursos, a preservar e renová-los. Em 2023, o Grupo Veolia forneceu água potável a 113 milhões de pessoas e saneamento básico a 103 milhões, e produziu 42 terawatts hora de energia, além de valorizar 63 milhões de toneladas métricas de resíduos. A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) alcançou receita consolidada de 45,3 bilhões de Euros em 2023. Link; veolia_br
Sobre a Loa Produções Culturais: A Loa Produções Culturais é uma produtora dedicada à criação e execução de projetos culturais de alta performance. Com sede em Mogi Guaçu, a empresa destaca-se na produção teatral e na promoção de iniciativas que unem arte, educação e responsabilidade socioambiental. A Loa Produções Culturais busca impactar positivamente comunidades e indivíduos, oferecendo experiências culturais enriquecedoras e promovendo o desenvolvimento sustentável por meio da arte.
Mais Visitados Arte De Inovar: Estudantes De Iperó (Sp) Criam Solução Para Descarte Correto De Resíduos E Vencem Maratona De Inovação , Inspirados Por Teatro, Estudantes De Jundiaí (Sp) Criam Soluções Ambientais E Vencem Maratona De Inovação , Peça Teatral Inspira Jovens De Barra Velha A Resolver Problemas Ambientais Em Maratona De Inovação , Teatro Acessível Que Ensina Cidadania E Segurança No Trânsito Para Crianças Já Alcançou Mais De 6 Mil No Interior De Sp , Valinhos (Sp) Se Destaca Com Projetos Inovadores Na Maratona De Inovação ‘Arte De Inovar’
Veja outras matérias
A pecuária é um motor econômico fundamental para o Brasil
Sertanejo, mas sertanejo mesmo!
6º Seminário Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos aborda a governança e seus mecanismos em palestra motivacional
Dia Internacional da Mulher: presença feminina se destaca no agro
Como Encontrar um Detetive Particular Confiável em 2023
Dezembro Laranja: Mapeamento Corporal E Prevenção Do Câncer De Pele
Inclusão Em Movimento: Escola Vila Monte Cristo Celebra Diversidade Com Esporte, Arte E Conscientização
Bateria do iPhone 15 vs. iPhone 15 Pro: Qual Aguenta Mais?
4 Estratégias de Marketing Digital para Empreendedoras.
Margô Coffee Bar: O Refúgio De Alegria E Música Boa Em Sorocaba
Calor Aumenta O Número De Praticantes De Caminhada; Fisioterapeuta Dá Dicas
Review de produto: A experiência do usuário com o produto
Orsegups Lança Novo Posicionamento E Campanha De Marketing Digital Focada Em Tecnologia E Cuidado Humano
Uma boa propaganda é essencial para o sucesso de sua loja
Projeto cultural traz teatro gratuito e aberto ao público a praças da Bahia
Precisa De Um Guincho Em Pelotas, Rs? Encontre No Portal Ache Guincho!
De Uma Malinha Nos Corredores Da Faculdade A Um Negócio De Sucesso No Interior De Mg
Responsabilidade social: Entenda o que é e qual a importância
Design inclusivo: entenda mais sobre a técnica que oferece mais acessibilidade no transporte público
Expo Center Norte recebe, em julho, uma das maiores Feiras de Empreendedorismo do Brasil.
Proteção Veicular: Vale a Pena Investir?
Guia Completo de Bancos e Agências
5 dicas poderosas do Diego Maia para o atendimento ao cliente
A Importância Do Checkup Médico: Cuide Da Sua Saúde Regularmente
Divulge