
‘Não Tenham Medo De Tentar’, Diz Vencedor De Desafio Cultural Que Inspirou Jovens Catarinenses A Criarem Soluções Para O Planeta
Quando o estudante do 9º ano do CEIT (Centro de Educação Integral e Tecnológico) Leonel de Moura Brizola, Daniel dos Anjos, disse: “Não tinha pensado (sobre sustentabilidade) antes, mas agora quero continuar”, ele traduziu a experiência vivida por mais de 300 jovens catarinenses que participaram da Maratona de Inovação “Arte de Inovar” em Bombinhas (SC), nos dias 23 e 24 de junho.
O evento realizado pela Loa Produções Culturais com patrocínio da Veolia Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Ministério da Cultura, premiou as seis melhores propostas apresentadas pelos estudantes.
“Esse projeto é mais do que um evento: é um desafio cultural que convida os jovens a pensarem com o coração e com o coletivo. A gente usa a arte como fio condutor porque ela emociona, aproxima e inspira. A cada cidade que passamos, percebemos o quanto os estudantes querem ser ouvidos, querem criar, e só precisam de espaço. O impacto é enorme, não só nas ideias que surgem, mas na visão de mundo que eles levam com eles. O evento foi um sucesso”, comemorou a coordenadora geral da Loa Produções Culturais, Andréia Nunes.
Com uma programação que uniu teatro, criatividade, inovação e desafios ambientais, o evento não apenas incentivou ideias, mas provocou transformações reais na forma como os jovens enxergam o mundo. Tudo isso com uma abordagem acessível, envolvente e cultural.
“Se eu pudesse dar uma dica para quem vai participar no futuro, eu diria: não tenham medo de tentar fazer mais do que o que já é possível”, completou Daniel.
Dividida em dois dias, a Maratona começou com o espetáculo “Água à Vista”, apresentado para 150 jovens na manhã do primeiro dia. A peça, da Cia de Teatro Parafernália, serviu de ponto de partida, inspiração e reflexão para os desafios criativos que viriam a seguir.
Nas sessões de oficinas de inovação (Ideathon), os jovens desenvolveram propostas em apenas duas horas, com a orientação de mentores. O evento contou ainda com o apoio de voluntários e representantes locais. Ao final, as ideias foram apresentadas aos jurados e reconhecidas com os prêmios de 1ª, 2ª e 3ª lugar.
“Estamos falando de jovens entre 12 e 15 anos que apresentaram ideias fantásticas. Existe um futuro promissor”, afirmou William de Jesus Sgobbi, gerente operacional da Veolia Brasil e jurado da Maratona.
Entre dezenas de ideias, seis projetos se destacaram. As propostas vencedoras foram desde ideias que envolvem a criação de dispositivos para transformar lixo orgânico em energia até possíveis aplicativos que conectam pequenos produtores locais a consumidores conscientes. Houve ainda propostas de hortas comunitárias, placas educativas com QR Code e mapas para lixeiras específicas.
“Fiquei muito esperançosa com o nível das soluções. Precisamos dessa energia coletiva”, disse Letícia Frozza, bióloga da Fundação Municipal de Meio Ambiente e jurada da Maratona.
A Maratona de Inovação “Arte de Inovar” é parte de um circuito cultural que passará por 7 cidades dos estados de Santa Catarina e São Paulo, impactando 2.800 jovens em 2025. A edição anterior impactou mais de 5.800 pessoas em 13 cidades.
“A experiência do Arte de Inovar é fantástica, tanto para a empresa quanto para nós, funcionários. Ver essas crianças participando, se sentindo parte de um objetivo de contribuir com o planeta, me marcou profundamente”, complementou o gerente operacional da Veolia Brasil.
___________________________________________________________________
Sobre a Veolia: O Grupo Veolia é referência mundial na transformação ecológica. Presente nos cinco continentes com 218 mil colaboradores, o Grupo projeta e implementa soluções que atendam aos desafios atuais de cidades e indústrias na gestão de água, resíduos e energia. Por meio de suas três atividades complementares, a Veolia ajuda a melhorar o acesso aos recursos, a preservar e renová-los. Em 2023, o Grupo Veolia forneceu água potável a 113 milhões de pessoas e saneamento básico a 103 milhões, e produziu 42 terawatts hora de energia, além de valorizar 63 milhões de toneladas métricas de resíduos. A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) alcançou receita consolidada de 45,3 bilhões de Euros em 2023. Link; veolia_br
Sobre a Loa Produções Culturais: A Loa Produções Culturais é uma produtora dedicada à criação e execução de projetos culturais de alta performance. Com sede em Mogi Guaçu, a empresa destaca-se na produção teatral e na promoção de iniciativas que unem arte, educação e responsabilidade socioambiental. A Loa Produções Culturais busca impactar positivamente comunidades e indivíduos, oferecendo experiências culturais enriquecedoras e promovendo o desenvolvimento sustentável por meio da arte.
Mais Visitados Peça Teatral Inspira Jovens De Barra Velha A Resolver Problemas Ambientais Em Maratona De Inovação , Itumbiara (Go) Recebe Maratona De Inovação ‘Arte De Inovar’ Com Teatro E Oficinas Gratuitas Voltadas À Sustentabilidade , Arte De Inovar: Jovens Da Etec Sorocaba Vencem Maratona De Inovação Com Ideias Inspiradas Por Teatro Sobre A Falta D’água , Espetáculo ‘Ir E Vir: Cidadão Vigilante’ Agora Conta Com Intérprete De Libras, Audiodescrição E Abafadores Sensoriais , Valinhos (Sp) Se Destaca Com Projetos Inovadores Na Maratona De Inovação ‘Arte De Inovar’
Veja outras matérias
Abasteça com inteligência: Benefícios e praticidades do Kit de Abastecimento
Segurança nos ônibus: Entenda o perigo de transporte irregulares
Quem É Caio Gabriel Almeida ?
Design inclusivo: entenda mais sobre a técnica que oferece mais acessibilidade no transporte público
Atelex Avança No Mercado De Energia Sustentável Com Criação Da Atelex Eco Energia
Vip Show Na Tv Ngt "Receba A Pancada"
Websérie “Histórias de Rua” mostra o dia a dia de motoboys
2° dia de Imersão RH Masterclass acontecerá na próxima segunda-feira (20)
Após Somente Três Dias De Descanso, Beto Monteiro Entra Em Ação Na Etapa De Turismo Nacional Com Três Horas De Duração.
Polícia Civil do Amazonas Moderniza Comunicação com Tecnologia VoIP: Uma Revolução Digital nas Delegacias
Nova Rotulagem Nutricional Anvisa: O Que Muda Para Fabricantes A Partir De 2025
Greenplac Lança Novo Site Com Foco Em Design, Conteúdos E Produtos
Evolução E Tendências Na Comunicação Visual
Quanto Custa Para Construir Uma Casa Em 2024? Guia Completo De Custos E Dicas
Quando O Luxo Encontra O Delivery: Bistrô Loubou In Hone E Seu Hambúrguer De Salmão Em Natal
Cervejaria Waldbier Se Junta Ao Programa Launchup Da Fastercapital
Saiba como escolher um plano de saúde ideal para você
Grupo 5X Incorpora Zapershop E Cresce Ainda Mais
10 Ideias de Marketing para Salões de Beleza
Belchior Tekateka Moço Assume Agora O Nome De Belmo Teka
Estes são os participantes do Big Brother Brasil mais ricos nas redes sociais
Caio Gabriel Almeida anuncia CRASH (Deluxe)
Brasil E O Desafio Da Sustentabilidade Fiscal No Contexto Econômico Atual
Casos De Coqueluche Crescem Quase 400% Em Bebês Menores De 1 Ano Em 2025
Divulge