Mercado de GNL doméstico necessita de demanda firme
A produção de GNL doméstico no Brasil tem avançado, mas ainda precisa de uma demanda consistente, segundo o especialista Eduardo Navarro Antonello, fundador da Golar Power e da Macaw Energies.
Embora a construção de novos dutos seja um passo positivo, o País ainda está batendo recordes de reinjeção de gás, sem aproveitar o máximo potencial desse combustível. Nesse cenário, diversos consultores opinam sobre a necessidade de um incentivo no uso, e não apenas na extração e redirecionamento do Gás Natural Liquefeito brasileiro.
Veja a opinião de especialistas quanto ao GNL doméstico e quais as alternativas para criar demanda e gerar competitividade no mercado internacional.
Mercado de GNL doméstico em expansão
O mercado de GNL doméstico no Brasil vem passando por processos de expansão nos últimos anos. Atualmente, existem oito terminais em construção ou desenvolvimento em todo o território.
Isso foi possível graças à Lei do Gás, criada em 2021. O projeto de Lei 4.476 de 2020 visa incentivar o mercado e baratear o gás por meio da participação da iniciativa privada.
A mudança nas formas de contratação obrigam o compartilhamento de estruturas existentes, além de permitir a construção de outros dutos para atender as necessidades de grandes consumidores.
Na prática, a lei poderia injetar R$630 bilhões em investimentos e gerar mais de 4 milhões de empregos. Entretanto, não existe incentivo por meio de demanda, o que inviabiliza essa expansão real.
Segundo Eduardo Navarro Antonello, consultor e fundador da Golar Power e da Macaw Energies, em entrevista para a Poder360, “A Lei do gás foi muito positiva para o país, mas existe espaço para fomentar ainda mais o uso do gás natural e, dessa forma, estimular o desenvolvimento de infraestrutura para o escoamento desse gás. Mas uma coisa está atrelada a outra”.
Além dos canais já em operação, o Brasil também está com um projeto de larga expansão, conhecido como Gasoduto Rota 3. Ele possui aproximadamente 355 km de extensão total, com trechos marítimos e terrestres.
A intenção é escoar Gás Natural Liquefeito da Bacia de Santos até o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro.
No entanto, o Rota 3 teve seu desenvolvimento suspenso pela empresa privada responsável, e adiou a inauguração da obra para março de 2023, mas sem confirmações oficiais.
Isso corrobora a necessidade de incentivo na expansão do mercado de GNL doméstico no Brasil, não apenas na estrutura física, mas no uso e demanda desse gás.
Investimento no GNL
De acordo com a ANP, em janeiro de 2022 o Brasil reinjetou cerca de 49,8% de toda a produção de GNL doméstico. Essa prática é uma técnica industrial para otimizar a extração de petróleo.
Uma vez que esse commodity é mais valorizado, com uma maior demanda, ocorre a reinjeção para aumentar a pressão e facilitar o processo de retirada do petróleo. Além disso, a falta de dutos e locais de armazenamento pode fazer com que o gás queime e lance tóxicos na atmosfera.
Por esse motivo, o Brasil opta por reinjetar quase metade do seu Gás Natural Liquefeito de volta nos poços.
Para especialistas, como Eduardo Navarro Antonello, não é questão de construir mais terminais, mas criar uma demanda firme que incentive o investimento, e não apenas a reinjeção.
Na opinião do consultor, os produtores de gás precisam de um consumo estável para estimular o desenvolvimento de infraestrutura. Uma demanda firme aumentaria a oferta nacional e tornaria o mercado mais competitivo, levando o Brasil a alcançar a independência energética.
Mais Visitados Mobilidade urbana: confira 5 tendências do setor , Gás natural em veículos pesados pode ser alternativa sustentável e econômica , Dia da Família: a importância da família na escola , Inovações no transporte público melhoram experiência do usuário , O papel e benefícios dos shoppings para o comércio
Veja outras matérias
Lavadora de alta pressão: como escolher o modelo ideal?
Após O Sucesso De “Zone”, Omar Lança Novo Álbum “Sorte”
Como Monica Marchett a empresária do gado nelore apoia o esporte
Fornecendo soluções especializadas em manutenção elétrica no Rio de Janeiro
Quem É O Portal Melhor Oferta?
Varejo Da Moda Acelera Exigência Por Rastreabilidade E Governança Na Cadeia De Fornecedores
Como O Banheiro De Aspersão Ajuda Seu Rebanho
Embalagens Sustentáveis Em Alta: Como Os Rótulos Estão Se Adaptando À Nova Geração De Consumidores Conscientes
Drones Na Investigação
Lançamento de marca infantil com estampas geradas por I.A.
Lançamento Do Livro “Gestão Pública No Século Xxi” Reúne Especialistas Em Brasília
Cultura Organizacional Forte É A Chave Para A Expansão De Negócios, Afirma Especialista Marcos Benutto
Sétimo Tap Workshop Da La Danse Art & Cia No Recreio Dos Bandeirantes
Conheça os nomes mais populares para 2024
Edital para concurso para ingresso no Instituto Tecnológico da Aeronáutica publicado: 150 vagas de nível médio
Educação E Direitos Humanos Em Foco: Ibegesp Lança Curso Sobre Prevenção Ao Assédio E À Violência Contra A Mulher Durante A Cop30
Quais são os benefícios do box para banheiro?
Universo Baterias: Sua Loja de Bateria de Referência no Pará
Bloco Da Aceita Promete Agitar Pré Carnaval Do Interior Paulista Com Celebração Segura, Alegre E Representativa
Projeto Corpo Perfeito: Transformando Sonhos em Realidade com Cirurgias
Estéticas Gratuitas
Atelex Telecom: Redefinindo o Atendimento ao Cliente no Setor de Telecomunicações
Governança Digital E Gestão De Riscos: O Novo Padrão De Competitividade Pós Cop30
Medo Da Violência Nos Grandes Centros? Venha Morar No Interior
Nayuta Capital Destaca O Impacto Positivo Do Crescimento Do Comércio Entre China E Brasil Em 2024
Divulge