Economia Mercado de GNL doméstico necessita de demanda firme

Mercado de GNL doméstico necessita de demanda firme

A produção de GNL doméstico no Brasil tem avançado, mas ainda precisa de uma demanda consistente, segundo o especialista Eduardo Navarro Antonello, fundador da Golar Power e da Macaw Energies.

Embora a construção de novos dutos seja um passo positivo, o País ainda está batendo recordes de reinjeção de gás, sem aproveitar o máximo potencial desse combustível. Nesse cenário, diversos consultores opinam sobre a necessidade de um incentivo no uso, e não apenas na extração e redirecionamento do Gás Natural Liquefeito brasileiro.

Veja a opinião de especialistas quanto ao GNL doméstico e quais as alternativas para criar demanda e gerar competitividade no mercado internacional.

Mercado de GNL doméstico em expansão

O mercado de GNL doméstico no Brasil vem passando por processos de expansão nos últimos anos. Atualmente, existem oito terminais em construção ou desenvolvimento em todo o território.

Isso foi possível graças à Lei do Gás, criada em 2021. O projeto de Lei 4.476 de 2020 visa incentivar o mercado e baratear o gás por meio da participação da iniciativa privada.

A mudança nas formas de contratação obrigam o compartilhamento de estruturas existentes, além de permitir a construção de outros dutos para atender as necessidades de grandes consumidores.

Na prática, a lei poderia injetar R$630 bilhões em investimentos e gerar mais de 4 milhões de empregos. Entretanto, não existe incentivo por meio de demanda, o que inviabiliza essa expansão real.

Segundo Eduardo Navarro Antonello, consultor e fundador da Golar Power e da Macaw Energies, em entrevista para a Poder360, “A Lei do gás foi muito positiva para o país, mas existe espaço para fomentar ainda mais o uso do gás natural e, dessa forma, estimular o desenvolvimento de infraestrutura para o escoamento desse gás. Mas uma coisa está atrelada a outra”.

Além dos canais já em operação, o Brasil também está com um projeto de larga expansão, conhecido como Gasoduto Rota 3. Ele possui aproximadamente 355 km de extensão total, com trechos marítimos e terrestres.

A intenção é escoar Gás Natural Liquefeito da Bacia de Santos até o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro.

No entanto, o Rota 3 teve seu desenvolvimento suspenso pela empresa privada responsável, e adiou a inauguração da obra para março de 2023, mas sem confirmações oficiais.

Isso corrobora a necessidade de incentivo na expansão do mercado de GNL doméstico no Brasil, não apenas na estrutura física, mas no uso e demanda desse gás.

Investimento no GNL

De acordo com a ANP, em janeiro de 2022 o Brasil reinjetou cerca de 49,8% de toda a produção de GNL doméstico. Essa prática é uma técnica industrial para otimizar a extração de petróleo.

Uma vez que esse commodity é mais valorizado, com uma maior demanda, ocorre a reinjeção para aumentar a pressão e facilitar o processo de retirada do petróleo. Além disso, a falta de dutos e locais de armazenamento pode fazer com que o gás queime e lance tóxicos na atmosfera.

Por esse motivo, o Brasil opta por reinjetar quase metade do seu Gás Natural Liquefeito de volta nos poços.

Para especialistas, como Eduardo Navarro Antonello, não é questão de construir mais terminais, mas criar uma demanda firme que incentive o investimento, e não apenas a reinjeção.

Na opinião do consultor, os produtores de gás precisam de um consumo estável para estimular o desenvolvimento de infraestrutura. Uma demanda firme aumentaria a oferta nacional e tornaria o mercado mais competitivo, levando o Brasil a alcançar a independência energética.

Mais Visitados Pulses: o que são e a importância para a alimentação , Entenda mais sobre o papel dos ônibus elétricos nas cidades , Avanços e desafios do transporte público para PCDs , Tendências atuais no comércio e marketing: como se adaptar ao novo cenário , Entenda as melhorias que o BRT trouxe para o transporte público

Veja outras matérias

Descubra quais documentos são necessários para acionar a proteção veicular em caso de acidentes Como vender mais no Dia dos Namorados? ‘Não Tenham Medo De Tentar’, Diz Vencedor De Desafio Cultural Que Inspirou Jovens Catarinenses A Criarem Soluções Para O Planeta Dj Davi Dogdog Lança Novo Single "Águia Anda Com Águia" Com Mc Ducho Oficial A democratização da energia solar chegou Vocalista e produtor Gabriel Shadd lança versão acústica dos sucessos da banda Entenda porque o ônibus é um meio de transporte tão sustentável Agendamento online para salão de beleza: como escolher o melhor? Global Editora Lança Marca Soluções Global Educação E Apresenta Iniciativas Transformadoras Na Bett Brasil 2025 Morar Na Região Dos Lagos: Uma Escolha Inteligente Para Quem Busca Qualidade De Vida Kaizen Celebra 5 Anos Com Meta De Chegar A Dois Mil Alunos Em 2026 Como promover um salão de beleza em 2023? Bradesco Saúde se destaca como líder em seguros de saúde no Brasil Redator para blog: o que é e o que fazem Reginaldo Leme E Equipe Automotor Marcam Presença Na Pré Estreia Do Documentário “Stock Car – Mais Rápido Que O Tempo”, Em São Paulo Lideranças Debatem Futuro Do Poder Legislativo Em Encontro Em Brasília Quanto Custa Para Construir Uma Casa Em 2024? Guia Completo De Custos E Dicas Edunext Entrar Fintechs São Confiáveis? Entenda Por Que Sua Instituição De Ensino Não Precisa Se Preocupar Ramonzera anuncia novo projeto de show com participação especial de Ricardo Japinha, Ex CPM 22 e Hateen NA.LOO se consolida como marca carioca com equipe e gestão feminina GROQUE LANÇA DIA DE MALDADE EM PARCERIA COM KAILÊ, MC JSP E LEOZINHO ZS O Papel da Consultoria Tributária na Gestão Financeira Empresarial Inovações no comércio e marketing: Conheças as novas tendências do mercado Trts Prometem Concursos Públicos Em 2025 Com Salários Atrativos
O texto acima "Mercado de GNL doméstico necessita de demanda firme" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais