Economia Mercado de GNL doméstico necessita de demanda firme

Mercado de GNL doméstico necessita de demanda firme

A produção de GNL doméstico no Brasil tem avançado, mas ainda precisa de uma demanda consistente, segundo o especialista Eduardo Navarro Antonello, fundador da Golar Power e da Macaw Energies.

Embora a construção de novos dutos seja um passo positivo, o País ainda está batendo recordes de reinjeção de gás, sem aproveitar o máximo potencial desse combustível. Nesse cenário, diversos consultores opinam sobre a necessidade de um incentivo no uso, e não apenas na extração e redirecionamento do Gás Natural Liquefeito brasileiro.

Veja a opinião de especialistas quanto ao GNL doméstico e quais as alternativas para criar demanda e gerar competitividade no mercado internacional.

Mercado de GNL doméstico em expansão

O mercado de GNL doméstico no Brasil vem passando por processos de expansão nos últimos anos. Atualmente, existem oito terminais em construção ou desenvolvimento em todo o território.

Isso foi possível graças à Lei do Gás, criada em 2021. O projeto de Lei 4.476 de 2020 visa incentivar o mercado e baratear o gás por meio da participação da iniciativa privada.

A mudança nas formas de contratação obrigam o compartilhamento de estruturas existentes, além de permitir a construção de outros dutos para atender as necessidades de grandes consumidores.

Na prática, a lei poderia injetar R$630 bilhões em investimentos e gerar mais de 4 milhões de empregos. Entretanto, não existe incentivo por meio de demanda, o que inviabiliza essa expansão real.

Segundo Eduardo Navarro Antonello, consultor e fundador da Golar Power e da Macaw Energies, em entrevista para a Poder360, “A Lei do gás foi muito positiva para o país, mas existe espaço para fomentar ainda mais o uso do gás natural e, dessa forma, estimular o desenvolvimento de infraestrutura para o escoamento desse gás. Mas uma coisa está atrelada a outra”.

Além dos canais já em operação, o Brasil também está com um projeto de larga expansão, conhecido como Gasoduto Rota 3. Ele possui aproximadamente 355 km de extensão total, com trechos marítimos e terrestres.

A intenção é escoar Gás Natural Liquefeito da Bacia de Santos até o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro.

No entanto, o Rota 3 teve seu desenvolvimento suspenso pela empresa privada responsável, e adiou a inauguração da obra para março de 2023, mas sem confirmações oficiais.

Isso corrobora a necessidade de incentivo na expansão do mercado de GNL doméstico no Brasil, não apenas na estrutura física, mas no uso e demanda desse gás.

Investimento no GNL

De acordo com a ANP, em janeiro de 2022 o Brasil reinjetou cerca de 49,8% de toda a produção de GNL doméstico. Essa prática é uma técnica industrial para otimizar a extração de petróleo.

Uma vez que esse commodity é mais valorizado, com uma maior demanda, ocorre a reinjeção para aumentar a pressão e facilitar o processo de retirada do petróleo. Além disso, a falta de dutos e locais de armazenamento pode fazer com que o gás queime e lance tóxicos na atmosfera.

Por esse motivo, o Brasil opta por reinjetar quase metade do seu Gás Natural Liquefeito de volta nos poços.

Para especialistas, como Eduardo Navarro Antonello, não é questão de construir mais terminais, mas criar uma demanda firme que incentive o investimento, e não apenas a reinjeção.

Na opinião do consultor, os produtores de gás precisam de um consumo estável para estimular o desenvolvimento de infraestrutura. Uma demanda firme aumentaria a oferta nacional e tornaria o mercado mais competitivo, levando o Brasil a alcançar a independência energética.

Mais Visitados Dia da Mulher: a participação das mulheres no varejo , Como a tecnologia tem influenciado a mobilidade urbana , Segurança no transporte público: como a tecnologia tem ajudado a proteger motoristas e passageiros , Moda outono-inverno 2023: como unir moda consciente com as principais tendências? , Transformação digital e inovação: como as empresas estão lidando com as novas tecnologias

Veja outras matérias

Qual o Melhor Hidratante Corporal em Barra? Escolha a Versão Perfeita para Você Ascensão das MediaTechs: Como a Inovação em meios de comunicação e Tecnologia está Redefinindo o Setor no Brasil Drop Lança Mini Quadriciclo Elétrico Infantil Inédito No Brasil Com Foco Na Sustentabilidade Dois brasileiros estão entre os 10 jogadores de poker do mundo com os maiores ganhos em 2023 Advisor Talks 2024: um novo evento digital para assessores de investimentos Conheça quatro franquias de saúde, beleza e bem-estar para empreender Leticia Manzan celebra 10 anos de marca com parceria inédita com Swarovski na América Latina A História do Sobrenome Gois: As Montanha de Ouro e o Legado de D. Anião de Estrada Migrar do MEI para o Simples Nacional: Como e Quando Fazer Ressignificar Quântico: chancelado pelo MEC Gás natural: solução barata e limpa para o Brasil Da Descoberta Ao Cuidado: 8 Testes Genéticos Para Cada Etapa Da Jornada Da Maternidade Pedro O Pensador Vence O Prêmio Angola Encanta Marketing para corretores – 5 técnicas para vender plano de saúde com o WhatsApp Precisa De Um Guincho Em Pelotas, Rs? Encontre No Portal Ache Guincho! Micropigmentação Capilar associada a tratamentos capilares Como devo declarar as ações? Search Funds Sob Nova Liderança: Conheça Um Jovem Ceo Que Está Revolucionando O Mercado De Tecnologia Tendências atuais no comércio e marketing: como se adaptar ao novo cenário Assis E Mollerke Assessoria De Cobranças Dia Internacional do Milho: cereal é estratégico para o agronegócio Estudar com listas de questões: Benefícios e recursos gratuitos Dia do Jornalista: confira entrevistas de grandes nomes do jornalismo brasileiro A importância de ter depoimentos no seu site
O texto acima "Mercado de GNL doméstico necessita de demanda firme" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais