Economia Mercado de GNL doméstico necessita de demanda firme

Mercado de GNL doméstico necessita de demanda firme

A produção de GNL doméstico no Brasil tem avançado, mas ainda precisa de uma demanda consistente, segundo o especialista Eduardo Navarro Antonello, fundador da Golar Power e da Macaw Energies.

Embora a construção de novos dutos seja um passo positivo, o País ainda está batendo recordes de reinjeção de gás, sem aproveitar o máximo potencial desse combustível. Nesse cenário, diversos consultores opinam sobre a necessidade de um incentivo no uso, e não apenas na extração e redirecionamento do Gás Natural Liquefeito brasileiro.

Veja a opinião de especialistas quanto ao GNL doméstico e quais as alternativas para criar demanda e gerar competitividade no mercado internacional.

Mercado de GNL doméstico em expansão

O mercado de GNL doméstico no Brasil vem passando por processos de expansão nos últimos anos. Atualmente, existem oito terminais em construção ou desenvolvimento em todo o território.

Isso foi possível graças à Lei do Gás, criada em 2021. O projeto de Lei 4.476 de 2020 visa incentivar o mercado e baratear o gás por meio da participação da iniciativa privada.

A mudança nas formas de contratação obrigam o compartilhamento de estruturas existentes, além de permitir a construção de outros dutos para atender as necessidades de grandes consumidores.

Na prática, a lei poderia injetar R$630 bilhões em investimentos e gerar mais de 4 milhões de empregos. Entretanto, não existe incentivo por meio de demanda, o que inviabiliza essa expansão real.

Segundo Eduardo Navarro Antonello, consultor e fundador da Golar Power e da Macaw Energies, em entrevista para a Poder360, “A Lei do gás foi muito positiva para o país, mas existe espaço para fomentar ainda mais o uso do gás natural e, dessa forma, estimular o desenvolvimento de infraestrutura para o escoamento desse gás. Mas uma coisa está atrelada a outra”.

Além dos canais já em operação, o Brasil também está com um projeto de larga expansão, conhecido como Gasoduto Rota 3. Ele possui aproximadamente 355 km de extensão total, com trechos marítimos e terrestres.

A intenção é escoar Gás Natural Liquefeito da Bacia de Santos até o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro.

No entanto, o Rota 3 teve seu desenvolvimento suspenso pela empresa privada responsável, e adiou a inauguração da obra para março de 2023, mas sem confirmações oficiais.

Isso corrobora a necessidade de incentivo na expansão do mercado de GNL doméstico no Brasil, não apenas na estrutura física, mas no uso e demanda desse gás.

Investimento no GNL

De acordo com a ANP, em janeiro de 2022 o Brasil reinjetou cerca de 49,8% de toda a produção de GNL doméstico. Essa prática é uma técnica industrial para otimizar a extração de petróleo.

Uma vez que esse commodity é mais valorizado, com uma maior demanda, ocorre a reinjeção para aumentar a pressão e facilitar o processo de retirada do petróleo. Além disso, a falta de dutos e locais de armazenamento pode fazer com que o gás queime e lance tóxicos na atmosfera.

Por esse motivo, o Brasil opta por reinjetar quase metade do seu Gás Natural Liquefeito de volta nos poços.

Para especialistas, como Eduardo Navarro Antonello, não é questão de construir mais terminais, mas criar uma demanda firme que incentive o investimento, e não apenas a reinjeção.

Na opinião do consultor, os produtores de gás precisam de um consumo estável para estimular o desenvolvimento de infraestrutura. Uma demanda firme aumentaria a oferta nacional e tornaria o mercado mais competitivo, levando o Brasil a alcançar a independência energética.

Mais Visitados Gás natural em veículos pesados pode ser alternativa sustentável e econômica , Dia do Trabalho: as vitórias e os desafios do empreendedorismo feminino , Como a integração do transporte melhora a mobilidade urbana , Dicas para elaborar estratégias de marketing para acelerar as vendas no dia dos pais , Dia do escritor: conheça as autoras brasileiras mais influentes na literatura

Veja outras matérias

Intelectus Ai: Plataforma De Infoprodutos Na Web3 Revoluciona O Mercado E Esgota Tokens Na Primeira Fase Da Pré Venda Como Iniciar um Projeto de Inbound Marketing em uma Pequena Empresa? Os Riscos Fiscais da Não Declaração de Saída Definitiva do Brasil Um dos Maiores Erros que Vejo as Empresas Cometerem! Stella Pure Gold, O Brinde De Ouro Do Festival De Cinema De Gramado 1. Hinasou Joins Forces With Fastercapital To Accelerate Agribusiness Innovation In Spain Piska Auto Center de Barretos Eleva o Padrão em Serviços Automotivos e Atendimento ao Cliente Edunext Entrar Fintechs São Confiáveis? Entenda Por Que Sua Instituição De Ensino Não Precisa Se Preocupar Dia Mundial sem carne: vegetarianismo e veganismo em alta no Brasil A estomia me trouxe qualidade de vida, mesmo com o Crohn Como a integração do transporte melhora a mobilidade urbana Os Benefícios e Desafios da Inteligência Artificial na Saúde Cinco estádios brasileiros entre os 20 coliseus sul-americanos mais fotografados no Instagram Saiba como os corredores de ônibus são essenciais para a eficiência do trânsito Segurança "Zero Trust" Para Mercados Emergentes: Cncpw Mira O Boom De Cripto No Brasil Com Custódia Multiespectral Atelex Avança No Mercado De Energia Sustentável Com Criação Da Atelex Eco Energia Weni avança em IA Generativa com o Super Zero Shot: o novo padrão de inteligência Reforma Tributária: Principais Pontos E Desafios Que Empresas Precisam Antecipar DunklDow: O destino definitivo para Sneakers exclusivos, criado por um jovem empreendedor Kitnet Token: Oportunidade Real De Ganhos Com Imóveis E Rwas Na Blockchain O Boticário Leva Time Feminino E Diverso Ao Doce Maravilha Empresária Sueli Benvenuto é Convidada para Palestrar no Espaço Casa do Lago em Embu das Artes Dia do Jornalista: confira entrevistas de grandes nomes do jornalismo brasileiro Segurança nos ônibus: Entenda o perigo de transporte irregulares
O texto acima "Mercado de GNL doméstico necessita de demanda firme" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais