Economia Mercado de GNL doméstico necessita de demanda firme

Mercado de GNL doméstico necessita de demanda firme

A produção de GNL doméstico no Brasil tem avançado, mas ainda precisa de uma demanda consistente, segundo o especialista Eduardo Navarro Antonello, fundador da Golar Power e da Macaw Energies.

Embora a construção de novos dutos seja um passo positivo, o País ainda está batendo recordes de reinjeção de gás, sem aproveitar o máximo potencial desse combustível. Nesse cenário, diversos consultores opinam sobre a necessidade de um incentivo no uso, e não apenas na extração e redirecionamento do Gás Natural Liquefeito brasileiro.

Veja a opinião de especialistas quanto ao GNL doméstico e quais as alternativas para criar demanda e gerar competitividade no mercado internacional.

Mercado de GNL doméstico em expansão

O mercado de GNL doméstico no Brasil vem passando por processos de expansão nos últimos anos. Atualmente, existem oito terminais em construção ou desenvolvimento em todo o território.

Isso foi possível graças à Lei do Gás, criada em 2021. O projeto de Lei 4.476 de 2020 visa incentivar o mercado e baratear o gás por meio da participação da iniciativa privada.

A mudança nas formas de contratação obrigam o compartilhamento de estruturas existentes, além de permitir a construção de outros dutos para atender as necessidades de grandes consumidores.

Na prática, a lei poderia injetar R$630 bilhões em investimentos e gerar mais de 4 milhões de empregos. Entretanto, não existe incentivo por meio de demanda, o que inviabiliza essa expansão real.

Segundo Eduardo Navarro Antonello, consultor e fundador da Golar Power e da Macaw Energies, em entrevista para a Poder360, “A Lei do gás foi muito positiva para o país, mas existe espaço para fomentar ainda mais o uso do gás natural e, dessa forma, estimular o desenvolvimento de infraestrutura para o escoamento desse gás. Mas uma coisa está atrelada a outra”.

Além dos canais já em operação, o Brasil também está com um projeto de larga expansão, conhecido como Gasoduto Rota 3. Ele possui aproximadamente 355 km de extensão total, com trechos marítimos e terrestres.

A intenção é escoar Gás Natural Liquefeito da Bacia de Santos até o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro.

No entanto, o Rota 3 teve seu desenvolvimento suspenso pela empresa privada responsável, e adiou a inauguração da obra para março de 2023, mas sem confirmações oficiais.

Isso corrobora a necessidade de incentivo na expansão do mercado de GNL doméstico no Brasil, não apenas na estrutura física, mas no uso e demanda desse gás.

Investimento no GNL

De acordo com a ANP, em janeiro de 2022 o Brasil reinjetou cerca de 49,8% de toda a produção de GNL doméstico. Essa prática é uma técnica industrial para otimizar a extração de petróleo.

Uma vez que esse commodity é mais valorizado, com uma maior demanda, ocorre a reinjeção para aumentar a pressão e facilitar o processo de retirada do petróleo. Além disso, a falta de dutos e locais de armazenamento pode fazer com que o gás queime e lance tóxicos na atmosfera.

Por esse motivo, o Brasil opta por reinjetar quase metade do seu Gás Natural Liquefeito de volta nos poços.

Para especialistas, como Eduardo Navarro Antonello, não é questão de construir mais terminais, mas criar uma demanda firme que incentive o investimento, e não apenas a reinjeção.

Na opinião do consultor, os produtores de gás precisam de um consumo estável para estimular o desenvolvimento de infraestrutura. Uma demanda firme aumentaria a oferta nacional e tornaria o mercado mais competitivo, levando o Brasil a alcançar a independência energética.

Mais Visitados Como vender mais no Dia dos Namorados? , Dia Mundial do Meio Ambiente: agronegócio e sustentabilidade ambiental , Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região , Conheça os principais precursores do empreendedorismo no Brasil , Ônibus x carros: entenda como o transporte coletivo é a melhor escolha

Veja outras matérias

Vasco da Gama lança sua linha oficial de Vinhos Elogiou Lança Integração Com Loja Tray PRONAGOV será lançado nesta sexta-feira (24) Dia do escritor: confira os artistas da área mais proeminentes no Brasil TOP 5 Sistemas Omnichannel no Brasil Viagem vegana: Destinos e dicas para alimentação Plant-Based ao redor do mundo Gois & Goes: Descubra Qual é a história e origem do sobrenome e família "Gois, Goes, Góis Góes"? Lições de empreendedores de sucesso: Inspiração para os iniciantes no mundo dos negócios Falsos torcedores: Uma mancha no Instagram dos times da Série A? A Importância Da Logística Para O E Commerce A Magia do Campo na Cidade: Expoagro de Campos dos Goytacazes Reserva Experiências Encantadoras para Toda a Família! Gás natural em veículos pesados pode ser alternativa sustentável e econômica Dr. Daniel Dias Machado Lidera Residência Internacional em Cirurgias Estéticas A importância de um bom texto para propaganda de sua loja Qual a função do suporte de TI? Direitos Humanos No Que Diz Respeito A Sua Proteção Marketing para corretores – 5 técnicas para vender plano de saúde com o WhatsApp Entupiu? Como escolher uma desentupidora de confiança em São Paulo? Gerenciamento Eficaz de Patrimônio: Descubra o Poder da Holding Patrimonial 5 tendências de mobilidade urbana Caravana de Natal levou teatro para mais de mil pessoas nas cidades de Ibitiara e Jacobina 2° dia de Imersão RH Masterclass acontecerá na próxima segunda-feira (20) Nem toda TV Box é ilegal: saiba como a Anatel descobre se ela é pirata A Casa Delas Home Décor apresenta Kits Afetivos para celebrar o Dia dos Namorados
O texto acima "Mercado de GNL doméstico necessita de demanda firme" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais