Economia Gás natural em veículos pesados pode ser alternativa sustentável e econômica

Gás natural em veículos pesados pode ser alternativa sustentável e econômica

O uso de gás natural em veículos pesados está se popularizando como alternativa sustentável e econômica para o diesel.

A substituição do combustível em automóveis como ônibus e caminhões permite reduzir a emissão de carbono.

"Ao possibilitar reduções substanciais de emissão, o gás natural torna-se um eficiente substituto tanto para o consumo doméstico, industrial e mesmo nos veículos leves e pesados", destaca o consultor de energia Eduardo Navarro Antonello.

Essa opção também pode trazer vantagens como custos menores e incentivar a competição no mercado internacional. Assim, vale a pena conhecer mais o gás natural como alternativa para grandes veículos, e conhecer os benefícios para o cenário brasileiro.

Gás natural, alternativa ecológica para substituir o diesel

Segundo o fundador da Golar Power e Macaw Energies, Eduardo Navarro Antonello, o gás natural é um dos combustíveis fósseis mais limpos na questão de emissão de carbono. Isso porque a combustão emite cerca de metade do dióxido de carbono do carvão e 30% menos do que o petróleo, com menos partículas sólidas.

Em comparação ao diesel e a gasolina, o gás natural também tem menos gases de escape dos veículos, reduzindo a poluição urbana, as porcentagens que destacam os beneficos são consideravelmente altas:

  • 70 a 90% menos monóxido de carbono (CO);
  • 75 a 95% de redução com os óxidos de nitrogênio (NOx);
  • 50 a 75% menos emissão de gás orgânico não metano (NMOG);
  • 20 a 30% na redução de dióxido de carbono (CO2);

Ainda, se for proveniente do biogás, as emissões do gás natural são quase que totalmente neutralizadas. Por esse motivo, o gás natural permitiria uma transição energética mais eficiente no Brasil, ajudando a combater o aquecimento global.

Em termos de substituição do diesel, o gás natural se apresenta muito eficiente para uso industrial e também doméstico. E com o potencial brasileiro, a transição de combustíveis seria prática e rápida no Brasil.

No entanto, isso só seria possível com o incentivo governamental. “É imprescindível estimular políticas de investimento na substituição de combustíveis de transportes pesados e consequentemente desenvolver toda a cadeia”, afirma Eduardo Navarro Antonello em seu artigo para o portal Petróleo Hoje.

Vantagens e benefícios do Gás Natural

O gás diesel em veículos pesados, além de ser uma alternativa sustentável, também traz benefícios econômicos para o Brasil.

O potencial de produção do Brasil pode substituir em até 100% a importação de diesel. No entanto, ainda não existe uma conjuntura sólida o suficiente para viabilizar o potencial nacional.

Por esse motivo, é importante criar uma demanda firme, estimulando o uso do gás natural em vez do diesel. Como consequência, o Brasil teria um mercado mais competitivo.

Além disso, também teria economia nas importações e lucro nas exportações, sem precisar seguir a paridade internacional de preços.

Com o impacto financeiro no cenário nacional, o preço dos combustíveis também ficaria mais barato, e não apenas para veículos pesados, que utilizam o diesel, mas também para uso doméstico.

Ainda, vale reforçar que essa redução nos valores possibilitaria uma queda no frete rodoviário.

A substituição do diesel por gás natural resulta em um mercado mais competitivo

Utilizar o gás natural como combustível é uma opção interessante para o Brasil, especialmente por ser uma alternativa ecológica, acessível e que permitiria uma redução nos preços.

"Estimular o uso do gás natural em substituição ao diesel importado resultaria em um mercado mais equilibrado, com custo final baixo para o consumidor”, reforça Eduardo Navarro Antonello, especialista em energia.

Por esses motivos, estimular a substituição do diesel pelo gás natural pode contribuir para uma transição energética eficiente, para a redução de importações e posicionamento de destaque do país no cenário internacional.

Mais Visitados Conheça o livro “Histórias que Ninguém Ouviu” da rádio CBN , Gás natural pode reduzir 10% das emissões globais de CO² do setor de energia , Projeto de Jiu-Jitsu “Do Tatame para Vida” realiza troca de faixas , 5 estratégias para reduzir o congestionamento nas cidades , Como as boas práticas agrícolas e tecnologia estão impactando a safra do milho

Veja outras matérias

Rodrigo Gr6: O Produtor Que Está Mudando A Indústria Da Música Entenda mais sobre o papel dos ônibus elétricos nas cidades Growth Marketing para SaaS: Acelerando o Sucesso do Seu Negócio Teatro gratuito chega a Minas Gerais para alertar o público sobre a importância da sustentabilidade Edital para concurso para ingresso no Instituto Tecnológico da Aeronáutica publicado: 150 vagas de nível médio Saiba como os corredores de ônibus são essenciais para a eficiência do trânsito Atelex Inc. Impulsiona Oferta de Telefonia em Nuvem com Expansão Nacional Como Pessoas Extraordinárias Podem Ter Sucesso Em Todas As Áreas Que Escolhemos Atuar Artista Maringaense faz doação de 15 Obras autorais Indígenas ao Museu Héleton Borba Cortes, em Maringá - Pr. A Maisvoip tem crescimento exponencial e se consolida como a maior empresa de discador e multi tecnologia no canal do correspondente bancário Entenda porque o ônibus é um meio de transporte tão sustentável Academia Delfim, tradição do Boxe Cubano no Rio de Janeiro. Dicas para usar o transporte público no Rio de Janeiro Mercado de GNL doméstico necessita de demanda firme Como a abordagem integrada melhora a acessibilidade e a qualidade do transporte público Conheça os nomes mais populares para 2024 A importância da prova social para a construção de marca Primor patrocina pelo segundo ano o Espetáculo da Paixão de Cristo Dra Lívia Santana de Matos Oliveira, dentista e influencer digital da saúde Família Gois: Os Judeus da Corte Portuguesa Você conhece a TwitchCon? Franquias para empreender na região Sudeste em 2024 Startup busca conectar consumidores a cafeterias e torrefações Lançamento De “Os Obstáculos Da Fé
O texto acima "Gás natural em veículos pesados pode ser alternativa sustentável e econômica" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais