Vida e Estilo Valentine's Day: data começa a se popularizar no comércio brasileiro

Valentine's Day: data começa a se popularizar no comércio brasileiro


O Valentine’s Day, ou Dia de São Valentim, está se tornando cada vez mais popular no comércio brasileiro, e começa atrair adeptos.

Essa data equivale ao Dia dos Namorados no Brasil, mas, apesar do País já possuir sua comemoração nacional, o feriado internacional começou a impulsionar as vendas no varejo brasileiro.

Com isso, mais marcas passaram a seguir a data americana e aproveitam para realizar o lançamento de promoções e produtos.

Por esse motivo, é importante que os consumidores e as empresas estejam atentas aos novos calendários de comemorações do comércio, que passam a incluir o Valentine’s Day.

Valentine's Day ganha mais adeptos a cada ano e comércio é beneficiado

Apesar de já ter seu dia de celebrar os namorados e amantes, o Brasil está se tornando cada vez mais adepto das comemorações norte-americanas no mês de fevereiro.

A data está se tornando cada vez mais importante para o varejo brasileiro, tanto que já faz parte até do calendário de datas comemorativas da Fecomércio/SP, por exemplo.

Não apenas o Fecomércio/SP se mobilizou, mas também outras capitais populares, como forma de aumentar as vendas e proporcionar experiências relacionadas à data.

Isso porque mais brasileiros começaram a procurar sobre o dia e suas comemorações. Segundo o Google Trends, as buscas por Valentine’s Day no Google Brasil dobraram entre 2016 e 2020. Isso demonstra o interesse do consumidor pela data.

Assim, varejistas acreditam que esse costume irá se consolidar no País. Para Priscilla Levinsohn, diretora de Marketing do Colinas Shopping, essa data veio para ficar e se tornará tão importante e tradicional quanto outras datas importadas como Halloween e Black Friday.

A História do Valentine’s Day e de São Valentim

Nos Estados Unidos, o Valentine’s Day, ou Dia de São Valentim, surgiu de uma lenda romântica associada à Idade Média.

Segundo conta a história, o imperador Cláudio II teria proibido o casamento, pois acreditava que os homens eram soldados mais dedicados se fossem solteiros.

Isso causou uma rebelião, liderada por Saint Valentine. Por isso, o dia é associado ao seu nome, o santo padroeiro do amor.

Por que a data do Dia dos Namorados no Brasil é diferente?

Enquanto isso, o equivalente brasileiro ao Valentine’s Day é uma data diferente unicamente por motivos comerciais.

O Dia dos Namorados foi criado como uma tentativa de aumentar as vendas nessa época do ano, pois o comércio sofria com uma queda brusca. E como as datas comemorativas tinham melhores resultados, João Dória, pai do político e ex-governador de São Paulo, estabeleceu a data comemorativa.

Além de se inspirar no sucesso de vendas do Valentine’s Day, nos Estados Unidos, também uniu a data a 13 de julho, dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

No entanto, pelo costume, o Brasil adotou o dia 14 de fevereiro como Dia do Amor, com sentido semelhante à lenda do Dia de São Valentim.

Por que comemorar o Valentine’s Day?

No Brasil, o Valentine’s Day é uma data que movimenta o comércio físico e online, e, por isso, está recebendo incentivo e atraindo a atenção do mercado.

E uma vez que já está inserido no calendário de datas comemorativas de diversas organizações, como a Fecomércio/SP, existirão mais investimentos para ajudar nas celebrações, como produtos e serviços para a data.

Por isso, vale a pena acompanhar o Valentine’s Day e celebrar o dia do amor, como forma de reconhecer as pessoas queridas ou apenas aproveitar as promoções da época.

Mais Visitados Como o transporte coletivo contribui para a redução de congestionamentos , Como se tornar um bom profissional de marketing? , BRT ao redor do mundo: conheça exemplos de sucesso , Tendências futurísticas para o transporte público , Ônibus elétrico ou movido a biocombustível: o que é mais sustentável?

Veja outras matérias

‘Não Tenham Medo De Tentar’, Diz Vencedor De Desafio Cultural Que Inspirou Jovens Catarinenses A Criarem Soluções Para O Planeta Por que contratar a Arquitetando Design ? Como ter um sistema de agendamento online para salão de beleza Carde: Um Novo Marco Cultural Que Une Carros, Arte E História Em Campos Do Jordão Desistiu De Um Consórcio? Veja Como Recuperar O Dinheiro Investido. Agencia do Banco – Dicas e sugestões com transações bancarias e outras dúvidas com relação a bancos Dia da televisão: celebrando a evolução do meio de comunicação mais popular Férias Escolares Nos Condomínios: Como Garantir Uso Adequado Das Áreas Comuns, Segurança E Convivência Durante O Período De Maior Circulação Venha Lutar Pela Paz E União Com A Cec Brasil Comissão Dos Evangélicos E Cristãos Offshore Para Startups: Cenário Mundial Em Outubro De 2024. Volta Às Aulas: Lancheira Contribui Na Alimentação Infantil Saudável Empresas Têm Até 31 De Janeiro Para Adesão Ou Regularização No Simples Nacional Você conhece a SeuPosto.Com? Dasa Genômica Lança Websérie Para O Mês Das Mães Conectando Genética E Maternidade Cervejaria Waldbier Se Junta Ao Programa Launchup Da Fastercapital Do Vazio Ao Renascimento: Como Sør4 Transforma Sua Identidade Artística Em Narrativa Com O Single “Fogo” Beto Monteiro Reina No Fim De Semana E Coroa O Sábado Com A Pole Position Em Londrina. Desafios Ocultos Da Ia: Servidores De Gpu Para Mitigar Vieses E Reforçar A Segurança Pública Qual a importância do transporte público para a sustentabilidade? Fortaleza Recebe Imersão Inspirada No Jeito Disney E Promete Transformar O Atendimento No Ceará. Mansão do Trap: O Reality Show que revela os novos talentos da cena musical Trap, Rap e Funk Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região Branding Em Alta: Estratégias Para Fortalecer Marcas E Conquistar Autoridade No Mercado Psicanalista lança marketplace exclusivo para mulheres
O texto acima "Valentine's Day: data começa a se popularizar no comércio brasileiro" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais