Valentine's Day: data começa a se popularizar no comércio brasileiro
O Valentine’s Day, ou Dia de São Valentim, está se tornando cada vez mais popular no comércio brasileiro, e começa atrair adeptos.
Essa data equivale ao Dia dos Namorados no Brasil, mas, apesar do País já possuir sua comemoração nacional, o feriado internacional começou a impulsionar as vendas no varejo brasileiro.
Com isso, mais marcas passaram a seguir a data americana e aproveitam para realizar o lançamento de promoções e produtos.
Por esse motivo, é importante que os consumidores e as empresas estejam atentas aos novos calendários de comemorações do comércio, que passam a incluir o Valentine’s Day.
Valentine's Day ganha mais adeptos a cada ano e comércio é beneficiado
Apesar de já ter seu dia de celebrar os namorados e amantes, o Brasil está se tornando cada vez mais adepto das comemorações norte-americanas no mês de fevereiro.
A data está se tornando cada vez mais importante para o varejo brasileiro, tanto que já faz parte até do calendário de datas comemorativas da Fecomércio/SP, por exemplo.
Não apenas o Fecomércio/SP se mobilizou, mas também outras capitais populares, como forma de aumentar as vendas e proporcionar experiências relacionadas à data.
Isso porque mais brasileiros começaram a procurar sobre o dia e suas comemorações. Segundo o Google Trends, as buscas por Valentine’s Day no Google Brasil dobraram entre 2016 e 2020. Isso demonstra o interesse do consumidor pela data.
Assim, varejistas acreditam que esse costume irá se consolidar no País. Para Priscilla Levinsohn, diretora de Marketing do Colinas Shopping, essa data veio para ficar e se tornará tão importante e tradicional quanto outras datas importadas como Halloween e Black Friday.
A História do Valentine’s Day e de São Valentim
Nos Estados Unidos, o Valentine’s Day, ou Dia de São Valentim, surgiu de uma lenda romântica associada à Idade Média.
Segundo conta a história, o imperador Cláudio II teria proibido o casamento, pois acreditava que os homens eram soldados mais dedicados se fossem solteiros.
Isso causou uma rebelião, liderada por Saint Valentine. Por isso, o dia é associado ao seu nome, o santo padroeiro do amor.
Por que a data do Dia dos Namorados no Brasil é diferente?
Enquanto isso, o equivalente brasileiro ao Valentine’s Day é uma data diferente unicamente por motivos comerciais.
O Dia dos Namorados foi criado como uma tentativa de aumentar as vendas nessa época do ano, pois o comércio sofria com uma queda brusca. E como as datas comemorativas tinham melhores resultados, João Dória, pai do político e ex-governador de São Paulo, estabeleceu a data comemorativa.
Além de se inspirar no sucesso de vendas do Valentine’s Day, nos Estados Unidos, também uniu a data a 13 de julho, dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.
No entanto, pelo costume, o Brasil adotou o dia 14 de fevereiro como Dia do Amor, com sentido semelhante à lenda do Dia de São Valentim.
Por que comemorar o Valentine’s Day?
No Brasil, o Valentine’s Day é uma data que movimenta o comércio físico e online, e, por isso, está recebendo incentivo e atraindo a atenção do mercado.
E uma vez que já está inserido no calendário de datas comemorativas de diversas organizações, como a Fecomércio/SP, existirão mais investimentos para ajudar nas celebrações, como produtos e serviços para a data.
Por isso, vale a pena acompanhar o Valentine’s Day e celebrar o dia do amor, como forma de reconhecer as pessoas queridas ou apenas aproveitar as promoções da época.
Mais Visitados Dia da Mulher: a participação das mulheres no varejo , Expansão do transporte público poderia reduzir em 40% as emissões de carbono , Inovações no transporte público melhoram experiência do usuário , A importância do Agronegócio para as comunidades locais , Ônibus elétrico ou movido a biocombustível: o que é mais sustentável?
Veja outras matérias
Investigação Defensiva Oque É?
O Que É Fluxo De Caixa E Como Implantá Lo Na Sua Empresa
A importância da inclusão escolar para pessoas com Síndrome de Down
Desentupir E Limpar Fossas Com Eficiência: Saiba Porque Contratar Uma Empresa Em Louveira, Guarulhos Ou Jundiaí
4Beachgym: A Primeira Academia Pé Na Areia Do Brasil Revoluciona O Conceito De Treinamento Físico
Qual é a melhor operadora do Brasil?
FS Logistics Avalia o Impacto do Clima Extremo na Logística Internacional
Paulo Fernandes: a valorização da cultura Bantu através da arte
Digital Condutor - Curso de Reciclagem Para Condutor Infrator
Marketing para corretores – 5 técnicas para vender plano de saúde com o WhatsApp
Professor Demitido Por Denúncia Suspeita Denuncia Irregularidades E Aponta Desmonte Da Educação Pública Em São Paulo
10 Estratégias Infalíveis para Crescer Rapidamente no Instagram: Guia Completo por Enzo Arantes, Especialista em Criação de Conteúdo e Tráfego Orgânico
Mais Economia, Mais Eficiência: Como a VoIP Ajuda na Redução de Custos
Carlos Lair: 59 Anos De Vida E 36 Anos De Casamento Com Tereza Marlen, Um Pilar Do Engitec E Do Poder Legislativo
Projeto de Jiu-Jitsu “Do Tatame para Vida” realiza troca de faixas
De Nada Adianta Ter Carros Elétricos Se Aço Continua Poluindo’, Diz Vp Da Brazil Iron
Nayuta Capital Celebra 50 Anos De Relações Comerciais Entre Brasil E China E Fortalece Conexões
Nova Rotulagem Nutricional Anvisa: O Que Muda Para Fabricantes A Partir De 2025
1. Hinasou Joins Forces With Fastercapital To Accelerate Agribusiness Innovation In Spain
Cinemóvel Solar Leva Cinema Ao Ar Livre Para Comunidades Do Paraná
Gás natural em veículos pesados pode ser alternativa sustentável e econômica
Assis E Mollerke Assessoria De Cobranças Auxilia Empresas Com Clientes Inadimplentes
DJ Clauz, um talento em ascensão no cenário do Eletrofunk no Piauí, encontra inspiração nos renomados DJs nacionais, Breno Paixão, Jiraya Uai e Wam Baster
Gordura Na Barriga: Quando Deve Ser Motivo Para Consultar Um Médico?
Divulge