Mudanças Na Nr‑01 Ampliam A Gestão De Riscos Psicossociais E Exigem Nova Postura Das Empresas
Atualização normativa obriga identificação e controle de fatores como sobrecarga, assédio e falta de suporte no trabalho, sob pena de responsabilização legal e deterioração da saúde dos trabalhadores.
A Norma Regulamentadora nº 1 (NR-01), que trata das disposições gerais e do gerenciamento de riscos ocupacionais no âmbito da segurança e saúde no trabalho (SST), foi revista para incluir expressamente os fatores de riscos psicossociais relacionados ao trabalho (FRPRT). Desde 26 de maio de 2025, as empresas devem considerar, no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) ou no conjunto de programas de SST, condições como jornadas extensas, metas excessivas, ausência de apoio, assédio moral, conflitos entre trabalhadores, falta de autonomia e outros fatores que impactam a saúde mental.
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), essas mudanças são necessárias porque “os riscos psicossociais, como estresse, assédio e carga mental excessiva, devem ser identificados e gerenciados pelos empregadores como parte das medidas de proteção à saúde dos trabalhadores”. A inclusão dos FRPRT na NR-01 reflete a compreensão crescente de que doenças de origem mental e emocional, tais como ansiedade, depressão e síndrome de burnout, podem ter origem direta na organização, gestão e cultura do trabalho.
Do ponto de vista prático, a adequação requer que as empresas adotem um plano em várias etapas. De acordo com o guia do MTE sobre fatores de riscos psicossociais, é necessário: (i) mapear os perigos relacionados à organização do trabalho, (ii) avaliar sua probabilidade e gravidade, (iii) definir medidas de controle ou eliminação, e (iv) monitorar continuamente os resultados. Empresas que deixarem de se adequar podem enfrentar autuações com multas ou responsabilização em casos de adoecimento ocupacional relacionado à saúde mental.
Além da conformidade legal, há impactos econômicos concretos. Um estudo da Marsh em 2024 apontou que trabalhadores que enfrentam problemas de saúde mental apresentam sinistro médico per capita 73% maior e perda de produtividade relevante, reforçando que a gestão dos riscos psicossociais não é apenas uma obrigação, mas componente estratégico da gestão de pessoas.
O IBEGESP, instituição voltada à formação, consultoria e publicação de conteúdos para a gestão pública, reforça que a atualização da NR-01 exige dos órgãos e entidades públicas, bem como dos fornecedores e concessionárias a estruturação de processos de SST com enfoque em riscos psicossociais. O IBEGESP oferece trilhas formativas, manuais e diagnósticos para que gestores públicos e equipes de RH desenvolvam práticas alinhadas à nova norma, promovendo ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis. O programa institucional do IBEGESP prevê um diagnóstico situacional, plano de ação para melhorias, redação de políticas, além de treinamentos sobre o assunto. Conheça.
Mais Visitados Rapper Dalsin anuncia seu novo álbum “Azul Piscina” , Gajuba Lança Single “Vem Ficar Comigo” E Anuncia Novo Álbum Solo , Maioria Dos Entes Públicos Ainda Não Alcança Maturidade Esperada Na Implementação Da Nova Lei De Licitações E Contratos (Lei 14.133) , Do Qr Code Ao Nfc: Rótulos Inteligentes Redefinem A Conexão Entre Marcas E Consumidores , Locação Por Temporada Em Condomínios: Decisões Do Stj E Novas Regras Municipais Reforçam Limites E Ampliam O Debate Jurídico
Veja outras matérias
VoIP na Vanguarda da Comunicação Empresarial: A Revolução Tecnológica nas Telecomunicações
Vocalista e produtor Gabriel Shadd lança versão acústica dos sucessos da banda
Da Técnica ao Empreendedorismo: A Jornada Inspiradora de Gabriel Otoni
Exportações Da China Para O Brasil Crescem 24,4% Entre Janeiro E Julho De 2024
Juliano Junqueira o rei do mercado imobiliário no brasil
Carde: Um Novo Marco Cultural Que Une Carros, Arte E História Em Campos Do Jordão
Jogos Olímpicos de Paris 2024: Brasil é o segundo país latino-americano com mais medalhas
Dia Mundial da Água: sistema de plantio direto gera economia de até 30% de água
Buscando O Imóvel Ideal? Ache No Portal Melhor Oferta!
Um Novo Conceito Na Negociação Imobiliária
MULHERES NA GOVERNANÇA
Segurança no transporte: como a tecnologia tem ajudado a proteger motoristas e passageiros
Ator Chris Manos perde 12 kg e se transforma para viver primeiro protagonista no cinema
Manga Rosa Reggae lança nova música no dia do aniversário de Botucatu, sua terra natal.
Caravana da Governança passará por doze capitais em 2023
Inclusão Em Movimento: Escola Vila Monte Cristo Celebra Diversidade Com Esporte, Arte E Conscientização
Expansão da Tecnologia VoIP em Escolas de Rondônia: Melhor Comunicação para a Comunidade Escolar
Vender Sem Nota Fiscal Pode Destruir Seu E Commerce
Dr. Daniel Dias Machado Lidera Residência Internacional em Cirurgias Estéticas
Entenda a importância do ônibus em grandes cidades
A estomia me trouxe qualidade de vida, mesmo com o Crohn
Professor Demitido Por Denúncia Suspeita Denuncia Irregularidades E Aponta Desmonte Da Educação Pública Em São Paulo
A importância das artistas de teatro e televisão para o cenário cultural do Brasil
"Sem Atraso" - o novo single da cantora Vera Medina em parceria com o produtor Donatinho já tem data marcada para o lançamento
Divulge