Omnichannel Na Prática: Marcas Apostam Em Comunicação Integrada Para Criar Experiências Consistentes E Memoráveis
A convergência entre plataformas redefine o relacionamento entre empresas e consumidores, tornando essencial uma presença coesa e inteligente em todos os canais de comunicação.
Na era da hiperconectividade, o consumidor moderno circula por múltiplos canais ao longo do dia da televisão ao podcast, do Instagram ao YouTube. Nesse contexto, a comunicação omnichannel deixa de ser diferencial e passa a ser elemento central das estratégias de marketing e branding. Mais do que marcar presença em vários meios, o desafio está em criar uma experiência única, integrada e coerente em todos os pontos de contato.
A chamada convergência de plataformas consiste na integração entre mídias digitais e tradicionais como TV, rádio, redes sociais, OOH (Out of Home), streaming e blogs para entregar uma mensagem unificada e fluida. De acordo com pesquisa da Think with Google, 75% dos consumidores esperam consistência de marca entre canais, enquanto 89% afirmam que uma experiência omnichannel aumenta a fidelização.
Essa integração, porém, exige planejamento estratégico, dados e tecnologia. “Estar em todos os lugares não é o suficiente. É preciso entender o contexto de consumo e adaptar o formato da mensagem à jornada do cliente”, explica o texto-base da SPOT. Uma estratégia bem-orquestrada permite que o público receba estímulos complementares: um vídeo no TikTok pode reforçar a lembrança de um outdoor, enquanto um podcast aprofunda a história por trás da marca.
Diferente do marketing multicanal, a comunicação omnichannel não replica conteúdos, mas constrói uma narrativa contínua. A experiência de marca passa a ser o fio condutor. Cada canal desempenha um papel específico: as redes sociais estimulam engajamento e diálogo, a mídia tradicional consolida autoridade e alcance, e as plataformas de conteúdo educam e nutrem o público.
Para alcançar resultados, é fundamental equilibrar presença e propósito. Marcas bem-sucedidas no modelo omnichannel comunicam com intenção — cada interação reforça valores, relevância e utilidade. Nesse sentido, o conteúdo deixa de ser publicidade e passa a ser experiência.
Segundo João Brene, CEO da SPOT, o sucesso de uma estratégia omnichannel está em transformar pontos de contato dispersos em uma jornada integrada. “Não se trata apenas de estar em todos os canais, mas de conectar histórias e experiências. As marcas que entendem isso constroem relacionamentos genuínos e duradouros com seu público”, afirma Brene. A SPOT reforça que a comunicação integrada, quando guiada por propósito e dados, é a principal ferramenta para gerar engajamento consistente e resultados mensuráveis em branding e performance.
Mais Visitados GP São Paulo encanta fãs com experiência no Heineken Village , Beto Monteiro Abre Temporada 2025 Da Copa Truck Cravando O Terceiro Melhor Tempo No Grid De Largada Da Classe Super Truck Pro, Em Campo Grande , Inteligência Artificial Em Vendas: Onde Estão Os Limites Éticos Na Simulação De Interações Humanas? , Nova Rotulagem Nutricional Anvisa: O Que Muda Para Fabricantes A Partir De 2025 , Hubs De Experiência Se Consolidam Como Estratégia Para Aproximar Marcas E Consumidores
Veja outras matérias
illycaffè
Agenciadobanco Lança Ferramenta Revolucionária para Buscas de Instituições Financeiras no Brasil
Brazil Iron Faz Oferta De Us$ 1 Bilhão Pela Bahia Mineração, Segundo Fonte
Tokenização NFTs de CPR Verde promete revolucionar mercado de ativos ambientais
Ledu Dantas É Condecorado Com A Medalha Bicentenária Pela A.c.l.a.b
Descubra como acabar com ratos e ratazanas
Comer macarrão com arroz e feijão, Pizza de Sushi, os piores crimes gastronômicos dos brasileiros
Brasileiros agora podem limpar o nome no Serasa e SPC antes de pagar as dívidas
“Firme E Forte” Novo Single De Davi Dogdog Chega Às Plataformas Musicais
Festa Aceita de Atibaia, no interior de São Paulo, figura entre as Melhores Iniciativas LGBTQIAP+ em Prêmio promovido pelo Ministério da Cultura
Limpeza na caixa de gordura: os cuidados necessários para evitar entupimentos
Saiba o porquê ônibus é um transporte sustentável
Amor à Vida: Novela de sucesso pode ser a próxima aposta do Vale a Pena Ver de Novo
Asteriumland e Viva marcam presença em parceria no 2º Congresso de Inovação Escolar
Acordo de Bitributação entre Brasil e Espanha
Caravana de Natal levou teatro para mais de mil pessoas nas cidades de Ibitiara e Jacobina
DJ Clauz: Energizando o público como único representante do ritmo eletrofunk do Piauí
Geração Z: Catarinense Sofia Schaadt Se Une A Lorena Queiroz Num Podcast Para Nativos Digitais
Os benefícios da impressão premium de alta qualidade para empresas e negócios
Redator para redes sociais: o que é e o que fazem?
Estudos Científicos Apontam Que Nossos Genes Neandertais Podem Estar Associados À Predisposição A Diabetes E Obesidade
Cabotagem: Uma Alternativa Sustentável para o Transporte de Cargas
O papel das universidades na formação dos profissionais artísticos
Piska Auto Center | Oficina Mecânica em Barretos
Divulge