Notícias O Futuro das Câmaras Municipais: da Governança à Esperança

O Futuro das Câmaras Municipais: da Governança à Esperança

Há algum tempo as Câmaras Municipais eram reconhecidas como a “casa do povo”, pois de todos os políticos eleitos, vereadores são os representantes mais próximos da população. Infelizmente, hoje em dia o Poder Legislativo Municipal é desprezado pela sociedade, devido à grave crise de confiança política que afeta diretamente vereadores(as) e servidores(as) das casas legislativas.

Conhecedora da difícil realidade que enfrentam os municípios, principalmente no interior do país, Alzira Fernanda Brasil, servidora da câmara municipal de Paracatu/MG, aceitou o desafio de também integrar a Rede Governança Brasil (RGB), direcionando a produção de conhecimento, soluções e melhores práticas de Governança com foco no Poder Legislativo, onde assume a coordenação do Comitê de Governança no Poder Legislativo.

A Rede é composta por um corpo de voluntários, com habilidades multi e interdisciplinares, provindos de todas as esferas, públicas e privadas, incluindo as Federais, Estaduais e Municipais, que vêm realizando um trabalho memorável para sociedade, convergindo seus esforços em tornar a administração pública e privada mais íntegras, efetivas, proveitosas e capacitadas, com o objetivo de transformar o Brasil e o Mundo.

A coordenadora Alzira Brasil afirma que “Através da governança é possível melhorar os resultados apresentados pelas câmaras municipais para a sociedade, tornando a gestão mais simples e eficiente, o que diminui a possibilidade de erros que levam a corrupção e ao desperdício de recursos públicos. Com isso, conseguimos melhorar a imagem da instituição e dos parlamentares e, aos poucos, conseguiremos reestabelecer a confiança do cidadão com a classe política”.

Espera-se que essa iniciativa tenha aderência das câmaras municipais, pois, de acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), a governança pública é um sistema que busca estabelecer o equilíbrio de poder entre cidadãos, representantes eleitos, alta administração, gestores e colabores, com a intenção de garantir que o bem comum prevaleça sobre os interesses de pessoas. É evidente, que a governança produz diversos benefícios para todos.

“Não é fácil ser político! Sem uma boa governança, em breve será uma atividade impossível de ser exercida pelo vereador. Através desse trabalho é possível devolver o papel de destaque ao poder legislativo municipal”, complementou Alzira após participar do Congresso dos Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina, onde o Ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, apresentou a palestra com tema “Governança para Sustentabilidade”.


Na Foto: Da esquerda para direita: Coordenadora de Governança no Legislativo Alzira Fernanda Brasil, Prefeito de Agrolândia (SC) José Constante, Ministro do Tribunal de Contas da União e Embaixador da Rede Governança Brasil Augusto Nardes, e Rudi Sander, prefeito de São Carlos (SC).

Mais Visitados A Caravana da Governança Promete Transformar os Municípios Brasileiros , O FUTURO É EFICIÊNCIA NOS MUNICÍPIOS! , PRONAGOV será lançado nesta sexta-feira (24) , Governança e Centro de Governo , Rondônia recebe, pela primeira vez, o Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos

Veja outras matérias

São Bernardo do Campo recebe projeto cultural itinerante gratuito com teatro e educação no trânsito A maior mobilização Legislativa Municipalista da América Latina Alter do Chão: caribe brasileiro é destino de celebridades Curso de Inteligência Artificial para Síndicos e gestores condominiais: Aprenda a usar a tecnologia para melhorar a gestão. O papel do agronegócio na promoção de projetos sociais Como Encontrar um Detetive Particular Confiável em 2023 Os 5 maiores escândalos de lavagem de dinheiro no mundo. Qualidade de vida no transporte público: como a mobilidade têm oferecido isso aos passageiros Chuvas Intensas Na Região De Jundiaí: Aprenda A Prevenir Os Riscos Com Desentupidoras Por que o Filamento ABS é Essencial para seus Projetos de Impressão 3D Bomba Submersa para ARLA 32: Eficiência e Sustentabilidade Fast Music: GR6 criou o conceito e já negociou R$ 220 mi com ele Micropigmentação Capilar, a História da técnica no Brasil. Por que ônibus é um transporte sustentável? Aumento da produção e resultados da colheita do milho impulsionam economia agrícola O Que Sai Mais Caro Em Uma Obra Como detectar a infestação de caruncho em casa 2° dia de Imersão RH Masterclass acontecerá na próxima segunda-feira (20) Mêntore Bank Promove Jantar Exclusivo Para Empresários Com Show De Samuel Rosa Em São Paulo Acordo de Bitributação entre Brasil e Canadá: O Que Você Precisa Saber Como a integração do transporte melhora a mobilidade urbana Acordos para Evitar a Dupla Tributação Viajar de ônibus vale a pena? História da Cornélio Autopeças: como surgiu e seu crescimento ao longo dos anos
O texto acima "O Futuro das Câmaras Municipais: da Governança à Esperança" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais