Notícias Ônibus x carros: entenda como o transporte coletivo é a melhor escolha

Ônibus x carros: entenda como o transporte coletivo é a melhor escolha

Andar de carro ou utilizar o transporte coletivo? Qual a melhor opção?

Essa, sem dúvida, é uma pergunta que com certeza, muitas pessoas já se fizeram em algum momento.

E a verdade é que ambos têm suas vantagens e desvantagens. É importante avaliar cuidadosamente esses aspectos para fazer a escolha mais adequada que não atenda apenas às próprias necessidades, mas também contribua para o bem-estar da sociedade e do meio ambiente.

Como a mobilidade de transportes públicos diminui a dependência de carros

Para saber qual é a melhor escolha para o transporte do dia a dia, é preciso conhecer as vantagens e desvantagens de cada opção.

Os carros, por exemplo, proporcionam conforto e privacidade; flexibilidade de horários e rotas; e praticidade. No entanto, eles são responsáveis por uma parcela significativa da poluição do ar e das emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para as mudanças climáticas e problemas de saúde; contribuem para os congestionamentos e possuem custos elevados: combustível, manutenção, seguro e impostos.

Por outro lado, com os ônibus você gasta bem menos do que andando de carro. Além disso, os ônibus são uma opção mais sustentável, uma vez que transporta várias pessoas ao mesmo tempo, reduzindo as emissões de poluentes por passageiro e diminuindo o impacto ambiental.

Como opção acessível para pessoas de diferentes condições socioeconômicas, o que amplia o acesso à mobilidade, o transporte coletivo também contribui para a redução do número de carros nas ruas, aliviando o tráfego e reduzindo os congestionamentos.

Qual seria então a maneira de usar o espaço urbano de forma mais inteligente?

Para confirmar que os ônibus ainda são a melhor forma de transporte para a mobilidade urbana, uma simulação usando como cenário o trânsito de São Paulo, comprovou que um ônibus transporta 48 pessoas, podendo chegar a 70 de uma só vez, ocupando 50m². Para transportar as mesmas 48 pessoas, com a média paulistana de 1,2 passageiros por viagem, seriam necessários 40 carros, que ocupariam 840m².

Portanto, o uso de ônibus como meio de transporte beneficia não apenas o trânsito nas cidades, o torna mais fluido e eficiente, e ainda impacta de forma significativa no meio ambiente, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e a busca por cidades mais sustentáveis.

De fato, o uso excessivo de carros particulares é uma das principais causas da poluição do ar nas cidades. A queima de combustíveis fósseis emite gases poluentes como dióxido de carbono (CO2) e óxidos de nitrogênio (NOx), que são prejudiciais à qualidade do ar e ao meio ambiente.

Ao optar pelo transporte coletivo, que transporta várias pessoas em um único veículo, é possível reduzir de forma significativa as emissões de poluentes por passageiro, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar.

O diretor da Viação UTIL, Jacob Barata Filho, lembra que em 2018, o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) divulgou o relatório sobre o cenário do aquecimento de 1.5° onde conclui que nos próximos 50 anos as cidades precisam se tornar neutras em carbono, já que são elas, as cidades, que respondem por cerca de 75% das emissões globais.

“Sozinhas, entretanto, as cidades não têm como responder a desafios cruciais em prazo tão curto. Há um chamado global para que ONGs, redes transnacionais e o setor privado sejam catalisadores de uma ação climática colaborativa”, observa o empresário, acrescentando que um exemplo da articulação entre as diferentes esferas de governo é a parceria firmada entre o governo federal da Colômbia e as cidades de Bogotá e Medellín, com base no cofinanciamento de sistemas de transporte, o que dá a dimensão do papel estratégico que o transporte público desempenha neste cenário.

“Sem a redução do uso do transporte individual, as metas não serão atingidas, sem o fomento ao transporte público e sem o envolvimento do setor privado o desafio se torna insuperável”, reforça Jacob Barata Filho.

Transporte público de qualidade é a chave para diminuição do uso de carros

Mas como estimular, na prática, a redução do uso de carros e, consequentemente, a utilização de ônibus?

A chave para isso é a oferta de transporte público de qualidade!

Ao garantir eficiência, rapidez, redução de custos, impacto ambiental positivo, acessibilidade universal e investimentos em infraestrutura, as cidades podem promover uma mudança positiva no comportamento dos cidadãos em relação à escolha do transporte.

O diretor da Viação ÚTIL, Jacob Barata Filho concorda e completa: “A lógica, portanto, é cristalina: é preciso investir em qualidade. Estudos e pesquisas realizados periodicamente indicam que a percepção do passageiro sobre a qualidade do sistema está associada prioritariamente à eficiência dos serviços, que é percebida nos deslocamentos diários como rapidez e confiabilidade”.

Jacob Barata Filho ainda pondera que o conforto e as inovações tecnológicas refletem a percepção do cliente sobre a qualidade ofertada. “O passageiro deseja que a tecnologia seja incorporada facilitando o planejamento das viagens através de aplicativos, por exemplo, e incorporando veículos modernos, menos poluentes como os ônibus elétricos ou híbridos.

Além de contribuir para a melhoria do trânsito e a sustentabilidade urbana, um transporte público de qualidade tem o papel importante de fortalecer alternativas limpas e democráticas, com benefícios à saúde, ao clima, meio ambiente e à economia, confirmando-se uma alternativa mais inteligente e responsável para todos.

Mais Visitados Dia da Escola: a importância e o papel da escola na nossa formação , Safra de milho 2022/2023: Bahia espera aumento de 11% , Páscoa 2023: dicas e ideias para vender mais nesta data! , Dicas para usar o transporte público no Rio de Janeiro , Tendências futurísticas para o transporte público

Veja outras matérias

Beto Monteiro Visita Evento Automec Em São Paulo E Acompanha Lançamento Do Catálogo Dni Linha Automotiva 2025/2026. Inspirados Por Teatro, Estudantes De Jundiaí (Sp) Criam Soluções Ambientais E Vencem Maratona De Inovação LUTADORES NO CENTRO DA CIDADE Locação Por Temporada Em Condomínios: Decisões Do Stj E Novas Regras Municipais Reforçam Limites E Ampliam O Debate Jurídico American Doge Avança Para A Segunda Fase Da Pré Venda E Já Conta Com Dois Mini Games Exclusivos! Procon/MS Adota Tecnologia VoIP e Moderniza Atendimento ao Consumidor Por que utilizar Condicionador em Barra? 4 Estratégias de Marketing Digital para Empreendedoras. A Evolução Das Vendas B2B: Transformações No Perfil Do Vendedor E A Importância Da Qualificação Contínua Grupo S.V. Lab. de teatro faz pré-estreia e reflete sobre o tempo, o cotidiano, os sonhos e o que acontece quando viramos ontem. Fortaleza Recebe Imersão Inspirada No Jeito Disney E Promete Transformar O Atendimento No Ceará. Gotham Knights é um grande sucesso na HBO Max Drop Lança Mini Quadriciclo Elétrico Infantil Inédito No Brasil Com Foco Na Sustentabilidade Educação E Direitos Humanos Em Foco: Ibegesp Lança Curso Sobre Prevenção Ao Assédio E À Violência Contra A Mulher Durante A Cop30 Projeto Ferro Verde Vai Gerar Mais De 55 Mil Empregos Na Bahia Ifood Em Queda Estratégias Vencedoras: TOP 10 Livros Essenciais para Dominar a Arte das Vendas Speech Analytics: O que é e como aplicar no omnichannel e PABX Virtual VoIP VI Conferência sobre Diversidade e Inclusão de Fornecedores na América Latina e Caribe Promovida pela WEConnect International Expansão do transporte público poderia reduzir em 40% as emissões de carbono Segurança no transporte público: como a tecnologia tem ajudado a proteger motoristas e passageiros Tax Return No Reino Unido: Como Um Contador Brasileiro Pode Ajudar Segurança no transporte: como a tecnologia tem ajudado a proteger motoristas e passageiros Entenda as melhorias que o BRT trouxe para o transporte público
O texto acima "Ônibus x carros: entenda como o transporte coletivo é a melhor escolha" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais