Educação Os desafios do combate ao bullying e à violência na escola

Os desafios do combate ao bullying e à violência na escola

No Brasil, o dia de combate ao bullying é celebrado em 7 de abril, conforme a Lei n.º 13.277/2016. Essa data visa conscientizar a população sobre a importância de prevenir e combater a violência escolar, promovendo a cultura da paz, do respeito e da tolerância.

Na data, o governo e iniciativas privadas propõem diversas campanhas em escolas, empresas e comunidades, para sensibilizar as pessoas sobre o impacto na vida das vítimas.

Além disso, também ajuda a mobilizar a sociedade para tomar medidas efetivas de prevenção e combate a essa forma de violência.

O que é bullying?

Bullying é uma forma de agressão intencional, repetida e persistente, que pode ser física, verbal ou psicológica. Essa agressão é feita por uma pessoa ou grupo para intimidar, humilhar ou causar dor a outra pessoa vista como vulnerável ou diferente.

O termo "bullying" surgiu na década de 1970, na Noruega e na Suécia, para se referir a comportamentos agressivos entre crianças e adolescentes.

No entanto, se popularizou, tornando-se a identificação oficial para descrever o fenômeno de agressão e intimidação sistemática entre pares.

Atualmente, é um problema global que afeta pessoas de todas as idades e em diversos contextos sociais, como escolas, ambientes de trabalho e até mesmo comunidades online.

Bullying no Brasil

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 40% dos estudantes adolescentes já sofreram com a prática de “bullying”, provocação ou intimidação.

Além disso, a violência escolar afeta, principalmente, o sexo feminino. Entre 2009 e 2019, a porcentagem cresceu de 28,8% para 45,1%. Enquanto isso, o número entre estudantes do sexo masculino subiu de 32% para 35,4% no mesmo período.

No Brasil, o IBGE aponta que o bullying está mais presente no ensino privado, com 41,5%. Na escola pública, a parcela de alunos que relatam enfrentar esse tipo de acontecimento é de 39,9%.

Como combater o bullying e a violência nas escolas?

Para saber como combater o bullying, é fundamental existir uma união entre escolas e governo. Dessa forma, será possível criar uma conscientização sobre a violência escolar, entendendo a gravidade do problema.

É importante divulgar informações sobre o tema e falar abertamente sobre o assunto, para que todos entendam o que é o bullying e como ele afeta a vida das vítimas.

Além disso, deve-se promover o diálogo e autoconhecimento, para gerar empatia e permitir que crianças e jovens saibam como se relacionar.

“O trabalho das competências socioemocionais nas escolas é fundamental para a formação do aluno, pois o ajuda a gerenciar emoções, a administrar situações, a respeitar as diferenças e ser responsável por suas atitudes”, destaca Claudia Vieira Levinsohn em matéria sobre competências socioemocionais.

Ainda, vale a pena estar atento para os sinais. Mudanças de comportamento, isolamento, tristeza e medo podem ser sinais de que a pessoa está passando por essa situação. Caso identifique algum caso de bullying, é importante denunciar ou buscar ajuda para a vítima.

Combater o bullying é fundamental para promover ambientes saudáveis e confiáveis para todos. Isso é especialmente importante na escola, local onde alunos se desenvolvem social e individualmente.

Mais Visitados Dia Mundial da Água: dicas e ações sustentáveis para o uso da água , Como o transporte coletivo contribui para a redução de congestionamentos , BRT está na lista dos projetos mais influentes do mundo , Segurança no transporte: como a tecnologia tem ajudado a proteger motoristas e passageiros , Dia nacional de combate ao colesterol: A importância da alimentação para o desempenho escolar das crianças

Veja outras matérias

Marketing De Experiência: Como Marcas Transformam Campanhas Em Memórias E Comunidades Parafuso Estrutural Astm A325: Tudo O Que Você Precisa Saber Mês do cinema - Confira grandes nomes da TV e cinema nacional que já se aposentaram ou faleceram Teste Revela Seu Verdadeiro Temperamento Em Minutos — E Surpreende Pela Precisão Fita UP Celebra Crescimento Exponencial e Diversificação de Produtos Desembaraço aduaneiro na prática, entenda como funciona. Santa Helena De Goiás (Go) Recebe Evento Cultural ‘Arte De Inovar’ Com Teatro E Oficinas Gratuitas São Bernardo do Campo recebe projeto cultural itinerante gratuito com teatro e educação no trânsito Contribuição do agronegócio em comunidades locais Music House chega para fortalecer a música urbana Lançamento de (RE)ESCREVENDO MINHA HISTÓRIA com Sueli Benvenuto na Livraria Martins Fontes Paulista: Uma Experiência Única! Grande Prêmio Da Governança João Morales: Uma Gestão Marcada Por Eficiência, Modernização E Respeito Investimentos Chineses No Brasil Crescem 33% Em 2023, Impulsionados Por Energia Verde E Veículos Elétricos Confira quais são as cidades brasileiras onde dirigir é pior Como Economizar na Compra de Materiais de Construção Marketing De Experiência: A Estratégia Que Transforma Campanhas Em Memórias Seiva Capilar: Combata a Queda de Cabelo e Restaure a Vitalidade dos Seus Fios com um Poderoso Suplemento em Cápsulas Csi Tech Inova Com Atendimento Automatizado Por Ia Baseada Em Gpt Brasil é o destino preferido de turistas estrangeiros em busca de cirurgias estéticas Curso de Ufólogo: Já está disponível o curso para formação de novos ufólogos, ministrado pelo Ufólogo Laílson Santos Cinemóvel Solar Leva Cinema Ao Ar Livre Para Comunidades Do Paraná Como Financiar Uma Casa Em Atibaia: Passo A Passo Nashai Abre Rodada De Investimento Series A E Recebe Aporte De Gestora Global
O texto acima "Os desafios do combate ao bullying e à violência na escola" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais