Educação Os desafios do combate ao bullying e à violência na escola

Os desafios do combate ao bullying e à violência na escola

No Brasil, o dia de combate ao bullying é celebrado em 7 de abril, conforme a Lei n.º 13.277/2016. Essa data visa conscientizar a população sobre a importância de prevenir e combater a violência escolar, promovendo a cultura da paz, do respeito e da tolerância.

Na data, o governo e iniciativas privadas propõem diversas campanhas em escolas, empresas e comunidades, para sensibilizar as pessoas sobre o impacto na vida das vítimas.

Além disso, também ajuda a mobilizar a sociedade para tomar medidas efetivas de prevenção e combate a essa forma de violência.

O que é bullying?

Bullying é uma forma de agressão intencional, repetida e persistente, que pode ser física, verbal ou psicológica. Essa agressão é feita por uma pessoa ou grupo para intimidar, humilhar ou causar dor a outra pessoa vista como vulnerável ou diferente.

O termo "bullying" surgiu na década de 1970, na Noruega e na Suécia, para se referir a comportamentos agressivos entre crianças e adolescentes.

No entanto, se popularizou, tornando-se a identificação oficial para descrever o fenômeno de agressão e intimidação sistemática entre pares.

Atualmente, é um problema global que afeta pessoas de todas as idades e em diversos contextos sociais, como escolas, ambientes de trabalho e até mesmo comunidades online.

Bullying no Brasil

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 40% dos estudantes adolescentes já sofreram com a prática de “bullying”, provocação ou intimidação.

Além disso, a violência escolar afeta, principalmente, o sexo feminino. Entre 2009 e 2019, a porcentagem cresceu de 28,8% para 45,1%. Enquanto isso, o número entre estudantes do sexo masculino subiu de 32% para 35,4% no mesmo período.

No Brasil, o IBGE aponta que o bullying está mais presente no ensino privado, com 41,5%. Na escola pública, a parcela de alunos que relatam enfrentar esse tipo de acontecimento é de 39,9%.

Como combater o bullying e a violência nas escolas?

Para saber como combater o bullying, é fundamental existir uma união entre escolas e governo. Dessa forma, será possível criar uma conscientização sobre a violência escolar, entendendo a gravidade do problema.

É importante divulgar informações sobre o tema e falar abertamente sobre o assunto, para que todos entendam o que é o bullying e como ele afeta a vida das vítimas.

Além disso, deve-se promover o diálogo e autoconhecimento, para gerar empatia e permitir que crianças e jovens saibam como se relacionar.

“O trabalho das competências socioemocionais nas escolas é fundamental para a formação do aluno, pois o ajuda a gerenciar emoções, a administrar situações, a respeitar as diferenças e ser responsável por suas atitudes”, destaca Claudia Vieira Levinsohn em matéria sobre competências socioemocionais.

Ainda, vale a pena estar atento para os sinais. Mudanças de comportamento, isolamento, tristeza e medo podem ser sinais de que a pessoa está passando por essa situação. Caso identifique algum caso de bullying, é importante denunciar ou buscar ajuda para a vítima.

Combater o bullying é fundamental para promover ambientes saudáveis e confiáveis para todos. Isso é especialmente importante na escola, local onde alunos se desenvolvem social e individualmente.

Mais Visitados Dia do Consumidor: data é considerada a Black Friday do primeiro semestre , Conservação do solo: práticas que mantém a produtividade e protegem o meio ambiente , Como a abordagem integrada melhora a acessibilidade e a qualidade do transporte público , Dia do Cinema Brasileiro: relevância e crescimento da indústria no Brasil , Saiba como as novas tecnologias e inovações são essenciais para melhorar o transporte público

Veja outras matérias

Rebranding Estratégico: Techsocial Se Transforma Em Nashai E Acelera Expansão Internacional. Onde Comprar Material De Construção No Espírito Santo 15 Dicas Essenciais Para Estruturar Um E Commerce De Sucesso No Instagram Imersão Em Inglês Uma Forma Rápida De Avançar No Idioma Se uma empresa de telecom não for inovadora, ela será atropelada Atelex Telecom: Redefinindo o Atendimento ao Cliente no Setor de Telecomunicações 4 Estratégias de Marketing Digital para Empreendedoras. Como A Assessoria Legislativa De Cidades Pequenas Está Mudando Santa Helena De Goiás (Go) Recebe Evento Cultural ‘Arte De Inovar’ Com Teatro E Oficinas Gratuitas Banco Huzhou E Nayuta Capital Firmam Parceria Estratégica Para Fortalecer Operações Financeiras No Brasil Acordos para Evitar a Dupla Tributação André Guilherme É O Novo Coordenador Técnico Do Independente A Crescente Participação dos Técnicos Industriais em Licitações Governamentais Milionárias Quem É O Portal Melhor Oferta? Dia Mundial do Meio Ambiente: agronegócio e sustentabilidade ambiental Edunext Entrar Fintechs São Confiáveis? Entenda Por Que Sua Instituição De Ensino Não Precisa Se Preocupar HebeX, a Health Tech brasileira que pretende encontrar a fonte da juventude A Personal Shopper Conheça a opção “Agendar agora” no Google Maps Arv Investimentos Imobiliários + Michelle Wundervald O Impacto do She+Tech Week 2023 na Promoção do Empreendedorismo Feminino na América Latina Valinhos (Sp) Se Destaca Com Projetos Inovadores Na Maratona De Inovação ‘Arte De Inovar’ Snappy: A Nova Plataforma Revolucionária De Conteúdo Para Criadores Digitais Outubro Rosa: A Realidade Por Trás Das Dores Uma Reflexão Sobre A Gratidão Na Luta Contra O Câncer De Mama, Guiada Por Flávia Da Veiga, Especialista Em Ciência Da Felicidade
O texto acima "Os desafios do combate ao bullying e à violência na escola" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais