Uruguai Marca Presença Na Wtm 2025 Com Novas Estratégias De Turismo E Expansão De Mercado
O Uruguai se prepara para participar da WTM Latin America 2025, um dos maiores eventos de turismo da região. O Diretor Nacional de Turismo, Cristian Pos, estará presente para destacar da nova gestão turística e a aposta em uma oferta diversificada, com foco em experiências sustentáveis e de qualidade, alinhadas às tendências do setor. "Somos um destino que combina natureza, cultura, segurança e qualidade de vida. Queremos atrair turistas que busquem produtos de alto valor agregado, como enoturismo, turismo rural, cultural e gastronômico", afirmou o diretor.
Com um estande de 60 m², 11 coexpositores e uma comitiva composta por Mariella Volpe e Paula Alves, ambas da área de marketing, o Uruguai busca consolidar sua posição como um destino competitivo no cenário internacional. O evento reúne mais de 6.000 empresas de 40 países, além de 30.000 visitantes e 7.000 agentes de viagens, oferecendo uma plataforma estratégica para promover novos negócios e ampliar conexões no setor.
O Uruguai prorrogou a isenção do IVA (Imposto sobre Valor Agregado) para turistas, abrangendo serviços essenciais como hospedagem, gastronomia e aluguel de carros.
A medida tem se mostrado um atrativo para viajantes que buscam uma experiência de turismo mais econômica e acessível, e pode ser uma excelente oportunidade para promover o destino entre os seus clientes.
Estratégias e investimentos para atração de turistas
A abordagem do Ministério de Turismo para atrair turistas internacionais envolve diversificação da oferta, promoção digital segmentada e manter a conectividade aérea. O governo também foca na qualidade dos serviços, visando proporcionar uma experiência acolhedora e memorável para os visitantes. "Queremos que os turistas se apaixonem pelo país e voltem, seja para investir, viver ou continuar explorando nossa cultura e paisagens", disse Cristian Pos. O turismo representa cerca de 6% do PIB do Uruguai, e o país está criando novos fundos para apoiar micro, pequenas e médias empresas do setor, além de manter incentivos fiscais para visitantes.
Em 2024, o Uruguai recebeu 468.027 turistas brasileiros, que se destacaram pelo gasto médio de 593,2 dólares por pessoa, com um gasto diário de 115,4 dólares. Nosso foco é investir em um turismo sustentável e de qualidade. “Nosso objetivo é que o turismo gere empregos e melhore a qualidade de vida dos uruguaios, comprometido com a sustentabilidade ambiental e o respeito pela diversidade e a inclusão, hoje e no futuro”,destaca o diretor.
Foco no mercado brasileiro e suas tendências
A participação do Uruguai na WTM de 2025 se concentrará no mercado brasileiro, especialmente na região Sudeste, com ênfase em São Paulo, um dos maiores emissores de turistas. O país também busca expandir sua presença em mercados como Europa e Estados Unidos e continuar estreitando laços com países da região, como Argentina, Chile, Paraguay, Peru e Colômbia.
As tendências incluem ecoturismo, turismo de natureza, enoturismo, e turismo cultural e gastronômico. Além disso, há um crescente mercado de turismo "plateado" (+60) e cruzeiros.
A transformação digital também é prioridade, com investimentos em soluções baseadas em inteligência artificial para otimizar a gestão e personalizar as experiências dos turistas. O governo uruguaio, em parceria com instituições de ensino e organizações privadas, está impulsionando a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias.
“O Uruguai também mantém uma cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), focada no Turismo 4.0, a partir da que esperamos desenvolver inovações em nossa oferta”.
O diretor também expôs como exemplo de referência o trabalho feito neste sentido pelo destino Montevidéu . “A capital do Uruguai avançou na planificação turística inteligente com o seu Plano Departamental de Turismo (PDT) H2035, um modelo para a região que foca em governança colaborativa, plataforma inteligente de destino e acessibilidade integral (física, comunicacional, social e econômica), aspectos nos quais se trabalhará a nível nacional”.
Promoção do turismo regional e metas para o futuro
A integração regional é vista como crucial para impulsionar o turismo no Uruguai, com o Mercosul facilitando o fluxo de turistas e permitindo viagens que abrangem múltiplos países, beneficiando toda a região. O foco está em continuar desenvolvendo iniciativas regionais como a Rota Jesuítica e projetos relacionados ao patrimônio da UNESCO, além de fortalecer acordos bilaterais com vizinhos para facilitar o trânsito e criar produtos turísticos conjuntos, com a colaboração ativa do setor privado e a participação em eventos como a WTM sendo essenciais para avançar nessas conversas.
Sobre o Uruguai
A diversidade de atrativos naturais, culturais e históricos é vasta. Destinos icônicos como Montevidéu, com suas praias urbanas e rica vida cultural, Punta del Este, sinônimo de sofisticação e exclusividade, e Colônia do Sacramento, Patrimônio Mundial da Unesco, são alguns exemplos
O ecoturismo também se destaca com áreas de conservação natural como a Quebrada de los Cuervos, Laguna Garzón e Laguna de Rocha, oferecendo cenários incríveis para observação de aves e vida silvestre. As termas de Salto e Paysandú também são outros destinos interessantes pela diversidade de propostas de turismo de entretenimento e bem-estar.
O Uruguai convida a uma experiência de vida tranquila e segura, onde o respeito e a hospitalidade são pilares do cotidiano. A cultura uruguaia, manifesta-se em tradições simples e autênticas: compartilhar um mate ou vinho entre amigos, dançar tango ou candombe, e saborear pratos típicos como o chivito. O futebol e o carnaval despertam paixões, são alguns exemplos da profunda conexão dos uruguaios com a cultura brasileira.
A gastronomia, célebre pelo tradicional churrasco (assado) e vinhos de qualidade, nos últimos anos, foi profundamente influenciada pela revalorização das tradições, pela incorporação de produtos locais, pela profissionalização de chefs e pela chegada de novos imigrantes. Isto reflete na diversidade de propostas, na quantidade de mercados gastronômicos e no hábito de comer fora de casa.
O Uruguai também se destaca como um destino atrativo para os amantes das compras, oferecendo uma experiência diversificada, desde produtos autênticos e artesanais até marcas internacionais com ótimas ofertas, especialmente em cidades fronteiriças. Além disso, a política de isenção de impostos (Tax Free) permite que os turistas aproveitem ainda mais suas compras.
Veja outras matérias
Como Escolher um Banco
Estudantes De Mogi Guaçu Aprendem Sobre Mobilidade Urbana Em Estreia De ‘Ir E Vir: Cidadão Vigilante’
Nordestino Destaque
oMassoni Lança Hino do Valorant e Convoca a Comunidade para a Batalha!
10 dicas de como elaborar um Currículo de Jovem Aprendiz em 2024
Tv Tambaú Sbt E Zedia Firmam Parceria Para Oferta De Mídia Programática Na Tv Aberta
Intelectus Ai: Plataforma De Infoprodutos Na Web3 Revoluciona O Mercado E Esgota Tokens Na Primeira Fase Da Pré Venda
Ressignificar Quântico: chancelado pelo MEC
Dia de combate ao estresse: desafios para um aprendizado saudável
10 Ideias de Marketing para Salões de Beleza
Como a integração do transporte melhora a mobilidade urbana
Thiago Behke lançará app de repasses com inteligência Artificial
Uruguai Marca Presença Na Wtm 2025 Com Novas Estratégias De Turismo E Expansão De Mercado
FS Logistics Marca Presença na Intermodal 2024, o Maior Evento de Logística da América Latina
Explique.com.br revoluciona o conhecimento com a tecnologia GPT-4
Pizza Low Carb: 7 motivos para provar
Daniel Marx: O Destaque Nordestino na Literatura e no Cinema
A Evolução Tecnológica Nas Sessões Plenárias Com Apoio Do Interlegis
Produção Da Sigma Lithium Deve Superar Expectativas Em 2025
Gás natural: solução para descarbonização da eletricidade e da indústria
Academia Delfim, tradição do Boxe Cubano no Rio de Janeiro.
Gás natural: solução barata e limpa para o Brasil
Explorando as Maravilhas da Impressão 3D com a 3DProcer
Romero Britto Retorna Ao Brasil A Convite Do Empresário Marcelo Camargo Para Evento Exclusivo
Divulge