Economia BRT x VLT: qual a diferença entre esses meios de transporte?

BRT x VLT: qual a diferença entre esses meios de transporte?

A utilização de transporte coletivo é comum, principalmente em grandes centros urbanos por todo o mundo, e aqui, no Brasil, não é diferente. Cada pessoa já deve ter utilizado pelo menos uma vez algum. E por isso um tema que está em alta e é recorrente, aqui no país, é o de mobilidade urbana, que pode ser definida como a capacidade de deslocamento em meio urbano, mas vai além, atualmente, fala-se de produtividade, segurança e até mesmo qualidade de vida.

Em razão da solução e de aperfeiçoamento para o transporte de passageiros e planejamento de transporte público, o país elegeu como solução para melhoria da mobilidade urbana os meios de transporte coletivo BRT E VLT. Você já ouviu falar de algum deles ou até mesmo utiliza no seu cotidiano. Se não, vamos entender melhor como funciona e como se aplica para qualidade de vida e evolução de políticas públicas de trânsito e meio ambiente.

O que é o transporte BRT?

“Bus Rapid Transit” (BRT) é o termo utilizado para sistemas de transporte urbano com ônibus, o qual é considerado uma melhoria na infraestrutura, nos veículos e nas medidas operacionais resultantes da qualidade de serviço. Também, costumeiramente conhecido, como um modelo que imita um “metrô” na superfície por seus carros de ônibus serem adaptados para uma capacidade maior de passageiros e por suas linhas operarem em faixas separadas da pista.

Como funciona o VLT?

O VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) é, como o nome já diz, uma composição ferroviária alternativa que atende a demanda de transporte entre o ônibus e o metrô subterrâneo, também é a base de energia elétrica.

Qual a diferença entre o BRT e o ônibus convencional?

Existem algumas diferenças entre o BRT e o modelo de ônibus convencional, a começar pela mais básica, o BRT possui estações de embarque e desembarque de passageiros devido a sua exclusividade de pista nas ruas e avenidas das cidades.

Além disso, podemos apresentar que o impacto no ambiente que o BRT causa é mínimo em relação aos outros meios de transporte, em comparativo com os ônibus convencionais há redução na emissão de poluentes na atmosfera, e em relação ao ambiente urbano, por ser feito em cima de uma via e ser uma faixa menor para a passagem de um ônibus, a transformação do ambiente urbano e a desapropriação seria mínima.

Com relação à capacidade de transporte de passageiros segundo alguns dados a quantidade de passageiros pode ser de aproximadamente uns 270, o que representado em 1 hora em relação ao número de carros disponíveis pode representar cerca de 45 mil passageiros. Mas isso é uma estimativa, e deve-se considerar a quantidade de paradas, o volume de deslocamento nas cidades.

Os custos são outra diferença entre o ônibus convencional e o BRT. O valor investido para implementação do ônibus convencional tem custo mais baixo. Mas quando falamos de custo para o passageiro, o BRT tem um custo-benefício melhor, já que dependendo da necessidade de deslocamento e distância, o BRT tem o benefício da baldeação entre as estações sem a necessidade de pagar uma nova passagem para a troca de veículo.

Prefeitura do Rio de Janeiro investe no BRT

A prefeitura do Rio está investindo em mais modelos de ônibus tipo BRT para a cidade, cerca de 300 ônibus que serão fornecidos pelo grupo de Jacob Barata Filho, que também administra as principais empresas de ônibus que operam no Rio de Janeiro.

O investimento faz parte de um planejamento da prefeitura que visa tentar melhorar as condições de deslocamento e mobilidade urbana para os cariocas que utilizam o sistema de BRT diariamente.

Mais Visitados Projeto social de Jiu-Jitsu “Do Tatame para a Vida” quer ampliar atendimento , Dicas para usar o transporte público no Rio de Janeiro , Tendências de presentes para dar no dia dos pais , Dia nacional dos profissionais de educação: reconhecimento e desafios na valorização dos educadores , Saiba como a sustentabilidade está presente nos BRTs

Veja outras matérias

Onde Comprar Material De Construção Em Santa Catarina Imposto de Renda para Não Residentes: Aluguel de Imóvel no Brasil Por que a MKTPRESS é a escolha mais econômica e vantajosa em comparação com a Dino Notícias "Maicon Cristian Ritto, Especialista Em Inteligência, Parte Deixando Um Legado" Residência Fiscal Americana: Acordos de Reciprocidade Rio Bonito Investe em Biossegurança para Proteger a Saúde da População: Ações de Biodescontaminação se Destacam Caravana de Natal levou teatro para mais de mil pessoas nas cidades de Ibitiara e Jacobina Dia Dos Namorados Calor Aumenta O Número De Praticantes De Caminhada; Fisioterapeuta Dá Dicas Inauguração da Primeira Concessionária de Veículos Elétricos Watts em Vicente Pires - DF Mercado de GNL doméstico necessita de demanda firme MKTPRESS: A nova solução em distribuição de noticias e backlink SEO para impulsionar o posicionamento de empresas online Descubra como acabar com as moscas domésticas em áreas rurais Ator Coreano Sung Hoon Anuncia Encontro com Fãs no Brasil O poeta da mitologia: conheça OLYMPUZ Ciência em Marte: desvendando o mistério das geadas escondidas em Marte Aumento da produção e resultados da colheita do milho impulsionam economia agrícola Projeto social de Jiu-Jitsu “Do Tatame para a Vida” quer ampliar atendimento Pizza Low Carb: 7 motivos para provar Atelex Telecom: Redefinindo o Atendimento ao Cliente no Setor de Telecomunicações Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada será realizado em São José dos Campos com apoio do Governo do Estado de São Paulo Imersão Em Inglês Uma Forma Rápida De Avançar No Idioma Recuperação de Dados Amor à Vida: Novela de sucesso pode ser a próxima aposta do Vale a Pena Ver de Novo
O texto acima "BRT x VLT: qual a diferença entre esses meios de transporte?" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais