Economia BRT x VLT: qual a diferença entre esses meios de transporte?

BRT x VLT: qual a diferença entre esses meios de transporte?

A utilização de transporte coletivo é comum, principalmente em grandes centros urbanos por todo o mundo, e aqui, no Brasil, não é diferente. Cada pessoa já deve ter utilizado pelo menos uma vez algum. E por isso um tema que está em alta e é recorrente, aqui no país, é o de mobilidade urbana, que pode ser definida como a capacidade de deslocamento em meio urbano, mas vai além, atualmente, fala-se de produtividade, segurança e até mesmo qualidade de vida.

Em razão da solução e de aperfeiçoamento para o transporte de passageiros e planejamento de transporte público, o país elegeu como solução para melhoria da mobilidade urbana os meios de transporte coletivo BRT E VLT. Você já ouviu falar de algum deles ou até mesmo utiliza no seu cotidiano. Se não, vamos entender melhor como funciona e como se aplica para qualidade de vida e evolução de políticas públicas de trânsito e meio ambiente.

O que é o transporte BRT?

“Bus Rapid Transit” (BRT) é o termo utilizado para sistemas de transporte urbano com ônibus, o qual é considerado uma melhoria na infraestrutura, nos veículos e nas medidas operacionais resultantes da qualidade de serviço. Também, costumeiramente conhecido, como um modelo que imita um “metrô” na superfície por seus carros de ônibus serem adaptados para uma capacidade maior de passageiros e por suas linhas operarem em faixas separadas da pista.

Como funciona o VLT?

O VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) é, como o nome já diz, uma composição ferroviária alternativa que atende a demanda de transporte entre o ônibus e o metrô subterrâneo, também é a base de energia elétrica.

Qual a diferença entre o BRT e o ônibus convencional?

Existem algumas diferenças entre o BRT e o modelo de ônibus convencional, a começar pela mais básica, o BRT possui estações de embarque e desembarque de passageiros devido a sua exclusividade de pista nas ruas e avenidas das cidades.

Além disso, podemos apresentar que o impacto no ambiente que o BRT causa é mínimo em relação aos outros meios de transporte, em comparativo com os ônibus convencionais há redução na emissão de poluentes na atmosfera, e em relação ao ambiente urbano, por ser feito em cima de uma via e ser uma faixa menor para a passagem de um ônibus, a transformação do ambiente urbano e a desapropriação seria mínima.

Com relação à capacidade de transporte de passageiros segundo alguns dados a quantidade de passageiros pode ser de aproximadamente uns 270, o que representado em 1 hora em relação ao número de carros disponíveis pode representar cerca de 45 mil passageiros. Mas isso é uma estimativa, e deve-se considerar a quantidade de paradas, o volume de deslocamento nas cidades.

Os custos são outra diferença entre o ônibus convencional e o BRT. O valor investido para implementação do ônibus convencional tem custo mais baixo. Mas quando falamos de custo para o passageiro, o BRT tem um custo-benefício melhor, já que dependendo da necessidade de deslocamento e distância, o BRT tem o benefício da baldeação entre as estações sem a necessidade de pagar uma nova passagem para a troca de veículo.

Prefeitura do Rio de Janeiro investe no BRT

A prefeitura do Rio está investindo em mais modelos de ônibus tipo BRT para a cidade, cerca de 300 ônibus que serão fornecidos pelo grupo de Jacob Barata Filho, que também administra as principais empresas de ônibus que operam no Rio de Janeiro.

O investimento faz parte de um planejamento da prefeitura que visa tentar melhorar as condições de deslocamento e mobilidade urbana para os cariocas que utilizam o sistema de BRT diariamente.

Mais Visitados VLT x BRT: entenda a diferença! , Tendências e desafios do transporte público , 3 benefícios que o sistema BRT promove ao redor do mundo , Colinas Shopping é destaque na retomada do setor de shoppings pós-pandemia , Saiba mais sobre a importância do tacógrafo de um ônibus

Veja outras matérias

Sueli Benvenuto Apresenta Edição Ampliada de Seu Livro pela Literare Books International Ferramentas Essenciais para Construção: Guia Completo para Profissionais e Amadores Máquina de café espresso illycaffè iperespresso Bomba Submersa para ARLA 32: Eficiência e Sustentabilidade A Maisvoip tem crescimento exponencial e se consolida como a maior empresa de discador e multi tecnologia no canal do correspondente bancário Giorgio Armani lança novos perfumes My Way Tecnologia Mineira Promete Revolucionar A Secagem E Torra Do Café No Brasil Jogue sem oscilações e concorra a uma chave do Diablo IV com a parceria Exitlag, E-prepag e Atimopay! Como Promover sua Empresa no Digital Sem Pagar Anúncios: A Importância dos Mecanismos de Busca Vasco da Gama lança sua linha oficial de Vinhos Conheça o Beatmaker TL no Beat Estes são os participantes do Big Brother Brasil mais ricos nas redes sociais Confira quais são as cidades brasileiras onde dirigir é pior Nashai Abre Rodada De Investimento Series A E Recebe Aporte De Gestora Global Soluções Estratégicas para Navegar a Logística do Ano Novo Chinês Cantor Michael Oliveira lança a canção JESUS que tem sido sucesso nas plataformas digitais Lar Sírio Pró Infância Promove 2ª Exposição De Carros Clássicos No Dia 5 De Abril Genera Apoia Exposição "Racionais Mc's O Quinto Elemento"No Museu Das Favelas Estratégias para Criar Depoimentos que Impulsionam a Conversão Inteligência Artificial Em Vendas: Onde Estão Os Limites Éticos Na Simulação De Interações Humanas? 2° dia de Imersão RH Masterclass acontecerá na próxima segunda-feira (20) Novo Guia de Cafés Especiais Promete Revolucionar a Experiência dos Amantes de Café no Brasil Por que vale a pena usar o transporte público no Brasil? Veja as principais razões! Lançamento Do Livro “Gestão Pública No Século Xxi” Reúne Especialistas Em Brasília
O texto acima "BRT x VLT: qual a diferença entre esses meios de transporte?" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais