Economia BRT x VLT: qual a diferença entre esses meios de transporte?

BRT x VLT: qual a diferença entre esses meios de transporte?

A utilização de transporte coletivo é comum, principalmente em grandes centros urbanos por todo o mundo, e aqui, no Brasil, não é diferente. Cada pessoa já deve ter utilizado pelo menos uma vez algum. E por isso um tema que está em alta e é recorrente, aqui no país, é o de mobilidade urbana, que pode ser definida como a capacidade de deslocamento em meio urbano, mas vai além, atualmente, fala-se de produtividade, segurança e até mesmo qualidade de vida.

Em razão da solução e de aperfeiçoamento para o transporte de passageiros e planejamento de transporte público, o país elegeu como solução para melhoria da mobilidade urbana os meios de transporte coletivo BRT E VLT. Você já ouviu falar de algum deles ou até mesmo utiliza no seu cotidiano. Se não, vamos entender melhor como funciona e como se aplica para qualidade de vida e evolução de políticas públicas de trânsito e meio ambiente.

O que é o transporte BRT?

“Bus Rapid Transit” (BRT) é o termo utilizado para sistemas de transporte urbano com ônibus, o qual é considerado uma melhoria na infraestrutura, nos veículos e nas medidas operacionais resultantes da qualidade de serviço. Também, costumeiramente conhecido, como um modelo que imita um “metrô” na superfície por seus carros de ônibus serem adaptados para uma capacidade maior de passageiros e por suas linhas operarem em faixas separadas da pista.

Como funciona o VLT?

O VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) é, como o nome já diz, uma composição ferroviária alternativa que atende a demanda de transporte entre o ônibus e o metrô subterrâneo, também é a base de energia elétrica.

Qual a diferença entre o BRT e o ônibus convencional?

Existem algumas diferenças entre o BRT e o modelo de ônibus convencional, a começar pela mais básica, o BRT possui estações de embarque e desembarque de passageiros devido a sua exclusividade de pista nas ruas e avenidas das cidades.

Além disso, podemos apresentar que o impacto no ambiente que o BRT causa é mínimo em relação aos outros meios de transporte, em comparativo com os ônibus convencionais há redução na emissão de poluentes na atmosfera, e em relação ao ambiente urbano, por ser feito em cima de uma via e ser uma faixa menor para a passagem de um ônibus, a transformação do ambiente urbano e a desapropriação seria mínima.

Com relação à capacidade de transporte de passageiros segundo alguns dados a quantidade de passageiros pode ser de aproximadamente uns 270, o que representado em 1 hora em relação ao número de carros disponíveis pode representar cerca de 45 mil passageiros. Mas isso é uma estimativa, e deve-se considerar a quantidade de paradas, o volume de deslocamento nas cidades.

Os custos são outra diferença entre o ônibus convencional e o BRT. O valor investido para implementação do ônibus convencional tem custo mais baixo. Mas quando falamos de custo para o passageiro, o BRT tem um custo-benefício melhor, já que dependendo da necessidade de deslocamento e distância, o BRT tem o benefício da baldeação entre as estações sem a necessidade de pagar uma nova passagem para a troca de veículo.

Prefeitura do Rio de Janeiro investe no BRT

A prefeitura do Rio está investindo em mais modelos de ônibus tipo BRT para a cidade, cerca de 300 ônibus que serão fornecidos pelo grupo de Jacob Barata Filho, que também administra as principais empresas de ônibus que operam no Rio de Janeiro.

O investimento faz parte de um planejamento da prefeitura que visa tentar melhorar as condições de deslocamento e mobilidade urbana para os cariocas que utilizam o sistema de BRT diariamente.

Mais Visitados Mercado de GNL doméstico necessita de demanda firme , Dia Internacional do Milho: cereal é estratégico para o agronegócio , Tendências de presentes para dar no dia dos pais , Busologia: Entenda mais sobre o estudo da mobilidade urbana , Tendências atuais no comércio e marketing: como se adaptar ao novo cenário

Veja outras matérias

4Beachgym: A Primeira Academia Pé Na Areia Do Brasil Revoluciona O Conceito De Treinamento Físico Investimentos Chineses No Brasil Crescem 33% Em 2023, Impulsionados Por Energia Verde E Veículos Elétricos MktPress fecha parceria com Google News e aumenta visibilidade de marcas ONG Casa Maria: Abrigo, Auxílio e União na Jornada Contra o Câncer Iluminando com estilo: Tramontina apresenta Lâmpadas Filamento LED 10 cuidados essenciais antes de contratar um serviço de proteção veicular China Adota Tarifa Zero Para Produtos De Países Menos Desenvolvidos Em Meio À Disputa Comercial Com Os Eua Os principais benefícios do Whey Protein Pioneirismo da Atelex: Operadoras na Rota da Transformação Digital, diz Barrionovo História da Cornélio Autopeças: como surgiu e seu crescimento ao longo dos anos Mobilidade urbana: confira 5 tendências do setor Do Manual ao Automático: O Impacto da Maisvoip na Prospecção Empresarial Elogiou Lança Integração Com Loja Tray FS Logistics se consolida como um dos aliados do agente de carga no Brasil Ator Bárbaro Xavier Emplaca Em 5 Produções E Publicidades Em 2024 Startup busca conectar consumidores a cafeterias e torrefações 21 De Setembro: Dia Mundial Da Doença De Alzheimer Biomarcadores Sanguíneos Inauguram Nova Era No Diagnóstico Do Alzheimer Usf Pro 2000 – Nick Monteiro Conclui Rodada Dupla Em Mid Ohio, Leva Um P6 E Soma Mais 21 Pontos. Dia da Escola: a importância e o papel da escola na nossa formação Depoimentos Sobre A Importância Do Engitec Para As Câmaras Municipais Brasileiras Dono Do Maior Número De Vitórias Em Interlagos, Beto Monteiro Fica Com A Quinta Posição No Grid De Largada Como a integração do transporte melhora a mobilidade urbana Agencia do Banco – Dicas e sugestões com transações bancarias e outras dúvidas com relação a bancos A Caipirinha é eleita o coquetel mais popular da América Latina
O texto acima "BRT x VLT: qual a diferença entre esses meios de transporte?" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais