
BRT x VLT: qual a diferença entre esses meios de transporte?
A utilização de transporte coletivo é comum, principalmente em grandes centros urbanos por todo o mundo, e aqui, no Brasil, não é diferente. Cada pessoa já deve ter utilizado pelo menos uma vez algum. E por isso um tema que está em alta e é recorrente, aqui no país, é o de mobilidade urbana, que pode ser definida como a capacidade de deslocamento em meio urbano, mas vai além, atualmente, fala-se de produtividade, segurança e até mesmo qualidade de vida.
Em razão da solução e de aperfeiçoamento para o transporte de passageiros e planejamento de transporte público, o país elegeu como solução para melhoria da mobilidade urbana os meios de transporte coletivo BRT E VLT. Você já ouviu falar de algum deles ou até mesmo utiliza no seu cotidiano. Se não, vamos entender melhor como funciona e como se aplica para qualidade de vida e evolução de políticas públicas de trânsito e meio ambiente.
O que é o transporte BRT?
“Bus Rapid Transit” (BRT) é o termo utilizado para sistemas de transporte urbano com ônibus, o qual é considerado uma melhoria na infraestrutura, nos veículos e nas medidas operacionais resultantes da qualidade de serviço. Também, costumeiramente conhecido, como um modelo que imita um “metrô” na superfície por seus carros de ônibus serem adaptados para uma capacidade maior de passageiros e por suas linhas operarem em faixas separadas da pista.
Como funciona o VLT?
O VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) é, como o nome já diz, uma composição ferroviária alternativa que atende a demanda de transporte entre o ônibus e o metrô subterrâneo, também é a base de energia elétrica.
Qual a diferença entre o BRT e o ônibus convencional?
Existem algumas diferenças entre o BRT e o modelo de ônibus convencional, a começar pela mais básica, o BRT possui estações de embarque e desembarque de passageiros devido a sua exclusividade de pista nas ruas e avenidas das cidades.
Além disso, podemos apresentar que o impacto no ambiente que o BRT causa é mínimo em relação aos outros meios de transporte, em comparativo com os ônibus convencionais há redução na emissão de poluentes na atmosfera, e em relação ao ambiente urbano, por ser feito em cima de uma via e ser uma faixa menor para a passagem de um ônibus, a transformação do ambiente urbano e a desapropriação seria mínima.
Com relação à capacidade de transporte de passageiros segundo alguns dados a quantidade de passageiros pode ser de aproximadamente uns 270, o que representado em 1 hora em relação ao número de carros disponíveis pode representar cerca de 45 mil passageiros. Mas isso é uma estimativa, e deve-se considerar a quantidade de paradas, o volume de deslocamento nas cidades.
Os custos são outra diferença entre o ônibus convencional e o BRT. O valor investido para implementação do ônibus convencional tem custo mais baixo. Mas quando falamos de custo para o passageiro, o BRT tem um custo-benefício melhor, já que dependendo da necessidade de deslocamento e distância, o BRT tem o benefício da baldeação entre as estações sem a necessidade de pagar uma nova passagem para a troca de veículo.
Prefeitura do Rio de Janeiro investe no BRT
A prefeitura do Rio está investindo em mais modelos de ônibus tipo BRT para a cidade, cerca de 300 ônibus que serão fornecidos pelo grupo de Jacob Barata Filho, que também administra as principais empresas de ônibus que operam no Rio de Janeiro.
O investimento faz parte de um planejamento da prefeitura que visa tentar melhorar as condições de deslocamento e mobilidade urbana para os cariocas que utilizam o sistema de BRT diariamente.
Mais Visitados Qualidade de vida no transporte público: como a mobilidade têm oferecido isso aos passageiros , Dia nacional de combate ao colesterol: A importância da alimentação para o desempenho escolar das crianças , Entenda o impacto social do transporte coletivo , Avanços e desafios do transporte público para PCDs , A importância do Agronegócio para as comunidades locais
Veja outras matérias
eXPay Brasil Facilita Pagamentos PIX para Pequenas Empresas: Uma Solução Acessível e Eficiente
3 benefícios que o sistema BRT promove ao redor do mundo
Silvio Antônio Corrêa Júnior, Um Matemático E Físico Autodidata Brasileiro, Alcançou Um Feito Histórico Que Está Repercutindo Na Comunidade Científica Mundial.
GR6 e Vivo unem estrelas do funk e rap em manifesto antirracista
Priscila Menucci, A Inesquecível Terezão Da 'Praça É Nossa', É Presença Confirmada Na 4ª Edição Do Entrenegócios
Descubra quais documentos são necessários para acionar a proteção veicular em caso de acidentes
Estude Música Melhor: metodologia acessível para todos
Polinutri anuncia a chegada de Cristiano Kraemer como Gerente Nacional de Vendas Avicultura
Mudanças No Mercado Financeiro De 2025
Transparência E Governança: O Papel Estratégico Do Síndico Profissional Na Gestão De Condomínios
Naican Escobar Diretor do Filme "É possivel sonhar" fala sobre o cinema independente no Brasil
ITCMD Estadual: Conheça as Alíquotas e Isenções em seu Estado
Peu Mendes Lança O Ep “The Best Of Me” E Transforma Sua Trajetória Musical Em Dois Temas Instrumentais Intensos
Circular Brain reestrutura marca para se aproximar do consumidor
Expansão do transporte público poderia reduzir em 40% as emissões de carbono
E-commerce nacional em ascensão: Como a lojadaesquina.net está desafiando o mercado de importados
Portaria Remota Pode Reduzir Em Até 70% Custos Para Condomínios
O Que É Home Equity?
Veronica Kalor da Paixão deu um show de interpretação na música Oi Erro.
Unipac implanta Sala DOJÔ para reforçar a segurança no ambiente de trabalho
Parceria entre Gilbarco Veeder-Root e TecSoft traz novidades para postos de combustíveis do Rio Grande do Norte
A Evolução Tecnológica Nas Sessões Plenárias Com Apoio Do Interlegis
UniBagozzi agora é Gran Faculdade e deve ser beneficiada com investimento de R$ 150 milhões em três anos
Torcida Do Botafogo Rumo A Buenos Aires: Mobilização Histórica Com 100 Ônibus Confirmados
Divulge