4 tendências e obstáculos do transporte público no país
Sabemos dos inúmeros problemas enfrentados pelas cidades do Brasil em relação a transporte público e mobilidade urbana. Porém, esse assunto deve ser sempre discutido visando melhorar a qualidade dos serviços prestados e os impactos que os transportes geram no meio ambiente e na sociedade.
Algumas tendências e recursos tecnológicos tem chegado e estão cada vez mais em alta, até porque, até a forma de nos locomovermos tem passado por transformações. Dentre essas tendencias, impossível não citar o BRT, que tem ganhado destaque e protagonismo nas cidades, por oferecer uma série de benefícios sustentáveis e econômicos.
Além dessa, outros recursos também estão chegando para ficar e, diante de um cenário com cada vez mais tecnologia, é preciso estar por dentro de todas as tendências e obstáculos do transporte publico no país. Confira!
1 - Investimento em BRT
Uma tendência em crescimento que tem sido aderido por cada vez mais cidades no país é o sistema de BRT. Esse modelo é composto por veículos maiores e faixas dedicadas apenas para ele nas ruas e avenidas. Além disso, o sistema de pagamentos é realizado fora dos ônibus, trazendo mais agilidade para os passageiros e funcionários do sistema.
A expansão rápida desse sistema não é atoa, pois os custos para implementação são considerados baixos quando comparado aos benefícios que o BRT traz para as cidades com sua rápida implementação e grande eficiência em prol do meio ambiente.
Quem tem ganhado destaque com esse assunto é a cidade do Rio de Janeiro, que está ampliando sua frota de BRTs até o final de 2023, com ônibus fornecidos pela Guanabara Diesel, empresa de Jacob Barata Filho.
2 - Inclusão de modais
A inclusão de modais de transporte também é uma forte tendência, principalmente nas grandes cidades. A utilização de transportes ferroviários em conjunto com transportes rodoviários, formando um sistema único de transporte público, traz grandes benefícios para o público que consegue fazer maiores percursos gastando menos tempo e dinheiro.
Para o deslocamento de cargas, devido a políticas públicas e facilidade de transportação, o meio rodoviário ainda é o mais utilizado. No entanto, a tendência é que novos modais sejam incluídos para esse fim, visando mais economia, segurança e facilidade logística.
3 - Transporte comum
Visando mais economia e segurança, o transporte coletivo comum também tem sido mais procurado pelos passageiros. Investimentos em tecnologia tem sido cada vez mais explorados visando melhorar o serviço prestado, trazendo mais flexibilidade para os passageiros, com implementação de métodos ágeis de pagamento e conectividade dentre os usuários.
Além disso, utilizar transportes coletivos faz bem para o meio ambiente, pois, com menos carros nas ruas, os impactos ambientais diminuem muito para a circulação de pessoas no dia a dia.
4 - Veículos elétricos e transporte autônomo
Um sistema inovador no universo dos transportes são os veículos elétricos e transportes autônomos. Os carros elétricos possuem uma forma de abastecimento que dispensa o uso de combustíveis fósseis. Já os transporte autônomos englobam diversos modelos que contam com a tecnologia e, muitos, ajudam ou até substituem o trabalho dos motoristas.
Essa modalidade desperta o interesse cada vez mais da população mais jovem e, apesar de muitos recursos nesse sentido já serem oferecidos hoje, ainda há muito o que explorar dentro dessa modalidade.
A mobilidade urbana auxilia diretamente na redução da poluição e no desenvolvimento sustentável de qualquer nação. Por conta disso, todas as tendências promissoras para trazer melhorias e bons impactos para o dia a dia das pessoas, devem ser considerados e estudados, trazendo novas possibilidades e melhorias contínuas para o setor.
Mais Visitados Dia da Mulher: a participação das mulheres no varejo , Por que vale a pena usar o transporte público no Brasil? Veja as principais razões! , Dia das Mães 2023: 8 dicas para vender mais em lojas físicas e digitais , Expansão do transporte público poderia reduzir em 40% as emissões de carbono , Dia nacional dos profissionais de educação: reconhecimento e desafios na valorização dos educadores
Veja outras matérias
Qual é a melhor operadora do Brasil?
Descubra como acabar com as moscas domésticas em áreas rurais
Endividamento atinge mais de 76% das famílias brasileiras, mostra estudo da CNC
Recuperação Judicial: Um Caminho Para A Recuperação Das Empresas
Colheita de algodão: crescimento e benefícios da safra no agronegócio nacional
5 estratégias para reduzir o congestionamento nas cidades
Dicas para elaborar estratégias de marketing para acelerar as vendas no dia dos pais
Michelle Soares Bosco Lança “Aventuras No Reino Interior”, Álbum Que Transforma Música Infantil Em Ferramenta De Autoconhecimento
Nova parceria: Elogiou + GreatPages
Oportunidades No Brasil Para Investidores Asiáticos Com A Elevação Do Rating Para Ba1 Pela Moody’s
4MI: A plataforma que está revolucionando como empreendedores contratam serviços criativos.
A Associação Que Revoluciona O Cuidado E O Acesso A Cannabis Medicinal No Brasil Desde 2018 Lança Livro
Como O Banheiro De Aspersão Ajuda Seu Rebanho
Mercado Global De Cartões Presente Deve Ultrapassar Us$ 2,2 Trilhões Até 2034 — E A Saúde Passa A Integrar A Jornada Do Consumo Com Foco Em Cuidado E Conveniência
Saiba como escolher um plano de saúde ideal para você
Primor patrocina pelo segundo ano o Espetáculo da Paixão de Cristo
Dia do Trabalho: as vitórias e os desafios do empreendedorismo feminino
Sigma Lithium Supera Meta De Produção De Lítio
Detetive Particular Milton Silveira: A Evolução Das Investigações Privadas No Brasil
Farmácia especializada em medicamentos especiais recorrente é lançada
Guia Completo: Como Escolher A Melhor Lingerie E Camisolas Para Gestantes E Pós Parto
Como a integração do transporte melhora a mobilidade urbana
Estudar com listas de questões: Benefícios e recursos gratuitos
Conheça o livro “Histórias que Ninguém Ouviu” da rádio CBN
Divulge