Economia 4 tendências e obstáculos do transporte público no país

4 tendências e obstáculos do transporte público no país

Sabemos dos inúmeros problemas enfrentados pelas cidades do Brasil em relação a transporte público e mobilidade urbana. Porém, esse assunto deve ser sempre discutido visando melhorar a qualidade dos serviços prestados e os impactos que os transportes geram no meio ambiente e na sociedade.

Algumas tendências e recursos tecnológicos tem chegado e estão cada vez mais em alta, até porque, até a forma de nos locomovermos tem passado por transformações. Dentre essas tendencias, impossível não citar o BRT, que tem ganhado destaque e protagonismo nas cidades, por oferecer uma série de benefícios sustentáveis e econômicos.

Além dessa, outros recursos também estão chegando para ficar e, diante de um cenário com cada vez mais tecnologia, é preciso estar por dentro de todas as tendências e obstáculos do transporte publico no país. Confira!

1 - Investimento em BRT

Uma tendência em crescimento que tem sido aderido por cada vez mais cidades no país é o sistema de BRT. Esse modelo é composto por veículos maiores e faixas dedicadas apenas para ele nas ruas e avenidas. Além disso, o sistema de pagamentos é realizado fora dos ônibus, trazendo mais agilidade para os passageiros e funcionários do sistema.

A expansão rápida desse sistema não é atoa, pois os custos para implementação são considerados baixos quando comparado aos benefícios que o BRT traz para as cidades com sua rápida implementação e grande eficiência em prol do meio ambiente.

Quem tem ganhado destaque com esse assunto é a cidade do Rio de Janeiro, que está ampliando sua frota de BRTs até o final de 2023, com ônibus fornecidos pela Guanabara Diesel, empresa de Jacob Barata Filho.

2 - Inclusão de modais

A inclusão de modais de transporte também é uma forte tendência, principalmente nas grandes cidades. A utilização de transportes ferroviários em conjunto com transportes rodoviários, formando um sistema único de transporte público, traz grandes benefícios para o público que consegue fazer maiores percursos gastando menos tempo e dinheiro.

Para o deslocamento de cargas, devido a políticas públicas e facilidade de transportação, o meio rodoviário ainda é o mais utilizado. No entanto, a tendência é que novos modais sejam incluídos para esse fim, visando mais economia, segurança e facilidade logística.

3 - Transporte comum

Visando mais economia e segurança, o transporte coletivo comum também tem sido mais procurado pelos passageiros. Investimentos em tecnologia tem sido cada vez mais explorados visando melhorar o serviço prestado, trazendo mais flexibilidade para os passageiros, com implementação de métodos ágeis de pagamento e conectividade dentre os usuários.

Além disso, utilizar transportes coletivos faz bem para o meio ambiente, pois, com menos carros nas ruas, os impactos ambientais diminuem muito para a circulação de pessoas no dia a dia.

4 - Veículos elétricos e transporte autônomo

Um sistema inovador no universo dos transportes são os veículos elétricos e transportes autônomos. Os carros elétricos possuem uma forma de abastecimento que dispensa o uso de combustíveis fósseis. Já os transporte autônomos englobam diversos modelos que contam com a tecnologia e, muitos, ajudam ou até substituem o trabalho dos motoristas.

Essa modalidade desperta o interesse cada vez mais da população mais jovem e, apesar de muitos recursos nesse sentido já serem oferecidos hoje, ainda há muito o que explorar dentro dessa modalidade.

A mobilidade urbana auxilia diretamente na redução da poluição e no desenvolvimento sustentável de qualquer nação. Por conta disso, todas as tendências promissoras para trazer melhorias e bons impactos para o dia a dia das pessoas, devem ser considerados e estudados, trazendo novas possibilidades e melhorias contínuas para o setor. 

Mais Visitados Dia Mundial da Saúde: a importância da data e seu propósito , Saiba o porquê ônibus é um transporte sustentável , Projeto de Jiu-Jitsu “Do Tatame para Vida” realiza troca de faixas , Qualidade de vida no transporte público: como a mobilidade têm oferecido isso aos passageiros , Dicas para usar o transporte público no Rio de Janeiro

Veja outras matérias

Leonardo Melo fala sobre o sucesso dos podcasts e vídeos curtos: ‘O futuro do Marketing Digital’ Guia Completo do Porcelanato: Versatilidade, Elegância e Praticidade em Sua Decoração Capacitação De Servidores Ganha Caráter Estratégico No Primeiro Semestre De 2026 Tapeçaria Alemão Inova com Sustentabilidade no Mercado de Couro Automotivo BRT está na lista dos projetos mais influentes do mundo Agendamento online para salão de beleza: como escolher o melhor? Costura Aí: Sua Destino Premium para Materiais de Costura A maior mobilização Legislativa Municipalista da América Latina Romero Britto Retorna Ao Brasil A Convite Do Empresário Marcelo Camargo Para Evento Exclusivo Recuperação Judicial: Um Caminho Para A Recuperação Das Empresas Dia do comerciante: saiba mais sobre a data que impulsionou o empreendedorismo no Brasil Dia da Escola: a importância e o papel da escola na nossa formação Cantor Michael Oliveira lança a canção JESUS que tem sido sucesso nas plataformas digitais Precisa De Materiais De Construção? Compare Lojas E Encontre O Melhor Custo Benefício! Novo Guia de Cafés Especiais Promete Revolucionar a Experiência dos Amantes de Café no Brasil Barbit, Finalista Do Corrida Das Blogueiras, Estreia Performance Em Atibaia No 3º Festival Mais Diversidade O Portal de Notícias, Entretenimento e Esporte de Uberlândia e Região Precisa andar sozinha à noite? Veja 7 dicas para se sentir mais segura Entenda como o turismo ecológico auxilia na preservação do meio ambiente Estrelas do Funk se unem a Vini Jr em música manifesto Metcon 9: O Tênis Definitivo para CrossFit 4 Fatos Que A Genética Conta Sobre Sua Pele Descubra como acabar com ratos e ratazanas Conheça o DJ Clauz do Piauí
O texto acima "4 tendências e obstáculos do transporte público no país" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais