4 tendências e obstáculos do transporte público no país
Sabemos dos inúmeros problemas enfrentados pelas cidades do Brasil em relação a transporte público e mobilidade urbana. Porém, esse assunto deve ser sempre discutido visando melhorar a qualidade dos serviços prestados e os impactos que os transportes geram no meio ambiente e na sociedade.
Algumas tendências e recursos tecnológicos tem chegado e estão cada vez mais em alta, até porque, até a forma de nos locomovermos tem passado por transformações. Dentre essas tendencias, impossível não citar o BRT, que tem ganhado destaque e protagonismo nas cidades, por oferecer uma série de benefícios sustentáveis e econômicos.
Além dessa, outros recursos também estão chegando para ficar e, diante de um cenário com cada vez mais tecnologia, é preciso estar por dentro de todas as tendências e obstáculos do transporte publico no país. Confira!
1 - Investimento em BRT
Uma tendência em crescimento que tem sido aderido por cada vez mais cidades no país é o sistema de BRT. Esse modelo é composto por veículos maiores e faixas dedicadas apenas para ele nas ruas e avenidas. Além disso, o sistema de pagamentos é realizado fora dos ônibus, trazendo mais agilidade para os passageiros e funcionários do sistema.
A expansão rápida desse sistema não é atoa, pois os custos para implementação são considerados baixos quando comparado aos benefícios que o BRT traz para as cidades com sua rápida implementação e grande eficiência em prol do meio ambiente.
Quem tem ganhado destaque com esse assunto é a cidade do Rio de Janeiro, que está ampliando sua frota de BRTs até o final de 2023, com ônibus fornecidos pela Guanabara Diesel, empresa de Jacob Barata Filho.
2 - Inclusão de modais
A inclusão de modais de transporte também é uma forte tendência, principalmente nas grandes cidades. A utilização de transportes ferroviários em conjunto com transportes rodoviários, formando um sistema único de transporte público, traz grandes benefícios para o público que consegue fazer maiores percursos gastando menos tempo e dinheiro.
Para o deslocamento de cargas, devido a políticas públicas e facilidade de transportação, o meio rodoviário ainda é o mais utilizado. No entanto, a tendência é que novos modais sejam incluídos para esse fim, visando mais economia, segurança e facilidade logística.
3 - Transporte comum
Visando mais economia e segurança, o transporte coletivo comum também tem sido mais procurado pelos passageiros. Investimentos em tecnologia tem sido cada vez mais explorados visando melhorar o serviço prestado, trazendo mais flexibilidade para os passageiros, com implementação de métodos ágeis de pagamento e conectividade dentre os usuários.
Além disso, utilizar transportes coletivos faz bem para o meio ambiente, pois, com menos carros nas ruas, os impactos ambientais diminuem muito para a circulação de pessoas no dia a dia.
4 - Veículos elétricos e transporte autônomo
Um sistema inovador no universo dos transportes são os veículos elétricos e transportes autônomos. Os carros elétricos possuem uma forma de abastecimento que dispensa o uso de combustíveis fósseis. Já os transporte autônomos englobam diversos modelos que contam com a tecnologia e, muitos, ajudam ou até substituem o trabalho dos motoristas.
Essa modalidade desperta o interesse cada vez mais da população mais jovem e, apesar de muitos recursos nesse sentido já serem oferecidos hoje, ainda há muito o que explorar dentro dessa modalidade.
A mobilidade urbana auxilia diretamente na redução da poluição e no desenvolvimento sustentável de qualquer nação. Por conta disso, todas as tendências promissoras para trazer melhorias e bons impactos para o dia a dia das pessoas, devem ser considerados e estudados, trazendo novas possibilidades e melhorias contínuas para o setor.
Mais Visitados Como a integração do transporte melhora a mobilidade urbana , Dicas para elaborar estratégias de marketing para acelerar as vendas no dia dos pais , Tendências de presentes para dar no dia dos pais , Colinas Shopping é destaque na retomada do setor de shoppings pós-pandemia , Como as boas práticas agrícolas e tecnologia estão impactando a safra do milho
Veja outras matérias
Lançamento Livro "Portal Das Letras – Aventura No Planeta Laranja" Acontece No Dia 26 De Março
Thiago Behlke do zero ao sucesso
O papel das universidades na formação dos profissionais artísticos
Terceirizar é solução de qualidade para gestão de unidades de saúde no Brasil
Cop 30 Acelera Agenda Esg E Redefine Critérios De Seleção De Fornecedores
Peça Teatral Inspira Jovens De Barra Velha A Resolver Problemas Ambientais Em Maratona De Inovação
O papel e benefícios dos shoppings para o comércio
Por que o transporte público é importante para a sustentabilidade urbana?
Ifood Em Queda
Stella Pure Gold, O Brinde De Ouro Do Festival De Cinema De Gramado
Giorgio Armani lança novos perfumes My Way
São Paulo Negócios Promoverá Debate Sobre O Mercado De Carbono E Gestão De Riscos No Agro
Como lidar com a presença de pragas em ambiente com animais de estimação?
Setembro amarelo: como a educação impacta na saúde mental
Liderando a Revolução da Impressão 3D na América Latina
Entenda a DCTF-Web: O Futuro da Fiscalização Tributária no Brasil
Imóveis de luxo em alta: Desvalorização do real torna o Brasil um paraíso para investidores internacionais
Jeferson Silva, Servidor Da Câmara De Ourilândia Do Norte (Pa), Se Destaca Como Liderança No Poder Legislativo
Safra de soja 2022/2023 deve ter recorde de produção
A pecuária é um motor econômico fundamental para o Brasil
Da Técnica ao Empreendedorismo: A Jornada Inspiradora de Gabriel Otoni
Assis E Mollerke Assessoria De Cobranças Auxilia Empresas Inadimplentes
O Manuscrito Perdido De Agatha Christie: Uma Descoberta Histórica
Como as boas práticas agrícolas e tecnologia estão impactando a safra do milho
Divulge