4 tendências e obstáculos do transporte público no país
Sabemos dos inúmeros problemas enfrentados pelas cidades do Brasil em relação a transporte público e mobilidade urbana. Porém, esse assunto deve ser sempre discutido visando melhorar a qualidade dos serviços prestados e os impactos que os transportes geram no meio ambiente e na sociedade.
Algumas tendências e recursos tecnológicos tem chegado e estão cada vez mais em alta, até porque, até a forma de nos locomovermos tem passado por transformações. Dentre essas tendencias, impossível não citar o BRT, que tem ganhado destaque e protagonismo nas cidades, por oferecer uma série de benefícios sustentáveis e econômicos.
Além dessa, outros recursos também estão chegando para ficar e, diante de um cenário com cada vez mais tecnologia, é preciso estar por dentro de todas as tendências e obstáculos do transporte publico no país. Confira!
1 - Investimento em BRT
Uma tendência em crescimento que tem sido aderido por cada vez mais cidades no país é o sistema de BRT. Esse modelo é composto por veículos maiores e faixas dedicadas apenas para ele nas ruas e avenidas. Além disso, o sistema de pagamentos é realizado fora dos ônibus, trazendo mais agilidade para os passageiros e funcionários do sistema.
A expansão rápida desse sistema não é atoa, pois os custos para implementação são considerados baixos quando comparado aos benefícios que o BRT traz para as cidades com sua rápida implementação e grande eficiência em prol do meio ambiente.
Quem tem ganhado destaque com esse assunto é a cidade do Rio de Janeiro, que está ampliando sua frota de BRTs até o final de 2023, com ônibus fornecidos pela Guanabara Diesel, empresa de Jacob Barata Filho.
2 - Inclusão de modais
A inclusão de modais de transporte também é uma forte tendência, principalmente nas grandes cidades. A utilização de transportes ferroviários em conjunto com transportes rodoviários, formando um sistema único de transporte público, traz grandes benefícios para o público que consegue fazer maiores percursos gastando menos tempo e dinheiro.
Para o deslocamento de cargas, devido a políticas públicas e facilidade de transportação, o meio rodoviário ainda é o mais utilizado. No entanto, a tendência é que novos modais sejam incluídos para esse fim, visando mais economia, segurança e facilidade logística.
3 - Transporte comum
Visando mais economia e segurança, o transporte coletivo comum também tem sido mais procurado pelos passageiros. Investimentos em tecnologia tem sido cada vez mais explorados visando melhorar o serviço prestado, trazendo mais flexibilidade para os passageiros, com implementação de métodos ágeis de pagamento e conectividade dentre os usuários.
Além disso, utilizar transportes coletivos faz bem para o meio ambiente, pois, com menos carros nas ruas, os impactos ambientais diminuem muito para a circulação de pessoas no dia a dia.
4 - Veículos elétricos e transporte autônomo
Um sistema inovador no universo dos transportes são os veículos elétricos e transportes autônomos. Os carros elétricos possuem uma forma de abastecimento que dispensa o uso de combustíveis fósseis. Já os transporte autônomos englobam diversos modelos que contam com a tecnologia e, muitos, ajudam ou até substituem o trabalho dos motoristas.
Essa modalidade desperta o interesse cada vez mais da população mais jovem e, apesar de muitos recursos nesse sentido já serem oferecidos hoje, ainda há muito o que explorar dentro dessa modalidade.
A mobilidade urbana auxilia diretamente na redução da poluição e no desenvolvimento sustentável de qualquer nação. Por conta disso, todas as tendências promissoras para trazer melhorias e bons impactos para o dia a dia das pessoas, devem ser considerados e estudados, trazendo novas possibilidades e melhorias contínuas para o setor.
Mais Visitados Dia do Consumidor: data é considerada a Black Friday do primeiro semestre , VLT x BRT: entenda a diferença! , Dia Nacional do Turismo: 4 destinos brasileiros para estar em contato com a natureza , Inclusão no transporte público: acessibilidade proporciona independência aos deficientes , Expansão do transporte público poderia reduzir em 40% as emissões de carbono
Veja outras matérias
Sucesso no forró: Clipe da Banda Kalor Da Paixão alcança 60 mil visualizações
Ultrassom Ginecológico: Exame De Rotina Pode Identificar Doenças Graves, Mesmo Sem Sintomas
Joias Femininas Que Nunca Saem De Moda
Tokenização NFTs de CPR Verde promete revolucionar mercado de ativos ambientais
Gabriel vocalista da LIAZ revela suas referências musicais
Uma pausa com illy
Design De Rótulos, 7 Segundos Decisivos Na Escolha Do Consumidor.
Como Funciona o Processo de Expatriação
Speech Analytics: O que é e como aplicar no omnichannel e PABX Virtual VoIP
Vulpefi: Redefinindo O Futuro Do Blockchain Com Inteligência Artificial Descentralizada (Defai)
A Valorização dos DJs no Piauí: DJ Clauz compartilha sua visão sobre o tema
Conheça os nomes mais populares para 2024
Por Que A Expertise Em Biossegurança Nb3 É A Chave Para A Próxima Geração De Pesquisas
Explorando as Capacidades dos Filamentos PLA e ABS da 3DProcer para Impressão 3D
Conheça o Weni Brain, a mais avançada camada de Inteligência Artificial conversacional
Más notícias para os fãs de Arcane: Segunda temporada não chega em 2023
Como despertar desejo no seu cliente
Vasco da Gama lança sua linha oficial de Vinhos
Os principais benefícios do Whey Protein
Entenda a importância do ônibus em grandes cidades
illycaffè
21 De Setembro: Dia Mundial Da Doença De Alzheimer Biomarcadores Sanguíneos Inauguram Nova Era No Diagnóstico Do Alzheimer
Tipos de alto-falantes ideais para instalação em carros
Entenda como um dos principais feriados Chineses influenciam o Comércio Exterior
Divulge