Economia 4 tendências e obstáculos do transporte público no país

4 tendências e obstáculos do transporte público no país

Sabemos dos inúmeros problemas enfrentados pelas cidades do Brasil em relação a transporte público e mobilidade urbana. Porém, esse assunto deve ser sempre discutido visando melhorar a qualidade dos serviços prestados e os impactos que os transportes geram no meio ambiente e na sociedade.

Algumas tendências e recursos tecnológicos tem chegado e estão cada vez mais em alta, até porque, até a forma de nos locomovermos tem passado por transformações. Dentre essas tendencias, impossível não citar o BRT, que tem ganhado destaque e protagonismo nas cidades, por oferecer uma série de benefícios sustentáveis e econômicos.

Além dessa, outros recursos também estão chegando para ficar e, diante de um cenário com cada vez mais tecnologia, é preciso estar por dentro de todas as tendências e obstáculos do transporte publico no país. Confira!

1 - Investimento em BRT

Uma tendência em crescimento que tem sido aderido por cada vez mais cidades no país é o sistema de BRT. Esse modelo é composto por veículos maiores e faixas dedicadas apenas para ele nas ruas e avenidas. Além disso, o sistema de pagamentos é realizado fora dos ônibus, trazendo mais agilidade para os passageiros e funcionários do sistema.

A expansão rápida desse sistema não é atoa, pois os custos para implementação são considerados baixos quando comparado aos benefícios que o BRT traz para as cidades com sua rápida implementação e grande eficiência em prol do meio ambiente.

Quem tem ganhado destaque com esse assunto é a cidade do Rio de Janeiro, que está ampliando sua frota de BRTs até o final de 2023, com ônibus fornecidos pela Guanabara Diesel, empresa de Jacob Barata Filho.

2 - Inclusão de modais

A inclusão de modais de transporte também é uma forte tendência, principalmente nas grandes cidades. A utilização de transportes ferroviários em conjunto com transportes rodoviários, formando um sistema único de transporte público, traz grandes benefícios para o público que consegue fazer maiores percursos gastando menos tempo e dinheiro.

Para o deslocamento de cargas, devido a políticas públicas e facilidade de transportação, o meio rodoviário ainda é o mais utilizado. No entanto, a tendência é que novos modais sejam incluídos para esse fim, visando mais economia, segurança e facilidade logística.

3 - Transporte comum

Visando mais economia e segurança, o transporte coletivo comum também tem sido mais procurado pelos passageiros. Investimentos em tecnologia tem sido cada vez mais explorados visando melhorar o serviço prestado, trazendo mais flexibilidade para os passageiros, com implementação de métodos ágeis de pagamento e conectividade dentre os usuários.

Além disso, utilizar transportes coletivos faz bem para o meio ambiente, pois, com menos carros nas ruas, os impactos ambientais diminuem muito para a circulação de pessoas no dia a dia.

4 - Veículos elétricos e transporte autônomo

Um sistema inovador no universo dos transportes são os veículos elétricos e transportes autônomos. Os carros elétricos possuem uma forma de abastecimento que dispensa o uso de combustíveis fósseis. Já os transporte autônomos englobam diversos modelos que contam com a tecnologia e, muitos, ajudam ou até substituem o trabalho dos motoristas.

Essa modalidade desperta o interesse cada vez mais da população mais jovem e, apesar de muitos recursos nesse sentido já serem oferecidos hoje, ainda há muito o que explorar dentro dessa modalidade.

A mobilidade urbana auxilia diretamente na redução da poluição e no desenvolvimento sustentável de qualquer nação. Por conta disso, todas as tendências promissoras para trazer melhorias e bons impactos para o dia a dia das pessoas, devem ser considerados e estudados, trazendo novas possibilidades e melhorias contínuas para o setor. 

Mais Visitados Projeto social de Jiu-Jitsu “Do Tatame para a Vida” quer ampliar atendimento , Dia do Jornalista: confira entrevistas de grandes nomes do jornalismo brasileiro , Como a abordagem integrada melhora a acessibilidade e a qualidade do transporte público , 5 estratégias para reduzir o congestionamento nas cidades , Avanços e desafios do transporte público para PCDs

Veja outras matérias

Viajar de ônibus vale a pena? Inteligência Artificial Em Vendas: Onde Estão Os Limites Éticos Na Simulação De Interações Humanas? 10 Ideias de Marketing para Salões de Beleza Hidrogênio é aposta para descarbonização da economia mundial Copa Truck Petrobras – Beto Monteiro Conclui As Atividades De Potenza Com Pódio Na Primeira Corrida Acordo de Bitributação entre Brasil e Espanha Como melhorar o transporte público em metrópoles Saiba como a sustentabilidade está presente nos BRTs Academia Delfim, tradição do Boxe Cubano no Rio de Janeiro. Estrelas do Funk se unem a Vini Jr em música manifesto Naican Escobar é um dos nomes que surge como destaque do cinema e da literatura da cena artística nacional e internacional Alterações No Código Civil Podem Transformar A Gestão De Condomínios No Brasil São Bernardo do Campo recebe projeto cultural itinerante gratuito com teatro e educação no trânsito Dia do cliente: Importância da relação com o consumidor Piska Auto Center | Oficina Mecânica em Barretos Valor Único no Varejo Farmacêutico: A Chave para Diferenciação e Sucesso Dia da Mulher: a participação das mulheres no varejo Gás natural pode reduzir 10% das emissões globais de CO² do setor de energia A jornada de Iza Paes, do sucesso nos anos 2000 à consolidação como artista solo na música brasileira Rondônia recebe, pela primeira vez, o Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos Produção de ônibus registra aumento no Brasil BRT: os principais benefícios dos ônibus para a mobilidade urbana Cinco Vantagens Da Prescrição Digital De Medicamentos O Impacto do She+Tech Week 2023 na Promoção do Empreendedorismo Feminino na América Latina
O texto acima "4 tendências e obstáculos do transporte público no país" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais