Brasil Transforma Indústria Global De Lítio
A estratégia da Sigma Lithium, empresa brasileira que integra operações de processamento e industrialização de óxido de lítio verde e rastreável, se baseia em crescimento sustentável, ampliação da capacidade industrial e custos operacionais baixos, garantindo assim sua competitividade global, combinando tecnologia, eficiência e responsabilidade social.
Na conferência internacional promovida pelo BNDES sobre a cadeia de valor de minerais estratégicos para a transição energética e descarbonização, Ana Cabral Gardner, CEO da Sigma Lithium, destacou a ascensão do Brasil como um dos protagonistas na produção global de lítio verde e rastreável. Segundo ela, o país tem se tornado um polo atrativo para investimentos devido à sua capacidade de unir inovação tecnológica, sustentabilidade e competitividade.
Ana Cabral Gardner contou que o grande diferencial da operação da Sigma está no processo industrial, onde o lítio ganha valor agregado por meio de tecnologia e processos sustentáveis. A empresa, que opera no Vale do Jequitinhonha, desenvolveu um modelo industrial baseado em automação, inteligência artificial e processos digitalizados. "Nossa planta de produção de óxido de lítio é a mais moderna do mundo", explicou.
A tecnologia utilizada permite otimizar o processamento, consolidando o Brasil como um dos países com menor custo operacional no setor. "Hoje, nosso custo 'all-in' é o segundo menor do mundo, perdendo apenas para operações na Austrália e no Chile, que possuem grande escala industrial."
Além do baixo custo, a CEO da Sigma Lithium avalia que um dos grandes diferenciais do projeto da empresa é o fato da operação ganhar escala com implantação da segunda planta greentech, com rastreabilidade e eficiência operacional, sempre respaldados por uma robusta lei trabalhista.
Prioridades da Operação: Segurança e Sustentabilidade
Ana Cabral ressaltou o compromisso da Sigma Lithium com a segurança no trabalho e a rastreabilidade dos processos. A empresa alcançou um histórico impressionante de zero acidentes em toda a sua operação, um feito raramente visto no setor. "Rastreabilidade é um direito humano. Significa garantir que nossos trabalhadores tenham condições seguras e dignas de trabalho. A companhia opera há mais de 555 dias com zero acidentes ", declarou.
A Companhia também tem impacto social significativo na região do Vale do Jequitinhonha, empregando 1.600 pessoas e gerando cerca de 13 mil empregos indiretos. "Nosso compromisso é com o desenvolvimento da comunidade. Impulsionamos microcrédito e investimos na capacitação da mão de obra local", disse.
Salto tecnológico
Durante sua fala, Ana Cabral destacou que a planta "greentech" da Sigma Lithium adota um sistema SCADA (Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados) que agora incorpora Inteligência Artificial.
“Essa tecnologia permite que o sistema aprenda com as detecções de anomalias na mineralogia, tornando-o cada vez mais eficiente. O SCADA inteligente passa a fazer recomendações digitais para a correção do curso do processo produtivo, digitalização de processos e digitalização do controle de frota. Integração de uma operação mineral e uma industrial”, detalhou.
Perspectivas Futuras
A Sigma Lithium segue em plena expansão, com planos de dobrar sua capacidade produtiva graças ao financiamento do BNDES pelo Fundo Clima. A empresa já está entre as dez maiores produtoras globais de lítio e tem previsão de subir para o quinto lugar nos próximos meses.
O avanço da indústria de baterias no mundo também reforça a posição do Brasil como um player estratégico na cadeia global de suprimentos de lítio. "A demanda por minerais críticos, como lítio, grafite e níquel, só tende a crescer. O Brasil tem uma oportunidade histórica de consolidar sua presença nesse mercado", concluiu Ana Cabral.
Reconhecimento internacional
Yusuke Hino, representante da Associação de Baterias para Cadeia de Suprimentos (BASC), disse durante a conferência que a entidade acompanha de perto o trabalho da Sigma Lithium, e que a companhia tem revolucionado a cadeia de lítio no mundo, com uma produção sustentável, projetando o Brasil como importante fornecedor de materiais e componentes industriais de alto valor e baixo carbono.
O avanço da indústria de baterias no mundo também reforça a posição do Brasil como um player estratégico na cadeia global de materiais de bateria. "A demanda por minerais críticos, como lítio, grafite e níquel, só tende a crescer. O Brasil tem uma oportunidade histórica de consolidar sua presença nesse mercado", concluiu Ana Cabral Gardner.
Sobre o evento
Organizada pelo BNDES, a conferência ‘Cadeias de Valor de Minerais Estratégicos para Transição Energética e Descarbonização’ reuniu autoridades do governo, entidades, indústrias e empresas nacionais e estrangeiras responsáveis por projetos de minerais estratégicos do Brasil.
Ana Cabral Gardner integrou o painel mediado por Henrique Vasquez, gerente da Finep, que também reuniu Fabiano José de Oliveira Costa, CEO da AMG; Marco Antônio Coelho de Berton, pesquisador-chefe do Instituto Senai Paraná; Paulo Castellari, diretor da Appian Capital/Graphcoa; e Silvia C. Alves da França, diretora-presidente do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem).
O painel debateu o desenvolvimento da cadeia de minerais estratégicos para projeção do Brasil como importante fornecedor de materiais e componentes industriais de alto valor e baixo carbono.
Mais Visitados LUZ, da Delta Energia, inicia oferta de energia solar , Sigma Lithium Espera Produzir 820 Mil Toneladas Em 2025/2026 , Opinião: A Descarbonização Da Indústria Do Aço É Uma Pauta Urgente Para O Planeta , Do Vanádio Ao Níquel: Ba Investe Em Pesquisa Para Alavancar Mineração Sustentável E Inclusiva , Gestão De Reputação: Proteja Seu Maior Patrimônio
Veja outras matérias
Tio Galera Lança Projeto "Jesus Is A Beatmaker" A Fusão Definitiva Entre Rock E Trap Em Versões Instrumentais
Startup busca conectar consumidores a cafeterias e torrefações
Como despertar desejo no seu cliente
Guia: Salário Mínimo e Custo de Vida em Portugal
Transformando Vidas, Promovendo Esperança: Zimbabue Token (Zim) Lança Iniciativa Para Apoiar Comunidades Carentes
Cardio: Antes ou Depois do Treino? Descubra o Melhor Momento para Maximizar seus Resultados
Kitnet Token: Oportunidade Real De Ganhos Com Imóveis E Rwas Na Blockchain
Nick Monteiro Concluí Etapa Canadense Do Usf Pro 2000 Dentro Do Top 10
Indaiatuba recebe a 43ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe
Estratégias Vencedoras: TOP 10 Livros Essenciais para Dominar a Arte das Vendas
Mudanças Na Nr‑01 Ampliam A Gestão De Riscos Psicossociais E Exigem Nova Postura Das Empresas
Rondônia recebe, pela primeira vez, o Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos
Projeto cultural itinerante leva teatro, diversão e educação para o trânsito até a criançada de Governador Valadares
Mudanças No Mercado Financeiro De 2025
Pablo Colombres Se Tornará 1º Sul Americano No Comite Executivo Da Asis International
Estudantes De Mogi Guaçu Aprendem Sobre Mobilidade Urbana Em Estreia De ‘Ir E Vir: Cidadão Vigilante’
Mindset De Crescimento: O Guia Prático Para Transformar Desafios Em Lucro
Portal Imobiliário Melhor Oferta Revoluciona Com Avaliação Por Ia
Estudantes De Pedro Afonso (To) Vencem Desafio Cultural E São Premiados Em Maratona De Inovação ‘Arte De Inovar’
Como Criar um Botão de Agendamento no Instagram e Facebook
Governança Corporativa E Esg: O Protagonismo Das Lideranças Na Construção De Instituições Mais Éticas E Eficientes
Escolha o shampoo em barra perfeito na Relax Cosméticos.
A Importância da Consultoria em TI para o Sucesso Empresarial na Era Digital
A Caipirinha é eleita o coquetel mais popular da América Latina
Divulge