Notícias Brasil Transforma Indústria Global De Lítio

Brasil Transforma Indústria Global De Lítio

A estratégia da Sigma Lithium, empresa brasileira que integra operações de processamento e industrialização de óxido de lítio verde e rastreável, se baseia em crescimento sustentável, ampliação da capacidade industrial e custos operacionais baixos, garantindo assim sua competitividade global, combinando tecnologia, eficiência e responsabilidade social.


Na conferência internacional promovida pelo BNDES sobre a cadeia de valor de minerais estratégicos para a transição energética e descarbonização, Ana Cabral Gardner, CEO da Sigma Lithium, destacou a ascensão do Brasil como um dos protagonistas na produção global de lítio verde e rastreável. Segundo ela, o país tem se tornado um polo atrativo para investimentos devido à sua capacidade de unir inovação tecnológica, sustentabilidade e competitividade.


Ana Cabral Gardner contou que o grande diferencial da operação da Sigma está no processo industrial, onde o lítio ganha valor agregado por meio de tecnologia e processos sustentáveis. A empresa, que opera no Vale do Jequitinhonha, desenvolveu um modelo industrial baseado em automação, inteligência artificial e processos digitalizados. "Nossa planta de produção de óxido de lítio é a mais moderna do mundo", explicou.


A tecnologia utilizada permite otimizar o processamento, consolidando o Brasil como um dos países com menor custo operacional no setor. "Hoje, nosso custo 'all-in' é o segundo menor do mundo, perdendo apenas para operações na Austrália e no Chile, que possuem grande escala industrial."


Além do baixo custo, a CEO da Sigma Lithium avalia que um dos grandes diferenciais do projeto da empresa é o fato da operação ganhar escala com implantação da segunda planta greentech, com rastreabilidade e eficiência operacional, sempre respaldados por uma robusta lei trabalhista.


Prioridades da Operação: Segurança e Sustentabilidade

Ana Cabral ressaltou o compromisso da Sigma Lithium com a segurança no trabalho e a rastreabilidade dos processos. A empresa alcançou um histórico impressionante de zero acidentes em toda a sua operação, um feito raramente visto no setor. "Rastreabilidade é um direito humano. Significa garantir que nossos trabalhadores tenham condições seguras e dignas de trabalho. A companhia opera há mais de 555 dias com zero acidentes ", declarou.


A Companhia também tem impacto social significativo na região do Vale do Jequitinhonha, empregando 1.600 pessoas e gerando cerca de 13 mil empregos indiretos. "Nosso compromisso é com o desenvolvimento da comunidade. Impulsionamos microcrédito e investimos na capacitação da mão de obra local", disse.


Salto tecnológico

Durante sua fala, Ana Cabral destacou que a planta "greentech" da Sigma Lithium adota um sistema SCADA (Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados) que agora incorpora Inteligência Artificial.


“Essa tecnologia permite que o sistema aprenda com as detecções de anomalias na mineralogia, tornando-o cada vez mais eficiente. O SCADA inteligente passa a fazer recomendações digitais para a correção do curso do processo produtivo, digitalização de processos e digitalização do controle de frota. Integração de uma operação mineral e uma industrial”, detalhou.


Perspectivas Futuras

A Sigma Lithium segue em plena expansão, com planos de dobrar sua capacidade produtiva graças ao financiamento do BNDES pelo Fundo Clima. A empresa já está entre as dez maiores produtoras globais de lítio e tem previsão de subir para o quinto lugar nos próximos meses.


O avanço da indústria de baterias no mundo também reforça a posição do Brasil como um player estratégico na cadeia global de suprimentos de lítio. "A demanda por minerais críticos, como lítio, grafite e níquel, só tende a crescer. O Brasil tem uma oportunidade histórica de consolidar sua presença nesse mercado", concluiu Ana Cabral.


Reconhecimento internacional

Yusuke Hino, representante da Associação de Baterias para Cadeia de Suprimentos (BASC), disse durante a conferência que a entidade acompanha de perto o trabalho da Sigma Lithium, e que a companhia tem revolucionado a cadeia de lítio no mundo, com uma produção sustentável, projetando o Brasil como importante fornecedor de materiais e componentes industriais de alto valor e baixo carbono.


O avanço da indústria de baterias no mundo também reforça a posição do Brasil como um player estratégico na cadeia global de materiais de bateria. "A demanda por minerais críticos, como lítio, grafite e níquel, só tende a crescer. O Brasil tem uma oportunidade histórica de consolidar sua presença nesse mercado", concluiu Ana Cabral Gardner


Sobre o evento

Organizada pelo BNDES, a conferência ‘Cadeias de Valor de Minerais Estratégicos para Transição Energética e Descarbonização’ reuniu autoridades do governo, entidades, indústrias e empresas nacionais e estrangeiras responsáveis por projetos de minerais estratégicos do Brasil.


Ana Cabral Gardner integrou o painel mediado por Henrique Vasquez, gerente da Finep, que também reuniu Fabiano José de Oliveira Costa, CEO da AMG; Marco Antônio Coelho de Berton, pesquisador-chefe do Instituto Senai Paraná; Paulo Castellari, diretor da Appian Capital/Graphcoa; e Silvia C. Alves da França, diretora-presidente do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem).


O painel debateu o desenvolvimento da cadeia de minerais estratégicos para projeção do Brasil como importante fornecedor de materiais e componentes industriais de alto valor e baixo carbono.



Mais Visitados Grupo Delta Energia Investe em Energias Renováveis , Como Monica Marchett a empresária do gado nelore apoia o esporte , GR6 e Vivo unem estrelas do funk e rap em manifesto antirracista , Rodrigo Gr6 Compartilha Seus Sonhos Para O Funk , Produção Da Sigma Lithium Deve Superar Expectativas Em 2025

Veja outras matérias

Precisa De Um Guincho Em Pelotas, Rs? Encontre No Portal Ache Guincho! Advogado lança curso para ajudar mulheres a conhecerem seus direitos e se protegerem de ciladas em relacionamentos Cec Brasil E Observatório Martinho Lutero Publicam O Relatório 2024 Saiba como a sustentabilidade está presente nos BRTs Más notícias para os fãs de Arcane: Segunda temporada não chega em 2023 Advisor Talks 2024: um novo evento digital para assessores de investimentos O papel das universidades na formação dos profissionais artísticos Trip In Viagens Abre Nova Unidade Em Alfenas Trazendo Inovação Ao Turismo Local Quanto ganha um Motion Designer no Brasil: salário médio e fatores que influenciam a remuneração A Importância de um Intermediador de Confiança na Compra e Venda de Canais do YouTube Entenda como o turismo ecológico auxilia na preservação do meio ambiente Asteriumland e Viva marcam presença em parceria no 2º Congresso de Inovação Escolar Bastidores Dos Brasileiros No Último Gp De F1 Com Felipe Drugovich, Diego Fernandes E Ítalo Ferreira ‘Não Tenham Medo De Tentar’, Diz Vencedor De Desafio Cultural Que Inspirou Jovens Catarinenses A Criarem Soluções Para O Planeta Quais são os benefícios do box para banheiro? Descubra A Facilidade de Softwares para Gerenciamento de Salão 3 Dicas Infalíveis Para Aumentar Suas Vendas Primor patrocina pelo segundo ano o Espetáculo da Paixão de Cristo Carnaval Na Bahia, Cidade Do Axé Concessionária de Veículos Elétricos da Marca Watts é Inaugurada com Sucesso em Vicente Pires - Brasilia - Distrito Federal PRONAGOV será lançado nesta sexta-feira (24) Mistérios dos Tênis de Corrida: Par Perfeito para seu Desempenho Dicas para reforço escolar no período de férias Nayuta Capital Facilita Novos Investimentos Chineses Em Setores Chave Do Brasil
O texto acima "Brasil Transforma Indústria Global De Lítio" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais