Brasil Transforma Indústria Global De Lítio
A estratégia da Sigma Lithium, empresa brasileira que integra operações de processamento e industrialização de óxido de lítio verde e rastreável, se baseia em crescimento sustentável, ampliação da capacidade industrial e custos operacionais baixos, garantindo assim sua competitividade global, combinando tecnologia, eficiência e responsabilidade social.
Na conferência internacional promovida pelo BNDES sobre a cadeia de valor de minerais estratégicos para a transição energética e descarbonização, Ana Cabral Gardner, CEO da Sigma Lithium, destacou a ascensão do Brasil como um dos protagonistas na produção global de lítio verde e rastreável. Segundo ela, o país tem se tornado um polo atrativo para investimentos devido à sua capacidade de unir inovação tecnológica, sustentabilidade e competitividade.
Ana Cabral Gardner contou que o grande diferencial da operação da Sigma está no processo industrial, onde o lítio ganha valor agregado por meio de tecnologia e processos sustentáveis. A empresa, que opera no Vale do Jequitinhonha, desenvolveu um modelo industrial baseado em automação, inteligência artificial e processos digitalizados. "Nossa planta de produção de óxido de lítio é a mais moderna do mundo", explicou.
A tecnologia utilizada permite otimizar o processamento, consolidando o Brasil como um dos países com menor custo operacional no setor. "Hoje, nosso custo 'all-in' é o segundo menor do mundo, perdendo apenas para operações na Austrália e no Chile, que possuem grande escala industrial."
Além do baixo custo, a CEO da Sigma Lithium avalia que um dos grandes diferenciais do projeto da empresa é o fato da operação ganhar escala com implantação da segunda planta greentech, com rastreabilidade e eficiência operacional, sempre respaldados por uma robusta lei trabalhista.
Prioridades da Operação: Segurança e Sustentabilidade
Ana Cabral ressaltou o compromisso da Sigma Lithium com a segurança no trabalho e a rastreabilidade dos processos. A empresa alcançou um histórico impressionante de zero acidentes em toda a sua operação, um feito raramente visto no setor. "Rastreabilidade é um direito humano. Significa garantir que nossos trabalhadores tenham condições seguras e dignas de trabalho. A companhia opera há mais de 555 dias com zero acidentes ", declarou.
A Companhia também tem impacto social significativo na região do Vale do Jequitinhonha, empregando 1.600 pessoas e gerando cerca de 13 mil empregos indiretos. "Nosso compromisso é com o desenvolvimento da comunidade. Impulsionamos microcrédito e investimos na capacitação da mão de obra local", disse.
Salto tecnológico
Durante sua fala, Ana Cabral destacou que a planta "greentech" da Sigma Lithium adota um sistema SCADA (Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados) que agora incorpora Inteligência Artificial.
“Essa tecnologia permite que o sistema aprenda com as detecções de anomalias na mineralogia, tornando-o cada vez mais eficiente. O SCADA inteligente passa a fazer recomendações digitais para a correção do curso do processo produtivo, digitalização de processos e digitalização do controle de frota. Integração de uma operação mineral e uma industrial”, detalhou.
Perspectivas Futuras
A Sigma Lithium segue em plena expansão, com planos de dobrar sua capacidade produtiva graças ao financiamento do BNDES pelo Fundo Clima. A empresa já está entre as dez maiores produtoras globais de lítio e tem previsão de subir para o quinto lugar nos próximos meses.
O avanço da indústria de baterias no mundo também reforça a posição do Brasil como um player estratégico na cadeia global de suprimentos de lítio. "A demanda por minerais críticos, como lítio, grafite e níquel, só tende a crescer. O Brasil tem uma oportunidade histórica de consolidar sua presença nesse mercado", concluiu Ana Cabral.
Reconhecimento internacional
Yusuke Hino, representante da Associação de Baterias para Cadeia de Suprimentos (BASC), disse durante a conferência que a entidade acompanha de perto o trabalho da Sigma Lithium, e que a companhia tem revolucionado a cadeia de lítio no mundo, com uma produção sustentável, projetando o Brasil como importante fornecedor de materiais e componentes industriais de alto valor e baixo carbono.
O avanço da indústria de baterias no mundo também reforça a posição do Brasil como um player estratégico na cadeia global de materiais de bateria. "A demanda por minerais críticos, como lítio, grafite e níquel, só tende a crescer. O Brasil tem uma oportunidade histórica de consolidar sua presença nesse mercado", concluiu Ana Cabral Gardner.
Sobre o evento
Organizada pelo BNDES, a conferência ‘Cadeias de Valor de Minerais Estratégicos para Transição Energética e Descarbonização’ reuniu autoridades do governo, entidades, indústrias e empresas nacionais e estrangeiras responsáveis por projetos de minerais estratégicos do Brasil.
Ana Cabral Gardner integrou o painel mediado por Henrique Vasquez, gerente da Finep, que também reuniu Fabiano José de Oliveira Costa, CEO da AMG; Marco Antônio Coelho de Berton, pesquisador-chefe do Instituto Senai Paraná; Paulo Castellari, diretor da Appian Capital/Graphcoa; e Silvia C. Alves da França, diretora-presidente do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem).
O painel debateu o desenvolvimento da cadeia de minerais estratégicos para projeção do Brasil como importante fornecedor de materiais e componentes industriais de alto valor e baixo carbono.
Mais Visitados Os benefícios para os consumidores do Mercado Livre de Energia do Brasil , Fast Music: GR6 criou o conceito e já negociou R$ 220 mi com ele , Produção Da Sigma Lithium Deve Superar Expectativas Em 2025 , Bahia Ganha Curso De Mineração 4.0 Com Padrão Internacional , Menopausa: Efeitos Da Falta De Estrogênio E Como Viver Com Saúde
Veja outras matérias
GP São Paulo encanta fãs com experiência no Heineken Village
Tecnologia Em Insumos Agrícolas Da Gulf Chega À Bahia Farm Show 2025
Meninas na imprensa e na ciência: irmãs e amiga fazem vídeos nas redes sociais e levam reportagens e ciência para crianças e adultos
Suplementação Gourmet: a combinação perfeita de nutrição e sabor
Universo Baterias: Sua Loja de Bateria de Referência no Pará
Nordestino Destaque
Explorando as Capacidades dos Filamentos PLA e ABS da 3DProcer para Impressão 3D
Gás natural: solução barata e limpa para o Brasil
Você conhece a SeuPosto.Com?
Por que a MKTPRESS é a escolha mais econômica e vantajosa em comparação com a Dino Notícias
Aprenda agora mesmo como criar um negócio de impacto social sustentável e lucrativo
Dia do Consumidor: data é considerada a Black Friday do primeiro semestre
Torneio De Beach Tennis Marca Inauguração De Uma Nova Unidade Da Franquia 4Beachgym E Mostra Força Da Marca Para Além Da Academia
Snappy: A Nova Plataforma Revolucionária De Conteúdo Para Criadores Digitais
O Que É Um Laboratório Nb4? Guia Completo Do Nível Máximo De Bio Contenção
Nem toda TV Box é ilegal: saiba como a Anatel descobre se ela é pirata
Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região
Conheça Dalvan Ferraz, nova promessa do sertanejo Sul Matogrossense
Artista Maringaense faz doação de 15 Obras autorais Indígenas ao Museu Héleton Borba Cortes, em Maringá - Pr.
Exposibram 2025: Vice Presidente Da Brazil Iron Destaca Potencial Da Bahia Para Mineração Sustentável
Guia Completo: Salário Mínimo e Custo de Vida na Alemanha
“Paris Toujours Paris” (Ou Uma Singela Lembrança Daquele 13 De Novembro De 2015)
Empresas Têm Até 31 De Janeiro Para Adesão Ou Regularização No Simples Nacional
Caravana da Governança passará por doze capitais em 2023
Divulge