Economia Conservação do solo: práticas que mantém a produtividade e protegem o meio ambiente

Conservação do solo: práticas que mantém a produtividade e protegem o meio ambiente

O Dia Nacional da Conservação do Solo é comemorado em 15 de abril, conforme a Lei Federal n. 7.876, de 1989, e tem como principal objetivo o aumento da conscientização quanto às degradações ambientais.

A data foi escolhida em homenagem a Hugh Hammond Bennett, tido como pai da preservação nos Estados Unidos. Ele também foi responsável por alertar quanto às práticas prejudiciais para o ambiente.

O dia nacional de conscientização também estimula discussões sobre boas práticas de cultivo e preservação do meio ambiente. -

A importância da conservação do solo para o meio ambiente

Segundo relatório da Food and Agriculture Organization of United States (FAO), lançado em 2022, em parceria com a equipe da Embrapa Solos, 33% dos solos em todo o mundo está em processo de degradação.

Isso inclui prejuízos como erosão, salinização, compactação, acidificação e contaminação.

Além disso, as terras estão captando menos carbono da atmosfera, de modo a interferir nas mudanças climáticas.

Ainda, são elementos que dificultam as práticas de agricultura e prejudicam a produção vegetal. Com a concentração de carbono na atmosfera, também acelera o efeito estufa.

Por esse motivo, é preciso avançar na adoção de práticas sustentáveis e conhecimento do solo para sua preservação.

Conheça algumas práticas importantes de conservação do solo

Para celebrar o Dia Nacional de Conservação do Solo, vale conhecer algumas práticas importantes para reduzir a degradação e potencializar a fertilidade do solo.

O plantio direto, a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e a fixação biológica de nitrogênio são tecnologias que, segundo aponta a Embrapa Solos, tornam a agricultura familiar ou o agronegócio sustentável.

Algumas empresas se destacam pelo uso de técnicas como o plantio direto, que consiste no baixo arado e no aproveitamento dos elementos naturais da superfície no momento de acomodar as sementes, como no caso do Agronegócio Estrondo

Devido à prática desse sistema, utilizado desde os anos 2000 pelo Agronegócio Estrondo, foi possível ampliar a produção de milhões de toneladas de soja, colocando o Oeste da Bahia como uma das regiões com maior aproveitamento para o plantio.

Sistema Santa Fé

Além do Plantio Direto, o Sistema Santa Fé é outra prática que combate ervas daninhas e colabora para maior conservação do solo.

Esse é mais um sistema de cultivo sustentável adotado pelo Agronegócio Estrondo. Trata-se do aproveitamento intensivo das áreas agrícolas, produzindo forrageiras, como a braquiária, na entressafra. Ou seja, o cultivo principal, como o milho, é intercalado com a produção de forragens aproveitadas para o plantio direto.

O resultado é a melhora do solo, redução de até 30% na necessidade de água para irrigação e diminuição da erosão.

Mais Visitados Dia Internacional da Mulher: presença feminina se destaca no agro  , A importância da inclusão escolar para pessoas com Síndrome de Down , BRT x VLT: qual a diferença entre esses meios de transporte? , Produção de ônibus registra aumento no Brasil , Inteligência artificial e educação: como a IA auxilia na aprendizagem

Veja outras matérias

A Queda Do Cold Call? Como A Geração Z Está Redefinindo O Contato Comercial Nas Empresas Brasileiros conquistadores: Um panorama dos craques que brilharam fora do Brasil em 2024 Volta Às Aulas: Lancheira Contribui Na Alimentação Infantil Saudável Nick Monteiro Concluí Etapa Canadense Do Usf Pro 2000 Dentro Do Top 10 Best-seller do Mês Conquista Leitores e Entra na Disputa pelo Prêmio Jabuti Um Novo Conceito Na Negociação Imobiliária Fortaleza Recebe Imersão Inspirada No Jeito Disney E Promete Transformar O Atendimento No Ceará. Spot Soluções Lança Versões Acessíveis De Livros Infantis Da Asteriumland Dia Nacional do Turismo: 4 destinos brasileiros para estar em contato com a natureza Sigma Lithium Supera Meta De Produção De Lítio No Terceiro Trimestre Lançamento De “Os Obstáculos Da Fé A Caipirinha é eleita o coquetel mais popular da América Latina De Nada Adianta Ter Carros Elétricos Se Aço Continua Poluindo’, Diz Vp Da Brazil Iron Novo Capítulo Da Cooperação Sino Brasileira: Do Comércio De Recursos À Integração Financeira Artista Maringaense faz doação de 15 Obras autorais Indígenas ao Museu Héleton Borba Cortes, em Maringá - Pr. Franquias para empreender na região Sudeste em 2024 Obras Em Condomínios: O Que Diz A Lei E Como Evitar Processos Por Abusos Ou Irregularidades Explorando as Maravilhas da Impressão 3D com a 3DProcer Nick Monteiro Estreia Na Indy Nxt Defendendo A Equipe Hmb Na Etapa De Portland Franquias para faturar R$100 mil ou mais por mês Oncoville Meeting Promove Integração Entre Especialidades No Tratamento Do Câncer De Mama E Tumores Ginecológicos Divulgação do Kitnet Token: Revolucionando o Mercado Imobiliário no RJ Naican Escobar, Diretor de Cinema e Escritor marca presença no tapete vermelho do festival de Cinema de Gramado Procurement Orchestration: Da Fragmentação À Inteligência Integrada Com O Sym Supply
O texto acima "Conservação do solo: práticas que mantém a produtividade e protegem o meio ambiente" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais