Economia Conservação do solo: práticas que mantém a produtividade e protegem o meio ambiente

Conservação do solo: práticas que mantém a produtividade e protegem o meio ambiente

O Dia Nacional da Conservação do Solo é comemorado em 15 de abril, conforme a Lei Federal n. 7.876, de 1989, e tem como principal objetivo o aumento da conscientização quanto às degradações ambientais.

A data foi escolhida em homenagem a Hugh Hammond Bennett, tido como pai da preservação nos Estados Unidos. Ele também foi responsável por alertar quanto às práticas prejudiciais para o ambiente.

O dia nacional de conscientização também estimula discussões sobre boas práticas de cultivo e preservação do meio ambiente. -

A importância da conservação do solo para o meio ambiente

Segundo relatório da Food and Agriculture Organization of United States (FAO), lançado em 2022, em parceria com a equipe da Embrapa Solos, 33% dos solos em todo o mundo está em processo de degradação.

Isso inclui prejuízos como erosão, salinização, compactação, acidificação e contaminação.

Além disso, as terras estão captando menos carbono da atmosfera, de modo a interferir nas mudanças climáticas.

Ainda, são elementos que dificultam as práticas de agricultura e prejudicam a produção vegetal. Com a concentração de carbono na atmosfera, também acelera o efeito estufa.

Por esse motivo, é preciso avançar na adoção de práticas sustentáveis e conhecimento do solo para sua preservação.

Conheça algumas práticas importantes de conservação do solo

Para celebrar o Dia Nacional de Conservação do Solo, vale conhecer algumas práticas importantes para reduzir a degradação e potencializar a fertilidade do solo.

O plantio direto, a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e a fixação biológica de nitrogênio são tecnologias que, segundo aponta a Embrapa Solos, tornam a agricultura familiar ou o agronegócio sustentável.

Algumas empresas se destacam pelo uso de técnicas como o plantio direto, que consiste no baixo arado e no aproveitamento dos elementos naturais da superfície no momento de acomodar as sementes, como no caso do Agronegócio Estrondo

Devido à prática desse sistema, utilizado desde os anos 2000 pelo Agronegócio Estrondo, foi possível ampliar a produção de milhões de toneladas de soja, colocando o Oeste da Bahia como uma das regiões com maior aproveitamento para o plantio.

Sistema Santa Fé

Além do Plantio Direto, o Sistema Santa Fé é outra prática que combate ervas daninhas e colabora para maior conservação do solo.

Esse é mais um sistema de cultivo sustentável adotado pelo Agronegócio Estrondo. Trata-se do aproveitamento intensivo das áreas agrícolas, produzindo forrageiras, como a braquiária, na entressafra. Ou seja, o cultivo principal, como o milho, é intercalado com a produção de forragens aproveitadas para o plantio direto.

O resultado é a melhora do solo, redução de até 30% na necessidade de água para irrigação e diminuição da erosão.

Mais Visitados Tendências e desafios do transporte público , 4 motivos para usar o transporte público no Brasil , Como a tecnologia tem influenciado a mobilidade urbana , Dicas para elaborar estratégias de marketing para acelerar as vendas no dia dos pais , Investimentos no mercado atual: como lidar com oportunidades e desafios sendo empreendedor

Veja outras matérias

Sigma Lithium Espera Produzir 820 Mil Toneladas Em 2025/2026 Dr. Daniel Dias Machado Lidera Residência Internacional em Cirurgias Estéticas Códigos, Qr E Inteligência: Como Os Rótulos Estão Se Tornando Portais Para O Consumidor Estudar com listas de questões: Benefícios e recursos gratuitos GR6 e Vivo unem estrelas do funk e rap em manifesto antirracista Anvisa alerta sobre intoxicações por saneantes Conheça o livro “Histórias que Ninguém Ouviu” da rádio CBN Descubra O Segredo Do Mercado Imobiliário Em Atibaia 4 Fatos Que A Genética Conta Sobre Sua Pele 4MI (Formi) o "Ifood" dos serviços criativos? Costura Aí: Sua Destino Premium para Materiais de Costura Bahia Ganha Curso De Mineração 4.0 Com Padrão Internacional Kevin Barrionovo, CEO da Atelex Telecom, Revela Novos Planos de Expansão Matemático Amador Propõe Uma Solução Revolucionária Para Um Dos Maiores Enigmas Da Física Moderna NIKE SUGERE UMA COLECÇÃO DE SNEAKER NFT NO FORTNITE Explorando Gramado A pecuária é um motor econômico fundamental para o Brasil Dia nacional do teatro: Importância da arte e cultura cênica Inovações no comércio e marketing: Conheças as novas tendências do mercado Global Editora Lança Marca Soluções Global Educação E Apresenta Iniciativas Transformadoras Na Bett Brasil 2025 Estudo Inédito Revela Maturidade Da Gestão Financeira Em Administradoras De Condomínios E Aponta Caminhos Para Crescimento Leonardo Melo fala sobre o sucesso dos podcasts e vídeos curtos: ‘O futuro do Marketing Digital’ Artista Maringaense faz doação de 15 Obras autorais Indígenas ao Museu Héleton Borba Cortes, em Maringá - Pr. Ifood Em Queda
O texto acima "Conservação do solo: práticas que mantém a produtividade e protegem o meio ambiente" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais