Economia Conservação do solo: práticas que mantém a produtividade e protegem o meio ambiente

Conservação do solo: práticas que mantém a produtividade e protegem o meio ambiente

O Dia Nacional da Conservação do Solo é comemorado em 15 de abril, conforme a Lei Federal n. 7.876, de 1989, e tem como principal objetivo o aumento da conscientização quanto às degradações ambientais.

A data foi escolhida em homenagem a Hugh Hammond Bennett, tido como pai da preservação nos Estados Unidos. Ele também foi responsável por alertar quanto às práticas prejudiciais para o ambiente.

O dia nacional de conscientização também estimula discussões sobre boas práticas de cultivo e preservação do meio ambiente. -

A importância da conservação do solo para o meio ambiente

Segundo relatório da Food and Agriculture Organization of United States (FAO), lançado em 2022, em parceria com a equipe da Embrapa Solos, 33% dos solos em todo o mundo está em processo de degradação.

Isso inclui prejuízos como erosão, salinização, compactação, acidificação e contaminação.

Além disso, as terras estão captando menos carbono da atmosfera, de modo a interferir nas mudanças climáticas.

Ainda, são elementos que dificultam as práticas de agricultura e prejudicam a produção vegetal. Com a concentração de carbono na atmosfera, também acelera o efeito estufa.

Por esse motivo, é preciso avançar na adoção de práticas sustentáveis e conhecimento do solo para sua preservação.

Conheça algumas práticas importantes de conservação do solo

Para celebrar o Dia Nacional de Conservação do Solo, vale conhecer algumas práticas importantes para reduzir a degradação e potencializar a fertilidade do solo.

O plantio direto, a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e a fixação biológica de nitrogênio são tecnologias que, segundo aponta a Embrapa Solos, tornam a agricultura familiar ou o agronegócio sustentável.

Algumas empresas se destacam pelo uso de técnicas como o plantio direto, que consiste no baixo arado e no aproveitamento dos elementos naturais da superfície no momento de acomodar as sementes, como no caso do Agronegócio Estrondo

Devido à prática desse sistema, utilizado desde os anos 2000 pelo Agronegócio Estrondo, foi possível ampliar a produção de milhões de toneladas de soja, colocando o Oeste da Bahia como uma das regiões com maior aproveitamento para o plantio.

Sistema Santa Fé

Além do Plantio Direto, o Sistema Santa Fé é outra prática que combate ervas daninhas e colabora para maior conservação do solo.

Esse é mais um sistema de cultivo sustentável adotado pelo Agronegócio Estrondo. Trata-se do aproveitamento intensivo das áreas agrícolas, produzindo forrageiras, como a braquiária, na entressafra. Ou seja, o cultivo principal, como o milho, é intercalado com a produção de forragens aproveitadas para o plantio direto.

O resultado é a melhora do solo, redução de até 30% na necessidade de água para irrigação e diminuição da erosão.

Mais Visitados 5 tendências de mobilidade urbana , Gás natural em veículos pesados pode ser alternativa sustentável e econômica , Projeto social de Jiu-Jitsu “Do Tatame para a Vida” quer ampliar atendimento , Tendências atuais no comércio e marketing: como se adaptar ao novo cenário , Entenda porque o ônibus é um meio de transporte tão sustentável

Veja outras matérias

Tendências de presentes para dar no dia dos pais A Valorização dos DJs no Piauí: DJ Clauz compartilha sua visão sobre o tema 5 estratégias para reduzir o congestionamento nas cidades Torcida Do Botafogo Rumo A Buenos Aires: Mobilização Histórica Com 100 Ônibus Confirmados eXPay Brasil Facilita Pagamentos PIX para Pequenas Empresas: Uma Solução Acessível e Eficiente Rodrigo GR6 é um dos principais impulsionadores da expansão da Música Urbana Dr. Daniel Dias Machado Lidera Residência Internacional em Cirurgias Estéticas Assis E Mollerke Assessoria De Cobranças: Revolucionando A Recuperação De Clientes Inadimplentes Com Tecnologia De Whatsapp Automatizado Brasil E O Desafio Da Sustentabilidade Fiscal No Contexto Econômico Atual Safra de soja 2022/2023 deve ter recorde de produção Fundação Dom Cabral prorroga até maio as inscrições para pós em gestão de negócios no Rio de Janeiro Psicanalista lança marketplace exclusivo para mulheres Calor Aumenta O Número De Praticantes De Caminhada; Fisioterapeuta Dá Dicas A importância da Jornada orientada para o cliente. Rebranding Estratégico: Techsocial Se Transforma Em Nashai E Acelera Expansão Internacional. É Preciso Criar Ambiente De Proteção Ao Risco Para Atrair Capital E Impulsionar A Indústria De Mineração No País Brasileiro De 28 Anos Promete Revolucionar O Mercado De Pagamentos Internacional Influenciador danzinho vem se destacando na internet Tax Return No Reino Unido: Como Um Contador Brasileiro Pode Ajudar Com Novo Investimento De R$ 3 Milhões, Startup Europeia Readmio Acelera Expansão No Brasil 4 tendências e obstáculos do transporte público no país Instituto Move O Mundo Transforma Vidas Por Meio Do Esporte E Da Inclusão Social No Rio De Janeiro Você sabe o que é busologia? Cardio: Antes ou Depois do Treino? Descubra o Melhor Momento para Maximizar seus Resultados
O texto acima "Conservação do solo: práticas que mantém a produtividade e protegem o meio ambiente" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais