Economia Conservação do solo: práticas que mantém a produtividade e protegem o meio ambiente

Conservação do solo: práticas que mantém a produtividade e protegem o meio ambiente

O Dia Nacional da Conservação do Solo é comemorado em 15 de abril, conforme a Lei Federal n. 7.876, de 1989, e tem como principal objetivo o aumento da conscientização quanto às degradações ambientais.

A data foi escolhida em homenagem a Hugh Hammond Bennett, tido como pai da preservação nos Estados Unidos. Ele também foi responsável por alertar quanto às práticas prejudiciais para o ambiente.

O dia nacional de conscientização também estimula discussões sobre boas práticas de cultivo e preservação do meio ambiente. -

A importância da conservação do solo para o meio ambiente

Segundo relatório da Food and Agriculture Organization of United States (FAO), lançado em 2022, em parceria com a equipe da Embrapa Solos, 33% dos solos em todo o mundo está em processo de degradação.

Isso inclui prejuízos como erosão, salinização, compactação, acidificação e contaminação.

Além disso, as terras estão captando menos carbono da atmosfera, de modo a interferir nas mudanças climáticas.

Ainda, são elementos que dificultam as práticas de agricultura e prejudicam a produção vegetal. Com a concentração de carbono na atmosfera, também acelera o efeito estufa.

Por esse motivo, é preciso avançar na adoção de práticas sustentáveis e conhecimento do solo para sua preservação.

Conheça algumas práticas importantes de conservação do solo

Para celebrar o Dia Nacional de Conservação do Solo, vale conhecer algumas práticas importantes para reduzir a degradação e potencializar a fertilidade do solo.

O plantio direto, a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e a fixação biológica de nitrogênio são tecnologias que, segundo aponta a Embrapa Solos, tornam a agricultura familiar ou o agronegócio sustentável.

Algumas empresas se destacam pelo uso de técnicas como o plantio direto, que consiste no baixo arado e no aproveitamento dos elementos naturais da superfície no momento de acomodar as sementes, como no caso do Agronegócio Estrondo

Devido à prática desse sistema, utilizado desde os anos 2000 pelo Agronegócio Estrondo, foi possível ampliar a produção de milhões de toneladas de soja, colocando o Oeste da Bahia como uma das regiões com maior aproveitamento para o plantio.

Sistema Santa Fé

Além do Plantio Direto, o Sistema Santa Fé é outra prática que combate ervas daninhas e colabora para maior conservação do solo.

Esse é mais um sistema de cultivo sustentável adotado pelo Agronegócio Estrondo. Trata-se do aproveitamento intensivo das áreas agrícolas, produzindo forrageiras, como a braquiária, na entressafra. Ou seja, o cultivo principal, como o milho, é intercalado com a produção de forragens aproveitadas para o plantio direto.

O resultado é a melhora do solo, redução de até 30% na necessidade de água para irrigação e diminuição da erosão.

Mais Visitados Gás natural em veículos pesados pode ser alternativa sustentável e econômica , Inclusão no transporte público: acessibilidade proporciona independência aos deficientes , 5 estratégias para reduzir o congestionamento nas cidades , Ônibus x carros: entenda como o transporte coletivo é a melhor escolha , Entenda a diferença entre BRT x VLT

Veja outras matérias

Tio Galera Lança Projeto "Jesus Is A Beatmaker" A Fusão Definitiva Entre Rock E Trap Em Versões Instrumentais Edunext Entrar Fintechs São Confiáveis? Entenda Por Que Sua Instituição De Ensino Não Precisa Se Preocupar Tapeçaria Alemão reforça compromisso com Acessibilidade Automotiva para PCDs Marleide Santana No Entrenegócios: Conectando Beleza E Empreendedorismo Polinutri anuncia a chegada de Cristiano Kraemer como Gerente Nacional de Vendas Avicultura Digital Condutor - Plataforma EAD para Cursos Especializados em Trânsito. Qual O Tamanho De Uma Lousa De Uma Escola? Em "Me Encosta" Gajuba Revela Seu Lado Mais Íntimo E Ousado Setembro amarelo: como a educação impacta na saúde mental Pirajuba Restaurante Em Maracaípe, Pe, Apresenta Um Cenário Cultural Rico Em Arte E Gastronomia Tutóia recebe a dentista, Dra. Livia Santana, na colônia de Pescadores. De Torneiro A Líder De Mercado: Uma Jornada De Superação E Sucesso Do Empreendedor Ataques Cibernéticos Em Ascensão: Medidas Essenciais Para Proteger Sua Empresa Pacheco e Tine Way fazem lançamento de cinema. Projeto Conexão Cultural Leva Teatro E Educação Ambiental Para Alto Horizonte Como promover um salão de beleza em 2023? Guaratt Explora O Amor E A Conexão Através Do Single “Teu Corpo” Nayuta Capital Facilita Novos Investimentos Chineses Em Setores Chave Do Brasil LUZ, da Delta Energia, inicia oferta de energia solar Pizza Low Carb: 7 motivos para provar Referência Para Viver Sem Dor E Recuperar Seu Movimento Gestão De Reputação: Proteja Seu Maior Patrimônio Principais Gravadoras Do Segmento Gospel Confirmam Presença Na Expo Cristã Projeto de Jiu-Jitsu “Do Tatame para Vida” realiza troca de faixas
O texto acima "Conservação do solo: práticas que mantém a produtividade e protegem o meio ambiente" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais