Marketing Dia do Consumidor: data é considerada a Black Friday do primeiro semestre

Dia do Consumidor: data é considerada a Black Friday do primeiro semestre

O Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, está se tornando uma data cada vez mais importante no calendário do varejo físico e online.

Isso porque ele deixou de ser apenas um dia comum de ofertas, e se tornou a primeira Black Friday do semestre.

Assim como o evento de promoções que ocorre em novembro, o Dia do Consumidor passou a trazer descontos atrativos, e o público começou a esperar pela data para fazer compras.

Para ter sucesso nas vendas do seu negócio e aproveitar essa celebração, conheça mais sobre a data e quais as principais dicas para atrair mais clientes.


Como surgiu o Dia do Consumidor?

O Dia do Consumidor foi uma data criada nos Estados Unidos pelo presidente John Kennedy no ano de 1962.

A intenção era lembrar e proteger os direitos do consumidor, não apenas entre os compradores, mas também para que as empresas e lojas se recordem do compromisso que devem ter.

Para isso, muitas passaram a demonstrar seu respeito e valorização com descontos especiais, um hábito que se espalhou pelo mundo.

No Brasil, a data começou a se tornar um evento no calendário em 2014, se tornando uma espécie de “Black Friday do primeiro semestre”.

Diversas empresas, e-commerce e varejos promovem descontos e campanhas especiais para atrair os clientes. As porcentagens de promoção são consideravelmente altas.

Além disso, especialistas também indicam ser um momento atrativo para trabalhar com vendas antes dos principais feriados.

“O Dia do Consumidor é uma ótima data para movimentar o varejo, que costuma ter queda nas vendas no período entre pós-Natal e Dia das Mães”, aponta a diretora de marketing do Colinas Shopping, Priscilla Levinsohn

Data movimenta vendas físicas e online

O Dia do Consumidor está movimentando cada vez mais as vendas físicas e online, se consolidando no calendário comercial.

Segundo dados do portal CanalTech, em 2022, a época apresentou um crescimento de 40% nas vendas do varejo, em relação ao ano anterior.

Esses resultados vêm apresentando crescimento desde 2018, quando uma pesquisa do portal ThinkWithGoogle indicou que as buscas pelo termo praticamente dobraram entre 2017 e 2018, enquanto 73% dos consumidores que compraram na época começaram a pesquisar uma semana antes.

Em outras palavras, o consumidor não apenas espera pelo evento, como também se movimenta para aproveitá-lo.

Algumas dicas para planejar promoções no Dia do Consumidor

Para aproveitar o Dia do Consumidor e transformar a época em uma “segunda black friday”, seguir algumas dicas de atuação pode ajudar bastante.

A princípio, é fundamental se organizar para desenvolver promoções atrativas. “É importante planejar a data para conseguir oferecer descontos que estejam dentro da realidade do negócio”, alerta Priscilla Levinsohn.

Caso contrário, o negócio não poderá ter os resultados esperados, pois não desenvolveu campanhas correspondentes ao seu momento.

Após organizar o negócio, uma boa estratégia é investir em praticidades para o comprador, como disponibilizar os produtos pela internet.

Segundo artigo de Priscilla Levinson para o portal Exame, cada vez mais consumidores estão adeptos a comprar nos canais figital, unindo as duas experiências. É importante que o empreendedor possa oferecer isso no Dia do Consumidor.

Finalmente, é fundamental considerar alguns benefícios atrativos para vender mais, como cashback, frete grátis em pedidos online e promoções que reduzem o valor do produto.

Dessa forma, o consumidor ficará mais interessado na compra e poderá contribuir com o seu faturamento.

Vale a pena se preparar para o Dia do Consumidor?

O Dia do Consumidor está se tornando uma segunda Black Friday no Brasil e se preparar para esse evento não é só necessário, como indispensável se você quiser ter um resultado positivo.

Com promoções e campanhas estratégicas, é possível aumentar as vendas no período e ter um faturamento mais expressivo.

Por isso, realize um planejamento adequado, para não comprometer seu negócio, e estude o mercado para obter resultados mais positivos.

Mais Visitados Dia da Mulher: a participação das mulheres no varejo , 5 tendências de mobilidade urbana , Saiba o porquê ônibus é um transporte sustentável , Busologia: você já ouviu falar? , 5 estratégias para reduzir o congestionamento nas cidades

Veja outras matérias

China Adota Tarifa Zero Para Produtos De Países Menos Desenvolvidos Em Meio À Disputa Comercial Com Os Eua Lukeny Moço fala da sua carreira Descubra como acabar com as moscas domésticas em áreas rurais Aulas de Ciência no TikTok: Professora Anne ultrapassa fronteiras digitais Qual é a melhor operadora do Brasil? Trts Prometem Concursos Públicos Em 2025 Com Salários Atrativos Conflitos de gerações nas empresas: compreendendo as diferenças e investindo em liderança humanizada Inovações no comércio e marketing: Conheças as novas tendências do mercado Caixa Separadora de Água e Óleo: Sustentabilidade e suas características Você sabe o que é busologia? "Janeiro Branco": Conheça A Distimia, Uma Depressão "Silenciosa" Dia Mundial do Meio Ambiente: agronegócio e sustentabilidade ambiental Conheça o 4MI(Formi) a agência criativa 100% Online que está revolucionando o mercado criativo. Plínio Bianchini: O Estrategista Digital que Eleva Empresas ao Sucesso Online Debate Sobre O Futuro Da Tv Conectada É Destaque No Cmo Summit Guia Completo: Como Escolher A Melhor Lingerie E Camisolas Para Gestantes E Pós Parto O Que Sai Mais Caro Em Uma Obra Black Friday: especialista explica como escalar os resultados no e-commerce Valor Único no Varejo Farmacêutico: A Chave para Diferenciação e Sucesso No Amor E Na Saúde: Quais Vacinas Tomar Para Garantir A Saúde Entre O Casais? Dj Davi Dogdog Lança Novo Single "Águia Anda Com Águia" Com Mc Ducho Oficial Acordo de Bitributação entre Brasil e Espanha Side3 Disputa Prêmio Live 2025 Com Case De Elf No Festival Interlagos Na Categoria Marketing Esportivo Comércio ilegal de arte plumaria indígena extermina milhares de aves silvestres e movimenta mercado milionário
O texto acima "Dia do Consumidor: data é considerada a Black Friday do primeiro semestre" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais