Economia Dia Internacional do Milho: cereal é estratégico para o agronegócio

Dia Internacional do Milho: cereal é estratégico para o agronegócio

O Dia Internacional do Milho, comemorado em 24 de abril, visa promover a importância de uma das bases alimentares e de exportação do agronegócio brasileiro. O grão faz parte da base alimentar de inúmeros povos, devido às fontes nutricionais em sua composição, além do cultivo nativo e da participação massiva na economia.

Ainda, também é uma data que homenageia a representatividade cultural latino-americana desse alimento, presente em diversos tipos no Brasil e em outros países.

Cultura do milho é a segunda principal do Brasil

Conforme indica levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de milho configura a segunda maior cultura no Brasil, atrás apenas da soja.

Na safra 2021/22, o total registrado foi de 85,89 milhões de toneladas de milho, colhidas para exportação e consumo interno. Essa predominância está relacionada à produção nativa na América Latina, onde o grão era cultivado desde antes da chegada dos europeus.

Além disso, é uma das culturas que incentiva o crescimento regional no território interno. Empreendimentos como o Agronegócio Estrondo puderam aumentar o número de hectares para a produção de milho. Na safra de 2022, houve avanço de 60% no total colhido, sendo responsável por 44 mil toneladas no período.

Isso permite não apenas ampliar a exportação, como também contribuir para abastecimento interno e nutrição agropecuária, visto que a maioria dos animais se alimentam de farinhas e amidos com base de milho.

Expectativas de safra de milho 2023

Para 2023, a safra do milho mantém expectativas elevadas. Conforme levantamento da Conab, em março de 2023, a produção de milho pode atingir 95 milhões de toneladas na safra 2022/23.

A estimativa é 11% superior aos números do ano anterior, e reforça a importância de valorizar essa cultura, inclusive com comemorações como o Dia Internacional do Milho.

No País, as previsões para cada ciclo são variáveis. Em São Paulo, o clima frio estendeu as lavouras, mas com previsão positiva. Enquanto isso, em Minas Gerais, o clima seco tem sido favorável.

É importante destacar o oeste da Bahia entre os principais produtores. Segundo informações divulgadas pelo Agronegócio Estrondo, a região apresentou aumento de 60% nas colheitas em 2022.

Atualmente, é o terceiro estado com maior destaque para o cultivo de milho, e contribuiu para um crescimento de 32% na participação das exportações brasileiras no cenário global.

Qual a história do milho no país?

O milho já era cultivado pelos povos indígenas no Brasil antes da colonização dos portugueses, há mais de 500 anos. Acredita-se que a cultura começou a ser domesticada e utilizada como item alimentício por seres humanos cerca de 7.300 anos atrás, inclusive presente nos registros maias e astecas.

Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor de milho em todo o mundo. Seu valor energético, somado à adaptabilidade do grão no clima tropical, foi propício para estabelecer o País como destaque nessa cultura.

A produção de milho se destaca no Brasil, e a safra de 2022/23 traz expectativas ainda mais positivas para o cenário nacional.

Por esse motivo, é fundamental valorizar essa cultura em comemorações como o Dia Internacional do Milho, divulgando sua importância alimentar como base para diversos povos, e também na criação de outras espécies.


Mais Visitados Dia Mundial da Saúde: a importância da data e seu propósito , Produção de ônibus aumenta no país , Construção sustentável: conheça 5 obras mais sustentáveis do Brasil , Inovações no transporte público melhoram experiência do usuário , Conheça a história do transporte público no Brasil

Veja outras matérias

GP São Paulo encanta fãs com experiência no Heineken Village Declarar Bens no Brasil Vivendo no Exterior Copa Truck Petrobras – Beto Monteiro Dá Show De Pilotagem E Com Muita Ousadia Conquista Pódio Em Tarumã Readmio E Ler E Pensar Lançam Passaporte Da Leitura Para Mais De 7 Mil Professores Da Rede Pública Caravana da Governança passará por doze capitais em 2023 Tecnologia E Leitura: Como Ferramentas Digitais Estão Transformando A Experiência Em Sala De Aula Nas Apae’s Brazilnex Lança Solução De Integração Com Pix: Abrindo Caminho Rápido Para Criptomoedas Para 150 Milhões De Usuários Brasileiros A importância da prova social para a construção de marca A Loglove: Revolução Tecnológica E A Nova Era Da Acompanhante Profissional Websérie “Histórias de Rua” mostra o dia a dia de motoboys Gratuito, festival mais diversidade movimentou final de semana em atibaia no interior paulista Omar Lança "Zone", Primeiro Single De Seu Álbum De Estreia "Sorte" Festas De Fim De Ano: Teste Ajuda A Identificar O Gene Antiálcool Debate Sobre O Futuro Da Tv Conectada É Destaque No Cmo Summit Tokenização NFTs de CPR Verde promete revolucionar mercado de ativos ambientais Empresa lança robô aspirador com Wi-Fi na Expolazer, o único capaz de limpar paredes de piscinas Token $Sal: O Futuro Da Publicidade Digital Está Aqui Techsocial E Foresea Celebram Reconhecimento No Prêmio Inbrasc 2024 Por Inovação Em Supply Chain ClientMax: Potencializando a Reputação Digital das Empresas e Impulsionando o Crescimento Metcon 9: O Tênis Definitivo para CrossFit Grande Prêmio Da Governança Webinar Gratuito Debate Como Decisões Estratégicas De Recrutamento Podem Gerar Economia E Fortalecer Empresas Dia nacional da educação infantil: Compromisso com o futuro das crianças História da Cornélio Autopeças: como surgiu e seu crescimento ao longo dos anos
O texto acima "Dia Internacional do Milho: cereal é estratégico para o agronegócio" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais