Economia Dia Internacional do Milho: cereal é estratégico para o agronegócio

Dia Internacional do Milho: cereal é estratégico para o agronegócio

O Dia Internacional do Milho, comemorado em 24 de abril, visa promover a importância de uma das bases alimentares e de exportação do agronegócio brasileiro. O grão faz parte da base alimentar de inúmeros povos, devido às fontes nutricionais em sua composição, além do cultivo nativo e da participação massiva na economia.

Ainda, também é uma data que homenageia a representatividade cultural latino-americana desse alimento, presente em diversos tipos no Brasil e em outros países.

Cultura do milho é a segunda principal do Brasil

Conforme indica levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de milho configura a segunda maior cultura no Brasil, atrás apenas da soja.

Na safra 2021/22, o total registrado foi de 85,89 milhões de toneladas de milho, colhidas para exportação e consumo interno. Essa predominância está relacionada à produção nativa na América Latina, onde o grão era cultivado desde antes da chegada dos europeus.

Além disso, é uma das culturas que incentiva o crescimento regional no território interno. Empreendimentos como o Agronegócio Estrondo puderam aumentar o número de hectares para a produção de milho. Na safra de 2022, houve avanço de 60% no total colhido, sendo responsável por 44 mil toneladas no período.

Isso permite não apenas ampliar a exportação, como também contribuir para abastecimento interno e nutrição agropecuária, visto que a maioria dos animais se alimentam de farinhas e amidos com base de milho.

Expectativas de safra de milho 2023

Para 2023, a safra do milho mantém expectativas elevadas. Conforme levantamento da Conab, em março de 2023, a produção de milho pode atingir 95 milhões de toneladas na safra 2022/23.

A estimativa é 11% superior aos números do ano anterior, e reforça a importância de valorizar essa cultura, inclusive com comemorações como o Dia Internacional do Milho.

No País, as previsões para cada ciclo são variáveis. Em São Paulo, o clima frio estendeu as lavouras, mas com previsão positiva. Enquanto isso, em Minas Gerais, o clima seco tem sido favorável.

É importante destacar o oeste da Bahia entre os principais produtores. Segundo informações divulgadas pelo Agronegócio Estrondo, a região apresentou aumento de 60% nas colheitas em 2022.

Atualmente, é o terceiro estado com maior destaque para o cultivo de milho, e contribuiu para um crescimento de 32% na participação das exportações brasileiras no cenário global.

Qual a história do milho no país?

O milho já era cultivado pelos povos indígenas no Brasil antes da colonização dos portugueses, há mais de 500 anos. Acredita-se que a cultura começou a ser domesticada e utilizada como item alimentício por seres humanos cerca de 7.300 anos atrás, inclusive presente nos registros maias e astecas.

Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor de milho em todo o mundo. Seu valor energético, somado à adaptabilidade do grão no clima tropical, foi propício para estabelecer o País como destaque nessa cultura.

A produção de milho se destaca no Brasil, e a safra de 2022/23 traz expectativas ainda mais positivas para o cenário nacional.

Por esse motivo, é fundamental valorizar essa cultura em comemorações como o Dia Internacional do Milho, divulgando sua importância alimentar como base para diversos povos, e também na criação de outras espécies.


Mais Visitados A importância da inclusão escolar para pessoas com Síndrome de Down , 4 benefícios dos ônibus BRT para a mobilidade urbana , Desafio de Mountain Bike tem apoio do Agronegócio Estrondo , Como a abordagem integrada melhora a acessibilidade e a qualidade do transporte público , Como a tecnologia têm influenciado a mobilidade urbana

Veja outras matérias

Bradesco Saúde se destaca como líder em seguros de saúde no Brasil Como O Modelo De E Commerce Gamificado Amplia Receita E Engajamento No Futebol Inauguração da Primeira Concessionária de Veículos Elétricos Watts em Vicente Pires - DF Depoimentos Sobre A Importância Do Engitec Para As Câmaras Municipais Brasileiras Nordestino Destaque Resveratrol: O que é, e seus benefícios na pele. Gás natural em veículos pesados pode ser alternativa sustentável e econômica Token $Sal: O Futuro Da Publicidade Digital Está Aqui Quais as vantagens de utilizar shampoo em barra? Entenda a Residência Fiscal Americana: Um Guia Completo Após O Sucesso De “Zone”, Omar Lança Novo Álbum “Sorte” Geração Empreendedora" – Evento Do Instituto Martins Em Barueri, São Paulo Saiba o porquê ônibus é um transporte sustentável Ônibus elétrico ou movido a biocombustível: o que é mais sustentável? Como a tecnologia têm influenciado a mobilidade urbana Corrupção Esportiva E Suas Implicações No Brasil Mercado Global De Cartões Presente Deve Ultrapassar Us$ 2,2 Trilhões Até 2034 — E A Saúde Passa A Integrar A Jornada Do Consumo Com Foco Em Cuidado E Conveniência 23º Encontro Médico-Social sobre Doenças Reumáticas: Petrópolis sedia evento para discutir cuidados com pacientes reumáticos Lançamento De “Os Obstáculos Da Fé No Dia Internacional Da Juventude, Estudantes De Itumbiara (Go) Vencem Arte De Inovar Com Maratona De Inovação Com Ideias Criativas Para O Meio Ambiente "Mérito" O Novo Ep De Roddy Beizzy Que Promete Impactar A Cena Musical Carta Contemplada Permite Compra De Carro Antes Do Natal Como devo declarar as ações? Um Novo Conceito Na Negociação Imobiliária
O texto acima "Dia Internacional do Milho: cereal é estratégico para o agronegócio" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais